Example: dental hygienist

COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO - Sebrae

Rede de Atendimentoao EmpreendedorRede de Atendimentoao EmpreendedorCOMO ELABORARUMA PESQUISA DE MERCADOCOMO ELABORARUMA PESQUISA DE MERCADORede de Atendimentoao EmpreendedorFICHA T CNICA2013 Sebrae MINAS 2005. Servi o de Apoio s Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais SEBRAE2007. 2 Impress o: exemplares2013. Rediagramado e reimpresso pelo Sebrae MINASTODOS OS DIREITOS RESERVADOS permitida a reprodu o total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio, desde que divulgadas as ES E CONTATOSS ervi o de Apoio s Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais Sebrae Unidade de Atendimento Individual ao EmpreendedorAv. Bar o Homem de Melo, , Estoril CEP 30494-085 - Belo Horizonte, MG - Telefone 0800 570 0800 - Home: MINASP residente do Conselho DeliberativoL ZARO LUIZ GONZAGAD iretor SuperintendenteAFONSO MARIA ROCHAD iretor T cnicoLUIZ M RCIO HADDAD PEREIRA SANTOSD iretora de Opera esF BIO VERAS DE SOUZA Unidade de Atendimento Individual ao Empreendedor Sebrae MINASG erenteMARA REGINA VEITE quipe T cnicaEdi o 2013 VIVIANE SOARES DA COSTAEdi o 2005 e 2008 ANY MYUKI WAKABAYASHI RENATA DUARTE FOSCARINIU nidade de Educa o, Empreendedorismo e Cooperativismo Sebrae MINASG erenteRICARDO LUIZ ALVES PEREIRAE quipe T cnica Organiza o e Revis oEdi o 2005 e 2008 ADRIANA ATHOUGUIA SABIONICL UDIO AFR NIO ROSAA ssessor

cro e pequenas empresas, como as pesquisas para implantação de novos negó-cios e pesquisas aplicadas em empresas já existentes. Com isso, esperamos que você aproveite ao máximo este manual e o utilize como ferramenta de apoio para abrir ou ampliar o seu negócio.

Tags:

  Pesquisa

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO - Sebrae

1 Rede de Atendimentoao EmpreendedorRede de Atendimentoao EmpreendedorCOMO ELABORARUMA PESQUISA DE MERCADOCOMO ELABORARUMA PESQUISA DE MERCADORede de Atendimentoao EmpreendedorFICHA T CNICA2013 Sebrae MINAS 2005. Servi o de Apoio s Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais SEBRAE2007. 2 Impress o: exemplares2013. Rediagramado e reimpresso pelo Sebrae MINASTODOS OS DIREITOS RESERVADOS permitida a reprodu o total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio, desde que divulgadas as ES E CONTATOSS ervi o de Apoio s Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais Sebrae Unidade de Atendimento Individual ao EmpreendedorAv. Bar o Homem de Melo, , Estoril CEP 30494-085 - Belo Horizonte, MG - Telefone 0800 570 0800 - Home: MINASP residente do Conselho DeliberativoL ZARO LUIZ GONZAGAD iretor SuperintendenteAFONSO MARIA ROCHAD iretor T cnicoLUIZ M RCIO HADDAD PEREIRA SANTOSD iretora de Opera esF BIO VERAS DE SOUZA Unidade de Atendimento Individual ao Empreendedor Sebrae MINASG erenteMARA REGINA VEITE quipe T cnicaEdi o 2013 VIVIANE SOARES DA COSTAEdi o 2005 e 2008 ANY MYUKI WAKABAYASHI RENATA DUARTE FOSCARINIU nidade de Educa o.

2 Empreendedorismo e Cooperativismo Sebrae MINASG erenteRICARDO LUIZ ALVES PEREIRAE quipe T cnica Organiza o e Revis oEdi o 2005 e 2008 ADRIANA ATHOUGUIA SABIONICL UDIO AFR NIO ROSAA ssessoria de Comunica o Sebrae MINASG erente MARIA TERESA GOULARTE quipe T cnicaJULIA CASSARO GRASSELLIM RCIA DE PAULA DA FONSECA ApoioEdi o 2005 e 2008 JOHANNA VERANO BRAGALUDMILA PEREIRA ARAUJO LAGUARDIAA utoriaISABELA MOTTA GOMEST ratamento de Linguagem e Revis oVIVIANE SOARES DA COSTA Edi o 2013 Editora o Eletr nicaCASA DE EDITORA O E ARTEG633 Gomes, Isabela Motta Como ELABORAR uma PESQUISA de MERCADO . /Isabela Motta Gomes; organiza o, Viviane Soares da Costa, Any Myuki Wakabayashi, Renata Duarte Foscarini, Adriana Athouguia Sabioni, Cl udio Afr nio Rosa. - Belo Horizonte: Sebrae MINAS, 2013. XX p.: il. (Manuais Como ELABORAR ) Nota de Conte do: 1 edi o 2005 e 2 edi o 2007.

