Example: barber

AMAMENTAÇÃO E USO DE MEDICAMENTOS E ... - …

MINIST RIO DA SA DESecretaria de Aten o Sa deDepartamento de A es Program ticas e Estrat gicasAMAMENTA O E USO DE MEDICAMENTOS E OUTRAS SUBST NCIAS2 edi o da publica o Amamenta o e uso de drogas S rie A. Normas e Manuais T cnicosBras lia DF2010 2000 Minist rio da Sa os direitos reservados. permitida a reprodu o parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que n o seja para venda ou qualquer fi m responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra de responsabilidade da rea t cole o institucional do Minist rio da Sa de pode ser acessada na ntegra na Biblioteca Virtual em Sa de do Minist rio da Sa de: conte do desta e de outras obras da Editora do Minist rio da Sa de pode ser acessado na p gina: rie A.

MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas AMAMENTAÇÃO E USO DE MEDICAMENTOS E

Tags:

  Uso e

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of AMAMENTAÇÃO E USO DE MEDICAMENTOS E ... - …

1 MINIST RIO DA SA DESecretaria de Aten o Sa deDepartamento de A es Program ticas e Estrat gicasAMAMENTA O E USO DE MEDICAMENTOS E OUTRAS SUBST NCIAS2 edi o da publica o Amamenta o e uso de drogas S rie A. Normas e Manuais T cnicosBras lia DF2010 2000 Minist rio da Sa os direitos reservados. permitida a reprodu o parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que n o seja para venda ou qualquer fi m responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra de responsabilidade da rea t cole o institucional do Minist rio da Sa de pode ser acessada na ntegra na Biblioteca Virtual em Sa de do Minist rio da Sa de: conte do desta e de outras obras da Editora do Minist rio da Sa de pode ser acessado na p gina: rie A.

2 Normas e Manuais T cnicosTiragem: 2 edi o 2010 exemplaresReedi o da obra Amamenta o e uso de drogas Elabora o, distribui o e informa es:MINIST RIO DA SA DESecretaria da Aten o Sa deDepartamento de A es Program ticas e Estrat gicas rea T cnica de Sa de da Crian a e Aleitamento MaternoEsplanada dos Minist rios, bloco G, Edif cio Sede, 6 andar, sala 625 CEP: 70058-900, Bras lia DFTel.: (61) 3315-2866 Fax: (61) 3315-2038 Homepage: o geral: Elsa Regina Justo Giugliani SAS/MSCoordena o t cnica: Graciete Oliveira Vieira UEFSE labora o t cnica:Corintio Mariani Neto Unicid FEBRASGOG raciete Oliveira Vieira UEFS SBPJoel Alves Lamounier UFMG SBPL uciano Borges Santiago UFTM e Uniube SBPR oberto Gomes Chaves UFSJ SBP Revis o t cnica: Elsa Regina Justo GiuglianiApoio: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)Federa o Brasileira das Associa es de Ginecologia e Obstetricia (Febrasgo)Fotografi a:Arquivo PessoalEditora MSDocumenta o e Informa oSIA, trecho 4, lotes 540/610 CEP: 71200-040, Bras lia DFTels.

3 : (61) 3233-1774 / 2020 Fax: (61) 3233-9558E-mail: Editorial:Normaliza o: Heloiza SantosDiagrama o: Vitor SaiggRevis o: Mara Soares PamplonaImpresso no Brasil / Printed in BrazilFicha Catalogr fi caBrasil. Minist rio da Sa de. Secretaria da Aten o Sa de. Departamento de A es Program ticas e Estrat o e uso de MEDICAMENTOS e outras subst ncias / Minist rio da Sa de, Secretaria da Aten o Sa de, Departamento de A es Program ticas e Estrat gicas. 2. ed. Bras lia : Editora do Minist rio da Sa de, p. (S rie A. Normas e Manuais T cnicos)A 1 edi o intitulou-se: Amamenta o e uso de 978-85-334-1651-21. Aleitamento materno. 2. MEDICAMENTOS . 3. Drogas. I. T tulo. II. S o na fonte Coordena o-Geral de Documenta o e Informa o Editora MS OS 2010/0066T tulos para indexa o:Em ingl s: Breastfeeding and the use of medicines and other substancesEm espanhol: Lactancia materna y uso de MEDICAMENTOS y otras sustanciasSUM RIOAPRESENTA O.

4 71 INTRODU O ..82 IDENTIFICA O DAS DROGAS SEGUNDO A CATEGORIA DE RISCO .. 93 FARMACOLOGIA E LACTA O .. MECANISMOS .. M TODOS DE ESTIMATIVA DA EXCRE O DE DROGAS PARA O LEITE HUMANO .. PRINC PIOS GERAIS DE PRESCRI O DE DROGAS DURANTE O PER ODO DA AMAMENTA O .. 124 GUIA DE MEDICAMENTOS .. MEIOS DE CONTRASTES RADIOL GICOS .. Compostos radioativos.. Outros meios de contraste .. AGENTES IMUNIZANTES .. Soros e Imunoglobulinas .. Vacinas .. Agentes diagn sticos .. F RMACOS QUE ATUAM NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL .. Antiepil ticos (anticonvulsivantes) .. Antidepressivos e estabilizadores do humor.. Antipsic ticos (neurol pticos) .. Antiparkinsonianos .. F rmacos contra enxaqueca.

