Transcription of 500 Estudos Bíblicos - MARSH
1 500 Estudos B blicos - 108/09/2016 10:31 MARSH - 211. ABELCom rela o ao homem, a B blia uma hist ria dos filhos de Deus e dos filhos do maligno. Como os dois lagos que se op em, pr ximo a Interlaken, na Su a um deles de cor turva, e o outro, azul , assim tamb m essas duas sementes est o claramente distintas na Palavra de Deus. Os salvos e os n o salvos. Os justificados e os condenados. Os abrigados e os expostos, os israelitas e os eg pcios. Os justos e os injustos, assim como Caim e Abel. Abel, o homem de f , e Caim, o homem sem f .Abel, o homem de f . A f em Deus o indicador que revela a atitude de um homem em rela o a Ele. Tr s C s resumem a vida de f : a confian a em Deus, a consagra o a Deus e a comunh o com O homem de f age de acordo com a Palavra de Deus.
2 Pela f , Abel ofereceu [..] (Hb ). A presun o sempre age com base na pr pria autoridade, como no caso dos eg pcios quando decidiram atravessar o leito do mar Vermelho. A f guiada pela voz do Senhor; disso podemos inferir que Deus dera a conhecer a Sua vontade quanto maneira como o homem deveria aproximar-se dEle. 2. O homem de f aceito por Deus (Gn ). O verbo atentar traduzido como dar ouvidos em xodo (ARA). Portanto, podemos traduzir o trecho atentou o SENHOR como o Senhor levou em conta Abel e sua oferta, e isso Lhe agradou. Cristo Aquele que agrad vel a Deus (Mt ) e nEle o crist o aceito (Ef ).3. O homem de f invejado por outros (Gn ).
3 Caim n o quis trazer a oferta correta e invejou Abel, que seguira as instru es de Deus. a velha hist ria do cachorro na manjedoura. O cachorro n o pode comer o feno nem deixa a vaca, que pode, com -lo. 4. O homem de f condena o injusto (1 Jo ). Se existe algo que estimula a inimizade no cora o natural quando um indiv duo condena o outro. Foi esse o motivo do dio e da mal cia dos judeus contra o Senhor Jesus. A luz cristalina e santa da Sua vida condenou a impureza obscura da conduta deles. 5. O homem de f notado por Deus (Mt ; Lc ; Hb ; ; 1 Jo ). Ningu m pode tocar o homem de f sem que Deus o 500 Estudos B blicos - 2108/09/2016 10:31:4122 - 500 ESBO OS DE Estudos B BLICOS note, porque os crist os s o o Seu tesouro especial, t o estimados por Ele como a menina dos olhos de uma pessoa.
4 Al m disso, por causa da sua obedi ncia, o homem de f alvo do amor e da benevol ncia de UMA B N O PARA TODAS AS NA ESG nesis que Cristo a semente de Abra o (Mt ), a promessa feita a esse patriarca foi cumprida de maneira particular nEle, pois Jesus o canal de todas as b n os. Gostaria de usar um acr stico2 da palavra blessing [b n o], a fim de ilustrar como podemos ser uma b n o para o pr ximo, ou o tipo de pessoas que s o b n o para os outros. B. Blessed ones [aben oados]. Eu o tenho conhecido ou escolhido (Gn ). imposs vel que sejamos uma b n o sem primeiro sermos aben oados. Precisamos receber para dar; como na ocasi o em que os disc pulos receberam o p o e o peixe das m os de Cristo e, ent o, distribu ram-nos para a multid o.
5 Precisamos conhecer para tornarmos conhecido; tal qual os ap stolos que, depois de terem visto Cristo, o Ressurreto, puderam testificar Jesus e a Sua ressurrei o. Aqueles que tiveram um encontro com Cristo podem convidar outros a se encontrarem com Ele; como a mulher samaritana, que convidou os seus conterr neos a conhecerem Jesus, com quem ela havia Living ones [vivos]. Abra o foi um homem que entrou em contato com o Deus vivo, recebendo, portanto, vida dEle, assim como os galhos de uma rvore devem a sua sobreviv ncia e o seu bem- -estar rvore. Aqueles que recebem vida de Cristo (Jo ), vivem em Cristo (Rm ), com Cristo (Gl ) e O t m como sua Vida s o capazes de preservar a Palavra da Vida e lev -la a outros (Fp ) para sua vivifica o e b n o (Tg ); como exemplificado por Pedro no Dia de Pentecostes quando o Esp rito Santo ministrou por interm dio Empowered ones [revestidos].
