Example: bachelor of science

1º de abril de 2013Texto disponível em …

REANIMA O NEONATAL em sala de parto : Documento Cient fico do Programa de Reanima o Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria Texto dispon vel em - 1 de abril de 2013. Maria Fernanda Branco de Almeida & Ruth Guinsburg Coordena o Geral do Programa de Reanima o Neonatal da SBP e Membros do International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR) Neonatal Task Force PARTE 1 - RN COM IDADE GESTACIONAL 34 SEMANAS. 1. Introdu o .. 2. 2. O preparo para a assist ncia .. 3. 3. Avalia o da vitalidade ao nascer .. 4. 4. Assist ncia ao rec m-nascido de termo com boa vitalidade ao nascer.

REANIMAÇÃO NEONATAL EM SALA DE PARTO: Documento Científico do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria 1º de abril de 2013Texto disponível em www.sbp.com.br -

Tags:

  Sala, Porta, Em sala de parto

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of 1º de abril de 2013Texto disponível em …

1 REANIMA O NEONATAL em sala de parto : Documento Cient fico do Programa de Reanima o Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria Texto dispon vel em - 1 de abril de 2013. Maria Fernanda Branco de Almeida & Ruth Guinsburg Coordena o Geral do Programa de Reanima o Neonatal da SBP e Membros do International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR) Neonatal Task Force PARTE 1 - RN COM IDADE GESTACIONAL 34 SEMANAS. 1. Introdu o .. 2. 2. O preparo para a assist ncia .. 3. 3. Avalia o da vitalidade ao nascer .. 4. 4. Assist ncia ao rec m-nascido de termo com boa vitalidade ao nascer.

2 5. 5. Assist ncia ao rec m-nascido com l quido amni tico meconial .. 6. 6. Assist ncia ao rec m-nascido com necessidade de reanima o .. 6. 7. Passos iniciais .. 6. 8. Ventila o com press o positiva (VPP) .. 8. Oxig nio suplementar .. 8. Equipamentos para a ventila o .. 10. T cnica da ventila o com bal o e m scara .. 11. T cnica da ventila o com bal o e c nula traqueal .. 12. Ventilador mec nico manual em T com m scara facial ou c nula traqueal .. 13. 9. Massagem card aca .. 14. 10. Medica es 15. 11. Aspectos ticos da assist ncia ao rec m-nascido na sala de parto .. 16.

3 12. Considera o final .. 17. PARTE 2 - RN COM IDADE GESTACIONAL < 34 SEMANAS. 1. Introdu o .. 22. 2. O preparo para a assist ncia .. 24. 3. Avalia o da vitalidade ao nascer .. 25. 4. Clampeamento do cord o umbilical .. 25. 5. Passos iniciais .. 26. 6. Press o positiva cont nua de vias a reas (CPAP) .. 29. 7. Ventila o com press o positiva .. 29. Concentra o de oxig nio durante a VPP .. 30. Equipamentos e interfaces para a ventila o .. 31. Ventila o com m scara facial .. 34. Ventila o com c nula traqueal .. 36. 8. Massagem card aca .. 37. 9. Medica es .. 40. 10. Aspectos ticos da assist ncia ao prematuro na sala de parto.

4 42. 11. Considera o final .. 43. ANEXOS. Material necess rio para a reanima o do rec m-nascido na sala de parto .. 48. Medica es necess rias para reanima o do rec m-nascido na sala de parto .. 49. Fluxograma da reanima o do rec m-nascido na sala de parto .. 50. MISS O DO PROGRAMA DE REANIMA O NEONATAL DA SBP .. 50. Secretaria do PRN-SBP: tel (11) 3068-8595. 1. REANIMA O NEONATAL em sala de parto : Documento Cient fico do Programa de Reanima o Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria Texto dispon vel em - 1 de abril de 2013. PARTE 1 - RN COM IDADE GESTACIONAL MAIOR OU IGUAL A 34 SEMANAS.

