Example: air traffic controller

Como elaborar um plano de negócios 17 x 24 - Portal Sebrae

1 como elaborar UM plano DE NEG CIOSneg ciosComoelaborarum plano deneg ciosComoelaborarum plano deEspecialistas em pequenos neg ciosBRAS LIA2013 Sebrae NAPresidente do Conselho DeliberativoRoberto Sim esDiretor-Presidente do SebraeLuiz Eduardo Pereira Barretto FilhoDiretor-T cnico do SebraeCarlos Alberto dos SantosDiretor-Financeiro do SebraeJos Claudio dos SantosGerente da Unidade de Capacita o EmpresarialMirela MalvestitiGerente da Unidade de Atendimento IndividualJaqueline Aparecida de AlmeidaCoordena oStefano Nunes Portuguez de Souza SebraeAtualiza o do Conte doCl udio Afr nio Rosa Sebrae /MGEquipe T cnicaD bora Franceschini Mazzei SebraeJos Gava Neto Sebrae PRMaria Concei o Moraes Sebrae PESilmar Pereira Rodrigues SebraeTratamento de Linguagem e Revis oBusiness do Brasil Comunica o o e Projeto Gr ficoi-Comunica oSebrae MGPresidente do Conselho DeliberativoLazaro Luiz GonzagaDiretor SuperintendenteAfonso Maria RochaDiretor T cnicoLuiz M rcio Haddad Pereira SantosDiretor de Opera esF bio Veras de SouzaGer ncia de Atendimento e Coordena o GeralMara Regina VeitGer ncia de Educa o e EmpreendedorismoRicar

9 COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS APrEsENTAÇÃo O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae é a entidade que tem por missão promover a competitividade e o

Tags:

  Como

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Como elaborar um plano de negócios 17 x 24 - Portal Sebrae

1 1 como elaborar UM plano DE NEG CIOSneg ciosComoelaborarum plano deneg ciosComoelaborarum plano deEspecialistas em pequenos neg ciosBRAS LIA2013 Sebrae NAPresidente do Conselho DeliberativoRoberto Sim esDiretor-Presidente do SebraeLuiz Eduardo Pereira Barretto FilhoDiretor-T cnico do SebraeCarlos Alberto dos SantosDiretor-Financeiro do SebraeJos Claudio dos SantosGerente da Unidade de Capacita o EmpresarialMirela MalvestitiGerente da Unidade de Atendimento IndividualJaqueline Aparecida de AlmeidaCoordena oStefano Nunes Portuguez de Souza SebraeAtualiza o do Conte doCl udio Afr nio Rosa Sebrae /MGEquipe T cnicaD bora Franceschini Mazzei SebraeJos Gava Neto Sebrae PRMaria Concei o Moraes Sebrae PESilmar Pereira Rodrigues SebraeTratamento de Linguagem e Revis oBusiness do Brasil Comunica o o e Projeto Gr ficoi-Comunica oSebrae MGPresidente do Conselho DeliberativoLazaro Luiz GonzagaDiretor SuperintendenteAfonso Maria RochaDiretor T cnicoLuiz M rcio Haddad Pereira SantosDiretor de Opera esF bio Veras de SouzaGer ncia de Atendimento e Coordena o GeralMara Regina VeitGer ncia de Educa o e EmpreendedorismoRicardo Luiz Alves PereiraSupervis o T cnicaAny Myuki WakabayashiCl udio Afr nio RosaRenata Duarte FoscariniAutorCl udio Afr nio RosaConsultoriaOrganiza oFl vio L cio BritoColabora oHaroldo Mota de AlmeidaLuiz Ant nio Nolasco dos SantosMauro de Souza HenriquesEditorialN cleo de Comunica osum rioAPRESENTA O.

2 9 plano DE NEG CIO ..12O que e para que serve ..13 Seu mapa de percurso ..151 parte A elabora o do plano de neg cio ..152 parte A constru o do seu plano de neg cio ..16 Recomenda es gerais ..17 PARTE 1 A ELABORA O DO plano DE NEG CIO ..181 Sum rio Resumo dos principais pontos do plano de neg cio .. Dados dos empreendedores, experi ncia profissional e atribui es .. Dados do empreendimento .. Miss o da empresa .. Setores de atividades .. Forma jur Enquadramento tribut rio .. Capital social .. Fonte de recursos ..342 An lise de mercado .. Estudo dos clientes .. Estudo dos concorrentes .. Estudo dos fornecedores ..443 plano de Marketing .. Descri o dos principais produtos e servi os .. Pre o.

3 Estrat gias promocionais .. Estrutura de comercializa o .. Localiza o do neg cio ..554 plano Operacional .. Layout ou arranjo f sico .. Capacidade produtiva, comercial e de presta o de servi os .. Processos operacionais .. Necessidade de pessoal ..645 plano Financeiro ..66 Investimento total .. Estimativa dos investimentos fixos .. Capital de giro .. Investimentos pr -operacionais .. Investimento total (resumo) .. Estimativa do faturamento mensal .. Estimativa do custo unit rio de mat ria-prima, materiais diretos e terceiriza es .. Estimativa dos custos de comercializa o .. Apura o do custo dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas .. Estimativa dos custos com m o de obra .. Estimativa do custo com deprecia o.

