Example: biology

Assunto: Fisiologia Animal e Humana - …

Assunto: Fisiologia Animal e HumanaEXERC CIOS DE ) (UFMG) Um estudo chin s vem anunciando resultados promissores para o desenvolvimento de um anticoncepcional para homens. O tratamento, com efic cia de 99%, consiste em aplicar-se, no interessado, uma inje o mensal de de , 8 maio 2009. (Adaptado)Analise estas figuras:Considerando-se essas informa es e outros conhecimentos sobre o assunto, CORRETO afirmar que a testosterona injetada a) age sobre os t bulos semin feros, inibindo a espermatog ) bloqueia diretamente as fun es das c lulas de ) inibe a libera o dos horm nios LH e FSH pela hip fise. d) reduz a produ o de gonadotrofinas na gl ndula : Fisiologia Animal e HumanaEXERC CIOS DE ) (UNIFESP-SP) O DNA e o RNA que ingerimos em nossa alimenta o s o digeridos no mesmo local e sob a o da mesma secre o que promove, tamb m, a digest o dos lip dios.

Assunto: Fisiologia Animal e Humana EXERCÍCIOS DE VESTIBULAR www.planetabio.com o 1 1) (UFMG) Um estudo chinês vem anunciando resultados promissores para o desenvolvimento

Tags:

  Fisiologia

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Assunto: Fisiologia Animal e Humana - …

1 Assunto: Fisiologia Animal e HumanaEXERC CIOS DE ) (UFMG) Um estudo chin s vem anunciando resultados promissores para o desenvolvimento de um anticoncepcional para homens. O tratamento, com efic cia de 99%, consiste em aplicar-se, no interessado, uma inje o mensal de de , 8 maio 2009. (Adaptado)Analise estas figuras:Considerando-se essas informa es e outros conhecimentos sobre o assunto, CORRETO afirmar que a testosterona injetada a) age sobre os t bulos semin feros, inibindo a espermatog ) bloqueia diretamente as fun es das c lulas de ) inibe a libera o dos horm nios LH e FSH pela hip fise. d) reduz a produ o de gonadotrofinas na gl ndula : Fisiologia Animal e HumanaEXERC CIOS DE ) (UNIFESP-SP) O DNA e o RNA que ingerimos em nossa alimenta o s o digeridos no mesmo local e sob a o da mesma secre o que promove, tamb m, a digest o dos lip dios.

2 Portanto, correto afirmar que:a) a digest o que ocorre na boca quebra grandes mol culas de DNA e RNA em cadeias polipept dicas menores, que posteriormente sofrer o a a o dos cidos presentes no est ) o local da digest o do DNA e RNA o intestino delgado, mais propriamente o duodeno, a secre o que atua nessa digest o possui pH alcalino e n o produzida no ) o produto final da digest o dos lip dios s o cidos graxos e glicerol, ao passo que, no caso de DNA e RNA, o resultado da digest o s o pept deos de cadeia ) DNA e RNA, sendo compostos levemente cidos, s o digeridos mediante a a o de enzimas que atuam em meio fortemente cido, ao passo que os lip dios s o emulsificados n o por cidos, mas por sais presentes nessas ) os produtos da digest o dos lip dios s o absorvidos no intestino delgado e utilizados pelo corpo, enquanto os produtos da digest o de DNA e RNA s o eliminados nas fezes, por n o serem pass veis de ) (UFPR) A ocorr ncia de razo vel quantidade de guerras e guerrilhas no mundo atual bastante preocupante, especialmente quando se considera a possibilidade de serem usadas armas nucleares.

3 A radioatividade produzida por essas armas pode resultar em muta es no material gen tico dos indiv duos, o que, se ocorresse durante uma gesta o, por exemplo, poderia levar a preju zos futuros na fun o de diversos rg os da crian a em desenvolvimento. A respeito das fun es que poderiam ser prejudicadas em conseq ncia da m -forma o de alguns rg os, correto afirmar:(01) Digest o qu mica de carboidratos -por les o no f gado.(02) Digest o qu mica de prote nas -por les o no est mago.(04) Absor o de nutrientes org nicos -por les o no intestino grosso.(08) Controle da glicemia -por les o no p ncreas end crino.(16) Crescimento e metabolismo -por les o na tire ( )gabaritoAssunto: Fisiologia Animal e HumanaEXERC CIOS DE ) (UFMG) Observe este esquema, em que est representado um procedimento cl nico: INCORRETO afirmar que esse procedimento possibilita aa)redu o de ur ia presente no sangue perif )remo o de gua do plasma sang ) retirada de prote nas do sangue perif ) simula o de funcionamento do n : Fisiologia Animal e HumanaEXERC CIOS DE ) (UFMG) A doen a cel aca consiste em um dist rbio inflamat rio do intestino delgado, queocorre em indiv duos com sensibilidade ao gl ten e ingest o de trigo, centeio ou estas duas figuras, em que est representada uma regi o do intestino delgadoem um indiv duo normal I e em um indiv duo com doen a cel aca II.