5 O texto abaixo uma atualiza o do documento cient fico divulgado em janeiro/2011, com base nos livros: - Textbook of Neonatal Resuscitation. 6th ed. (AAP & AHA), lan ado em maio/2011;. - Reanima o neonatal: diretrizes para profissionais de sa de (SBP), lan ado em junho/2012. As atualiza es est o real adas em cinza. 1. Introdu o No Brasil, nascem cerca de tr s milh es de crian as ao ano, das quais 98% em hospitais(1). Sabe-se que a maioria delas nasce com boa vitalidade, entretanto manobras de reanima o podem ser necess rias de maneira inesperada, sendo essencial o conhecimento e a habilidade em reanima o neonatal para todos os profissionais que atendem ao rec m-nascido em sala de parto , mesmo quando se espera pacientes h gidos sem hip xia ou asfixia ao nascer(2,3).

6 Deve-se lembrar que, em nosso pa s, entre 2005 e 2009, 13 rec m-nascidos morreram ao dia devido a condi es associadas asfixia perinatal, sendo cinco deles a termo e sem malforma es cong nitas(4). Ao nascimento, um em cada 10 rec m-nascidos (RN) necessita de ventila o com press o positiva para iniciar e/ou manter movimentos respirat rios efetivos; um em cada 100. neonatos precisa de intuba o e/ou massagem card aca; e um em cada requer intuba o, massagem e medica es, desde que a ventila o seja aplicada adequadamente(5). A necessidade de procedimentos de reanima o maior quanto menor a idade gestacional e/ou peso ao nascer(2,3).

7 O parto ces rea, entre 37 e 39 semanas de gesta o, mesmo sem fatores de risco antenatais para asfixia, tamb m eleva o risco de que a ventila o ao nascer seja indicada (6). Estima-se que, no pa s a cada ano, crian as necessitem ajuda para iniciar e manter a respira o ao nascer e cerca de prematuros de baixo peso precisem de assist ncia ventilat ria na sala de parto. As pr ticas da reanima o em sala de parto baseiam-se nas diretrizes publicadas pelo International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR), que inclui especialistas dos cinco continentes, com representantes brasileiros.

8 Tais especialistas, ap s processo de revis o baseado nas melhores evid ncias cient ficas dispon veis, elaboram a cada cinco anos consensos sobre a ci ncia e recomenda es terap uticas referentes a diversos aspectos da reanima o neonatal. Cada pa s, a partir do documento do ILCOR, adapta as condutas s suas necessidades e especificidades. Nesse contexto, o texto a seguir foi constru do com base nas recomenda es do ILCOR e nas condutas adotadas pelo Neonatal Resuscitation Program da Academia Americana 2. REANIMA O NEONATAL em sala de parto : Documento Cient fico do Programa de Reanima o Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria Texto dispon vel em - 1 de abril de 2013.

9 De Pediatria e Associa o Americana de Cardiologia, ambas publicadas em outubro de 2010 (7- 10).. 2. O preparo para a assist ncia O preparo para atender o rec m-nascido na sala de parto consiste inicialmente na realiza o de anamnese materna, na disponibilidade do material para atendimento e na presen a de equipe treinada em reanima o neonatal. As condi es perinatais descritas no quadro abaixo chamam a aten o para a possibilidade de a reanima o ser necess ria. Quadro 1: Condi es perinatais associadas necessidade de reanima o neonatal Fatores Antenatais Idade <16 anos ou >35 anos Idade Gestacional <39 ou >41 semanas Diabetes Gesta o m ltipla Hipertens o na gesta o Rotura prematura das membranas Doen as maternas Polidr mnio ou Oligo mnio Infec o materna Diminui o da atividade fetal Alo-imuniza o ou anemia fetal Sangramento no 2o ou 3o trimestres Uso de medica es (ex.)

10 Magn sio e Discrep ncia entre idade gestacional e peso bloqueadores adren rgicos) ao nascer Uso de drogas il citas Hidropsia fetal bito fetal ou neonatal anterior Malforma o ou anomalia fetal Aus ncia de cuidado pr -natal Fatores Relacionados ao Parto Parto ces reo Padr o anormal de FC fetal Uso de f rcipe ou extra o a v cuo Anestesia geral Apresenta o n o cef lica Hipertonia uterina Trabalho de parto prematuro L quido amni tico meconial Parto taquit cico Prolapso de cord o Corioamnionite Uso de opi ides 4h anteriores ao parto Rotura de membranas >18 horas Descolamento prematuro da placenta Trabalho de parto >24 horas Placenta pr via Segundo est