Example: dental hygienist

AlimentAção e nutrição do lActente - spp.pt

ISSN 0873-9781 AlimentA o e nutri odo lActenteComiss o de Nutri o da SPPVol. 43, n. 5 Setembro / Outubro 2012 Suplemento Cient ficoAlberto Caldas Afonso (Sec o de Nefrologia)Almerinda Pereira (Sec o de Neonatologia)Ana Cadete (Sec o de Reabilita o Pedi trica da SPMFR)Ana Medeira (Sociedade Portuguesa de Gen tica Humana)Ana Xavier (Grupo Port. de Oftalmologia Ped. e Estrabismo)Deolinda Barata (Sec o de Pediatria Social)Elisa Le o Teles Silva (Sociedade Portuguesa de D. Metab licas)Fernando Pereira (Sec o de Gastrenterologia e Nutri o)Filomena Pereira (Sec o de Hematologia e Oncologia)Gra a Rocha (Sociedade de Infecciologia)Guiomar Oliveira (Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento)Jo o Gomes-Pedro (Sec o de Educa o M dica)Jorge Correia Pinto (Sociedade Portuguesa de Cirurgia Pedi trica)Jos Frias Bulhosa (Or)

ISSN 0873-9781 AlimentAção e nutrição do lActente Comissão de Nutrição da SPP Vol. 43, n.º 5 Setembro / Outubro 2012 Suplemento II www.spp.pt

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of AlimentAção e nutrição do lActente - spp.pt

1 ISSN 0873-9781 AlimentA o e nutri odo lActenteComiss o de Nutri o da SPPVol. 43, n. 5 Setembro / Outubro 2012 Suplemento Cient ficoAlberto Caldas Afonso (Sec o de Nefrologia)Almerinda Pereira (Sec o de Neonatologia)Ana Cadete (Sec o de Reabilita o Pedi trica da SPMFR)Ana Medeira (Sociedade Portuguesa de Gen tica Humana)Ana Xavier (Grupo Port. de Oftalmologia Ped. e Estrabismo)Deolinda Barata (Sec o de Pediatria Social)Elisa Le o Teles Silva (Sociedade Portuguesa de D. Metab licas)Fernando Pereira (Sec o de Gastrenterologia e Nutri o)Filomena Pereira (Sec o de Hematologia e Oncologia)Gra a Rocha (Sociedade de Infecciologia)Guiomar Oliveira (Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento)Jo o Gomes-Pedro (Sec o de Educa o M dica)Jorge Correia Pinto (Sociedade Portuguesa de Cirurgia Pedi trica)Jos Frias Bulhosa (Ordem dos M dicos Dentistas)Leonor Sassetti (Sec o de Pediatria Ambulat ria)Lib rio Ribeiro (Sociedade de Alergologia)Lurdes Lisboa (Sec o de Cuidados Intensivos)Manuel Salgado (Sec o de Reumatologia)

2 Maria Ana Sampaio Nunes (Sociedade de Cardiologia Pedi trica)M rio Marcelo da Fonseca (Sec o de Endocrinologia)Miguel Coutinho (Subcomiss o de ORL Pedi trica da SPORL)Miguel Felix (Sec o de Pneumologia)Olavo Gon alves (Sociedade Portuguesa de Neuropediatria) scar Tellechea (Sociedade Port. de Dermatologia e Venereologia)Paula Fonseca (Sec o de Medicina do Adolescente)Conselho editorialDirectorJo o M. Videira Amaral - LisboaEditores AssociadosGuiomar Oliveira - CoimbraJorge Amil Dias - PortoLu s Pereira-da-Silva - LisboaCoordenador de Edi oAnt nio Gomes - AlmadaSecretariadoMaria J lia Brito - SPPeditores Correspondentes (Pa ses de L ngua Oficial Portuguesa)Lu s Bernardino - AngolaPaula Vaz - Mo ambiqueRenato Procianoy - BrasilDirectores ex-officio(Revista Portuguesa de Pediatria e Puericultura, Revista Portuguesa de Pediatria e Acta Pedi trica Portuguesa)

3 Carlos Salazar de Sousa Jaime Salazar de SousaM rio Cordeiro Ant nio Marques ValidoMaria de Lourdes Levy Jo o Gomes-PedroPresidente da Sociedade Portuguesa de PediatriaAnt nio GuerraMiss o da APP: A APP, sucessora da Revista Portuguesa de Pediatria, uma revista cient fica funcionando na modalidade de revis o pr via dos textos submeti-dos ao corpo editorial por colegas peritos em anonimato m tuo (peer review). dirigida essencialmente a pediatras (vertentes m dico-cir rgica) e a m dicos em forma o p s-graduada para obten o das respectivas especialidades no pressuposto de que os conte dos interessam a outros m dicos e profissionais interessados na sa de da crian a e adolescente inseridos no respectivo meio familiar e social.