4 Estimativa dos custos fixos operacionais mensais .. Demonstrativo de resultados .. Indicadores de viabilidade .. Ponto de equil brio .. Rentabilidade .. Prazo de retorno do investimento ..1036 Constru o de cen rios ..1057 Avalia o estrat gica .. An lise da matriz ..1088 Avalia o do plano de Neg cio ..1129 Roteiro para coleta de informa es consolidado ..114 PARTE 2 A CONSTRU O DO SEU plano DE NEG CIO ..1181 Sum rio Resumo dos principais pontos do plano de Neg cio .. Dados dos empreendedores, experi ncia profissional e atribui es .. Dados do empreendimento .. Miss o da empresa .. Setores de atividades .. Forma jur Enquadramento tribut rio .. mbito federal .. Capital Social .. Fonte de recursos.

5 1252 An lise de mercado .. Estudo dos clientes .. Estudo dos concorrentes .. Estudo dos plano de Marketing .. Descri o dos principais produtos e servi os .. Pre o .. Estrat gias promocionais .. Estrutura de comercializa o .. Localiza o do neg cio ..1314 plano Operacional .. Layout .. Capacidade produtiva/comercial/servi os .. Processos operacionais .. Necessidade de pessoal ..1345 plano Financeiro .. Estimativa dos investimentos fixos .. Capital de giro .. Investimentos pr -operacionais .. Investimento total (resumo).. Estimativa do faturamento mensal da empresa .. Estimativa do custo unit rio de mat ria-prima, materiais diretos e terceiriza es .. Estimativa dos custos de comercializa o.

6 Apura o dos custos dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas .. Estimativa dos custos com m o de obra .. Estimativa do custo com deprecia o .. Estimativa de custos fixos operacionais mensais .. Demonstrativo de resultados .. Indicadores de viabilidade .. Ponto de equil brio .. Rentabilidade .. Prazo de retorno do investimento ..1496 Constru o de cen rios ..1507 Avalia o estrat gica .. An lise da matriz ..1528 Avalia o do plano de Neg cio ..153 Onde encontrar o Sebrae ..154 REFER NCIAS BIBLIOGR FICAS ..1588 como elaborar UM plano DE NEG CIOS9 como elaborar UM plano DE NEG CIOSAPrEsENTA oO Servi o Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas Sebrae a entidade que tem por miss o promover a competitividade e o desenvolvimento sustent vel das micro e pequenas empresas e fomentar o empresas de pequeno porte s o fundamentais para estimular a economia do Pa s e possibilitar a inclus o social, mediante a maior oferta de postos de trabalho.

7 Elas representam 99,1% dos empreendimentos formais no Brasil, geram 52,2% dos empregos com carteira assinada e respondem por 20% do Produto Interno Bruto (PIB)1. De cada 10 empresas formalizadas 7 sobrevivem no Brasil ap s 2 anos da abertura o que indica pesquisa elaborada pelo Sebrae a partir do estudo da base de dados da Receita Federal entre os anos 2005 e desafio do Sebrae prestar apoio ao universo de milh es de empreendedores de pequenos neg cios que comp em o conjunto produtivo da economia do Brasil e que necessitam de aprimoramento nos processos de gest o e, principalmente, de uma vis o antecipada das condi es do mercado em que atuam ou em que ir o se estabelecer, para que possam tomar decis es mais objetivas e com riscos calculados, o que demonstra a import ncia de planejar a plano de neg cio o instrumento ideal para tra ar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor.

8 O que propicia seguran a para quem quer iniciar uma empresa com maiores condi es de xito ou mesmo ampliar ou promover inova es em seu neg Fonte: SBA Fact Sheet 2009 European Commission Enterprise and Industry e Ministerio do Trabalho e Emprego10 como elaborar UM plano DE NEG CIOSUma das prioridades da institui o, portanto, diz respeito capacita o dos empres rios e dos interessados em abrir sua empresa, investindo na elabora o de planejamento do neg cio e no conhecimento direcionado s pr ticas gerenciais, para que estes possam criar e manter seus empreendimentos, participando efetivamente no desenvolvimento do Pa nessa caminhada para elabora o do seu plano de neg cio! E lembre-se: seu sucesso depende de voc !11 como elaborar UM plano DE NEG CIOSPLANo DE NEG Cio13 como elaborar UM plano DE NEG CIOSo que e para que serve2 Imagine que voc deseja construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral.

9 Com certeza, sua inten o que tudo d certo, mas, para que isso ocorra, necess rio fazer um cuidadoso aten o nesta palavra: PLANEJAMENTO. Ou seja, a casa, a festa e a viagem n o v o se realizar apenas porque voc assim deseja, mesmo que seja um desejo ardoroso. Ideias assim nascem em nossos cora es, por m, para que elas se tornem realidade, preciso constru -las passo a que uma viagem aconte a, necess rio escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras , para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um neg cio. E empreender, muitas vezes, uma viagem para um lugar voc organizar suas ideias que foi criado o plano DE NEG CIO.

10 Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, o plano de neg cio ser o seu mapa de plano de neg cio um documento que descreve por escrito os objetivos de um neg cio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcan ados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de neg cio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao inv s de comet -los no Adaptado: Cl udia Pavani plano de Neg cios: um guia para o v o da sua empresa14 como elaborar UM plano DE NEG CIOSO plano ir ajud -lo a concluir se sua ideia vi vel e a buscar informa es mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e servi os que ir oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu neg final, seu plano ir ajud -lo a responder a seguinte pergunta: Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu neg cio?


Related search queries