Example: stock market

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO SBIm GESTANTE

CALEND RIO DE VACINA O SBIm GESTANTE Recomenda es da sociedade brasileira de Imuniza es (SBIm) 2020/2021 VacinasEsquemas e recomenda esComent riosDISPONIBILIZA O DAS VACINASG ratuitas nas UBS*Cl nicas privadas de vacina oRECOMENDADASTr plice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, t tano e coqueluche) dTpa ou dTpa-VIPD upla adulto (difteria e t tano) dTHist rico vacinalConduta na gesta o A dTpa est recomendada em todas as gestac o es, pois ale m de proteger a GESTANTE e evitar que ela transmita a Bordetella pertussis ao rece m-nascido, permite a transfer ncia de anticorpos ao feto protegendo-o nos primeiros meses de vida ate que possa ser imunizado. Mulheres n o vacinadas na gestac o devem ser vacinadas no puerpe rio, o mais precocemente poss vel.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO SBIm GESTANTE Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2018/2019 Vacinas Esquemas e recomendações Comentários

Tags:

  Sociedade, Brasileira, Sociedade brasileira de

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO SBIm GESTANTE

1 CALEND RIO DE VACINA O SBIm GESTANTE Recomenda es da sociedade brasileira de Imuniza es (SBIm) 2020/2021 VacinasEsquemas e recomenda esComent riosDISPONIBILIZA O DAS VACINASG ratuitas nas UBS*Cl nicas privadas de vacina oRECOMENDADASTr plice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, t tano e coqueluche) dTpa ou dTpa-VIPD upla adulto (difteria e t tano) dTHist rico vacinalConduta na gesta o A dTpa est recomendada em todas as gestac o es, pois ale m de proteger a GESTANTE e evitar que ela transmita a Bordetella pertussis ao rece m-nascido, permite a transfer ncia de anticorpos ao feto protegendo-o nos primeiros meses de vida ate que possa ser imunizado. Mulheres n o vacinadas na gestac o devem ser vacinadas no puerpe rio, o mais precocemente poss vel.

2 Na falta de dTpa, pode ser substitu da por dTpa-VIP, ficando a crite rio me dico o uso off label em ,dT e dTpaSIM, dTpa e dTpa-VIPP reviamente vacinada, com pelo menos tr s doses de vacina contendo o componente tet dose de dTpa a partir da 20 semana de gestac o, o mais precocemente poss gestantes com vacinac o incompleta tendo recebido uma dose de vacina contendo o componente tet dose de dT e uma dose de dTpa, sendo que a dTpa deve ser aplicada a partir da 20 semana de gestac o, o mais precocemente poss vel. Respeitar intervalo m nimo de um m s entre gestantes com vacinac o incompleta tendo recebido duas doses de vacina contendo o componente tet dose de dTpa a partir da 20 semana de gestac o, o mais precocemente poss gestantes n o vacinadas e/ou hist rico vacinal desconhecido.

3 Duas doses de dT e uma dose de dTpa, sendo que a dTpa deve ser aplicada a partir da 20 semana de gestac o. Respeitar intervalo m nimo de um m s entre elas. Hepatite BTr s doses, no esquema 0 - 1 - 6 vacina hepatite B e recomendada para todas as gestantes suscet (gripe)Dose nica GESTANTE e grupo de risco para as complicac o es da infecc o pelo v rus influenza. A vacina est recomendada nos meses da sazonalidade do v rus, mesmo no primeiro trimestre de gestac o. Desde que dispon vel, a vacina influenza 4V e prefer vel vacina influenza 3V, por conferir maior cobertura das cepas circulantes. Na impossibilidade de uso da vacina 4V, utilizar a vacina , 3 VSIM, 3V e 4 VRECOMENDADAS EM SITUA O ES ESPECIAISH epatite ADuas doses, no esquema 0 - 6 meses.

4 Vacina inativada, portanto sem contraindicac o. J que no Brasil as situac o es de risco de exposic o ao VHA s o frequentes, a vacinac o deve ser considerada. N OSIMH epatite A e BPara menores de 16 anos: duas doses, aos 0 - 6 meses. A partir de 16 anos: tr s doses, aos 0 - 1 - 6 vacina combinada e uma opc o e pode substituir a vacinac o isolada das hepatites A e OSIMP neumoc cicasEsquema sequencial de VPC13 e VPP23 pode ser feito em gestantes de risco para doenc a pneumoc cica invasiva (DPI) (consulte os Calend rios de vacinac o SBIm pacientes especiais). VPC13 e VPP23 s o vacinas inativadas, portanto sem riscos te ricos para a GESTANTE e o OSIMM eningoc cicas conjugadas ACWY/CUma dose.

5 Considerar seu uso avaliando a situac o epidemiol gica e/ou a presenc a de comorbidades consideradas de risco para a doenc a meningoc cica (consulte os Calend rios de vacinac o SBIm pacientes especiais). As vacinas meningoc cicas conjugadas s o inativadas, portanto sem risco te rico para a GESTANTE e o feto. Na indisponibilidade da vacina meningoc cica conjugada ACWY, substituir pela vacina meningoc cica C OSIMM eningoc cica BDuas doses com intervalo de um a dois meses. Considerar seu uso avaliando a situac o epidemiol gica e/ou a presenc a de comorbidades consideradas de risco para a doenc a meningoc cica (consulte os Calend rios de vacinac o SBIm pacientes especiais).A vacina meningoc cica B e inativada, portanto sem risco te rico para a GESTANTE e o OSIMF ebre amarelaNormalmente contraindicada em gestantes.

6 Pore m, em situac o es em que o risco da infecc o supera os riscos potenciais da vacinac o, pode ser feita durante a nica. N o h consenso sobre a durac o da protec o conferida pela vacina. De acordo com o risco epidemiol gico, uma segunda dose pode ser considerada pela possibilidade de falha vacinal. Gestantes que viajam para pa ses que exigem o Certificado Internacional de Vacinac o e Profilaxia (CIVP) devem ser isentadas da vacinac o pelo me dico assistente, se n o houver risco de contrair a infecc o. contraindicada em nutrizes ate que o beb complete 6 meses; se a vacinac o n o puder ser evitada, suspender o aleitamento materno por dez plice viral (sarampo, caxumba e rub ola)N o vacinar na gestac o.

7 Pode ser aplicada no puerpe rio e durante a amamentac , para pue rperas de ate 59 anosSIM,para pue rperasHPVN o vacinar na gestac o. Se a mulher tiver iniciado esquema antes da gestac o, suspend -lo ate puerpe rio. Pode ser aplicada no puerpe rio e durante a amamentac OSIM, para pue rperasVaricela (catapora)N o vacinar na gestac o. Pode ser aplicada no puerpe rio e durante a amamentac OSIM, para pue rperasDengueN o vacinar na gestac o. A vacina e contraindicada em mulheres soronegativas; que estejam amamentando e ON OOs coment rios devem ser Sempre que poss vel, preferir vacinas combinadas Sempre que poss vel, considerar aplicac o es simult neas na mesma visita Qualquer dose n o administrada na idade recomendada deve ser aplicada na visita subsequente Eventos adversos significativos devem ser notificados s autoridades competentes.

8 * UBS Unidades B sicas de Sa de* UBS Unidades B sicas de Sa deAlgumas vacinas podem estar especialmente recomendadas para pacientes portadores de comorbidades ou em outra situa o especial. Consulte os Calend rios de vacina o SBIm pacientes


Related search queries