Example: bachelor of science

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTE NO CONTEXTO …

Belo Horizonte Escola de Belas Artes da UFMG 2015 0 Gislene Santos de Paula e Silva A IMPORT NCIA DO ENSINO DE ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL Especializa o em ENSINO de Artes VisuaisBelo Horizonte Escola de Belas Artes da UFMG 2015 Gislene Santos de Paula e Silva A IMPORT NCIA DO ENSINO DE ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL Especializa o em ENSINO de Artes Visuais Monografia apresentada ao Curso de Especializa o em ENSINO de Artes Visuais do Programa de P s - gradua o em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial para a obten o do t tulo de Especialista em ENSINO de Artes Visuais.

que o ensino de Arte na escola ainda carece de um trabalho mais efetivo e com maior valorização, o que envolve principalmente uma maior qualificação dos professores que trabalham com tal área na escola fundamental. Verifica-se que a ...

Tags:

  Trabalho

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTE NO CONTEXTO …

1 Belo Horizonte Escola de Belas Artes da UFMG 2015 0 Gislene Santos de Paula e Silva A IMPORT NCIA DO ENSINO DE ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL Especializa o em ENSINO de Artes VisuaisBelo Horizonte Escola de Belas Artes da UFMG 2015 Gislene Santos de Paula e Silva A IMPORT NCIA DO ENSINO DE ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL Especializa o em ENSINO de Artes Visuais Monografia apresentada ao Curso de Especializa o em ENSINO de Artes Visuais do Programa de P s - gradua o em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial para a obten o do t tulo de Especialista em ENSINO de Artes Visuais.

2 Orientadora: Eliette Aparecida Aleixo Silva, Gislene Santos de Paula e, 1988- A import ncia do ENSINO de Arte no CONTEXTO escolar do ENSINO Fundamental: Especializa o em ENSINO de Artes Visuais / Gislene Santos de Paula e Silva. 2015. 48f. Orientadora: Eliette Aparecida Aleixo Monografia apresentada ao Programa de P s-Gradua o em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para a obten o do t tulo de Especialista em ENSINO de Artes Visuais. 1. Artes visuais Estudo e ENSINO . I. Aleixo, Eliette Aparecida. II. Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Belas Artes Programa de P s-Gradua o em Artes Curso de Especializa o em ENSINO de Artes Visuais Monografia intitulada A import ncia do ENSINO de Arte no CONTEXTO escolar em uma escola de ENSINO Fundamental, de autoria de Gislene Santos de Paula e Silva, aprovada pela banca examinadora constitu da pelos seguintes professores: Eliette Aparecida Aleixo - Orientadora Willi de Barros Gon alves Prof.

3 Dr. Evandro Jos Lemos da Cunha Coordenador do CEEAV PPGA EBA UFMG Belo Horizonte, 2015 Av. Ant nio Carlos, 6627 Belo Horizonte, MG CEP 31270-901 AGRADECIMENTOS Agrade o a Deus em sua trindade santa por tudo, pois sem ele n o teria iniciado e nem conclu do este trabalho . Ele esteve comigo em todos os momentos. Agrade o professora orientadora Eliette Aleixo, pela paci ncia e dedica o, professora tutora Maria Aparecida Ribeiro, por estar sempre pronta a ajudar e aos componentes da banca examinadora pelo tempo concedido para avalia o do trabalho .. uma pequena, nfima mudan a aqui pode resultar num enorme acontecimento do outro.

4 Edward Lorenz (1917) RESUMO Este trabalho objetiva realizar uma reflex o sobre a import ncia do ENSINO de Arte no curr culo do ENSINO formal, tomando como recorte uma pesquisa realizada em uma escola p blica da rede estadual de ENSINO do Munic pio de Bom Despacho/MG. Tal pesquisa revela uma tentativa de compreender como a arte est inserida no espa o escolar, bem como as formas de interven o que envolvem essa disciplina. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: observa es de aulas de Arte de uma turma do 9 ano do ENSINO fundamental da Escola Estadual Coronel Robertinho durante o ano de 2015 e o question rio estruturado para a professora dessa turma observada.

