Example: confidence

1 INTRODUÇÃO 1.1 Contextualização do tema

8 1 INTRODU O Contextualiza o do tema A urg ncia na procura de modelos de Balan o que sirvam para a solu o de problemas reais contribui decisivamente para acelerar o desenvolvimento da Contabilidade. A Contabilidade empresarial pode ser visualizada conforme v rias abordagens, conquanto nenhuma delas seja suficientemente ampla e densa para explicitar toda a pr tica cont bil da empresa, cada uma explicita e faz vislumbrar aspectos interessantes e peculiares. Nesse cen rio, a Contabilidade Social representa um desses enfoques e, no contexto atual, um dos mais importantes.

8 1 INTRODUÇÃO 1.1 Contextualização do tema A urgência na procura de modelos de Balanço que sirvam para a solução de problemas reais contribui decisivamente para acelerar o desenvolvimento da

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of 1 INTRODUÇÃO 1.1 Contextualização do tema

1 8 1 INTRODU O Contextualiza o do tema A urg ncia na procura de modelos de Balan o que sirvam para a solu o de problemas reais contribui decisivamente para acelerar o desenvolvimento da Contabilidade. A Contabilidade empresarial pode ser visualizada conforme v rias abordagens, conquanto nenhuma delas seja suficientemente ampla e densa para explicitar toda a pr tica cont bil da empresa, cada uma explicita e faz vislumbrar aspectos interessantes e peculiares. Nesse cen rio, a Contabilidade Social representa um desses enfoques e, no contexto atual, um dos mais importantes.

2 Sua principal demonstra o, o Balan o Social, muito pouco compreendida e, por isso mesmo, pouco utilizado pelas empresas. No Brasil, tem estado bastante em evid ncia, em anos mais recentes, essa abordagem cont bil. Entendida em seu sentido mais restrito. Est o sendo desprendidos s rios esfor os para a elabora o de um Balan o Social significativo e boa parte das evidencia es at m-se mais a aspectos de promo o institucional das entidades do que aos verdadeiros e fidedignos reportes sociais. Portanto, diante do exposto, procurou-se responder de forma assertiva e satisfat ria seguinte quest o: qual a import ncia que as a es de responsabilidade social possuem, nos dias atuais, para as organiza es, enquanto estrat gias de competitividade mercadol gicas?

3 Assim, o objetivo geral deste trabalho apresentar um estudo sobre a import ncia que responsabilidade social possui como estrat gia competitiva, contribuindo para a sustenta o da marca e da imagem corporativa das organiza es. Tamb m se prop e a demonstrar como a Contabilidade Social auxilia na tomada de decis o dentro das empresas, e quais os reflexos dessa abordagem cont bil no mercado, na sociedade e no meio-ambiente. Os objetivos espec ficos s o: Analisar o contexto que levou a contabilidade a preocupar-se com o social; Descrever as principais caracter sticas da responsabilidade social e dos programas implementados nas organiza es; 9 Demonstrar a aplica o das a es de responsabilidade social e as contribui es geradas por elas, a partir de um estudo realizado sobre a Natura Cosm ticos Este estudo tamb m tem por finalidade demonstrar o que representa a divulga o do Balan o Social para a entidade, seus dependentes, a comunidade em geral e o meio ambiente.

4 Justifica esta pesquisa a import ncia da realiza o de uma an lise dos impactos causados por uma organiza o na sociedade e no meio ambiente. Aponta-se como fator positivo da realiza o desta pesquisa, o fato de ela contemplar um assunto que envolve as a es positivas realizadas pelas empresas junto ao meio-ambiente, sendo este, o atual objetivo de todas as na es, ou seja, a minimiza o dos impactos ambientais. Limita-se este estudo s defini es apresentadas nas bibliografias utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa e aos dados e valores divulgados pela empresa Natura , a qual foi utilizada como exemplo no presente trabalho.

5 Metodologia A pesquisa pode ser classificada de acordo com dois crit rios b sicos que definem seu tipo e a justificativa de sua realiza o, o primeiro quanto aos fins e o segundo quanto aos meios a ela aplicados, pois segundo VERGARA 2006. O leitor deve ser informado sobre o tipo de pesquisa que ser realizada, sua conceitua o e justificativa luz da investiga o espec fica (VERGARA, 2006, ). Quanto aos fins, esta pesquisa classifica-se como explicativa. Seu car ter explicativo deve-se ao fato de apresentar um esclarecimento do que representa o Balan o Social numa an lise global e aplicada, bem como, a justifica o do porqu do surgimento deste.

6 Esta pesquisa tem car ter explicativo na medida em que torna intelig veis as mudan as ocorridas no tratamento gerencial das informa es cont beis, tais como na divulga o sistematizada das a es da organiza o junto sociedade, explicitando os motivos que levaram as companhias a montar o Balan o Social. A investiga o explicativa tem como principal objetivo tornar algo intelig vel justificar-lhe os motivos. Visa, portanto, esclarecer quais fatores contribuem, 10 de alguma forma, para ocorr ncia de determinado fen meno. Por exemplo: as raz es de sucesso de determinado empreendimento. Pressup e pesquisa descritiva como base para suas explica es (VERGARA, 2006, p.)

7 47). Quanto aos meios onde a investiga o foi realizada, a pesquisa pode ser classificada como pesquisa de campo, pesquisa de laborat rio, documental, bibliogr fica, experimental, participante, pesquisa-a o e estudo de caso (VERGARA 2006, ). O desenvolvimento deste trabalho baseou-se em publica es sobre o assunto, utiliza o de livros e p ginas publicadas na Internet como fontes de pesquisa; fez-se ainda o levantamento dos efeitos provocados pelas mudan as de adequa o das demonstra es cont beis s exig ncias da realidade atual em uma determinada empresa.

8 Do que se conclui que esta pesquisa foi bibliogr fica e estudo de caso. A pesquisa bibliogr fica o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletr nicas, isto , material acess vel ao publico em geral (VERGARA, 2006, p. 48). Conforme Cervo e Bervian (2006, p. 67), o estudo de caso (..) a pesquisa sobre um determinado individuo, fam lia, grupo ou comunidade que seja representativo do seu universo, para examinar aspectos variados de sua vida . Para a defini o de universo e amostra vale citar Vergara (2006, p. 50) que afirma que (.)

9 Deve-se definir toda a popula o e a popula o amostral . Universo trata-se de definir toda a popula o, sendo que popula o n o o n mero de habitantes de um local, como largamente conhecido o termo, mas um conjunto de elementos que possuem as caracter sticas que ser o objeto de estudo (VERGARA, 2006, ). Como universo desta pesquisa, foram considerados os demonstrativos financeiros publicados pela empresa e utilizados pela empresa estudada como ferramenta de gest o e de meio para atendimento de seus usu rios. Segundo Vergara (2006, ) (..) amostra uma parte do universo (popula o) escolhido segundo algum crit rio de representatividade.

10 Tendo em vista o tamanho da popula o em quest o, utilizou-se o m todo da amostragem de dados, recurso que se refere restri o da coleta de dados ao foco da pesquisa. No caso desta, foram juntadas informa es sobre o enfoque social da Contabilidade e 11 sobre o Balan o Social, como exemplo de aplicabilidade foram utilizadas as demonstra es publicadas pela empresa Natura Colaboraram no fornecimento de informa es e s o por isso sujeitos deste trabalho a gerente de atendimento ao cliente e a atendente do SAC Servi o de Atendimento ao Cliente da Natura Conforme descreve Vergara (2006, ) sujeitos da pesquisa s o as pessoas que fornecer o os dados de que voc necessita.


Related search queries