5 Hipn ticos e ansiol ticos .. F rmacos usados no tratamento dos transtornos de d ficit de aten o e hiperatividade (TDAH) e psicoestimulantes.. ANALG SICOS, ANTIPIR TICOS, ANTI-INFLAMAT RIOS N O ESTER IDES E F RMACOS PARA TRATAR GOTA.. Analg sicos n o opi ides e anti-inflamat rios n o ester ides .. Analg sicos opi ides .. F rmacos para tratamento da gota e antiartr ticos .. ANEST SICOS E MIORRELAXANTES .. Anest sicos .. Relaxantes musculares .. ANTI-HISTAM NICOS.. ANTI-INFECCIOSOS .. Antibi ticos .. Antif ngicos (sist micos) .. Antivirais .. F rmacos antiameb ase e antigiard ase .. F rmacos antileshimaniose .. F rmacos antimal ria.. F rmacos antitripanossom ase .. F rmacos anti-helm nticos.

6 F rmacos tuberculost ticos .. F rmacos anti-hansen ase .. ANTISS PTICOS E DESINFETANTES .. Antiss pticos .. Desinfetantes .. DIUR TICOS .. F RMACOS CARDIOVASCULARES .. Vasopressores .. Antianginosos .. Antiarr tmicos .. Anti-hiperlip micos .. Anti-hipertensivos .. F rmacos utilizados para hipertens o pulmonar .. Cardiot nicos e f rmacos usados no tratamento da insufici ncia card aca.. F RMACOS HEMATOL GICOS E PRODUTOS DO SANGUE .. F rmacos antian micos .. F rmacos que afetam a coagula o .. Substitutos do plasma e fra es plasm ticas.. Outros f rmacos .. F RMACOS PARA O APARELHO RESPIRAT RIO .. Antiasm ticos .. Antituss genos, mucol ticos, expectorantes .. Descongestionantes nasais.

7 F RMACOS DE A O GASTROINTESTINAL.. Anti cidos e outras drogas antiulcerosas .. Antiem ticos e gastrocin ticos .. Antiespasm ticos .. Cat rticos (laxantes) .. HORM NIOS E ANTAGONISTAS .. Corticoster ides .. Androg nios .. Antidiab ticos orais e insulina .. Horm nios tireoideanos e f rmacos antitireoideanos .. Contraceptivos.. Ocit cicos, erg ticos, prostaglandinas, uterol ticos e antiocit cicos .. Outros antagonistas hormonais .. Outros horm nios .. IMUNOSSUPRESSORES E ANTINEOPL SICOS .. Imunossupressores .. Antineopl sicos .. F RMACOS QUE AFETAM A HOMEOSTASIA MINERAL SSEA .. F RMACOS PARA PELE E MUCOSAS .. Escabicidas/pediculicidas.. Antif ngicos.. Anti-infecciosos.

8 Anti-inflamat rios e antipruriginosos .. F rmacos adstringentes .. Agentes queratopl sticos, queratol ticos e antimit ticos.. Agentes bloqueadores ultravioletas .. F rmacos usados no tratamento da acne e psor ase .. VITAMINAS E MINERAIS .. F RMACOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE .. F RMACOS PARA USO OFTALMOL GICO .. AGENTES T XICOS, ANT DOTOS E OUTRAS SUBST NCIAS USADAS EM ENVENENAMENTO .. Geral .. Espec ficos .. MISCEL NEA .. Drogas de v cio e abuso.. F rmacos usados no tratamento da depend ncia s drogas .. F rmacos agonistas e antagonistas colin rgicos .. Agentes ambientais .. Repelente.. Alimentos .. Fitoter picos .. Cosm ticos .. F rmacos n o classificados nas se es anteriores.

9 89 REFER NCIAS .. 90AP NDICE GALACTAGOGOS E INIBIDORES DA LACTA O .. 917 APRESENTA O muito frequente o uso de MEDICAMENTOS e outras subst ncias por mulheres que est o amamentando. A maioria compat vel com a amamenta o; poucos s o os f rmacos formalmente contraindicados e alguns requerem cautela ao serem prescritos durante a amamenta o, devido aos riscos de efeitos adversos nos lactentes e/ou na lacta o. No entanto, com frequ ncia os profissionais de sa de recomendam a interrup o do aleitamento materno quando as m es s o medicadas, muitas vezes porque desconhecem o grau de seguran a do uso das diversas drogas (tamb m referidas como MEDICAMENTOS ou f rmacos) durante o per odo de lacta o. Por isso, cabe ao profissional de sa de, antes de tomar qualquer decis o, buscar informa es atualizadas para avaliar adequadamente os riscos e os benef cios do uso de uma determinada droga em uma mulher que est amamentando.

10 Visando auxiliar os profissionais de sa de nas suas avalia es quanto ao uso de drogas durante a amamenta o, o Minist rio da Sa de, por meio da rea T cnica de Sa de da Crian- a e Aleitamento Materno, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Federa o Brasileira das Associa es de Ginecologia e Obstetr cia (Febrasgo), disponibiliza este Manual contendo informa es b sicas sobre o uso de drogas durante o per odo da lacta o. Este Manual, uma atualiza o a vers o editada pelo Minist rio da Sa de em 2000, resulta do esfor o de um grupo de consultores que realizaram ampla revis o da literatura sobre medi-camentos e outras subst ncias que podem ser transferidas para o leite materno e seus poss veis efeitos no lactente e/ou na lacta o.


Related search queries