Example: tourism industry

Avaliação e aprendizagem na educação superior

Est. Aval. Educ., S o Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009 201 Avalia o e aprendizagem na educa o superiorJOE GARCIA*RESUMO Este artigo apresenta uma an lise te rica sobre as rela es entre avalia o e aprendizagem na educa o superior . Tendo por base a perspectiva fornecida por um conjunto de pesquisas a respeito da avalia o no contexto do ensino universit rio, analisamos a influ ncia que as pr ticas de avalia o exercem sobre a abordagem dos alunos em rela o aprendizagem . Tamb m exploramos o conceito de estilo de pensamento, fundamentados nos escritos de Sternberg (1997).

202 • Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009 ABSTRACT This article presents a theoretical analysis of the relationship between assessment and learning in higher education. Based on the perspective provided by a set of research projects on assessment

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Avaliação e aprendizagem na educação superior

1 Est. Aval. Educ., S o Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009 201 Avalia o e aprendizagem na educa o superiorJOE GARCIA*RESUMO Este artigo apresenta uma an lise te rica sobre as rela es entre avalia o e aprendizagem na educa o superior . Tendo por base a perspectiva fornecida por um conjunto de pesquisas a respeito da avalia o no contexto do ensino universit rio, analisamos a influ ncia que as pr ticas de avalia o exercem sobre a abordagem dos alunos em rela o aprendizagem . Tamb m exploramos o conceito de estilo de pensamento, fundamentados nos escritos de Sternberg (1997).

2 Ao final, tecemos algumas considera es acerca da import ncia das escolhas avaliativas exercidas pelos professores que atuam na gradua : ensino superior , avalia o da art culo presenta un an lisis te rico sobre las relaciones entre evaluaci n y aprendizaje en la ense anza superior . Teniendo como base la perspectiva suministrada por un conjunto de investigaciones sobre la evaluaci n en el contexto de la ense anza universitaria, analizamos las influencias que las pr cticas de evaluaci n ejercen sobre el abordaje de los alumnos en relaci n al aprendizaje.

3 Tambi n exploramos el concepto de estilo de pensamiento, a partir de los escritos de Sternberg (1997). Al final, tejemos algunas consideraciones acerca de la importancia de las elecciones evaluativas realizadas por el profesor que se desempe a en la graduaci clave: ense anza superior , evaluaci n del aprendizaje.* Professor do Programa de P s-Gradua o em Educa o da Universidade Tuiuti do Paran Est. Aval. Educ., S o Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009 ABSTRACTThis article presents a theoretical analysis of the relationship between assessment and learning in higher education.

4 Based on the perspective provided by a set of research projects on assessment in higher education, we analyze the influence that assessment practices exert on the students approach to learning. Also, we explore the concept of thinking styles, based on the writings by Sternberg (1997). Finally, we dedicate some thoughts to the importance of teachers assessment choices at the undergraduate : higher education, learning Aval. Educ., S o Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009 203 INTRODU OUm observador atento m dia internacional, nas ltimas duas d cadas, por certo, percebeu importantes mudan as na educa o superior , em diversos pa ses.

5 A Confer ncia Mundial sobre Educa o superior , realizada em Paris, pela Unesco, no final dos anos 90, afirmou um processo de transforma o universit ria em todo o mundo (Bernheim; Chaui, 2008, p. 27). O conhecimento na sociedade contempo-r nea e as expectativas das na es em rela o a um futuro econ mico desejado, por exemplo, t m exercido pap is importantes na produ o dessas transforma es. De modo ainda mais amplo, esse movimento est relacionado s profundas mudan as sociais, econ micas e culturais, no qual a universidade chamada a rever teorias, modelos, conceitos e pr ticas.

6 Nesse cen rio, destacamos a import ncia de investi-gar e repensar a avalia o da aprendizagem na educa o centro das mudan as na educa o superior estaria o desafio de redesenhar o curr culo, pois as mudan as ali configuradas indicariam a medida efetiva de transforma o realizada em qualquer institui o universit ria (Bernheim; Chaui, 2008, p. 31). A arquitetura do curr culo precisa considerar diversas quest es; en-tretanto desejamos, neste artigo, destacar e analisar a rela o entre avalia o e aprendizagem . Conforme argumentamos mais adiante, as pr ticas avaliativas uti-lizadas pelos professores na gradua o, por exemplo, podem influenciar o desen-volvimento dos outros avan os a serem introduzidos nos curr culos da educa o superior .

7 Deseja-se, por exemplo, curr culos capazes de delinear experi ncias de aprendiza-gem por meio das quais os estudantes cultivem o pensamento cr tico e reflexivo, desenvolvam capacidades de elabora o te rico-conceitual, aprendam a resolver problemas complexos, e que elaborem compet ncias coerentes s novas exig ncias do mundo do trabalho. Mas as transforma es desejadas no curr culo devem in-cluir, entre outros itens, uma revis o nos fundamentos e nas pr ticas de avalia o da aprendizagem dos educandos desse n vel de transforma es na educa o superior n o podem ser separadas das mudan as nas ideias e pr ticas que a constituem, bem como dos sujeitos que ali encontramos.

8 Al m disso, uma vez que essas transforma es precisam estar articuladas ao curr -culo, importante considerar a centralidade das experi ncias de aprendizagem como s o concebidas, desenvolvidas e avaliadas. Isso apresenta diversas implica es, tais como repensar a pr pria no o de educa o que norteia os curr culos dos cursos na universidade e as diversas pr ticas pedag gicas exercidas pelos professores, entre elas a avalia Est. Aval. Educ., S o Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009No cen rio amplo da investiga o educacional, o debate sobre a avalia o da aprendizagem na educa o superior precisa ainda ser ampliado e atrair um n mero maior de interlocutores.

9 Tal como constatado por Chaves (2004, p. 2), apenas re-centemente, na literatura educacional brasileira, t m surgido trabalhos que discutem esse tema. Embora esse debate esteja concentrado particularmente nas ltimas duas d cadas, as an lises realizadas fornecem algumas li es importantes. Se desejamos que os estudantes desenvolvam um pensamento criativo e reflexivo, por exemplo, teremos de desenhar um curr culo compat vel com essa expectativa, o que implica n o somente selecionar novos conte dos e compet ncias para serem trabalhados com os alunos, mas repensar de modo amplo os diversos aspectos do processo de ensino- aprendizagem , incluindo as pr ticas de avalia o que estamos utilizando no ensino universit import ncia da avalia o no contexto das pr ticas educacionais talvez uma marca de nossa poca.

10 Isso reflete a obrigatoriedade dessa pr tica nos projetos educa-cionais, em qualquer n vel de ensino, bem como a complexidade das quest es sobre avalia o. Assim, por exemplo, como formar indiv duos capazes de elabora o te -rico-conceitual, se nossas pr ticas de avalia o estiverem atentas somente tarefa de classificar os estudantes em rela o s suas capacidades de reter determinado conjunto de informa es factuais? A avalia o da aprendizagem na educa o superior , de modo geral, ainda deveria avan ar das pr ticas focalizadas que Luckesi (1994) denominou de verifica o da aprendizagem .


Related search queries