Example: dental hygienist

ANÁLISE DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS INTERNAS E …

AN LISE DAS VARI VEIS AMBIENTAIS INTERNAS E EXTERNAS QUE INFLUENCIAM NA ELABORA O DO OR AMENTO DA ATIVIDADE REFINO DE LEO DE CANOLA EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL SITUADA NO NORTE DO ESTADO DO PARAN Vania Silveira Santos - Almir Teles da Silva - Paulo Moreira da Rosa - Jos Santo Dal Bem Pires Revista del Instituto Internacional de Costos, ISSN 1646-6896, n 11, julio 2013 210 AN LISE DAS VARI VEIS AMBIENTAIS INTERNAS E EXTERNAS QUE INFLUENCIAM NA ELABORA O DO OR AMENTO DA ATIVIDADE REFINO DE LEO DE CANOLA EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL SITUADA NO NORTE DO ESTADO DO PARAN VANIA SILVEIRA SANTOS (UEM) ALMIR TELES DA SILVA (UEM) PAULO MOREIRA DA ROSA (UEM) JOS SANTO DAL BEM PIRES (UEM) RESUMO El presente trabajo tiene por objeto el an lisis de la participaci n de la Universidad P blica Espa ola en la pol tica nacional de Cooperaci n al Desarrollo.

anÁlise das variÁveis ambientais internas e externas que influenciam na elaboraÇÃo do orÇamento da atividade refino de Óleo de canola em uma cooperativa ...

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of ANÁLISE DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS INTERNAS E …

1 AN LISE DAS VARI VEIS AMBIENTAIS INTERNAS E EXTERNAS QUE INFLUENCIAM NA ELABORA O DO OR AMENTO DA ATIVIDADE REFINO DE LEO DE CANOLA EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL SITUADA NO NORTE DO ESTADO DO PARAN Vania Silveira Santos - Almir Teles da Silva - Paulo Moreira da Rosa - Jos Santo Dal Bem Pires Revista del Instituto Internacional de Costos, ISSN 1646-6896, n 11, julio 2013 210 AN LISE DAS VARI VEIS AMBIENTAIS INTERNAS E EXTERNAS QUE INFLUENCIAM NA ELABORA O DO OR AMENTO DA ATIVIDADE REFINO DE LEO DE CANOLA EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL SITUADA NO NORTE DO ESTADO DO PARAN VANIA SILVEIRA SANTOS (UEM) ALMIR TELES DA SILVA (UEM) PAULO MOREIRA DA ROSA (UEM) JOS SANTO DAL BEM PIRES (UEM) RESUMO El presente trabajo tiene por objeto el an lisis de la participaci n de la Universidad P blica Espa ola en la pol tica nacional de Cooperaci n al Desarrollo.

2 Aunque se engloba en una investigaci n m s amplia, estructurada sobre la base de un an lisis emp rico de las acciones enmarcadas en este mbito, los recursos destinados a la misma, la transparencia informativa de las Universidades en este campo, las variables que condicionan su realizaci n, su eficacia y eficiencia y el impacto de tales actuaciones, en este trabajo atendemos, como paso previo para la ejecuci n del mencionado estudio, a la delimitaci n del concepto, a su contextualizaci n a partir de la realidad actual de las Universidades y al examen de la informaci n publicada por las Universidades tanto a nivel econ mico como acad mico. PALAVRAS CHAVE: Planejamento or ament rio; Controle; Vari veis AMBIENTAIS . REA TEM TICA: Outros temas relacionados com a contabilidade de custos e de gest o. AN LISE DAS VARI VEIS AMBIENTAIS INTERNAS E EXTERNAS QUE INFLUENCIAM NA ELABORA O DO OR AMENTO DA ATIVIDADE REFINO DE LEO DE CANOLA EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL SITUADA NO NORTE DO ESTADO DO PARAN RESUMO O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o estudo no planejamento or ament rio e nas vari veis AMBIENTAIS (externas e INTERNAS ).

3 O estudo metodol gico adotado foi a pesquisa bibliogr fica e o estudo de caso. O estudo de caso foi realizado em uma empresa agroindustrial, a qual utiliza do planejamento or ament rio como uma ferramenta de controle. Sendo assim, o grande desafio do estudo foi descrever algumas das poss veis vari veis AMBIENTAIS externas e INTERNAS que poderiam influenciar as metas e os objetivos da atividade leo refinado de canola. Embora existam muitas ferramentas que auxiliam no controle econ mico e financeiro de uma organiza o, o or amento est entre elas, ou seja, sua ess ncia consiste em controlar as atividades para alcan ar as metas e objetivos estrat gicos. Com o estudo foi poss vel identificar algumas vari veis AMBIENTAIS (externas e INTERNAS ) entre as quais est o: externas: a quest o clim tica; o mercado internacional; a classe consumidora (A e B); a tend ncia do mercado brasileiro e a legisla o tribut ria.

4 INTERNAS : a fideliza o do cooperado; a valoriza o dos princ pios cooperativos; o aumento da ocupa o operacional e a qualidade dos produtos, estas foram algumas das vari veis identificadas atrav s do estudo de caso, estas vari veis implicam nas metas e objetivos estabelecidos para a atividade ( leo refinado de canola), portanto, import ncia desenvolver a an lise ambiental (externa e interna) e estimar o seu impacto sobre os neg cios. Palavras-chave: Planejamento or ament rio; Controle; Vari veis AMBIENTAIS . 1 INTRODU O Nos ltimos anos a grande preocupa o das organiza es tem sido com o ambiente externo, ou seja, os novos nichos de mercados cada vez mais concorridos; a rea tecnol gica a cada ano consome mais recursos devido s atualiza es necess rias; a pol tica e a economia provocam impactos aos neg cios.

