Example: biology

1: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

1. 1: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMA ES. Os SISTEMAS de informa o (SI) utilizam hardware, software, redes de telecomunica es, t cnicas de administra o de dados computadorizadas e outras formas de tecnologia de informa o (TI). para transformarem recursos de dados em uma variedade de produtos de informa o para consumidores e profissionais de neg cios. 1) Conceitos de SISTEMAS Os conceitos de SISTEMAS s o subjacentes ao campo dos SISTEMAS de informa o. Entend -los ir . ajud -lo a compreender muitos outros conceitos na tecnologia, aplica es, desenvolvimento e administra o dos SISTEMAS de informa o que abordaremos neste livro.

2 Interface: Vários sistemas podem compartilhar o mesmo ambiente. Alguns desses sistemas podem ser conectados entre si por meio de um limite compartilhado, ou interface. Sistema Aberto: Um sistema que interage com outros sistemas em seu ambiente é chamado de um sistema aberto (conectado com seu ambiente pela troca de entrada e saída).

Tags:

  Sistemas, De sistemas de

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of 1: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

1 1. 1: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMA ES. Os SISTEMAS de informa o (SI) utilizam hardware, software, redes de telecomunica es, t cnicas de administra o de dados computadorizadas e outras formas de tecnologia de informa o (TI). para transformarem recursos de dados em uma variedade de produtos de informa o para consumidores e profissionais de neg cios. 1) Conceitos de SISTEMAS Os conceitos de SISTEMAS s o subjacentes ao campo dos SISTEMAS de informa o. Entend -los ir . ajud -lo a compreender muitos outros conceitos na tecnologia, aplica es, desenvolvimento e administra o dos SISTEMAS de informa o que abordaremos neste livro.

2 Os conceitos de SISTEMAS o ajudam a entender: Tecnologia: Que as redes de computadores s o SISTEMAS de componentes de processamento de informa es. Aplica es: Que os usos das redes de computadores pelas empresas s o, na verdade, SISTEMAS de informa o empresarial interconectados. Desenvolvimento: Que o desenvolvimento de maneiras de utilizar as redes de computadores nos neg cios inclui o projeto dos componentes b sicos dos SISTEMAS de informa o. Administra o. Que a administra o da inform tica enfatiza a qualidade, valor para o neg cio e a seguran a dos SISTEMAS de informa o de uma organiza o.

3 O que um sistema? O que um sistema e quando ele se aplica ao conceito de um sistema de informa o? Um sistema um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transforma o. Um sistema possui tr s componentes ou fun es b sicos em intera o: Entrada - envolve a capta o e reuni o de elementos que entram no sistema;. Processamento - processos de transforma o que convertem insumo (entrada) em produto;. Sa da - transfer ncia de elementos produzidos na transforma o at seu destino final.

4 Feedback e Controle: Os dois conceitos adicionais do conceito de sistema (entrada, processamento e sa da) incluem o feedback e o controle. Um sistema dotado de componentes de feedback e controle s vezes . chamado de um sistema cibern tico, ou seja, um sistema automonitorado, auto-regulado. Feedback - s o dados sobre o desempenho de um sistema. Controle - envolve monitora o e avalia o do feedback para determinar se um sistema est se dirigindo para a realiza o de sua meta. - em seguida, a fun o de controle faz os ajustes necess rios aos componentes de entrada e processamento de um sistema para garantir que seja alcan ada a produ o adequada.

5 Outras Caracter sticas dos SISTEMAS Um sistema n o existe em um v cuo; na verdade, ele existe e funciona em um ambiente que cont m outros SISTEMAS . Subsistema: Sistema que um componente de um sistema maior que, por sua vez, seu ambiente. Fronteira de Sistema: Um sistema se separa de seu ambiente e de outros SISTEMAS por meio de suas fronteiras de sistema. 2. Interface: V rios SISTEMAS podem compartilhar o mesmo ambiente. Alguns desses SISTEMAS podem ser conectados entre si por meio de um limite compartilhado, ou interface. Sistema Aberto: Um sistema que interage com outros SISTEMAS em seu ambiente chamado de um sistema aberto (conectado com seu ambiente pela troca de entrada e sa da).

6 Sistema Adapt vel: Um sistema que tem a capacidade de transformar a si mesmo ou seu ambiente a fim de sobreviver chamado de um sistema adapt vel. Componentes de Um Sistema de Informa o: Um SI depende dos recursos de pessoal, hardware, software e redes, para executar atividades de entrada, processamento, sa da, armazenamento e controle que convertem recursos de dados em produtos de informa o. O modelo de SISTEMAS de informa o destaca os cinco conceitos principais que podem ser aplicados a todos os tipos de SISTEMAS de informa o: 2) Recursos dos SISTEMAS de Informa o Recursos humanos Recursos de hardware Recursos de software Recursos de dados Recursos de rede ) Recursos Humanos S o necess rias pessoas para a opera o de todos os SISTEMAS de informa o.

7 Esses recursos incluem os usu rios finais e os especialistas em SI. Usu rios finais - pessoas que usam um SI ou a informa o que ele produz. Especialistas em SI - s o pessoas que desenvolvem e operam SISTEMAS de informa o. Analistas de SISTEMAS projetam SI com base nas demandas dos usu rios finais. Desenvolvedores de Software criam programas de computador seguindo as especifica es dos analistas de SISTEMAS . Operadores do sistema monitoram e operam grandes redes e SISTEMAS de computadores. ) Recursos de Hardware Incluem todos os dispositivos f sicos e equipamentos utilizados no processamento de informa es.

8 M quinas - dispositivos f sicos (perif ricos, computadores). M dia - todos os objetos tang veis nos quais s o registrados dados (papel, discos). Exemplos de hardware em SISTEMAS de informa o computadorizados s o: SISTEMAS de computadores consistem em unidades de processamento central contendo microprocessadores e uma multiplicidade de dispositivos perif ricos interconectados. Perif ricos de computador s o dispositivos, como um teclado ou um mouse, para a entrada de dados e de comandos, uma tela de v deo ou impressora, para a sa da de informa o, e discos magn ticos ou pticos para armazenamento de recursos de dados.

9 3. ) Recursos de Software Incluem todos os conjuntos de instru es de processamento da informa o. Programas - conjunto de instru es que fazem com que o computador execute uma certa tarefa. Procedimentos - conjunto de instru es utilizadas por pessoas para finalizar uma tarefa. Exemplos de recursos de software s o: Software de sistema por exemplo, um programa de sistema operacional, que controla e ap ia as opera es de um sistema de computador. Software aplicativo - programas que dirigem o processamento para um determinado uso do computador pelo usu rio final.

10 Procedimentos s o instru es operacionais para as pessoas que utilizar o um SI. ) Recursos de Dados Devem ser efetivamente administrados para beneficiar todos os usu rios finais de uma organiza o. Os recursos de dados s o transformados por atividades de processamento de informa o em uma diversidade de produtos de informa o para os usu rios finais. Os recursos de dados dos SISTEMAS de informa o normalmente s o organizados em: Bancos de dados - uma cole o de registros e arquivos logicamente relacionados. Um banco de dados incorpora muitos registros anteriormente armazenados em arquivos separados para que uma fonte comum de registros de dados sirva muitas aplica es.


Related search queries