Example: tourism industry

AssistŒncia de enfermagem a um paciente infartado …

Artigo OriginalAssist ncia de enfermagem a um paciente infartado portadorde HIV, baseada na teoria do autocuidado - relato de caso*The nursing assistance to patient myocardio infarction with hiv, based on the theory of to be careful -case reportLa asistencia de enfermer a a un paciente infartado portador de vih, basado en la teor a delautocuidado relato de casoGabriela Silvestre de Lima1, Tatiana de Medeiros Colletti Cavalcante2, AdrianaPaula Jord o Isabella3, Adriana da Silva Magalh es4 RESUMOO bjetivo: Aplicar a Sistematiza o da Assist ncia de enfermagem (SAE) a um paciente portador de HIV e infartado .

Acta Paul Enferm 2007;20(4):452-7. AssistŒncia de enfermagem a um paciente infartado portador de HIV, baseada na teoria do autocuidado - relato de caso 453 INTRODU˙ˆO

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of AssistŒncia de enfermagem a um paciente infartado …

1 Artigo OriginalAssist ncia de enfermagem a um paciente infartado portadorde HIV, baseada na teoria do autocuidado - relato de caso*The nursing assistance to patient myocardio infarction with hiv, based on the theory of to be careful -case reportLa asistencia de enfermer a a un paciente infartado portador de vih, basado en la teor a delautocuidado relato de casoGabriela Silvestre de Lima1, Tatiana de Medeiros Colletti Cavalcante2, AdrianaPaula Jord o Isabella3, Adriana da Silva Magalh es4 RESUMOO bjetivo: Aplicar a Sistematiza o da Assist ncia de enfermagem (SAE) a um paciente portador de HIV e infartado .

2 M todos: Trata-se deum estudo de caso realizado em um hospital escola localizado na regi o metropolitana de S o Paulo, em novembro de 2003, utilizando aSistematiza o da Assist ncia de enfermagem e propondo diagn sticos de enfermagem com base na taxonomia II NANDA bem como asinterven es de enfermagem relacionadas. Resultados: Os principais diagn sticos de enfermagem identificados foram: Risco para controleineficaz do regime terap utico, ansiedade, perfus o tissular card aca alterada, mobilidade f sica prejudicada, prote o alterada, risco parainfec o, entre outros. Conclus o: O estudo mostrou a import ncia da Sistematiza o da Assist ncia de enfermagem e da decis o dopaciente em engajar-se no autocuidado a fim de proporcionar uma melhora no padr o de resposta do doente doen : Cuidados de enfermagem ; Autocuidado; HIV, Infarto do mioc rdio; Relatos de casos [tipo de publica o]ABSTRACTO bjectives: Argued recent fact in the treatment of the patients with HIV is the possible increase of the cardiovascular risk in patients usinginhibiting of proteasis.

3 Methods: Being thus, we objectify to apply the Systematization of the Assistance of Nursing (SAN) to a carryingof HIV and glutted patient. School is about a study of case carried through in a hospital located in the region metropolitan of S o Paulo,in November of 2003, using the SAE and considering of diagnostics of nursing on the basis of taxonomy NANDA II(1) as well as the relatedinterventions of nursing. Results: The main identified disgnostic of nursing had been: Risk for inefficacious control of the therapeuticalregimen, anxiety, perfusion to tissular cardiac modified, physical mobility harmed, modified protection, risk for infection, among : The study it showed the importance of the SAE and the decision of the patient in engaging itself in the careful one in orderto provide an improvement in the standard of reply of the sick person to the : Nursing care; Self care; HIV; Myocardial Infarction.

4 Case reports [Publication type]RESUMENO bjetivo: Aplicar la Sistematizaci n de la Asistencia de Enfermer a (SAE) a un paciente portador de VIH e infarto. M todos: Se trata deun estudio de caso realizado en un hospital docente localizado en la regi n metropolitana de Sao Paulo, en noviembre del 2003, utilizandola Sistematizaci n de la Asistencia de Enfermer a y proponiendo diagn sticos de enfermer a basados en la taxonom a II NANDA(1) as comolas intervenciones de enfermer a relacionadas. Resultados: Los principales diagn sticos de enfermer a identificados fueron: Riesgo para elcontrol ineficaz del r gimen terap utico, ansiedad, perfusi n tisular cardiaca alterada, movilidad f sica perjudicada, protecci n alterada,riesgo para la infecci n, entre otros.

