Example: confidence

Construção de curva de calibração por padrão externo para ...

Constru o de curva de calibra o por padr o externo para determina o de teor de cobre em gua pot vel da cidade Brejo do Cruz Para ba por Espectrofotometria de Absor o Molecular Construction of calibration curve by external standard for determination of copper in drinking water of the city of Brejo do Cruz - Paraiba by Molecular Absorption Spectrometry Construcci n de la curva de calibraci n est ndar externo para la determinaci n de cobre en el agua potable de la ciudad de Brejo do Cruz - Paraiba mediante espectrometr a de absorci n molecular Franklin Kaic Dutra PEREIRA1, Milena Tarciana FACCIO1, Jonh Anderson Mac do SANTOS1, Cl udia La s Ara jo ALMEIDA1, Maria Lidiane Mac do de ARA JO1, Cosme Silva SANTO1 Rayane de Oliveira SILVA1 Francisca Ta se da Siva ARA JO1.

PEREIRA, F. K. P.; FACCIO, M. T.; SANTO, J. A. M; ALMEIDA, C. L. A.; ARAÚJO, M. L. M; SILVA, R. O; ARAUJO, F. T. S. Construção de curva de calibração por padrão ...

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Construção de curva de calibração por padrão externo para ...

1 Constru o de curva de calibra o por padr o externo para determina o de teor de cobre em gua pot vel da cidade Brejo do Cruz Para ba por Espectrofotometria de Absor o Molecular Construction of calibration curve by external standard for determination of copper in drinking water of the city of Brejo do Cruz - Paraiba by Molecular Absorption Spectrometry Construcci n de la curva de calibraci n est ndar externo para la determinaci n de cobre en el agua potable de la ciudad de Brejo do Cruz - Paraiba mediante espectrometr a de absorci n molecular Franklin Kaic Dutra PEREIRA1, Milena Tarciana FACCIO1, Jonh Anderson Mac do SANTOS1, Cl udia La s Ara jo ALMEIDA1, Maria Lidiane Mac do de ARA JO1, Cosme Silva SANTO1 Rayane de Oliveira SILVA1 Francisca Ta se da Siva ARA JO1.

2 1. Curso de Licenciatura em Qu mica, Universidade Federal de Campina Grande, CES, Cuit -PB. E-mail: RESUMO. Espectrofot metros s o instrumentos capazes de registrar dados de absorb ncia ou transmit ncia em fun o do comprimento de onda. Este registro chamado de espectro de absor o ou de espectro de transmiss o, segundo o dado registrado for de absorb ncia ou transmit ncia, respectivamente. O espectro de absor o caracter stico para cada esp cie qu mica, sendo poss vel a identifica o de uma esp cie qu mica por seu espectro de absor o . A caracter stica mais importante dos espectrofot metros a sele o de radia es monocrom ticas, o que possibilita in meras determina es quantitativas.

3 O presente trabalho teve como objetivo preparar uma curva de calibra o por padr o externo e determinar a concentra o de cobre de uma amostra de gua pot vel duma cidade do interior Paraibano, Brejo do Cruz. PALAVRAS CHAVES: An lise Espectrofotom trica, Absorb ncia e Transmit ncia, An lise Quantitativa da [Cu +2] em gua de Brejo do Cruz. ABSTRACT. Spectrophotometers are instruments capable of recording data in absorbance or transmittance as a function of wavelength. This record is called an absorption spectrum or the transmission spectrum, the second data is recorded in absorbance or transmittance, respectively.

4 The absorption spectrum is characteristic for each chemical species, making it possible to identify a chemical species by their "absorption spectrum". The most important feature of spectrophotometers is the selection of monochromatic radiation, which allows numerous quantitative determinations governed by Beer's Law. This study aimed to prepare a calibration curve by external standard to determine the concentration of copper in a sample of drinking water from a city in the interior of Para ba, of Cross Heath, and ascertain whether it is within the standards of potability in accordance with Ordinance PEREIRA, F.

