Example: marketing

1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL COMPONENTE …

1 ANO ENSINO FUNDAMENTAL COMPONENTE curricular L NGUA portuguesa PR TICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES BNCC HABILIDADES RS HABILIDADES MUNICIPAIS SJ Leitura/escuta (compartilhada e aut noma) Protocolos de leitura (EF01LP01) Reconhecer que textos s o lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da p gina. (EF01LP01RS-1)Perceber o funcionamento do processo de leitura, sabendo a dire o em que se l e escreve. Escrita (compartilhada e aut noma) Correspond ncia fonema- grafema (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfab tica usando letras/grafemas que representem fonemas.

ANO ENSINO FUNDAMENTAL COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA PRÁTICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES BNCC HABILIDADES RS HABILIDADES ... sílabas iniciais, mediais e finais. (EF01LP13RS-1) Perceber, nas palavras, Semelhanças e diferenças entre Sons de sílabas iniciais, mediais e …

Tags:

  Fundamentals, Curricular, Angus, Portuguesa, Ension, Noncompetes, Iniciais, 205 ngua portuguesa, Ano ensino fundamental componente, Ano ensino fundamental componente curricular l

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL COMPONENTE …

1 1 ANO ENSINO FUNDAMENTAL COMPONENTE curricular L NGUA portuguesa PR TICAS DE LINGUAGEM OBJETOS DE CONHECIMENTO HABILIDADES BNCC HABILIDADES RS HABILIDADES MUNICIPAIS SJ Leitura/escuta (compartilhada e aut noma) Protocolos de leitura (EF01LP01) Reconhecer que textos s o lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da p gina. (EF01LP01RS-1)Perceber o funcionamento do processo de leitura, sabendo a dire o em que se l e escreve. Escrita (compartilhada e aut noma) Correspond ncia fonema- grafema (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfab tica usando letras/grafemas que representem fonemas.

2 (EF01LP02RS-1) Diferenciar letra de n mero e de desenhos. (EF01LP02RS-2) Utilizar letras na escrita das palavras. (EF01LP02RS-3). Reconhecer e escrever o pr prio nome. (EF01LP02RS-4) Organizar palavras e imagens de acordo com a ordem alfab tica. Escrita (compartilhada e aut noma) Constru o do sistema alfab tico/ Conven es da escrita (EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as s suas produ es escritas, percebendo semelhan as e diferen as. (EF01LP03RS-1) Identificar semelhan as e diferen as entre palavras com escritas distintas.

3 (EF01LP03RS-2) Identificar e Comparar o n mero de letras e de s labas das palavras. An lise lingu stica/semi tica (Alfabetiza o) Conhecimento do alfabeto do portugu s do Brasil (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gr ficos. (EF01LP04RS-1) Identificar em um texto a diferen a entre letras, n meros e sinais de pontua o. An lise lingu stica/semi tica (Alfabetiza o) Constru o do sistema alfab tico (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfab tica como representa o dos sons da fala. (EF01LP05RS-1) Compreender que o que est escrito se pode ler e o que se fala pode escrever usando as letras.

4 An lise lingu stica/semi tica (Alfabetiza o) Constru o do sistema alfab tico e da ortografia (EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em s labas (EF01LP06RS-1)Identificar s labas de palavras ouvidas e/ou lidas. (EF01LP06RS-2) Perceber que h s labas mais fortes na palavra. An lise lingu stica/semi tica (Alfabetiza o) Constru o do sistema alfab tico e da ortografia (EF01LP07)Identificar fonemas e sua representa o por letras. (EF01LP07RS-1) Compreender que cada letra pode representar um som e assim se formam as palavras. An lise lingu stica/semi tica (Alfabetiza o) Constru o do Sistema alfab tico e da ortografia (EF01LP08)Relacionarelementos sonoros (s labas,fonemas, partes de palavras) com sua representa o escrita.

5 (EF01LP08RS-1) Perceber que determinada parte de uma palavra tem um som espec fico, que formado por letras ou por um grupo de letras. (EF01LP08RS-2) Relacionar o fonema a letras ou a um grupo de letras correspondentes. An lise lingu stica/semi tica (Alfabetiza o) Constru o do sistema alfab tico e da ortografia (EF01LP09)Comparar palavras, identificando semelhan as e diferen as entre sons de s labas iniciais , mediais e finais. An lise lingu stica/semi tica (Alfabetiza o) Conhecimento do alfabeto do portugu s do Brasil (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recit -lo na ordem das letras.

6 (EF01LP10RS-1) Relacionar as letras do alfabeto inicial do seu nome. (EF01LP10RS-2) Perceber que as vogais est o presentes em todas as s labas da L ngua portuguesa . An lise lingu stica/semi tica (Alfabetiza o) Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentua o (EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, mai sculas e min sculas. An lise lingu stica/semi tica (Alfabetiza o) Segmenta o de palavras/Classifica o de palavras por n mero de s labas (EF01LP12) Reconhecer a separa o das palavras, na escrita, por espa o em branco.

7 (EF01LP12RS-1) Compreender a orienta o e o Alinhamento da escrita, percebendo o espa amento entre as palavras. (EF01LP12RS-2) Compreender a fun o da Segmenta o de espa os em branco, na delimita o de palavras em textos escritos (consci ncia de palavras). An lise lingu stica/semi tica (Alfabetiza o) Constru o do sistema alfab tico (EF01LP13)Comparar palavras, Identificando semelhan as e Diferen as entre sons de s labas iniciais , mediais e finais. (EF01LP13RS-1) Perceber, nas palavras, Semelhan as e diferen as entre Sons de s labas iniciais , mediais e finais.

8 An lise lingu stica/semi tica (Alfabetiza o) Pontua o (EF01LP14) Identificar outros sinais no texto al m das letras, como pontos finais, de interroga o e exclama o e seus efeitos na entona o. (EF01LP14RS-1) Perceber, na leitura, o efeito de sentido do uso da pontua o no texto. (EF01LP14RS-2) Relacionar o sinal de pontua o mais adequado com a inten o de significa o. An lise lingu stica/semi tica (Alfabetiza o) Sinon mia e anton mia/ Morfologia/ Pontua o (EF01LP15) Agrupar palavras pelo crit rio de aproxima o de significado (sinon mia) e separar palavras pelo crit rio de oposi o de significado (anton mia).

9 (EF01LP15RS-1) Entender o significado de algumas palavras para poder separ -las em grupo pelo crit rio de oposi o. Leitura/escuta (compartilhada e aut noma) Compreens o em leitura (EF01LP16) Ler e compreender, em colabora o com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava- l nguas dentre outros g neros do campo da vida cotidiana, considerando a situa o comunicativa e o tema/assunto do (EF01LP16RS-1) Compreender e conhecer o repert rio de textos de tradi o oral como parlendas, quadrinhas, adivinhas, com diversos g neros textuais.

10 Texto e relacionando sua forma de organiza o sua finalidade. Escrita (compartilhada e aut noma) Escrita aut noma e compartilhada (EF01LP17) Planejar e produzir, em colabora o com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calend rios, avisos, convites, receitas, instru es de montagem e legendas para lbuns, fotos ou ilustra es (digitais ou impressos), dentre outros g neros do campo da vida cotidiana, considerando a situa o comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto. (EF01LP17RS-1) Conhecer os usos e fun es sociais da escrita, tendo acesso a diferentes g neros do campo da vida cotidiana.


Related search queries