5 Devido aos fatores AMBIENTAIS externos e internos e a competividade, as empresas precisam adequar-se com o prop sito de garantir seu espa o, e a necessidade em controlar as despesas para auferir lucro necess rio para remunerar os investimentos e agradar aos investidores. Dentre as v rias ferramentas existentes para este tipo de controle, pode-se citar o planejamento e o or amento empresarial, utilizado para planejar e controlar as atividades desenvolvidas na organiza o e auxiliar a tomada de decis o com informa es financeiras. Atrav s deste trabalho pretende-se estudar algumas das vari veis AMBIENTAIS INTERNAS e externas que influenciam no processo de elabora o do plano or ament rio da atividade de refino de leo de canola em uma empresa agroindustrial. Por meio deste ser poss vel entender o or amento utilizado na empresa e entende-lo quando comparado com o previsto na bibliografia estudada, bem como estudar as interfaces do planejamento or ament rio com a gest o do neg cio.

6 Este estudo foi desenvolvido atrav s da pesquisa bibliogr fica, a qual possibilitou a os pesquisadores obter conhecimento sobre os fatos que est o relacionados com o que se pretende estudar. Em rela o parte pr tica, o tipo de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, a fim de conhecer as particularidades que envolvem o caso. Atrav s deste m todo poss vel compreender uma gama de fatos e associ -los ao objeto da pesquisa. Os dados coletados na organiza o foram: relat rios, controles e entrevistas com funcion rios, para posterior an lise e interpreta o dos dados frente ao objetivo pretendido neste estudo. Ap s a realiza o deste estudo, pretende-se conhecer e descrever algumas das vari veis AMBIENTAIS INTERNAS e externas que influenciam na elabora o do planejamento e or amento na atividade de refino de leo canola em uma empresa agroindustrial.

7 Devido ao fato deste trabalho ser desenvolvido na atividade de refino de leo canola em uma empresa agroindustrial, cujo objetivo conhecer algumas das vari veis AMBIENTAIS que influenciam o plano or ament rio, a interpreta o dos dados aplica-se apenas a realidade desta atividade e respectiva empresa estudada. Por ser o planejamento or ament rio um dos objetivos deste trabalho, despertou interesse a leitura de um artigo publicado em 2008, cujo objetivo foi verificar os trabalhos cient ficos publicados sobre o tema or amento no per odo de 1995 a 2006, concluindo que s o poucos os trabalhos desenvolvidos nesta rea, e a maioria aborda a pr tica or ament ria superficialmente, como causa deste o fato de serem desenvolvidas em empresa privadas, e a dificuldade em interpretar os dados, ou seja, por mais que se conhe a a teoria or ament ria, n o da para dimensionar como a pr tica no dia-a-dia de uma organiza o.

8 2 PROCEDIMENTOS METODOL GICOS Quanto aos aspectos metodol gicos, em rela o tipologia quanto aos objetivos, esta pode ser classificada como descritiva. A pesquisa descritiva preocupa-se em observar os fatos, registr -los, analis -los, classific -los e interpret -los luz de uma defini o te rica, sem a interfer ncia do pesquisador. Pelo aspecto dos procedimentos adotados, caracteriza-se como um estudo de caso, pois se concentra em nica empresa e suas conclus es limitam-se ao contexto desse objeto de estudo. No mbito da forma de abordagem do problema a pesquisa pode ser classificada como qualitativa. A respeito da coleta de dados, nesse estudo foi empregada a t cnica de entrevistas informais (n o estruturadas) com os gestores e colaboradores da entidade que atuam na elabora o do or amento do leo de canola, associada com a an lise de manuais de procedimentos internos.

9 As respostas obtidas foram suficientes para conhecer o processo de elabora o dos or amentos foco deste trabalho. A an lise e a interpreta o dos dados coletados levaram em considera o os aspectos peculiares da organiza o objeto do estudo bem como o contexto da produ o e comercializa o do leo de canola. As conclus es obtidas foram consideradas suficientes para subsidiar o desenvolvimento do trabalho e o alcance dos objetivos propostos. 3 REVIS O DA LITERATURA A pesquisa bibliogr fica foi realizada no sentido de aprofundar o conhecimento sobre o tema a ser pesquisado e orientar a parte pr tica do estudo, contemplando conceitos de planejamento estrat gico, t tico e operacional, vari veis AMBIENTAIS INTERNAS e externas, or amento, execu o, controle e outras particularidades que se identificarem com o objetivo deste estudo.

10 PLANEJAMENTO O planejamento subdividido em estrat gico, t tico e operacional. O estrat gico tem sua ess ncia nos objetivos macros da organiza o; o t tico esta voltado ao n vel m dio gerencial e o operacional para a quantifica o dos objetivos considerados no estrat gico. O planejamento, al m de apoiar-se nas limita es e oportunidades apresentadas pelos recursos da empresa e pelo ambiente externo, baseia-se em padr es de desempenho ou em alvos de atua o considerados desej veis pela administra o e pelos propriet rios (SANVICENTE et al, 1983). O planejamento estrat gico se resume em conduzir a empresa para o futuro, de acordo com a miss o e valores definidos pela organiza o, e, obviamente tra ando aqueles objetivos macros relativos ao neg cio, e tendo como premissa o retorno financeiro. Na verdade o planejamento estrat gico o desenvolvimento de um plano de a o que dita qual o ponto de partida, onde se deseja chegar e como.


Related search queries