Example: biology

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS / BRINCADEIRAS …

0 Universidade de Bras lia ANT NIA PEREIRA DA SILVA A IMPORT NCIA DOS JOGOS / BRINCADEIRAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESPORTES NAS AULAS DE EDUCA O F SICA S o Lu s 2007 1 ANT NIA PEREIRA DA SILVA A IMPORT NCIA DOS JOGOS / BRINCADEIRAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESPORTES NAS AULAS DE EDUCA O F SICA Trabalho apresentado ao Curso de Especializa o em Esporte Escolar do Centro de Educa o a Dist ncia da Universidade de Bras lia em parceria com o Programa de Capacita o Continuada em Esporte Escolar do Minist rio do Esporte para a obten o do t tulo de Especialista em Esporte Escolar. Orientadora Prof . Ms. Ana Maria Lima Cruz S o Lu s 2007 2 ANT NIA PEREIRA DA SILVA A IMPORT NCIA DOS JOGOS / BRINCADEIRAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESPORTES NAS AULAS DE EDUCA O F SICA Trabalho apresentado ao Curso de Especializa o em Esporte Escolar do Centro de Educa o a Dist ncia da Universidade de Bras lia em parceria com o Programa de Capacita o Continuada em Esporte Escolar do Minist rio do Esporte para a obten o do t tulo de Especialista em Esporte Escolar pela Comiss o formada pelos professores Prof.

0. universidade de brasília . antÔnia pereira da silva . a importÂncia dos jogos / brincadeiras para a aprendizagem dos esportes nas aulas de educaÇÃo

Tags:

  Jogos, Brincadeiras

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS / BRINCADEIRAS …

1 0 Universidade de Bras lia ANT NIA PEREIRA DA SILVA A IMPORT NCIA DOS JOGOS / BRINCADEIRAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESPORTES NAS AULAS DE EDUCA O F SICA S o Lu s 2007 1 ANT NIA PEREIRA DA SILVA A IMPORT NCIA DOS JOGOS / BRINCADEIRAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESPORTES NAS AULAS DE EDUCA O F SICA Trabalho apresentado ao Curso de Especializa o em Esporte Escolar do Centro de Educa o a Dist ncia da Universidade de Bras lia em parceria com o Programa de Capacita o Continuada em Esporte Escolar do Minist rio do Esporte para a obten o do t tulo de Especialista em Esporte Escolar. Orientadora Prof . Ms. Ana Maria Lima Cruz S o Lu s 2007 2 ANT NIA PEREIRA DA SILVA A IMPORT NCIA DOS JOGOS / BRINCADEIRAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ESPORTES NAS AULAS DE EDUCA O F SICA Trabalho apresentado ao Curso de Especializa o em Esporte Escolar do Centro de Educa o a Dist ncia da Universidade de Bras lia em parceria com o Programa de Capacita o Continuada em Esporte Escolar do Minist rio do Esporte para a obten o do t tulo de Especialista em Esporte Escolar pela Comiss o formada pelos professores Prof.

2 Ms. Ana Maria Lima Cruz Presidente Universidade Federal do Maranh o Prof. Membro Universidade Federal do Maranh o S o Luis (Maranh o), de junho de 2007 3 A Deus pelas b n os que me s o dadas todos os dias. Aos meus filhos Talyson e Bruna, por compreenderem minha aus ncia. 4 AGRADECIMENTOS A Deus, pela for a espiritual para n o desistir dos meus objetivos. Aos meus Pa s Antonio e Marcelina, que muito me ajudaram durante toda a minha vida. Aos meus Filhos Talyson Jonas e Bruna Eduarda por terem que compreender, em certos momentos, minhas aus ncias. Ao meu Amigo e Companheiro Ot vio Augusto, que sempre me deu for a para a conclus o deste trabalho. Aos meus Diretores S nia e S rgio, e a todos (as) os meus/minhas alunos (as) por entender o porqu das minhas aus ncias. A Lucila Souto, por ter me compreendido quando mais precisei.

