Example: biology

CONTABILIDADE DE CUSTOS: um estudo de caso sobre o …

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERID . DEPARTAMENTO DE CI NCIAS EXATAS E APLICADAS. CAMPUS DE CAIC . CAMILLA VALESSA DANTAS DE OLIVEIRA. CONTABILIDADE DE CUSTOS: um estudo de caso sobre o ponto de equil brio de uma empresa do ramo faccionista t xtil. CAIC -RN. 2016. CAMILLA VALESSA DANTAS DE OLIVEIRA. CONTABILIDADE DE CUSTOS: um estudo de caso sobre o ponto de equil brio de uma empresa do ramo faccionista t xtil. Monografia apresentada ao Departamento de Ci ncias Exatas e Aplicadas do Centro de Ensino Superior do Serid da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para obten o do t tulo de Bacharel em Ci ncias Cont beis.

CAMILLA VALESSA DANTAS DE OLIVEIRA CONTABILIDADE DE CUSTOS: um estudo de caso sobre o ponto de equilíbrio de uma empresa do ramo faccionista têxtil.

Tags:

  Roma

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of CONTABILIDADE DE CUSTOS: um estudo de caso sobre o …

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERID . DEPARTAMENTO DE CI NCIAS EXATAS E APLICADAS. CAMPUS DE CAIC . CAMILLA VALESSA DANTAS DE OLIVEIRA. CONTABILIDADE DE CUSTOS: um estudo de caso sobre o ponto de equil brio de uma empresa do ramo faccionista t xtil. CAIC -RN. 2016. CAMILLA VALESSA DANTAS DE OLIVEIRA. CONTABILIDADE DE CUSTOS: um estudo de caso sobre o ponto de equil brio de uma empresa do ramo faccionista t xtil. Monografia apresentada ao Departamento de Ci ncias Exatas e Aplicadas do Centro de Ensino Superior do Serid da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para obten o do t tulo de Bacharel em Ci ncias Cont beis.

2 Orientador(a): Prof. Ms. S crates Dantas Lopes. CAIC -RN. 2016. CAMILLA VALESSA DANTAS DE OLIVEIRA. CONTABILIDADE DE CUSTOS: um estudo de caso sobre o ponto de equil brio de uma empresa do ramo faccionista t xtil. Monografia apresentada ao Departamento de Ci ncias Exatas e Aplicadas do Centro de Ensino Superior do Serid da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para obten o do t tulo de Bacharel em Ci ncias Cont beis. Orientador Prof. Ms. S crates Dantas Lopes BANCA EXAMINADORA. _____. Prof. Ms. S crates Dantas Lopes- UFRN/CERES. Orientador _____. Prof. Ms.

3 Ricardo Aladim Monteiro - UFRN/CERES. Examinador _____. Prof. Ms. Isabel de Medeiros Coelho - UFRN/CERES. Examinador Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Sistema de Bibliotecas - SISBI. Cataloga o de Publica o na Fonte. UFRN - Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Serid - CERES Caic . Oliveira, Camilla Valessa Dantas de. CONTABILIDADE de Custos: um estudo de caso sobre o ponto de equil brio de uma empresa do ramo faccionista t xtil / Camilla Valessa Dantas de Oliveira. - Caic / RN: UFRN, 2016. 52f.: il. Orientador: Ms. S crates Dantas Lopes.

4 Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Serid - Campus Caic . Departamento de Ci ncias Exatas e Aplicadas - Curso de Ci ncias Cont beis. Monografia - Bacharelado em Ci ncias Cont beis. 1. CONTABILIDADE . 2. Ponto de Equil brio. 3. Custos. 4. Margem de Contribui o. I. Lopes, S crates Dantas. II. T tulo. RN/UF/BS-CAIC CDU 657. Na vida, existe tempo para todas as coisas e um tempo para cada coisa! Existe o tempo para trabalhar e o tempo para descansar;. Existe o tempo de sofrer e de Assim por diante, em todos esses tempos, quando aceitos e vividos S o partes integrantes de toda a vida.

