Example: dental hygienist

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO- FATOR …

1 AN LISE ERGON MICA do trabalho - FATOR ORGANIZA O trabalho ROTEIRO DE ENTREVISTA COM O TRABALHADOR ADEQUA O do trabalho S CARACTER STICAS FISIOL GICAS E PSICOSSOCIAIS DOS TRABALHADORES Vers o: setembro de 2003 Autor: Hudson de Ara jo Couto Entrevistador: Empresa: rea: Operador: Descrever que tarefas fazia e que movimentos cr ticos no trabalho voc atribu a ao aparecimento da dor CARACTERIZA O DAS QUEIXAS E SEU APARECIMENTO FATOR Perguntas a serem feitas Caracteriza- o das queixas e fatores ligados ao aparecimen-to das mesmas H quanto tempo trabalha nessa empresa?

1 anÁlise ergonÔmica do trabalho- fator organizaÇÃo trabalho roteiro de entrevista com o trabalhador –adequaÇÃo do trabalho Às caracterÍsticas fisiolÓgicas e psicossociais dos trabalhadores

Tags:

  Trabalho, Do trabalho

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO- FATOR …

1 1 AN LISE ERGON MICA do trabalho - FATOR ORGANIZA O trabalho ROTEIRO DE ENTREVISTA COM O TRABALHADOR ADEQUA O do trabalho S CARACTER STICAS FISIOL GICAS E PSICOSSOCIAIS DOS TRABALHADORES Vers o: setembro de 2003 Autor: Hudson de Ara jo Couto Entrevistador: Empresa: rea: Operador: Descrever que tarefas fazia e que movimentos cr ticos no trabalho voc atribu a ao aparecimento da dor CARACTERIZA O DAS QUEIXAS E SEU APARECIMENTO FATOR Perguntas a serem feitas Caracteriza- o das queixas e fatores ligados ao aparecimen-to das mesmas H quanto tempo trabalha nessa empresa?

2 Descrever um hist rico das mudan as funcionais que teve na empresa As queixas apareceram depois de quanto tempo na ltima fun o? Fatores desencadeantes das queixas iniciais no trabalho Movimentos cr ticos que percebia ao in cio dos sintomas Houve algum FATOR seu mesmo (por exemplo, for a f sica, peso, altura, fratura ou les o anterior) que considera possa ter contribu do para as les es? Ou que tenha se refletido em dificuldade de realizar o trabalho , exigindo maior esfor o? 2 Houve a coincid ncia do in cio dos sintomas com alguma mudan a na fun o que voc exercia?

3 No seu caso, o m dico da empresa recomendou alguma restri o de fun o? Ela foi respeitada pela rea? 3 ASPECTO : ORGANIZA O/ DESORGANIZA O do trabalho Pontos de ruptura: - Carga enorme de trabalho sem os recursos para tal, com cobran a rigorosa de resultados - FATOR Perguntas a serem feitas Geral Voc considera que a empresa d condi es de se conseguir os resultados que s o cobrados? FATOR tecnologia Os sistemas s o os adequados para se fazer a atividade que lhe cobrada? FATOR maquin rio As m quinas s o as adequadas para se fazer a atividade que lhe cobrada?

4 FATOR material H material adequado para a realiza o do trabalho ? FATOR m todo Como voc classifica os m todos existentes na empresa para se conseguir os resultados propostos? Dos indicadores de desempenho existentes, quais voc considera adequados e quais considera inadequados? O fato de existirem tempos pr -determinados para a execu o da tarefa ou desempenho baseado em n meros algo que lhe incomoda? 4 FATOR m o-de-obra Voc considera que seu treinamento para a fun o foi o adequado? D uma nota de 1 a 7 Ocorrem erros por falta de comunica o?