4 Considerando-se a altera o estrutural representada na Figura II, INCORRETO afirmar que indiv duos portadores de doen a cel aca podem apresentara) baixa produ o de ) diminui o da densidade mineral ) aumento da absor o de ) retardo do crescimento : Fisiologia Animal e HumanaEXERC CIOS DE ) (UFSC) "Os seres vivos necessitam de um suprimento de energia capaz de manter sua atividade metab lica. Essa energia extra da dos alimentos, que podem ser produzidos pelos pr prios organismos, no caso dos aut trofos, ou obtidos a partir de uma fonte org nica externa, no caso dos heter trofos. As subst ncias org nicas, tais como prote nas, carboidratos e lip dios, devem ser desdobradas em compostos mais simples e mais sol veis, de tal maneira que possam ser assimiladas pelo organismo. A esse processo de transforma o dos alimentos em compostos relativamente mais simples, absorv veis e utiliz veis denominamos digest o.

5 "W. R. Paulino. "Biologia Atual", Ed. tica, 1996. p. rela o a esse assunto, assinale a(s) proposi o( es) VERDADEIRA(S). (01) A mastiga o, a degluti o e os movimentos perist lticos constituem a digest o qu mica.(02) A gua e os sais minerais s o absorvidos, pelo tubo digestivo, sem transforma o qu mica.(04) A digest o do amido r pida e ocorre em dois momentos: na boca, pela a o da amilase salivar e no est mago, sob a a o das peptidases.(08) A bile n o tem enzimas, mas apresenta sais biliares, que emulsificam os lip dios, transformando-os em got culas menores que facilitam a digest o das gorduras.(16) Os nutrientes digeridos s o absorvidos principalmente no intestino delgado, onde as c lulas epiteliais das vilosidades apresentam expans es digitiformes -as microvilosidades -, que aumentam, consideravelmente, a superf cie de absor o dos nutrientes.(32) Pessoas que tiveram sua ves cula biliar extirpada n o apresentam dificuldade em digerir lip dios e, por isso, podem fazer uma dieta rica em ) (UNIFESP-SP) Uma dieta com consumo adequado de carboidratos, al m de prover energia para o corpo, ainda proporciona um efeito de "preserva o das prote nas".

6 A afirma o est correta porque:a) os carboidratos, armazenados sob a forma de gordura corp rea, constituem uma barreira protetora das prote nas armazenadas nos m ) se as reservas de carboidratos estiverem reduzidas, vias metab licas sintetizar o glicose a partir de prote ) as enzimas que quebram os carboidratos interrompem a a o de outras enzimas que desnaturam prote ) o nitrog nio presente nos amino cidos das prote nas n o pode ser inativado em presen a de ) a energia liberada pela quebra de carboidratos desnatura enzimas que degradam prote : Fisiologia Animal e HumanaEXERC CIOS DE )(UFRS) Tiago comeu um sandu che de p o franc s com queijo, presunto e manteiga, acompanhado de um copo de suco de laranja sem a cada um dos itens do lanche de Tiago, listados na coluna 1, com as principais enzimas que atuar o na sua digest o, indicadas na coluna 1( ) p o franc s( ) manteiga( ) presunto( ) queijo( ) suco de laranjaColuna 21 -pepsina2 -lipase3 -amilase4 -sacaraseA seq ncia correta de preenchimento dos par nteses, de cima para baixo, a) 3 -2 -1 -1 ) 4 -3 -2 -1 ) 1 -4 -3 -2 ) 1 -3 -2 -4 ) 2 -1 -4 -3 ) (UECE) A pepsina e o HCl s o produtos da a o glandular durante a digest o dos alimentos.