5 Nosso grande tempo de Por m, em um determinado momento, o homem para. Parece que escuta e s vezes n o ouve! Olha, mas n o v ! que chegou para o homem a hora da decis o, Momento inevit vel de dar um rumo ao todo da sua vida. Muitos s o os caminhos, por m, outras tantas, as Cabe a cada homem a iniciativa de trilhar o seu caminho;. Cabe a cada um de n s a coragem de assumir a pr pria escolha. (Autor desconhecido). Dedico este trabalho quele que sempre foi e sempre ser meu her i: meu tio, Fernando dos Santos Dantas, in memoriam . Sei o quanto se sentiria realizado, se aqui estivesse para compartilhar comigo esta vit ria.

6 AGRADECIMENTOS. dif cil agradecer a todos aqueles que, de alguma forma, contribu ram para a realiza o desta conquista, por isso inicio meus agradecimentos, primeiramente deixando meu muito obrigada a todos, de cora o! Reconhe o que nenhuma conquista se atinge de modo individualista, e, no decorrer destes 5 anos de gradua o, algumas pessoas estiveram ao meu lado, torcendo para que este dia chegasse. Gostaria de agradecer aos meus pais que, mesmo sem terem avan ado em seus estudos, sempre incentivaram a mim e aos meus irm os, para que nos aprimor ssemos na carreira estudantil e, desta forma, tiv ssemos acesso ao mundo do trabalho.

7 Ao meu esposo e tamb m colega de sala, Isa as Costa, pelo companheirismo e dedica o de sempre. Quero que saiba que ter voc como colega foi minha maior inspira o. Ao meu grupo de estudo : Edyane, Nathalia, Ana Paula e Isa as; voc s sempre foram minha base e porto seguro na universidade. Agrade o a cada um de voc s pelas palavras de apoio nos momentos mais dif ceis e tenham a certeza de que voc s me acrescentaram muito, tanto pessoal como profissionalmente. A Jakeline Azevedo, amiga e propriet ria da empresa destacada neste trabalho para estudo de caso, pela confian a e disponibilidade dispensadas, sempre que precisei.

8 Ao meu orientador, S crates Lopes, pela aten o e dedica o; sou imensamente grata a voc , pelo apoio prestado, e mantenho a plena convic o de que escolhi a pessoa certa para trilhar comigo esse longo caminho. RESUMO. O campo de estudo do presente trabalho atende quest o sobre o ponto de equil brio em uma empresa do ramo t xtil, localizada em Jardim do Serid - RN, que atua como prestadora de servi o para empresas consagradas deste ramo industrial. A fundamenta o te rica abordou fatores intr nsecos ao segmento pesquisado, como o setor faccionista t xtil como um todo, a classifica o e os tipos de custos, conceito de despesa, margem de contribui o, margem bruta, margem l quida e o ponto de equil brio cont bil, financeiro e econ mico.

9 Al m disso, foram abordados temas pertinentes rea da CONTABILIDADE , de modo geral e de custos, na perspectiva de enfatizar a import ncia da mesma quanto ao levantamento de informa es gerenciais para que uma empresa opere bem, pois quando as empresas t m conhecimento de seus custos, despesas e receitas, certamente alcan ar o melhores resultados. No decorrer do trabalho, ser evidenciada a import ncia da an lise do ponto de equil brio e das margens utilizadas para identificar a situa o da empresa e sua utilidade como ferramenta de gest o. Palavras chaves: CONTABILIDADE , ponto de equil brio, custos e margem de contribui o.

10 ABSTRACT. The field of study of the present paper answers the question about the balance point in a textile company, located in Jardim do Serid -RN, which acts as a service provider for consecrated companies in this industry. The theoretical basis addressed factors intrinsic to the segment surveyed, such all the textile faction sector, completely, classification and types of costs, concept of expenditure, contribution margin, gross margin, net margin and point Accounting, financial and economic balance. In addition, issues related to the area of accounting, in general and costs, were approached in order to emphasize its importance regarding the collection of managerial information for a company to operate well, because when companies are aware of their costs, expenses and revenues, will certainly achieve better results.


Related search queries