5 H pessoal em n mero suficiente para o trabalho a ser feito? Como voc classifica a intensidade do trabalho que faz na rea? Em pocas de produ o maior, h recursos humanos para execut -la? Seus colegas consideram as chefias da empresa seguras e capazes? Outros Voc considera que, em geral, a empresa funciona bem, mais ou menos ou mal? Existe algum FATOR de trabalho que lhe provoque alto n vel de tens o? ASPECTO: MODELO DE ORGANIZA O do trabalho Ponto de ruptura: - Aliena o total - Dissocia o corpo-mente - Carga enorme de trabalho - Alt ssimo grau de controle e poucos mecanismos de regula o FATOR Perguntas a serem feitas Densidade do trabalho Intensidade do trabalho : nota de 1 a 7 Durante o seu trabalho voc costuma ter um ritmo puxado do in cio ao fim?

6 Ou existem tarefas mais leves, de menor exig ncia? 5 Divis o social e t cnica Como organizado o trabalho em sua rea? Voc participa dessa organiza o? 6 ASPECTO: CARACTER STICAS INTR NSECAS DA TAREFA E SATISFA O COM O trabalho Pontos de ruptura - M qualidade de vida no trabalho - Remunera o abaixo dos n veis m nimos de dignidade FATOR Perguntas a serem feitas Remune-ra o Como voc considera que remunerado? Fazendo uma correla o entre capacidade das pessoas- cargo que t m na empresa- e sal rio que recebem, como voc julga que a situa o do pessoal na empresa?

7 Identidade com a tarefa Voc se identificou com o trabalho que faz nesta empresa ? Por que? Que perspectivas profissionais voc enxerga para a sua vida? Voc se sente integrado nessa empresa? Houve alguma mudan a que tenha determinado alguma altera o importante na sua vis o de seu trabalho ? - Ciclos completos Em que grau voc faz ciclos completos de seu trabalho ? Autori-dade sobre o processo Voc julga ter algum grau de autonomia para realizar o seu trabalho ? Em que grau voc participa da elabora o ou da modifica o das regras em sua rea de trabalho ?

8 7 Criativi-dade sobre o processo Quando encontra alguma dificuldade, voc julga que pode pode adotar alguma coisa sua mesmo? (por exemplo, formas de resolver o problema que n o estavam previstas e que voc desenvolveu?) Retro-informa- o Em que grau voc recebe informa es de seus superiores sobre como est indo o seu trabalho ? A forma de avalia o de desempenho, quando existe, o que voc pensa dela? correta? Gera crescimento? Gera frustra o? FATOR : REALIDADE PSICOSSOCIAL Ponto de ruptura - Press o excessiva - Comportamento obsessivo-compulsivo/paran ico/perversidade - Desrespeito - Ass dio moral humilha o expl cita, humilha o impl cita (mobbing)

9 - Ass dio sexual - Frustra o importante FATOR Perguntas a serem feitas Ambiente social do trabalho Como voc descreve o relacionamento entre as pessoas em seu ambiente de trabalho Nome do supervisor Relacionamento com chefia imediata Relacionamento com chefia superior - 8 Press o excessiva Press o que voc sente no trabalho : nota de 1 a 7 Como exercido o controle sobre seu trabalho ? Os seus colegas se sentem vigiados? Como feito o controle de metas? Na sua opini o, Esse controle feito com uma freq ncia razo vel? As metas s o mais individuais ou mais da equipe?

10 Como voc v a competi o que se pratica em sua rea de trabalho ? Em pocas de produ o maior, o n vel de press o razo vel? - Compor-tamento obsessivo-compulsivo Na sua opini o, os resultados propostos aos trabalhadores representam desafios razo veis? H clima para que as pessoas adotem algumas pr ticas de relaxamento na rea? Trabalha-se de forma tensa ou de forma relaxada? As chefias geram temor entre o pessoal? 9 FATOR Perguntas a serem feitas Relacio-namento humano Como o pessoal de n vel hier rquico superior (chefias e gerentes) trata o pessoal?


Related search queries