5 A coleta e an lise dos dados possibilitou uma reflex o sobre o espa o geralmente ocupado pela disciplina de Arte no CONTEXTO escolar da escola na qual se deu a pesquisa. Constatou-se tamb m que, apesar da obrigatoriedade conferida por lei para o ENSINO de Arte, este ainda n o possui a devida import ncia, como as demais disciplinas do curr culo escolar. As reflex es aqui realizadas indicam que o ENSINO de Arte na escola ainda carece de um trabalho mais efetivo e com maior valoriza o, o que envolve principalmente uma maior qualifica o dos professores que trabalham com tal rea na escola fundamental. Verifica-se que a obrigatoriedade desse ENSINO n o o bastante para garantir a qualidade do trabalho com esta disciplina no curr culo escolar.

6 Foi poss vel constatar que h muito a avan ar neste quesito e que mudan as devem come ar pela a o primeira do professor, um dos principais respons veis pelo xito ou n o deste ENSINO na escola. Palavras-chave: ENSINO de Arte; Obrigatoriedade; Professor. ABSTRACT This study aims to carry out a reflection on the importance of art education in the formal school curriculum, taking as crop research conducted in a public state school education in the municipality of Bom Despacho/MG. This research reveals an attempt to understand how art is part of the school environment, as well as forms of intervention involving this discipline.

7 They were used as data collection instruments: Art classes observations of a class of 9th grade of elementary school of the State School Coronel Robertinho during the year 2015 and the structured questionnaire to the teacher of this class observed collection and analysis of data He allowed a reflection on the space usually occupied by the Art of discipline in the school context in which it gave the research. It was also found that despite the obligation conferred by law for teaching art, this does not have due regard, as other disciplines of the school curriculum. These reflections indicate that the art of teaching in the school still lacks a more effective work and greater appreciation, which mainly involves a higher qualification of teachers working with such area in elementary school.

8 It appears that the requirement that education is not enough to ensure the quality of work with this subject in the school curriculum. It was found that there is much to learn in this regard and that change must begin with the first action of the teacher, one of the main responsible for the success or not of this teaching in school. Keywords: Art Education; Obligation; Teacher. LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Aluno do 9 ano do ENSINO Fundamental confeccionando Figura 2 - Atividades propostas na aula de Arte do 9 Figura 3- Alunas do 9 ano realizando atividade proposta na aula de LISTA DE GR FICOS Gr fico 1: Voc gosta da Disciplina de Arte?

9 25 Gr fico 2: Voc poderia citar algum tema ou assunto que considera mais interessante a ser trabalhado na disciplina de Gr fico 3: Voc citaria tamb m algum tema ou assunto que n o seja t o interessante? ..26 Gr fico 4: Voc poderia citar alguma atividade que aprendeu nas aulas de Arte que voc gostou muito?..27 Gr fico 5: H alguma atividade realizada nas aulas de Arte que voc n o gostou? Por qu ?..28 Gr fico 6: Voc considera que importante ter a disciplina de Arte na escola?..29 Gr fico 7: Voc se sente satisfeito com as propostas das aulas de Arte?..30 SUM RIO INTRODU 10 CAP TULO 1- BREVE HIST RICO DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL.

10 12 Inser o da disciplina de Arte na educa o formal.. 12 CAP TULO 2 - METODOLOGIA .. 17 Sobre o tipo de pesquisa .. 17 Sobre o campo de pesquisa .. 17 Sobre as t cnicas de coleta de dados .. 17 Sobre os instrumentos de coleta de dados .. 18 Sobre os participantes da pesquisa .. 18 Sobre a an lise de dados .. 19 CAP TULO 3 OS RESULTADOS DA PR TICA DE ENSINO EM ARTE .. 20 O CONTEXTO da escola .. 20 Resultados das aulas observadas .. 20 Resultados do question rio dos alunos .. 24 Resultados do question rio da Professora .. 31 CAP TULO 4 REFLEX ES SOBRE O ESPA O DA DISCIPLINA DE ARTE NA ESCOLA .. 35 Sobre a coleta de dados - O conhecimento sobre o ENSINO de Arte em uma turma do ENSINO Fundamental.


Related search queries