Example: marketing

APOSTILA DO CURSO INGLÊS BÁSICO

APOSTILA DO CURSO . INGL S B SICO. AUTORES. J lio C sar Ferreira Lima Ludovica Ol mpio Magalh es Maria Helena Clarindo Gabriel Fortaleza CE/2017. APOSTILA DE INGL S B SICO PRONATEC/UNEP/FUNECE. APOSTILA DO CURSO . INGL S B SICO. AUTORES. J lio C sar Ferreira Lima Ludovica Ol mpio Magalh es Maria Helena Clarindo Gabriel Fortaleza CE. 2017. 2. APOSTILA DE INGL S B SICO PRONATEC/UNEP/FUNECE. REALIZA O: EXECU O: APOIO: PRONATEC/UECE. Reitor da UECE Coordenador Adjunto Prof. Jos Jackson Coelho Pronatec/FUNECE. Sampaio Nelson Arruda Filho Vice-Reitor da UECE Coordenadora Adjunta dos Santos Pedag gica Sores Costa Paix o Diretor da UNEP/FUNECE Coordenadora Pronatec Nelson Arruda Filho L nguas Profa. Suelene Silva Oliveira Coordenador Geral Nascimento Pronatec/FUNECE. Prof. Hidelbrando dos Santos Assessora T cnica de Ingl s Soares Profa.

1 – Classroom statements and phrases. 2 – Greetings. 3 – Personal pronouns and to be. 4 – “Wh” questions. Ao final desta unidade, você deverá ser capaz de: Apresentar frases úteis e vocabulário apropriado para a comunicação básica na sala de aula; Apresentar saudações formais e informais para a comunicação

Tags:

  Phrases

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of APOSTILA DO CURSO INGLÊS BÁSICO

1 APOSTILA DO CURSO . INGL S B SICO. AUTORES. J lio C sar Ferreira Lima Ludovica Ol mpio Magalh es Maria Helena Clarindo Gabriel Fortaleza CE/2017. APOSTILA DE INGL S B SICO PRONATEC/UNEP/FUNECE. APOSTILA DO CURSO . INGL S B SICO. AUTORES. J lio C sar Ferreira Lima Ludovica Ol mpio Magalh es Maria Helena Clarindo Gabriel Fortaleza CE. 2017. 2. APOSTILA DE INGL S B SICO PRONATEC/UNEP/FUNECE. REALIZA O: EXECU O: APOIO: PRONATEC/UECE. Reitor da UECE Coordenador Adjunto Prof. Jos Jackson Coelho Pronatec/FUNECE. Sampaio Nelson Arruda Filho Vice-Reitor da UECE Coordenadora Adjunta dos Santos Pedag gica Sores Costa Paix o Diretor da UNEP/FUNECE Coordenadora Pronatec Nelson Arruda Filho L nguas Profa. Suelene Silva Oliveira Coordenador Geral Nascimento Pronatec/FUNECE. Prof. Hidelbrando dos Santos Assessora T cnica de Ingl s Soares Profa.

2 Maria Helena Clarindo Gabriel 3. APOSTILA DE INGL S B SICO PRONATEC/UNEP/FUNECE. A UECE E O PRONATEC. Jos Jackson Coelho Sampaio Reitor da UECE. A l gica de uma grande pol tica p blica de educa o profis- sional foi testada no Cear , por Ariosto Holanda, na raiz do sistema CVT/CENTEC. Essa l gica ganhou outros estados e o Brasil, pela constru o do PRONATEC, pelo Minist rio da Educa o-MEC, em seus tr s eixos: disciplinas t cnicas e tecnol gicas a serem incorporadas como optativas no hist rico escolar de alunos do Ensino M dio; cursos t cnicos e tecnol gicos, para forma o inicial e continuada, em modalidade extensionista; e cursos profissionais completos de Ensino M dio. A UECE, desde sua cria o em 1975, incorpora em sua grade a oferta de cursos t cnicos de n vel m dio, na rea da sa de, como T cnico de Enfermagem, seguido posteriormente do T cnico em Seguran a do Trabalho.

3 H 10 anos criamos a Unidade de Educa o Profissional-UNEP, assumindo a complexidade que essa modalidade de ensino oferece, al m de sua extraordin ria capacidade de inclus o social. A exist ncia da UNEP nos habilitou a obter o direito de sermos ofertantes do PRONATEC, quando a oportunidade surgiu. Somos a segunda universidade p blica estadual do Brasil, a primeira foi a Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES, a poder oferecer a modalidade da forma o inicial e continuada, e isto nos orgulha, sobretudo, por termos obtido o direito em meio crise pol tico-econ mica que vem afetando a capacidade de investir do poder p blico, em seus n veis federal, estadual e municipal. Ao aderir ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino T cnico e Emprego (Pronatec), a Funda o Universidade Estadual do Cear . (Funece) soma-se ao Sistema S , Secretaria Estadual de Educa o- SEDUC, ao Instituto Federal do Cear -IFCE e ao Instituto CENTEC, no esfor o de qualificar o poder de trabalho, a criatividade e o empreendedorismo dos cearenses, a fim de que uma sociedade talentosa e melhor informada supere as crises pol tico-econ micas e nossa rdua natureza semi rida.

4 H tamb m um grande esfor o institucional e esperamos, geste resposta solid ria, positiva, efetivamente parceria dos munic pios, dos professores e dos alunos. Sigamos, pois o caminho . belo e uma boa luz nos orienta: Lumen ad Viam! 4. APOSTILA DE INGL S B SICO PRONATEC/UNEP/FUNECE. O QUE O PRONATEC. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino T cnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, atrav s da Lei , com a finalidade de ampliar a oferta de educa o profissional e tecnol gica, por meio de programas, projetos e a es de assist ncia t cnica e financeira. O Pronatec visa atender, prioritariamente, estudantes do ensino m dio da rede p blica, inclusive da educa o de jovens e adultos;. trabalhadores; benefici rios dos programas federais de transfer ncia de renda; e estudante que tenha cursado o ensino m dio completo em escola da rede p blica ou em institui es privadas na condi o de bolsista integral.