3 Ao meu tutor Efraim, pela sua total dedica o durante os m dulos. Ao Prof. Alex Fabiano, pela for a e o apoio nas horas mais dif ceis que passei na minha vida. A Prof . Ana Maria Lima Cruz, por aceitar o desafio de orientar-me nos momentos finais deste trabalho. A todos/as aqueles/as que direta ou indiretamente contribu ram para minha forma o profissional, em especial. Ao Prof. Agripino J nior e a Prof Diana. 5 [..] Morre lentamente quem passa os dias se queixando Da sua m sorte ou da chuva incessante. Morre lentamente quem abandona um projeto antes de inici -lo, N o pergunta sobre um assunto que desconhece ou n o responde Quando lhe indagam sobre algo que sabe. Evitemos a morte em doses suaves, Recordando sempre que estar vivo exige um esfor o muito maior. Que o simples fato de respirar, Somente a perseveran a far com que conquistemos um Est gio espl ndido de felicidade.

4 Pablo Neruda 6 RESUMO Este estudo tem como foco principal o estudo dos JOGOS / BRINCADEIRAS para a aprendizagem dos esportes nas aulas de Educa o F sica. Para tanto abrangeu-se como objetivo especifico: Buscou-se a) identificar os conte dos da Educa o F sica desenvolvidos em sala de aula; b) identificar as principais atividades relacionadas a JOGOS / BRINCADEIRAS adequadas ao ensino de esporte e enfatizar a import ncia dessas atividades para o desenvolvimento dos esportes nas escolas de ensino fundamental. Logo, metodologia utilizada para sua realiza o deu-se atrav s da pesquisa bibliogr fica em conjunto com a via de campo da investiga o quanti-qualitativa. Os instrumentos de pesquisa utilizado foi o question rio, o qual continha quest es abertas e fechadas, no sentido de buscar , junto aos sujeitos estudados informa es acerca da tem tica em estudo. Os dados obtidos apontam que, a maioria sujeitos investigados utilizam JOGOS / BRINCADEIRAS como instrumento pedag gico nas suas aulas, enfatizando a sua import ncia e relev ncia.

5 Palavras-chaves: JOGOS /Brincadeira, Educa o F sica/Esporte, Aprendizagem. 7 ABSTRACT This study it has as main focus the study of the games/tricks for the learning of the sports in the lessons of Physical Education. For in such a way it was enclosed as objective I specify: One searched) to identify the developed contents to it of the Physical Education in classroom; b) to identify to the main related activities the games/adequate tricks to the sport education and to emphasize the importance of these activities for the development of the sports in the schools of basic education. Soon, methodology used for its accomplishment was given through the bibliographical research in set with the field way of the quanti-qualitative inquiry. The instruments of used research were the questionnaire, which contained open and closed questions, in the direction to search, next to the studied citizens information concerning the thematic one in study.

6 The gotten data point that, the majority investigated citizens use games/tricks as pedagogical instrument in its lessons, emphasizing its importance and relevance. Keywords: Games/Trick, Physical Education/Sport, Learning. 8 SUM RIO 1 INTRODU O .. 9 2 APRENDIZAGEM E A import ncia do jogo no Desenvolvimento 143 JOGOS /BRINCADEIRA E O L DICO NO MEIO O jogo como recurso pedag Diferentes enfoques sobre o Classifica o dos 254 A IMPORT NCIA PEDAG GICA DO JOGO NA APRENDIZAGEM DOS 285 Tipo de Ambiente de Instrumento e procedimento de coleta e an lise dos 356 RESULTADO E DISCUSS Caracteriza o das institui es Resultados da 387 CONCLUS 48 REFER 50 AP NDICE .. 54 91 INTRODU O Nos dias atuais o ensino de esportes passou a ser uma quest o tratada em termos mundiais. Alguns pa ses de primeiro mundo como Austr lia, Estados Unidos, Inglaterra e Fran a t m investido em estudos e pesquisas na busca de outras possibilidades de inclus o de crian as, jovens e adultos na pr tica de esportes.

