Example: quiz answers

A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO …

ISSN 2176-1396 A ATUA O DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO escolar : ESTUDO PAUTADO PELAS VOZES DOS PROFISSIONAIS Let cia Schneider1 - UNESPAR Caroline Elizabel Blaszko2 - UNESPAR/PUCPR Eixo psicopedagogia ,educa o especial e inclus o Ag ncia Financiadora: n o contou com financiamento Resumo Este artigo apresenta algumas pondera es sobre o campo da psicopedagogia , a qual nasceu da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente, o processo de aprendizagem e as respectivas dificuldades e fatores que influenciam ou interferem. A pesquisa ora apresentada tem por objetivo, elencar algumas reflex es com rela o rea da psicopedagogia e a atua o do PSICOPEDAGOGO diretamente na escola. A pesquisa de cunho te rico baseada nos estudos de Ujiie (2016) Alves (2015), Nascimento (2013), Pontes (2010), Barbosa (2006), Portilho (2003), Visca (1987) entre outros.

Contexto escolar. Aprendizagem. 1Acadêmica do 3º ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória – email: leticiaschneider8@hotmail.com 2 Pedagoga e Psicopedagoga. Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Ensino de Ciências e …

Tags:

  Escolar, Curso, Psicopedagogo, Psicopedagogia

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO …

1 ISSN 2176-1396 A ATUA O DO PSICOPEDAGOGO NO CONTEXTO escolar : ESTUDO PAUTADO PELAS VOZES DOS PROFISSIONAIS Let cia Schneider1 - UNESPAR Caroline Elizabel Blaszko2 - UNESPAR/PUCPR Eixo psicopedagogia ,educa o especial e inclus o Ag ncia Financiadora: n o contou com financiamento Resumo Este artigo apresenta algumas pondera es sobre o campo da psicopedagogia , a qual nasceu da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente, o processo de aprendizagem e as respectivas dificuldades e fatores que influenciam ou interferem. A pesquisa ora apresentada tem por objetivo, elencar algumas reflex es com rela o rea da psicopedagogia e a atua o do PSICOPEDAGOGO diretamente na escola. A pesquisa de cunho te rico baseada nos estudos de Ujiie (2016) Alves (2015), Nascimento (2013), Pontes (2010), Barbosa (2006), Portilho (2003), Visca (1987) entre outros.

2 O estudo tamb m compreendeu pesquisa de campo e aplica o de question rio semi-estruturado para tr s psicopedagogos que atuam em tr s munic pios do Sul do Paran , tendo como objetivo conhecer os posicionamentos, demandas e dificuldades encontradas ao longo da trajet ria profissional em diferentes regi estudo apresentado em dois momentos, no primeiro embasado teoricamente salienta-se alguns pressupostos e defini es da psicopedagogia , seguida de reflex es em torno das possibilidades de atua o do profissional PSICOPEDAGOGO na escola. No segundo momento, apresenta-se a analise dos dados coletados via aplica o de question rio semi-estruturado para tr s psicopedagogos atuantes no CONTEXTO escolar de tr s munic pios do Sul Paranaense, totalizando um PSICOPEDAGOGO por munic pio. Com o estudo realizado pode-se perceber que o trabalho do PSICOPEDAGOGO de grande import ncia para a escola, visto que o profissional pode articular e promover a es de preven o, orienta o, interven o, atendimento visando contribuir para a supera o das dificuldades de aprendizagem dos alunos.

3 Portanto, imprescind vel que o PSICOPEDAGOGO realize a es no CONTEXTO escolar , considerando as particularidades, dificuldades e potencialidades de cada aluno, desenvolvendo um trabalho em parceria com os pais, professores, equipe pedag gica e demais especialistas em prol do progresso dos discentes. Palavras-chave: psicopedagogia . CONTEXTO escolar . Aprendizagem. 1 Acad mica do 3 ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paran Campus Uni o da Vit ria email: 2 Pedagoga e Psicopedagoga. Especialista em Educa o Especial e psicopedagogia Cl nica e Institucional. Mestre em Ensino de Ci ncias e Tecnologia, pela UTFPR. Doutoranda em Educa o, na PUCPR. Docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paran , Campus de Uni o da Vit ria (UNESPAR/UV).

4 Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educa o: teoria e pr tica (GEPE), vinculado ao CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Educa o: Aprendizagem e Conhecimento na Pr tica Docente (PUCPR) email: 425 Introdu o A psicopedagogia tem como foco de estudo a aprendizagem , nasceu da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente e as respectivas dificuldades e fatores que influenciam ou interferem nesse processo. Assim, segundo Visca (1987) a psicopedagogia uma rea que estuda o processo de aprendizagem humana. Reportamos aos estudos de Serafini et. al (2011,p. 51) para conceituar a aprendizagem: Aprendizagem um processo que envolve v nculos individuais e coletivos que resultam das intera es do sujeito com o meio, da a o do cuidador e das articula es entre o saber e o n o saber.