3 Rediagrama o e reimpress o pelo Sebrae MINAS em 2013. 1. PESQUISA de MERCADO . I. Costa, Viviane Soares. II. Wakabayash, Any Myuki. III. Foscarini, Renata Duarte. IV. Sabioni, Adriana Athouguia. V. Rosa, Cl udio Afr nio. VI. Servi o de Apoio s Micro Pequenas Empresas de Minas Gerais. VII. T tulo. CDU: ES SOBRE O Sebrae MINASO Servi o de Apoio s Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais - Sebrae Minas - uma entidade civil sem fins lucrativos que funciona como Servi o Social Aut nomo. Criada pela Lei n , de 12/4/90, e regulamentada pelo Decreto n , de 9/10/91, a institui o est vinculada ao Sistema Sebrae , que tem ramifica es em todo o Sebrae Minas atua na busca da redu o e racionaliza o da carga tribut ria e da burocracia. Em conso-n ncia com as pol ticas nacionais, regionais e estaduais de desenvolvimento, oferece uma variada gama de servi os aos empres rios e pessoas interessadas em iniciar seu pr prio neg meio de parcerias com munic pios, institui es e entidades empresariais, o Sebrae Minas define e elabora estrat gias de desenvolvimento, apoiando setores que precisam se tornar mais competi-tivos.

4 Com programas espec ficos, estimula a cultura da coopera o, al m de facilitar o acesso s tecnologias e ao cr orientar o empres rio nos processos de gest o e obten o de melhores resultados empresariais, o Sebrae Minas disp e de uma equipe de t cnicos para atendimentos especializados em diversas reas, dentre as quais: finan as, custos, produ o, marketing, PESQUISA de MERCADO e recursos MULOS AOS NEG CIOSO Sebrae Minas tamb m apoia projetos desenvolvidos em incubadoras de empresas, em parceria com institutos de pesquisas, universidades e iniciativa gerar novos neg cios, parcerias e interc mbios, o Sebrae Minas promove in meros eventos, tais como feiras, encontros e miss es empresariais, rodadas de neg cios, semin rios t cnicos e comerciais, aproximando quem quer comprar de quem precisa vender, viabilizando parcerias, ampliando e otimizan-do solu es em educa o empreendedora, por meio de treinamentos, atendimentos individuali-zados presenciais e a dist ncia e programas para melhoria dos processos gerenciais e desenvolvimento de habilidades de lideran a e do comportamento prepara o de futuros gerentes e empres rios, a entidade mant m escolas de forma o gerencial de ensino m dio.

5 Com habilita o t cnica em Administra esses produtos e servi os est o disposi o dos empres rios e empreendedores por meio dos pontos de atendimento, presentes em todas as regi es do estado, via internet ( ) ou pela Central de Relacionamento 0800 570 OO Sebrae atua h mais de 40 anos em todo o pa s, sempre com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas de micro e pequeno nessa experi ncia, o Sebrae Minas lan a uma s rie de manuais com temas gerenciais diversificados e abrangentes, buscando orientar os empreende-dores quanto s suas d vidas mais frequentes no processo de gest o de um pe-queno neg s rie formada pelos seguintes manuais:Como ELABORAR um Plano de Neg cioComo ELABORAR um Plano de MarketingComo ELABORAR uma PESQUISA de MercadoComo ELABORAR Controles FinanceirosEstes manuais foram produzidos com o intuito de dar uma vis o ampla e pr tica das ferramentas de gest o existentes, contribuindo para o aprimoramento da ges-t o dos pequenos empreendimentos, sem contudo esgotar os temas abordados.

6 Os empreendedores e empres rios poder o, a partir da leitura desses manuais, implantar as ferramentas de gest o apresentadas, sem maiores dar suporte implanta o dos modelos sugeridos, os empreendedores e empres rios interessados poder o, a qualquer momento, contatar a Rede Sebrae de Atendimento, de forma presencial, nos pontos de atendimento, ou a dist ncia na Consultoria On-line, por meio do site ou pela Central de Relacionamento - 0800 570 Regina VeitSebrae MinasSUM RIOI ntrodu oConhecendo a Estrutura do ManualEntendendo a Estrutura da PESQUISA de MercadoElaborando a PESQUISA de MERCADO para o seu Neg cio1 Passo: Defini o do P blico-alvo e dos Objetivos da Pesquisa2 Passo: Defini o da Coleta dos Dados Secund Dados Prim rios3 Passo: Defini o do M todo de PESQUISA de Dados Prim PESQUISA Defini o da T cnica de Pesquisa11131416162222252626 265 Passo: Elabora o dos Instrumentos de Question Determina o das Informa Reda o das Perguntas e das Alternativas de Avalia o do Question rio e de sua Realiza o do Pr -teste e Revis o do Question rio6 Passo: Aplica o da Pesquisa7 Passo: Tabula o dos Dados8 Passo: Elabora o do Relat rio Final9 Passo: Tomada de Decis oA PESQUISA como Ferramenta de Crescimento Cont nuoPesquisa de Satisfa o de ClientesFormul rio de Avalia o de VisitasO Sr.