7 No Brasil, tem-se observado que estudiosos do esporte e pedagogos da Educa o F sica, tais como Valter Bracht (1992), Elenor Kunz (1994), Lino Castellani Filho (1998), entre outros, v m colaborando nesse sentido. Para tanto, estudam novas abordagens cient ficas de ensino e desenvolvimento do esporte adequadas realidade brasileira. A Educa o F sica percebe o jogo como um dos seus conte dos cl ssicos, que possibilita desenvolver uma educa o baseada em um processo l dido e criativo, permitindo modificar imaginariamente a realidade como processo educativo. Nesse contexto, destaca-se a Educa o F sica Escolar que tem como uma de suas fun es propor aos alunos novas formas de brincar exercitando sua criatividade, visto que n o se nasce com a mesma, por m pode ser ensinada no espa o de Educa o F sica.

8 Desse modo, o presente trabalho aborda a import ncia dos JOGOS / BRINCADEIRAS para a aprendizagem dos esportes nas aulas de Educa o F sica, considerando-as como um recurso prop cio constru o do conhecimento, visto que para realiz -la a crian a utiliza seu aparelho sens rio-motor, o movimento corporal e o pensamento incentivando o desenvolvimento de suas habilidades operat rias, ao mesmo tempo em que envolve a identifica o, observa o, compara o, an lise, s ntese e generaliza o e desenvolve suas possibilidades e a autoconfian a. Nessa perspectiva, ao se falar em JOGOS , geralmente, faz-se associa o a um divertimento, brincadeira, passatempo que obedece regras observadas durante a realiza o dessas atividades, contudo se sabe-se que o jogo um processo l dido e criativo que possibilita ao sujeito da a o modificar imaginariamente a realidade, pois funciona como elo integrador entre os tr s dom nios do conhecimento o psicomotor, cognitivo e o afetivo-social.

9 10 Diante do exposto esta pesquisa tem por objetivo geral enfatizar a import ncia da aplica o dos JOGOS / BRINCADEIRAS para o aprendizado dos esportes nas aulas de Educa o F sica e, como objetivos espec ficos: a) Identificar os conte dos da Educa o F sica trabalhados em sala de aula; b) Identificar as principais atividades relacionadas a JOGOS / BRINCADEIRAS adequadas ao ensino de esporte e enfatizar a import ncia dessas atividades para o desenvolvimento dos esportes nas escolas de ensino fundamental. A partir desse entendimento, identifica-se a import ncia da reformula o das t cnicas esportivas no ensino de esportes. Assim, situa-se nessa nova concep o a pr tica dos JOGOS / BRINCADEIRAS como recursos indispens veis no ensino do esporte nas aulas de Educa o F sica. Para a realiza o deste trabalho, de cunho quanti-qualitativo optou-se por fazer uma pesquisa bibliogr fica e de campo utilizando-se nesta ltima, question rio com quest es fechadas e abertas.

10 Assim, a trajet ria deste estudo configurou-se da maneira descrita a seguir. No primeiro momento, discorre-se sobre aprendizagem e desenvolvimento, onde destaca-se o t pico: a import ncia do jogo no desenvolvimento infantil. No segundo momento, aborda-se o jogo/brincadeira e o l dico no meio educacional atrav s dos itens: o jogo como recurso pedag gico, o jogo com seus diferentes enfoques e classifica o. No terceiro momento, apresenta-se a import ncia pedag gica do jogo na aprendizagem dos esportes. No quarto momento, explica-se a metodologia face ao prop sito do referido estudo destacando-se os caminhos trilhados. No quinto momento, traz-se o resultado da pesquisa de campo e as discuss es subjacentes a cada quest o presente no question rio aplicado aos sujeitos da investiga o. Finalizando, apresenta-se a conclus o do estudo destacando-se entre outros aspectos, que poss vel trabalhar o esporte, fortalecendo-se nos JOGOS / BRINCADEIRAS , e que estes contribuem para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da crian a.


Related search queries