5 O Programa parte de uma estrat gia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualifica o profissional de trabalhadores com a eleva o da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclus o e de promo o do exerc cio da cidadania. Dentre as iniciativas do Pronatec est a Bolsa-Forma o Trabalhador, cujo objetivo promover a oferta de cursos de Forma o Inicial e Continuada (FIC), com dura o m nima de 160 horas, distribu dos em 13 eixos tecnol gicos. A Funda o Universidade Estadual do Cear (Funece) foi credenciada, em 2014, por meio da Unidade de Educa o Profissional (UNEP), para oferta de cursos T cnicos e FIC. Na pactua o de 2015/2016 o Pronatec/FUNECE atendeu a alunos, em 11 diferentes cursos FIC, pertencentes aos eixos do Campo e da Pesca, ministrados em 45 munic pios do interior do Cear.

6 Diante do sucesso de nossa primeira incurs o no Programa, em 2016/2017 foi feita a segunda pactua o que atender a 704 alunos matriculados em 14 cursos FIC dos eixos do Campo, L nguas e Sa de, distribu dos em Fortaleza e outros 15 munic pios no interior do Cear . 5. APOSTILA DE INGL S B SICO PRONATEC/UNEP/FUNECE. APRESENTA O DO CURSO . O CURSO de Ingl s b sico se destaca pela forma o inicial e continuada, relevante para inclus o dos aprendizes como cidad os do mundo, visando capacita o inicial de portadores de certificado do ensino fundamental, que habitam especialmente em regi es de vulnerabilidade social, ou seja, pessoas de baixa renda ou que estejam fora do mercado de trabalho, a FUNECE - FUNDA O UNIVERSIDADE. ESTADUALDO CEAR se prop e, atrav s do PRONATEC, a formar profissionais capazes de realizar atividades que envolvam o uso do Ingl s, de forma a contribuir para o desenvolvimento de a es tecnicamente corretas nos processos em que o idioma ingl s como segunda l ngua seja necess rio.

7 Assim, a FUNECE oferece o CURSO de forma o inicial e continuada em Ingl s B sico como segunda l ngua, na modalidade presencial, por entender que estar contribuindo para a eleva o da qualidade dos servi os prestados sociedade, formando o aluno, atrav s de um processo de apropria o e de produ o de conhecimentos cient ficos e tecnol gicos, capaz de contribuir com a forma o humana integral e com o desenvolvimento socioecon mico da regi o articulado aos processos de democratiza o e justi a social. O CURSO de Ingl s B sico tem como objetivo geral a promo o de atividades que permitam aos alunos compreenderem e produzirem mensagens orais e escritas em l ngua inglesa em n vel b sico, tendo como eixo quatro habilidades: leitura, escrita, fala e audi o. Como objetivos espec ficos pretendemos que, ao final do CURSO , o aluno seja capaz de: a) Compreender e usar express es familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades do cotidiano.

8 6. APOSTILA DE INGL S B SICO PRONATEC/UNEP/FUNECE. b) Apresentar-se e apresentar outros;. c) Fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que t m;. d) Comunicar-se na l ngua inglesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante. Desejamos que este CURSO de Ingl s B sico possa contribuir de maneira significativa para ao desempenho de profissionais de v rias reas, especialmente aquelas envolvidas nos universos do lazer, da hospitalidade e do turismo, por se tratar de um importante instrumento de inclus o social para os dias de hoje e para um pleno exerc cio profissional em ampla escala de diversas atividades profissionais, uma vez que vivemos em um mundo comprovadamente globalizado. 7. APOSTILA DE INGL S B SICO PRONATEC/UNEP/FUNECE.

9 INGL S B SICO. 8. APOSTILA DE INGL S B SICO PRONATEC/UNEP/FUNECE. Dear students The material we are bringing to your hands is the result of extensive research, elaboration and re-elaboration of contents and activities, based on communication. Our main goal is to get you to understand and produce oral and written messages in the English language at the basic level, based on four skills: reading, writing, speaking and listening. We hope that the activities proposed contribute significantly to your lives, after all, the knowledge of a second language is a rich instrument of social inclusion. Welcome to the Universe of the English Language! The authors. Caros(as) alunos(as). O material que estamos levando s suas m os fruto de um extenso trabalho de pesquisa, elabora o e reelabora o de conte dos e atividades, tendo como base norteadora a comunica o.

10 Nosso objetivo maior fazer com que voc s compreendam e produzam mensagens orais e escritas em l ngua inglesa em n vel b sico, tendo como eixo quatro habilidades: leitura, escrita, fala e audi o. Desejamos que as atividades aqui propostas contibuam de maneira significativa para a vida de voc s, afinal, o conhecimento de uma segunda l ngua um rico instrumento de inclus o social. Bem-vindos ao Universo da L ngua Inglesa! Os autores. 9. APOSTILA DE INGL S B SICO PRONATEC/UNEP/FUNECE. SUM RIO. UNIT 1 CLASSROOM LANGUAGE 11. LESSON 1 Classroom statements and phrases 12. LESSON 2 Greetings 14. LESSON 3 Personal pronouns and to be 22. LESSON 4 Wh questions 26. UNIT 2 A SCHOOL PROJECT 31. LESSON 1 An interview for a school project 32. LESSON 2 To be - Meanings and uses 34. LESSON 3 Adjectives 37. LESSON 4 Vocabulary and Reading 40.


Related search queries