6 Em Mateus , lemos que Cristo det m todo o poder; portanto, Ele ordena que Seus disc pulos 500 Estudos B blicos - 2208/09/2016 10:31 MARSH - 23ajam de acordo com as Suas instru es. Seus servos t m autoridade apenas quando est o debaixo da autoridade dEle. O centuri o disse que era um homem sob autoridade; portanto, se dissesse a um soldado vem, ele vinha, e a outro, vai, e ele iria (Mt ). O centuri o tinha autoridade porque estava sujeito a ela. De modo semelhante, somos recipientes do poder divino por obedi ncia a Cristo, e como Cristo, o Poder de Deus, vive em n s, temos poder sobre outros, assim como um fio el trico conduz eletricidade, se conectado com um gerador.
7 S. Sent ones [enviados]. A ordem do Senhor Jesus aos Seus disc pulos foi: Ide. Quando o Senhor nos manda fazer algo, deve haver obedi ncia imediata e persistente (Jo ).S. Sanctified ones [santificados]. Os disc pulos foram instru dos a batizar em Nome do Pai, do Filho e do Esp rito Santo. O significado espiritual desse batismo que nos tornamos participantes de tudo o que Deus, Jesus e o consolador s o. No Pai, entramos na Sua gra a e no Seu amor a fim de nos tornarmos amorosos e graciosos; no Filho, a Sua liberdade nos torna livres, e a Sua vida nos energiza; e, no Esp rito Santo, a Sua santidade e o Seu poder tocam todas as partes da nossa vida. A imers o na gua era apenas uma ilustra o da verdade mais profunda da imers o nas b n os da gra a do Evangelho.
8 Portanto, ela pressup e que os enviados para batizar conheciam o significado e o resultado pr tico da ordenan a que transmitiam aos Initiated ones [iniciados; Gn ,18]. Decerto, aqueles que temem o Senhor conhecem os Seus segredos (Sl ). O Senhor Se deleita em nos fazer conhecer os Seus caminhos se estivermos em contato com Ele, assim como fez com Mois s (Sl ). Foi a Daniel que Deus revelou o sonho do rei e a sua interpreta o. Os s bios da Babil nia ficaram confusos, mas Daniel, o homem de Deus, tornou conhecido o sonho esquecido (Dn 2). Foi Jos quem interpretou o sonho de Fara . Muitas ilustra es, nas Escrituras Sagradas, provam que Deus s revela os mist rios do Reino e da Sua Palavra ao Seu povo e queles que est o em comunh o com Ele (Mt ; 1 Co ), a fim de que possam proclam -los a outros (1 Jo ).
9 500 Estudos B blicos - 2308/09/2016 10:31:4224 - 500 ESBO OS DE Estudos B BLICOSN. Nothings [nada]. Abra o confessou ser p e cinza diante do Senhor (Gn ). f cil dizermos que nada somos, mas conhecer, de fato, essa realidade, ser como Cristo, que a si mesmo se esvaziou (Fp ARA). Note o desenvolvimento de Paulo na gra a: menor dos ap stolos (1 Co ); menor de todos os santos (Ef ARA); principal dos pecadores (1 Tm ); nada (2 Co ).G. Godly ones [piedosos]. Aqueles que conhecem o Deus da b n o por andarem em comunh o com Ele, conforme fez Enoque, certamente aben oar o o pr ximo. Estar em contato com o Deus santo, por meio da uni o com Ele, certamente far com que a Sua santidade seja transmitida a outros, do mesmo modo que a atmosfera transmite luz.
10 Aqueles que conhecem o Deus de amor, por agirem como Ele, t m o amor de Deus. Certa vez, uma mulher colocou v rios p es sob as vestes sujas e rasgadas de uma jovem faminta que, admirada, perguntou-lhe: A senhora a esposa de Deus? . A jovem sabia que o Alt ssimo a amava e, ao pensar naquela a o piedosa, cogitou que aquela mulher deveria ser pr xima dEle. N o o que dizemos, mas, sim, a maneira como servimos que revela a nossa santidade. 3. ABUNDANTES1. Abundantes em esperan a. Para que abundeis em esperan a (R m ).2. Abundantes em amor. Que o vosso amor aumente mais e mais (Fp ).3. Abundantes em f . Em tudo sois abundantes na f (2 Co ).4. Abundantes em nossa caminhada.