7 Estas subst ncias s o produzidas nos seguintes tipos de gl ndulas:a) ) g ) f ) p : Fisiologia Animal e HumanaEXERC CIOS DE ) (UFMG) a cirurgia bari trica, proposta, h mais de 50 anos, para tratar pacientes com obesidade m rbida, pode ser realizada tanto por redu o do volume estomacal quanto por desvio do tr nsito alimentar no trato gastrointestinal. Observe esta figura:1. A presen ade carboidratos e de lip deos no l men dapor o final do intestino delgado determina a libera o dos horm nios PYY e GLP1, ambos envolvidos na promo o da saciedade. O GLP1 tamb m atua sobre o p ncreas. Considerando essas informa es,a) CITE o segmento do trato gastrointestinal que deve ser isolado do tr nsito alimentar, sem preju zo dos processos enzim ticos, quando se objetiva diminuir, simultaneamente, o apetite e o aporte cal rico. JUSTIFIQUE sua ) Pesquisas relatam a cura do diabetes em obesos m rbidos depois de submetidos a cirurgia de desvio do tr nsito gastrointestinal.

8 EXPLIQUE esse : Fisiologia Animal e HumanaEXERC CIOS DE ) (FGV-SP) Na gincana da escola, os concorrentes deveriam citar 4 animais que realizassem, respectivamente, respira o cut nea, branquial, traqueal e a prova, o aluno que citoua) sapo, sardinha, caranguejo e ) lesma, aranha, mosca e ) ouri o-do-mar, atum, caro e ) plan ria, golfinho, tatuzinho-de-jardim e ) minhoca, camar o, gafanhoto e ) (UECE) A press o de O2e o pH s o respons veis pela afinidade da hemoglobina pelo oxig nio. Comparando estes dois par metros nos pulm es e nos tecidos do corpo, podemos afirmar corretamente que nos pulm esa) o pH maior que nos tecidos e a press o de O2tamb m ) o pH maior que nos tecidos e a press o de O2 ) o pH menor que nos tecidos e a press o de O2tamb m ) o pH menor que nos tecidos e a press o de O2 ) (UFC-CE) A resist ncia f sica de um indiv duo est relacionada sua efici ncia na obten o de energia.

9 Uma das drogas mais modernas usadas para aumentar a resist ncia f sica de esportistas a ERITROPOIETINA (EPO), subst ncia que promove o aumento do n mero de gl bulos vermelhos. Explique como esse aumento est associado com a efici ncia no processo de obten o de : Fisiologia Animal e HumanaEXERC CIOS DE ) (UFG-GO) Leia o texto a base no exposto, expliquea) como o g s, mencionado no texto, diminui a efici ncia respirat ria de um fumante ativob) a import ncia, para a sa de p blica, da proibi o institu da pela lei federal mencionada no ) (UFRRJ) O uso, por atletas, de c maras e tendas que reproduzem as condi es de treinamento em cidades e regi es de altitude um dos temas pol micos que vem sendo debatido pelos representantes da rea m dica do Comit Executivo do Comit Ol mpico Internacional (COI).O principal fator alterado nesses ambientes artificiais e o efeito produzido no organismo dos atletas que melhora o seu rendimento f sico s o, respectivamente,a) aumento da press o parcial do oxig nio respirado e aumento do oxig nio dissolvido no plasma sang ) rarefa o do ar respirado e aumento do n mero de gl bulos ) menos oxig nio no ar respirado e aumento do n mero de gl bulos ) aumento da press o atmosf rica e aumento da concentra o de oxig nio no ) redu o da press o atmosf rica e aumento do oxig nio dissolvido no plasma sang : Fisiologia Animal e HumanaEXERC CIOS DE ) (UFRJ) muito comum que mulheres apresentem um quadro de anemia durante a gravidez.

10 As mulheres an micas queixam-se de cansa o constante, al m de uma acentuada "falta de ar". Essa condi o em geral pode ser tratada por meio da ingest o de sais de ferro, ou de uma dieta rica em de que forma a dose extra de ferro alivia os sintomas de falta de ) (UFT-TO) A homeostase em animais mantida por dois sistemas de controle: o neural e o end crino. Os horm nios exercem efeitos impressionantes nos processos da reprodu o, de desenvolvimento e metab licos. A hip fise uma gl ndula end crina dividida em dois lobos, adeno-hip fise e neuro-hip fise, e produz uma s rie de horm nios que modula outras gl ndulas, entre elas, a tire ide. O horm nio .. produzido pela .. estimula a tire ide, modulando a secre o dos horm e .., atrav s de um refinado mecanismo de controle rec proco, conhecido por retroalimenta o. Entre as alternativas abaixo, qual descreve adequadamente a complementa o das lacunas acima?


Related search queries