Example: tourism industry

A Química perto de você - SBQ

a qu mica perto de voc | ii a qu mica perto de Voc : Experimentos de Baixo Custo para a Sala de Aula do Ensino Fundamental e M dio Sociedade Brasileira de Qu mica - SBQ. S o Paulo | Sociedade Brasileira de Qu mica | 2010. Sociedade Brasileira de Qu mica | iii Sociedade Brasileira de Qu mica Projeto Comemorativo da Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Qu mica Ano Internacional da Qu mica-2011 (AIQ-2011). Editores-chefes Claudia Moraes de Rezende e Hugo Tubal Schmitz Braibante Revisores N bia Moura Ribeiro, C sar Zucco, Maria Joana Zucco, Hugo T.

a- 1 frasco de refrigerante de 600 mL b- 1 tubo de conta-gotas c- 1 tubo de ensaio de 35 mL d- 450 mL de vinagre e- bicarbonato de sódio (NaHCO 3) Experimento 1. Com o auxílio de um estilete, fure a tampa do frasco de refrigerante de 600 mL, no mesmo diâmetro do tubo do conta-gotas que será utilizado.

Tags:

  Cima, Porte, Refrigerantes, A qu, 237 mica perto de voc

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of A Química perto de você - SBQ

1 a qu mica perto de voc | ii a qu mica perto de Voc : Experimentos de Baixo Custo para a Sala de Aula do Ensino Fundamental e M dio Sociedade Brasileira de Qu mica - SBQ. S o Paulo | Sociedade Brasileira de Qu mica | 2010. Sociedade Brasileira de Qu mica | iii Sociedade Brasileira de Qu mica Projeto Comemorativo da Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Qu mica Ano Internacional da Qu mica-2011 (AIQ-2011). Editores-chefes Claudia Moraes de Rezende e Hugo Tubal Schmitz Braibante Revisores N bia Moura Ribeiro, C sar Zucco, Maria Joana Zucco, Hugo T.

2 S. Braibante e Claudia M. Rezende. Arte gr fica e editora o Cabe a de Papel Projetos e Design LTDA ( ). Ilustra es Henrique Persechini Ficha Catalogr fica Wanda Coelho e Silva (CRB/7 46) e Sandra Beatriz Goulart da Silveira (CRB/7 4168). Universidade do Estado do Rio de Janeiro S678q Sociedade Brasileira de Qu mica (org.). a qu mica perto de voc : experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e m dio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Qu mica. S o Paulo: Sociedade Brasileira de Qu mica, 2010. 146p. il. ISBN 978-85-64099-00-5.

3 1. Qu mica (Ensino fundamental). 2. Qu mica (Ensino m dio). 3. Qu mica - Experi ncias. 4. Pr tica de ensino. I. T tulo. CDD 540. CDU 54(076). Todos os direitos reservados proibida a reprodu o total ou parcial, de qualquer forma ou por outro meio. A viola o dos direitos de autor (Lei n ) crime estabelecido pelo artigo 184 do C digo Penal. a qu mica perto de voc | iv Os editores agradecem equipe da Universidade Federal de Santa Maria pelo apoio na realiza o dos experimentos, em especial a: Cristina V. dos Santos Ediane M. Wollmann Giovanna Stefanello Marcele Cantarelli Trevisan Maur cius Selvero Pazinato Leandro da Silva Friedrich Vinicius Benedetti Sociedade Brasileira de Qu mica | v a qu mica perto de voc | vi Caros leitores O Ano Internacional da Qu mica-2011 (AIQ-2011) veio para celebrar a qu mica em todas as partes do planeta: seus grandes feitos e os enormes benef cios que trouxe humanidade.

4 Sabemos que a qu mica nos cerca, por dentro e por fora. s vezes n o entendemos bem como se d isso, tantos nomes e f rmulas de dif cil .Ah, deixa para l ! Mas deixar para l e n o apreci -la? Quem sabe possamos faz -lo numa outra linguagem, com menos formalismo cient fico. Ou, talvez, observando melhor as coisas ao nosso redor, agu ando a curiosidade e parando alguns minutinhos para ver Olhe s , tudo t o belo! Part culas se movimentando alucinadamente, mol culas interagindo umas com as outras, tudo isso para oferecer o espet culo que observamos a cada segundo.

