Example: tourism industry

A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO DO ENSINO …

MARIA DO PERPETUO socorro BARBOSA DE MORAES A FUN O DA AVALIA O DO ENSINO -APRENDIZAGEM E SUA CONTIBUI O PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO :UM ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CI NCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCA O RIO DE JANEIRO RJ Maio/2003 A FUN O DA AVALIA O DO ENSINO -APRENDIZAGEM E SUA CONTRIBUI O PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO :UM ESTUDO DE CASO MARIA DO PERPETUO socorro BARBOSA DE MORAES Disserta o apresentada Universidade Federal do Rio de Janeiro, para obten o de t tulo de Mestre em Educa o, na rea de Avalia o Educacional.

maria do perpetuo socorro barbosa de moraes a funÇÃo da avaliaÇÃo do ensino-aprendizagem e sua contibuiÇÃo para a melhoria da qualidade de ensino:um estudo de caso universidade federal do rio de janeiro

Tags:

  Socorro

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO DO ENSINO …

1 MARIA DO PERPETUO socorro BARBOSA DE MORAES A FUN O DA AVALIA O DO ENSINO -APRENDIZAGEM E SUA CONTIBUI O PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO :UM ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CI NCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCA O RIO DE JANEIRO RJ Maio/2003 A FUN O DA AVALIA O DO ENSINO -APRENDIZAGEM E SUA CONTRIBUI O PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO :UM ESTUDO DE CASO MARIA DO PERPETUO socorro BARBOSA DE MORAES Disserta o apresentada Universidade Federal do Rio de Janeiro, para obten o de t tulo de Mestre em Educa o, na rea de Avalia o Educacional.

2 Orientadora (UFRJ): Prof Dr Cristina Haguenauer Orientador (UFAC): Manoel Severo de Faria Rio de Janeiro 2003 Moraes, Maria do P. S. B. de. A fun o da avalia o do ENSINO -aprendizagem e sua contribui o para a melhoria da qualidade de ENSINO : um estudo de caso/Maria do P. S. B. de Moraes. Rio de Janeiro, 2003. Disserta o (Mestrado em Educa o) Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, Instituto de P s-Gradua o em Educa o, 2003. Orientadora: Professora Doutora Cristina Haguenauer 1. Considera es Introdut rias. 2. Pressupostos Te ricos e Legais da Avalia o do ENSINO - Aprendizagem.

3 3. Procedimentos Metodol gicos. 4. Evidenciando a Realidade da Avalia o na Escola Pe. Carlos Casavecchia . es Finais. I. Haguenauer, Cristina (Orientadora). II Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de P s-Gradua o. III. A fun o da avalia o do ENSINO -aprendizagem e sua contribui o para a melhoria da qualidade de ENSINO : um estudo de caso. A Deus, toda honra e toda gl ria, pelo milagre da vida e pela inspira o. Aos meus pais, Mauro e Ot via, que me ensinaram a sonhar e pelo apoio, sempre. minha filha, Wiliane, com amor e pela compreens o, nos momentos de aus ncia.

4 Ao Fran, meu companheiro e amigo, pelo incentivo de cada dia. Aos meus irm os Auro, Carlos Alberto, C lia, Jos , Luzia e Rosa Maria, pela amizade. Aos meus sobrinhos Auro J nior, Carlos Henrique, Elias, Everton, caro, Ingrid, Mauro Neto, Mois s, Sonayra e Tamires, por tornarem os dias mais felizes. AGRADECIMENTOS ESPECIAIS Professora Doutora Cristina Haguenauer, que com muita compet ncia soube mostrar-me os melhores caminhos para a realiza o deste trabalho. Ao Professor Doutor Manoel Severo de Farias, tamb m orientador deste trabalho, pelo apoio e dedica o. Aos Professores do Curso de Mestrado em Educa o da UFRJ, em especial a Nelly Moulin, Nilton Nascimento e Yolanda Lima Lobo, por terem me proporcionado grandes possibilidades de crescimento t cnico, para esta realiza o.