7 Manoel e a Continuidade de seu CrescimentoConclus PESQUISA Defini o do Meio de Aplica o da Pesquisa4 Passo: Defini o da AmostraRefer ncias Formul rio de PESQUISA de Mercado2828313737373839405255566365 6669747576775 Passo: Elabora o dos Instrumentos de Question Determina o das Informa Reda o das Perguntas e das Alternativas de Avalia o do Question rio e de sua Realiza o do Pr -teste e Revis o do Question rio6 Passo: Aplica o da Pesquisa7 Passo: Tabula o dos Dados8 Passo: Elabora o do Relat rio Final9 Passo: Tomada de Decis oA PESQUISA como Ferramenta de Crescimento Cont nuoPesquisa de Satisfa o de ClientesFormul rio de Avalia o de VisitasO Sr. Manoel e a Continuidade de seu CrescimentoConclus PESQUISA Defini o do Meio de Aplica o da Pesquisa4 Passo: Defini o da AmostraRefer ncias Formul rio de PESQUISA de MercadoINTRODU OA PESQUISA de MERCADO uma ferramenta importante para que voc obtenha infor-ma es valiosas sobre o MERCADO em que atua ou pretende atuar.

8 Quanto maior o seu conhecimento sobre o MERCADO , clientes, fornecedores e concorrentes, me-lhor ser o desempenho do seu neg , ela est ao alcance das pequenas empresas e pode ser realizada a partir de institutos de pesquisas contratados, empresas juniores compostas por estudantes universit rios ou realizadas pelo pr prio empres rio e seus co-laboradores. Dependendo da complexidade da PESQUISA , fundamental que se contrate uma institui o proposta desse manual n o foi a de esgotar o conte do, mas sim de desenvolver um material que o ajudar a compreender como e quando formular, aplicar e anali-sar pesquisas para o seu neg sentido, ser o apresentados os tipos de pesquisas mais utilizados para mi-cro e pequenas empresas, como as pesquisas para implanta o de novos neg -cios e pesquisas aplicadas em empresas j isso, esperamos que voc aproveite ao m ximo este manual e o utilize como ferramenta de apoio para abrir ou ampliar o seu neg A ESTRUTURA DO MANUAL Para facilitar seu entendimento, cada t pico desse manual foi estruturado da se-guinte forma: O QUE E COMO FAZERN esse t pico, voc aprende sobre cada etapa de elabora o para a PESQUISA de MERCADO .

9 FIQUE DE OLHOEm alguns momentos, voc receber dicas sobre um determinado assunto. Esteja alerta para as recomenda es que ser o feitas. EXEMPLO Para facilitar a compreens o dos processos na elabora o de uma PESQUISA de MERCADO , vamos contar com a hist ria do portugu s Sr. Manoel, que nos acompa-nhar durante todo o manual. Apesar de ser um exemplo fict cio, ele foi baseado em situa es reais do cotidiano de uma empresa. HORA DE PRATICAR Comece a se mexer e realize os exerc cios propostos, de acordo com o seu ne-g cio. uma boa maneira de responder s d vidas e testar o que voc aprendeu. 1415 ENTENDENDO A ESTRUTURA DA PESQUISA DE MERCADO Estruturamos, nesse manual, nove passos para que voc possa realizar sua Pesqui-sa de MERCADO . Acompanhe-nos: 1 PASSO: DEFINI O DO P BLICO-ALVO E OBJETIVOS DA PESQUISA Qual a real necessidade e os motivos que o levaram a realizar essa PESQUISA ? No in cio dessa caminhada, a defini o dos objetivos ser muito til. 2 PASSO: DEFINI O DA COLETA DOS DADOS Nessa etapa, voc definir como ir levantar os dados de sua PESQUISA .

10 3 PASSO: DEFINI O DO M TODO DE PESQUISA DE DADOS PRIM RIOS Qual o tipo de PESQUISA mais adequado ao seu prop sito? Defina os procedi-mentos para a sua realiza o. 4 PASSO: DEFINI O DA AMOSTRA Conhecimento do tamanho do p blico a ser pesquisado. 5 PASSO: ELABORA O DOS INSTRUMENTOS DE PESQUISA Nessa etapa, voc aprender a ELABORAR question rios, formul rios e roteiros de pesquisas. 6 PASSO: APLICA O DA PESQUISA A forma como ser abordada garantir o bom desempenho da sua PESQUISA . 7 PASSO: TABULA O DOS DADOS Chegou a hora de reunir os dados e trabalh -los de maneira a facilitar a sua an lise. 8 PASSO: ELABORA O DO RELAT RIO FINAL A elabora o do relat rio final lhe permitir analisar os dados obtidos na PESQUISA e identificar aspectos relevantes para a tomada de decis o. 9 PASSO: TOMADA DE DECIS O Com os resultados obtidos a partir da PESQUISA , ser poss vel determinar as a es necess rias em benef cio do seu neg cio.


Related search queries