5 Um processo permeado, no caso do ser humano, por um clima e um tom socioafetivo, que produz instrumentos para mudar a si e ao mundo e vice- versa. um movimento que envolve o mundo ntimo, a subjetividade, o desejo e , tamb m, o CONTEXTO no qual se d . o processo de conhecer, o processo de vida que se d por articula es poss veis e que amplia os dom nios cognitivos para conex es cada vez mais complexas. Percebemos de acordo com os autores supracitados que a aprendizagem humana envolvem v nculos, os quais s o constitu dos por meio de intera es. Nesse sentido, tendo como foco o aprendiz e a aprendizagem e visando refletir sobre a import ncia da atua o do PSICOPEDAGOGO na institui o escolar , objetiva-se via pesquisa te rica e de campo compreender e investigar alguns aspectos do campo da psicopedagogia com enfoque na atua o do profissional da rea no CONTEXTO escolar .

6 Com rela o metodologia a pesquisa de cunho te rico, Gil (2002) explica que a mesma desenvolvida baseada em estudos realizados e publicados principalmente em livros e artigos cient ficos. Ainda conforme o autor, a pesquisa pode ser de campo, que consiste na coleta de dados via observa o, entrevistas, question rios com os informantes. O estudo tamb m compreendeu pesquisa de campo e aplica o de question rio semi-estruturado contendo oito quest es mistas entre objetivas e subjetivas, os quais foram respondidos por tr s psicopedagogas que atuam em tr s munic pios do Sul do Paran , tendo como objetivo conhecer os posicionamentos, demandas e dificuldades encontradas ao longo da trajet ria profissional em diferentes regi es. A pesquisa apresentada em dois momentos, no primeiro embasado teoricamente salienta-se alguns pressupostos e defini es da psicopedagogia , seguida de reflex es em torno das possibilidades de atua o do profissional PSICOPEDAGOGO na escola.

7 No segundo momento, 426 apresenta-se a analise dos dados coletados via aplica o de question rio semi-estruturado para tr s psicopedagogos atuantes no CONTEXTO escolar de tr s munic pios do Sul Paranaense, totalizando um PSICOPEDAGOGO por munic pio. psicopedagogia : pressupostos e defini es Buscando entender como surgiu a psicopedagogia , reportamos a Fagali e Vale (2009), que destacam que a rea supramencionada surgiu devido necessidade de compreender os problemas de aprendizagens e sua rela o com o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo, impl citas nas situa es de aprendizagem. Nesse enfoque, a psicopedagogia ao longo da sua trajet ria hist rica busca a compreens o do ser que aprende, do processo de ensino/aprendizagem e das dificuldades e transtornos que podem emergir (BARBOSA, 2001).

8 Complementando Portilho (2003, ) define: psicopedagogia tem por objeto de estudo a aprendizagem do ser humano que na sua ess ncia social, emocional e cognitivo- o ser cognoscente, um sujeito que para aprender pensa, sente e age em uma atmosfera, que ao mesmo tempo objetiva e subjetiva, individual e coletiva, de sensa es e de conhecimentos, de ser e vir a ser, de n o saber e de saber. Essa ci ncia estuda o sujeito na sua singularidade, a partir do seu CONTEXTO social e de todas as redes relacionais a que ele consegue pertencer [..]. Corroborando, Ferreira (2008, ) explica que o PSICOPEDAGOGO tamb m "busca possibilitar o florescimento de novas necessidades, de modo a provocar o desejo de aprender e n o somente uma melhora no rendimento escolar ". Ainda com rela o psicopedagogia , Ujiie (2016, ) destaca que: A psicopedagogia uma rea de estudo que tem como objetivo a aprendizagem humana, que em sua natureza sistem tica a o social, cognitiva e emocional.

9 Por esta via, a psicopedagogia uma ci ncia abrangente com duplo enfoque: cl nico e institucional, ou seja, o atendimento individual e/ou coletivo de sujeitos aprendentes. Neves (1991) aponta que a psicopedagogia ao estudar o ato de aprender, considera as realidades externas e internas da aprendizagem, buscando compreender a constru o de conhecimentos em toda a sua complexidade. 427 Cada aluno aprende de maneira singular, apresenta habilidades, potencialidades diferenciadas, sendo importante conhecer cada um individualmente, avaliar, atender, orientar e diversificar as atividades e a es pedag gicas em prol da supera o das dificuldades de aprendizagem. (CRUZ, 2014) Nascimento (2013) especifica que o PSICOPEDAGOGO um profissional importante para assessorar e esclarecer escola a respeito de diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem tendo uma atua o preventiva e interventiva.

10 O PSICOPEDAGOGO tem o papel de [..] analisar os fatores que favorecem, interv m ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma institui o. (NASCIMENTO, 2013, ) Dentro da escola, o PSICOPEDAGOGO pode atuar de v rias maneiras e em diferentes enfoques, Pontes (2010, p. 418) relata que a atua o psicopedag gica na escola implica num trabalho de car ter preventivo e de assessoramento no CONTEXTO educacional. , ou seja, o PSICOPEDAGOGO n o trabalha somente no atendimento aos alunos que possuem alguma dificuldade de aprendizagem, mas tamb m, d suporte pedag gico aos profissionais que est o em contato diariamente com esses alunos e que influenciam o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho na institui o escolar apresenta duas naturezas: O primeiro diz respeito a uma psicopedagogia voltada para o grupo de alunos que apresentam dificuldades na escola.


Related search queries