5 Um desses exemplos a pr pria natureza. Vejamos a comunica o entre os insetos. Formigas que v o umas atr s das outras, param, se olham de frente , parecem conversar e continuam seu caminho. Papo de formiga? Claro que n o, s o as subst ncias qu micas atuando nessa conversa, os chamados ferom nios ! E, por dentro deles, os elementos qu micos, os tomos, os el N o os vemos isoladamente, mas sim o todo, que a formiga, o formigueiro, seus odores, o efeito da picada e o medicamento para anestesi -la. Apesar de ser mais complicado observar fen menos t o detalhados fora do laborat rio, existem in meros experimentos, muito simples, que podem ser realizados e nos levam a compreender as tantas coisas que nos cercam.

6 Sociedade Brasileira de Qu mica | vii Assim, com grande satisfa o que apresentamos esta compila o de experimentos tem ticos, para que nossos jovens leitores possam desfrutar da Qu mica um pouco mais perto de si. A id ia foi colher experimentos de baixo custo, f cil opera o e seguros, que gerassem a menor quantidade de res duos, de modo que pudessem ser realizados at mesmo na sala de aula. Em comemora o ao AIQ-2011, a Sociedade Brasileira de Qu mica fez uma chamada aberta sociedade, convidando todos a enviar experimentos com tais caracter sticas, o que resultou nesta primeira compila o.

7 Atrav s de um olhar mais aprofundado e conceitual, os experimentos s o aplic veis ao ensino m dio. Numa observa o generalizada e curiosa, podem ser inseridos no contexto do ensinamento inicial das ci ncias, sendo perfeitamente aplic vel ao ensino fundamental. Desejamos que fa am bom uso do material, este que o in cio da compila o de uma s rie de experimentos qu micos que vir o por a . Um timo Ano Internacional da Qu mica-2011 para todos!! Os Editores a qu mica perto de voc | viii Pref cio Este livro traz um s rie de experimentos de baixo custo e f cil execu o, os quais, em sua maioria, podem ser preparados com materiais encontrados no ambiente dom stico.

8 Essas caracter sticas favorecem o uso destes experimentos como instrumentos pedag gicos para professores que buscam reformular sua pr tica docente. Figuram no livro temas como sa de, alimentos, metais, gua, energia, sab es e detergentes, pol meros; h , tamb m, conceitos qu micos essenciais como reatividade, separa o de subst ncias, energia, estequiometria, mol culas da vida, dentre outros. Educadores dos diversos n veis escolares encontrar o, nesta malha tem tica e conceitual, experimentos que podem enriquecer o planejamento e a pr tica de ensino, e, se assim o desejarem, poder o criar pontos de articula o com temas e conceitos presentes nas diretrizes curriculares oficiais.

9 Sociedade Brasileira de Qu mica | ix Finalmente, h de se considerar que os experimentos foram selecionados dos repert rios das sociedades cient ficas qu micas do Brasil e do Reino Unido, e foram testados e submetidos ao crivo de especialistas da rea de ensino de ci ncias. O leitor encontrar , ainda, remiss o aos artigos originais, indicando, assim, caminho venturoso para extrapolar o repert rio do pr prio livro. Guilherme Andrade Marson Instituto de Qu mica Universidade de S o Paulo a qu mica perto de voc | x ndice 1. Construindo um extintor de inc ndio.

10 13 2. procura da vitamina C ..21 3. Separa o de corantes presentes em doces comerciais ..29 4. Jogo pedag gico que explora a propriedade indicadora de pH. de extratos de antocianinas de esp cies 5. Preparando um indicador cido-base natural de a a (Euterpe oleracea)..45 6. Quanto ar usado na oxida o do ferro? ..51 7. Descontamina o da gua por eletroflocula 8. A esponja de a o cont m ferro ? ..65 9. Experimentos com hidrog is: gel de cabelo e fraldas descart veis ..71 Sociedade Brasileira de Qu mica | xi 10. Fractais qu 79 11. Remo o de cor e de odor de materiais com o uso do carv o ativado.


Related search queries