5 Conclusi n: En el estudio se muestra la importancia de la Sistematizaci n de la Asistencia deEnfermer a y de la decisi n del paciente para adherirse en el autocuidado con el fin de proporcionar mejora en el patr n de respuesta delpaciente a la : Cuidados de enfermer a; Autocuidado; VIH, Infarto de miocardio; Relato de casos [Tipo de publica o]Autor Correspondente: Tatiana de Medeiros C. CavalcanteR. Napole o de Barros, 754 - Vila Clementino - SPCep: 04024-002. E-mail: recebido em 13/12/2006 e aprovado em 12/02/2007 Acta Paul Enferm 2007;20(4):452-7.* Universidade Federal de S o Paulo - UNIFESP - S o Paulo (SP) - Brasil; premiado em 2 lugar na XXI Jornada de enfermagem do XXV Congresso daSociedade de Cardiologia do Estado de S o P s-graduanda da Disciplina de Cardiologia da Universidade Federal de S o Paulo - UNIFESP- S o Paulo (SP) - Especialista em enfermagem Cardiol gica; Enfermeira T cnico-administrativa e P s-graduanda do Departamento de enfermagem da Universidade Federalde S o Paulo - UNIFESP- S o Paulo (SP) - Brasil.

6 Preceptora do Curso de Resid ncia em enfermagem modalidade Pneumologia. Docente da UniversidadeNove de Julho - UNINOVE. S o Paulo (SP), Docente, Professora da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. S o Paulo (SP), Especialista em enfermagem Cardiol gica; Enfermeira da Unidade de Cardiologia do Hospital S o Paulo e Hospital do Cora o - S o Paulo (SP), Paul Enferm 2007;20(4) ncia de enfermagem a um paciente infartado portador de HIV, baseada na teoria do autocuidado - relato de casoINTRODU ONo final de 2003, foram estimadas um milh o depessoas vivendo com HIV ou AIDS nos Estados Unidos(EUA). Ocorrem aproximadamente novos casospor ano nos EUA e estes est o divididos entre 70% noshomens e 30% nas mulheres(1).

7 O advento de drogas antiretrovirais potentes temrepercutido em efeitos na mortalidade, progress o dadoen a e dist rbios relacionados ao HIV(2). A introdu oda terapia antiretroviral em meados dos anos 90 reduziudrasticamente a morbimortalidade pelo HIV, por m n oevitou que estes indiv duos fossem sucumbidos pelasinfec es oportunistas. No entanto, recentes estudosdescrevem o aumento da frequ ncia de eventoscoronarianos em pacientes com HIV recebendo terapiacom drogas antiretrovirais (ARV)(3).A infec o por HIV representa uma causa de inj riaendotelial importante, independente de outros fatores derisco, podendo iniciar um processo ateroscler ticoprecoce e participar da evolu o da les o aterotromb ticarespons vel pelo infarto agudo do mioc rdio (IAM).

8 Tem-se observado que os pacientes tratados com inibidoresda protease o principal componente da terapiaantiretroviral apresentam maior risco cardiovascular,assim como o desenvolvimento de dislipidemia,hiperglicemia e hiperinsulinemia(4).Os primeiros casos de doen a coron ria em doispacientes jovens com HIV em uso de terapia antiretroviralforam descritos em 1998. A partir de ent o, v rios estudostentam demonstrar esta correla o(4).O processo de enfermagem de Orem(5) um m todode determina o das defici ncias de autocuidado e aposterior defini o dos pap is da pessoa ou enfermeiropara satisfazer as exig ncias de esta autora, o autocuidado a pr tica de atividadesque o indiv duo inicia e executa em seu pr prio benef cio,na manuten o da vida, da sa de e do bem-estar.

9 Temcomo prop sito as a es que, seguindo um modelo,contribuem de maneira espec fica, para a integridade,fun es e desenvolvimento humano. Esses prop sitoss o expressos atrav s de a es denominadas requisitosde autocuidado(5).Diante destas considera es, resolvemos desenvolverum estudo aplicando o processo de enfermagem baseadona Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem com umpaciente HIV positivo infartado , buscando detectar osdiagn sticos de enfermagem , utilizando os diagn sticosde enfermagem propostos pela taxonomia II NANDA(6).Pretend amos, tamb m, tra ar um plano assistencial nosentido de melhorar as condi es de sa de e bem-estardesse paciente para cuidar de si mesmo, tendo em vista,o respeito pelas sugest es e decis es do no presente artigo o caso desse pacienteHIV positivo h 13 anos, com fatores de risco coronariano(hipertrigliceridemia e dislipidemia)

10 Identificados ap s oin cio da terapia antiretroviral com inibidores da protease,que desenvolveu IAM sem supra de ST ap s diversasinterna es pr vias por angina inst vel, sendo evidenciadales o triarterial severa pela cineangio-coronariografia comindica o de cirurgia de Revasculariza o do Mioc rdio(RM).OBJETIVOA plicar a metodologia da assist ncia de enfermagemem um paciente com HIV e IAM, baseada na Teoria doAutocuidado de Orem, para a operacionaliza o doprocesso de de um estudo descritivo, com uma abordagemqualitativa, do tipo estudo de caso, que uma modalidadede estudo que permite uma investiga o para se preservaras caracter sticas hol sticas e significativas de epis dios davida real, como ciclos de vida individuais e processosorganizacionais e administrativos.


Related search queries