5 K. P.; FACCIO, M. T.; SANTO, J. A. M; ALMEIDA, C. L. A.; ARA JO, M. L. M; SILVA, R. O; ARAUJO, F. T. S. Constru o de curva de calibra o por padr o externo para determina o de teor de cobre em gua pot vel da cidade Brejo do Cruz Para ba por Espectrofotometria de Absor o Molecular. In: 5 Congresso Norte-Nordeste de Qu mica. Natal RN UFRN. KEYWORDS: Spectrophotometric Analysis, absorbance and transmittance, Quantitative Analysis of [Cu +2] in water of Brejo do Cruz. Todas as subst ncias podem absorver energia radiante, 1 INTRODU O mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de ondas que pertencem ao espectro vis vel.

6 An lises qu micas s o realizadas cotidianamente para A gua absorve fortemente na regi o do infravermelho. A. determina o de uma grande variedade de subst ncias. An lises absor o das radia es ultravioleta, vis veis e infravermelhas cl nicas, nutricionais e controle de qualidade s o apenas algumas dependem das estruturas das mol culas, e caracter stica para das aplica es da qu mica anal tica no nosso dia-a-dia. Em cada subst ncia qu mica. Quando a luz atravessa uma subst ncia, algumas situa es, como por exemplo, nas an lises preliminares parte da energia absorvida (absorb ncia): a energia radiante n o de doping realizadas em atletas, o analista deseja apenas detectar a pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida.

7 A cor das presen a de uma determinada subst ncia. Nesses casos, a subst ncias se deve a absor o (transmit ncia) de certos determina o denominada qualitativa. Por outro lado, quando . comprimentos de ondas da luz branca que incide sobre elas, necess rio estabelecer a quantidade exata da subst ncia a ser deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles analisada executa-se uma an lise quantitativa. comprimentos de ondas n o absorvidos (Harris, 2005). Alguns dos experimentos comumente propostos baseiam-se na capacidade que algumas subst ncias apresentam Energia radiante para formar compostos coloridos.

8 Segundo VOGEL (1981), o As formas de energia radiante a que estamos cido asc rbico (vitamina C), reage com hexacianoferrato de habituados a luz vis vel , produzida pelo sol, ou pelo pot ssio (K3[Fe(CN)6]) na presen a de Fe(III) para formar um aquecimento do filamento de tungst nio de uma l mpada composto colorido, denominado azul da Pr ssia. A intensidade da incandescente comum. Ela designada luz vis vel, porque colora o azul da solu o depende da concentra o de cido impressiona a retina do olho humano. Sabe-se, contudo, que asc rbico presente na amostra.

9 Dessa forma, a medida da outros animais como as abelhas, por exemplo, percebem outras intensidade da colora o possibilita a an lise quantitativa desse radia es al m daquela. Outras modalidades de energia radiante, composto em uma determinada amostra. Esse procedimento foi contudo, fazem parte do nosso cotidiano: os raios X empregados adaptado por N brega e Lopes em um sistema de inje o em uxo na medicina, as microondas dos fornos dom sticos, as ondas de com detec o espectrofotom trica (KAMOGAWA, 2008). r dio, os raios infravermelhos, radia es eletromagn ticas, entre outros (Friori, 2013).

10 2 FUNDAMENTA O TE RICA Na Tabela 1 s o apresentados os intervalos de comprimento de onda que caracterizam os diferentes tipos de A espectrofotometria o m todo de an lises ptico mais radia es eletromagn ticas. Observa-se ainda que, mesmo o que usado nas investiga es biol gicas e fisico-qu micas. O se denomina luz vis vel , pode ser decomposta em uma s rie de espectrofot metro um instrumento que permite comparar a radia es, correspondentes a intervalos de comprimento de onda, radia o absorvida ou transmitida por uma solu o que cont m diferenciadas pela colora o que exibem.


Related search queries