5 Ao Professor Alceu Ranzi, ex-Pr -Reitor de P s Gradua o da UFAC, pelo apoio ao curso, especialmente nos momentos de grandes dificuldades. AGRADECIMENTOS s colegas Dolores, Gra a, Jailene, Luiza e socorro Neri pela amizade, pelas importantes trocas e pelo incentivo. Ao professor Santiago, diretor da Escola Estadual. Pe. Carlos Casavecchia, bem como aos professores, alunos e T cnicos daquela institui o, pelas informa es t o necess rias e pelo apoio irrestrito a esta pesquisa. Aos meus ex-alunos da UFAC, que tanto torceram por mim. Aos meus irm os e amigos Carlos Alberto, C lia e Rosa Maria, que com muito carinho me apoiaram e me encorajaram, nesta caminhada.

6 Ao Professor Francisco Cabral, diretor do Col gio Acreano, aos colegas que comp em o corpo t cnico-administrativo e pedag gico e aos alunos daquele Col gio, por compreenderem minha aus ncia durante a trajet ria do curso, pelo apoio recebido e na esperan a de uma educa o melhor. Ao Dr. Jos Branco e Dra Marenilse Rossi, pelas importantes informa es sobre legisla o. A pr tica da avalia o da aprendizagem, em seu sentido pleno, s ser poss vel na medida em que se estiver efetivamente interessado na aprendizagem do educando, ou seja, h que se estar interessado em que o educando aprenda aquilo que est sendo ensinado.

7 (Luckesi, 1998: 99). RESUMO MORAES, Maria do Perpetuo socorro Barbosa de. A fun o da avalia o do ENSINO -aprendizagem e sua contribui o para a melhoria da qualidade de ENSINO : um estudo de caso. Orientadora: Cristina Haguenauer. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. Disserta o (Mestrado em Educa o). Este trabalho analisa o processo de avalia o da Escola Estadual de ENSINO Fundamental Pe. Carlos Casavecchia , em Rio Branco-Acre e em que medida esse ritual de avalia o pode ser considerado como fator decisivo para a defini o dos resultados do ENSINO -aprendizagem com reflexos na qualidade de ENSINO na escola delimitada.

8 Constitui um Estudo de Caso, realizado atrav s de entrevistas, observa o participante e an lise documental. Traz em seu referencial te rico a contribui o de autores como Candau, Hoffmann, Lib neo, Luckesi, Perrenoud, Pimenta e outros importantes pensadores do cen rio nacional e internacional. Teve como sujeitos 23 professores, do universo de 73; 40 alunos de 5 a 8 s ries, dos 694 matriculados e 7 t cnicos, dos 8 que atuam na mencionada escola. Os resultados alcan ados revelaram que o processo de avalia o da Escola Pe. Carlos Casavecchia s o preocupantes tanto pelos ndices ainda elevados de reprova o e evas o quanto pela pr tica de avalia o que requer dos professores e t cnicos um repensar te rico-pr tico no sentido de ado o de leituras adequadas, grupos de estudos e outros eventos afins como tamb m a defini o de um projeto pedag gico, coerente com a realidade da escola e, principalmente, a efetiva implanta o do sistema de avalia o previsto pela nova LDB e regulamentado pela Resolu o n.

9 02/2000 e Parecer n. 15/2001, do Conselho Estadual de Educa o/Acre. Unitermos: Avalia o, ENSINO -aprendizagem, qualidade de ENSINO , estudo de caso e resultados preocupantes. ABSTRACT MORAES, Maria do Perp tuo socorro Barbosa de. The role of teaching learning and its contribution to improve the teaching quality: a study of a case. Guiding: Cristina Haguenauer. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003, Dissertation (Master s degree in Education). This work analyses the assessment process of the Public Elementary School, Priest Carlos Casavecchia, in Rio Branco, Acre. In addition, it raises a question: how this kind of assessment may be considered as a decisive factor to define the results of the teaching learning, with reflexions in the teaching quality of that school?

10 This work constitutes a study of a case, carried out through interviews, inside participation and analysis of documents. It brings in its theoretical reference the contribution of authors like Candau, Hoffmann, Lib neo, Luckesi, Perrenoud, Pimenta and other experts from both the national and international sceneries. 23 teachers within a universe of 73; 40 students from a total of 694 and 7 technicians (8 is the total) underwent this research. The obtained results show that the assessment process of the Priest Carlos Casavecchia School causes concern by the high levels of reprobation and evasion as well as the assessment practice, that requires of teachers and technicians a theoretical rethink, in order to adopt an adequate reading, study team, among other educational events.


Related search queries