Example: bankruptcy

A Física no 9º ano do Ensino Fundamental: …

A F sica no 9 ano do Ensino Fundamental: possibilidades de uma inser o interdisciplinar 1. Justificativa O aluno, ao chegar no 9 ano do Ensino Fundamental, tem, muitas vezes, os primeiros contatos com a F sica e com a Qu mica. Nos anos anteriores a disciplina de Ci ncias Naturais se ocupa basicamente com o Ensino de Biologia. Com isso, a fragmenta o das Ci ncias Naturais ocorre como se uma parte n o tivesse liga o com as outras. Assim, o aluno apresentado a uma ci ncia fracionada, como se os conceitos de F sica n o tivesse nenhuma rela o com a Qu mica e a Biologia. Compreender a Natureza como um todo , formular quest es, diagnosticar e propor solu es (PCN, 1998, ), s o alguns dos objetivos propostos pelos Par metros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental II, no eixo das Ci ncias da Natureza e suas Tecnologias.

A Física no 9º ano do Ensino Fundamental: possibilidades de uma inserção interdisciplinar 1. Justificativa O aluno, ao chegar no …

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of A Física no 9º ano do Ensino Fundamental: …

1 A F sica no 9 ano do Ensino Fundamental: possibilidades de uma inser o interdisciplinar 1. Justificativa O aluno, ao chegar no 9 ano do Ensino Fundamental, tem, muitas vezes, os primeiros contatos com a F sica e com a Qu mica. Nos anos anteriores a disciplina de Ci ncias Naturais se ocupa basicamente com o Ensino de Biologia. Com isso, a fragmenta o das Ci ncias Naturais ocorre como se uma parte n o tivesse liga o com as outras. Assim, o aluno apresentado a uma ci ncia fracionada, como se os conceitos de F sica n o tivesse nenhuma rela o com a Qu mica e a Biologia. Compreender a Natureza como um todo , formular quest es, diagnosticar e propor solu es (PCN, 1998, ), s o alguns dos objetivos propostos pelos Par metros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental II, no eixo das Ci ncias da Natureza e suas Tecnologias.

2 Por m, o que se observa que os alunos que completam o Ensino Fundamental chegam ao Ensino M dio desprovidos de tais compet ncias. S o pouco questionadores e, menos ainda, capazes de formular solu es alternativas para os problemas que exigem tais compet ncias. Entendemos que interven es que abordem situa es problemas e que tenham como caracter sticas principais: a interdisciplinaridade, a inser o do tema no contexto social, hist rico e cultural dos alunos e que leve em conta seus conhecimentos pr vios como ancoradouro de novos conceitos, possam ajudar a reverter esse processo, aprimorando nos alunos a capacidade de identificar, analisar e apresentar solu es para problemas propostos.

3 Ajud -los a compreender que a ci ncia, apesar de fragmentada em conte dos espec ficos, , na verdade, uma s . 2. Objetivos Objetivo Geral Desenvolver uma metodologia did tica que permita aos alunos enxergar a ci ncia como algo que est presente em seu cotidiano e despertar seu interesse para compreender fen menos observados em seu dia a dia. Objetivos Espec ficos: Desenvolver e testar uma sequ ncia did tica para alunos do 9 ano do Ensino Fundamental, a partir de uma situa o problema, que permita trabalhar conte dos de F sica, Qu mica e Biologia de forma interdisciplinar;. Avaliar a compreens o dos alunos sobre o tema proposto para validar a sequ ncia desenvolvida.

4 Revisar e aprimorar o material produzido para divulga o entre professores de ci ncias do Ensino fundamental. 3. Metodologia de Trabalho Ser elaborada uma sequ ncia did tica sobre o tema ondas a partir de uma situa o problema que permita uma abordagem interdisciplinar do tema. A atividade ser aplicada em turmas do 9 ano do Ensino Fundamental e pretende-se desenvolv -la em grupos de no m ximo cinco alunos, para que todos possam ter uma participa o mais efetiva. A situa o dever permitir que os alunos investiguem o tema de forma a conhecer a import ncia dos fen menos, nele envolvidos, em nossas vidas. Pretende-se, inicialmente, que essas aulas ocupem no m ximo, tr s semanas e que no fim, elas gerem um material de divulga o contendo os resultados das pesquisas que fizeram sobre o tema.

5 4. Cronograma ATIVIDADES/TRIMESTRES 2015 2016. 1 2 3 4 1 2 . 1. Estudos relacionados na rea de Educa o em X X X X. Ci ncias 2. Estudo de tema a ser abordado: Investiga o X X. com alunos e professores regentes da disciplina. 3. Desenvolvimento da sequ ncia did tica a ser X X. aplicada nas turmas. 4. Aplica o da sequ ncia did tica em duas X X. escolas, uma p blica e outra privada. 5. Reuni es semanais com o Orientador. X X X X X X. 6. Reuni es semanais com o Orientador X X X. 7. Formaliza o e estrutura o da metodologia X X X X. desenvolvida na forma de um produto did tico. 8. Disserta o: desenvolvimento e defesa.

6 X X X X. 5. Est gio Atual e Resultados Esperados At o momento foram realizados encontros com o orientador para discutir artigos, referenciais que nos ajudariam nas pesquisas, definir o tema e a abordagem da situa o problema e detalhes de como seria aplicada a sequ ncia did tica. Atualmente, a sequ ncia did tica est sofrendo seus ltimos ajustes para ser aplicada nas primeiras semanas do m s de agosto. A expectativa que, logo ap s a aplica o da sequ ncia did tica, comecem as an lises dos fatos considerados relevantes. Continuaremos tamb m a busca por novos referenciais que tornem mais robustas e sustent veis a proposta de trabalho baseada na abordagem de situa es problemas.


Related search queries