4 A APP pretende abarcar um vasto leque de quest es sobre investiga o, educa o m dica, pediatria social, pr tica cl nica, temas controversos, debate de opini es, normas de actua o, actualiza o de temas, etc. S o adoptadas diversas modalidades de divulga o: editoriais, espa os de discuss o, artigos originais, artigos sobre avan os em pediatria, resumos de estudos divulgados em eventos cient ficos, not cias sobre eventos cient ficos e organismos estatais e n o estatais devotados crian a e revista cient fica Acta Pedi trica Portuguesa (APP) (ISSN 0873-9781) propriedade da Sociedade Portuguesa de Pediatria, com responsabilidade administra-tiva da respectiva Direc o.

5 A publica o bimestral com todos os direitos reservados. A coordena o dos conte dos cient ficos da responsabilidade do corpo editorial da APP (Director e Director Adjunto, Editores Associados, Coordenador de Edi o e Conselho Editorial). A responsabilidade dos textos cient ficos publicados pertence aos respectivos autores, n o reflectindo necessariamente a pol tica da o: Sociedade Portuguesa de Pediatria Rua Amilcar Cabral, 15, r/c I 1750-018 Lisboa Telef.: 217 574 680 Fax: 217 577 617 Secretariado e Publicidade: J lia Brito Rua Amilcar Cabral, 15, r/c I 1750-018 Lisboa Telef.

6 : 217 574 680 Fax: 217 577 617 Redac o: Sociedade Portuguesa de Pediatria Rua Amilcar Cabral, 15, r/c I 1750-018 Lisboa Telef.: 217 574 680 Fax: 217 577 617 Condi es de Assinatura: 1 Ano, Continente e Ilhas: 24,94 Euros, Estrangeiro US$40 N Avulso 7,48 Euros Distribui o Gratuita aos S cios da Sociedade Portuguesa de Pediatria Composi o e Impress o: Quadricor - artes gr ficas, lda. Rua Comandante Oliveira e Carmo, 18-C, Cova da Piedade, 2805-212 Almada Telef.: 212 744 607 Fax: 212 743 190 e-mail: Tiragem: 3000 Exemplares Correspond ncia: Sociedade Portuguesa de Pediatria Rua Amilcar Cabral, 15, r/c I 1750-018 LisboaACTA PEDI TRICA PoRTuGuESAVol 43 N 5 Setembro Abril 2012 Suplemento II(Org o Oficial da Sociedade Portuguesa de Salazar de SousaSXXIIII ntrodu o.)

7 S17o aleitamento materno .. S18 Aspectos biol gicos e de desenvolvimento associados diversifica o alimentar .. S18 1. Matura o fisiol gica e neurol gica .. S18 2. Aspectos nutricionais .. S18 3. A influ ncia precoce das prefer ncias alimentares .. S18A diversifica o alimentar - quando e como come ar e como continuar .. S20 Minerais na alimenta o do lActente .. S23 Prebi ticos na alimenta o do lActente .. S24 Probi ticos na alimenta o do lActente .. S26 Repercuss es da diversifica o alimentar sobre o crescimento, desenvolvimento e patologias.

8 S28 1. Crescimento .. S28 2. Neurodesenvolvimento .. S28 3. Alergia .. S29 4. Patologia cardiovascular .. S31 5. Doen a cel aca .. S32 6. Diabetes mellitus tipo 1 .. S32 7. C ries dent rias .. S32 Dietas especiais - vegetarianas e macrobi tica .. S32 Conclus es .. S34 1. Gen ricas .. S34 2. Espec ficas .. S34 NDICEACTA PEDI TRICA PoRTuGuESA0873-9781/12/43-2/S17 Acta Pedi trica PortuguesaSociedade Portuguesa de PediatriaS17 Recebido: : ncia:Ant nio o e nutri o do lactenteComiss o de Nutri o da SPPAnt nio Guerra1,2, Carla R go1,3, Diana Silva2, Gon alo Cordeiro Ferreira4, Helena Mansilha5, Henedina Antunes6 e Ricardo Ferreira71.

9 Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto2. Servi o de Pediatria, Hospital Pedi trico Integrado, Centro Hospitalar de S. Jo o3. Centro da Crian a e do Adolescente, Hospital cufPorto4. Faculdade de Ci ncias M dicas da Universidade Nova de Lisboa; Hospital de Dona Estef nia5. Servi o de Pediatria, Centro Hospitalar do Porto6. Servi o de Pediatria, Hospital de Braga e Instituto de Investiga o em Ci ncias da Vida e da Sa de (ICVS), Escola de Ci ncias da Sa de, Universidade do Minho e ICVS/3B s-Laborat rio Associado, Braga/Guimar es7.

10 Hospital Pedi trico de CoimbraResumoOs autores apresentam os resultados de uma ampla revis o bibliogr fica do conhecimento e pr ticas relativas ali-menta o e nutri o do lActente , tendo por base a evid n-cia cient fica existente e as recomenda es dos principais comit s de nutri o pedi trica. sublinhada a import ncia do aleitamento materno, se poss vel de modo exclusivo durante os primeiros 6 meses de vida e referida a evolu o da matura o fisiol gica e das prefer ncias alimentares associadas diversifica o o apresentados os principais dados relativos ao teor dos alimentos em nutrientes, idade de in cio da diversifica- o e ao modo de progress o da alimenta o ao longo do primeiro ano de vida.


Related search queries