Example: bankruptcy

CURRICULARES - Belo Horizonte

VERS O PRELIMINAR. PERCURSOS. CURRICULARES . E TRILHAS DE APRENDIZAGENS PARA A REDE MUNICIPAL. DE EDUCA O DE BELO Horizonte EM TEMPOS DE PANDEMIA. PERCURSOS. CURRICULARES . E TRILHAS DE APRENDIZAGENS PARA A REDE MUNICIPAL. DE EDUCA O DE BELO Horizonte EM TEMPOS DE PANDEMIA. Secretaria Municipal de Educa o de Belo Horizonte Belo Horizonte , 2020. Prefeitura de Belo Horizonte Projeto Gr fico e diagrama o Secretaria Municipal de Educa o Terezinha Nelma de Ara jo Bruno Milagres Paschoa Secret ria: ngela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben Revis o Secret rio Municipal Adjunto: Marcos Carolina Bicalho Evangelista Alves Fl via Lucimar Batista da Luz Subsecret ria de Planejamento, Gest o e Magner Miranda de Souza Finan as: Nat lia Raquel Ribeiro Ara jo Leitura Cr tica Organiza o C sar Eduardo de Moura Adriana Nogueira Ara jo Silveira Heli Sabino de Oliveira Lucilene Alencar das Dores Francisca Izabel Pereira Maciele Maria do Socorro Lages Figueiredo Rita Cristina Lages Lima AGRADECIMENTOS.

Agradecemos às escolas municipais, que se organizaram coletivamente e dedicaram seu tempo de trabalho para realizar a leitura desta obra e colaborar, generosamente, com a escrita dos textos, a fim de retratar, com respeito, a realidade enfrentada por cada unidade escolar no período de isolamento social.

Tags:

  Escola, Curriculares

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of CURRICULARES - Belo Horizonte

1 VERS O PRELIMINAR. PERCURSOS. CURRICULARES . E TRILHAS DE APRENDIZAGENS PARA A REDE MUNICIPAL. DE EDUCA O DE BELO Horizonte EM TEMPOS DE PANDEMIA. PERCURSOS. CURRICULARES . E TRILHAS DE APRENDIZAGENS PARA A REDE MUNICIPAL. DE EDUCA O DE BELO Horizonte EM TEMPOS DE PANDEMIA. Secretaria Municipal de Educa o de Belo Horizonte Belo Horizonte , 2020. Prefeitura de Belo Horizonte Projeto Gr fico e diagrama o Secretaria Municipal de Educa o Terezinha Nelma de Ara jo Bruno Milagres Paschoa Secret ria: ngela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben Revis o Secret rio Municipal Adjunto: Marcos Carolina Bicalho Evangelista Alves Fl via Lucimar Batista da Luz Subsecret ria de Planejamento, Gest o e Magner Miranda de Souza Finan as: Nat lia Raquel Ribeiro Ara jo Leitura Cr tica Organiza o C sar Eduardo de Moura Adriana Nogueira Ara jo Silveira Heli Sabino de Oliveira Lucilene Alencar das Dores Francisca Izabel Pereira Maciele Maria do Socorro Lages Figueiredo Rita Cristina Lages Lima AGRADECIMENTOS.

2 A Secretaria Municipal de Educa o agradece Universidade Federal de Minas Gerais pela contribui o na constru o de conhecimentos e no envolvimento formativo com os(as) professo- res(as) da Rede Municipal de Educa o durante o processo de produ o desta obra. incontest - vel o esfor o que essa institui o realizou, e ainda realiza, ao preservar o seu compromisso com a sociedade na produ o de saberes indispens veis para a forma o humana, cr tica e cidad . Ao Prefeito Alexandre Kalil e sua equipe, agradecemos o respeito com nossos(as) professo- res(as), estudantes e suas fam lias no contexto dif cil que temos vivenciado em tempos de pande- mia, sempre colocando a prote o vida e o cuidado com o ser humano como a es priorit rias. Agradecemos s escolas municipais, que se organizaram coletivamente e dedicaram seu tempo de trabalho para realizar a leitura desta obra e colaborar, generosamente, com a escrita dos textos, a fim de retratar, com respeito, a realidade enfrentada por cada unidade escolar no per odo de isolamento social.

3 Agradecemos, tamb m, aos( s) professores(as) e profissionais da Rede Municipal de Edu- ca o que participaram das forma es, grupos de trabalho e estudos, que foram realizados com vista a intercambiar saberes e fazeres docentes em tempos de pandemia. Aos estudantes e suas fam lias, agradecemos a confian a que foi depositada no trabalho pedag gico desenvolvido pelas escolas, seus(suas) professores(as) e profissionais da Educa o, que n o mediram esfor os para reinventar suas pr ticas, com vista a acessar todos(as) que fazem parte da comunidade escolar. Participa o, empenho e determina o s o algumas das palavras que marcam as trajet rias dos(as) estudantes e suas fam lias no novo di logo em favor de apren- dizagens que, mais do que nunca, articulam fam lia e escola . Por meio da escuta atenta e cuidadosa das narrativas apresentadas nos encontros formati- vos e das manifesta es, atrav s de coment rios e sugest es enviados pelas escolas, foi poss vel estruturar os conte dos apresentados nesta obra, que, de fato, materializam as intencionalidades pedag gicas e respeitam a pluralidade de sujeitos, conhecimentos e processos da Rede Municipal de Educa o de Belo Horizonte .

4 O estreitamento de la os de trabalho entre essas institui es possibilitou, especialmente durante a pandemia da Covid-19, ressignificar a profiss o docente, luz do contexto social pautado pelo novo normal ; reconhecer o(a) estudante como centro do processo de ensino-aprendizagem e reinventar a escola e as suas pr ticas pedag gicas, com foco nos conhecimentos que s o es- senciais no momento que vivemos. Al m disso, podemos dizer que o documento Percursos Curri- culares e Trilhas de Aprendizagens para a Rede Municipal de Educa o em tempos de pandemia . fruto das trocas de experi ncias estabelecidas pelas escolas e suas comunidades; pelos(as). estudantes com seus(suas) colegas de turma e professores(as) e, ainda, pelos(as) professores(as). do ensino superior com os(as) professores(as) da educa o b sica, ao longo dos encontros de forma o que foram desenvolvidos a fim de consolidar um trabalho pedag gico contextualizado no momento vivido. Agradecemos, portanto, todos(as) os(as) profissionais envolvidos(as) na elabora o deste documento, que traz, em sua ess ncia, um convite ao di logo, forma o continuada e s intera- es pedag gicas que, certamente, contribuir o na busca de novos caminhos, novos percursos, novas aprendizagens.

5 9 Uma palavra da Secret ria SUM RIO. 13 1 Ser professor(a) em Tempos de Pandemia Como (Re)significar a nossa Profiss o em Tempos de Pandemia? O desenvolvimento profissional docente um processo criativo Desenvolvimento profissional significa produzir a pr pria profiss o docente todos os dias Reinventar a escola ? Eis a Quest o! Eixo I Constru o do Mapa Socioeducacional Eixo II Percurso Curricular emergencial Eixo III Projetos de Ensino por agrupamentos ngela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben 27 2 O Mapa Socioeducacional como Pr tica Pedag gica da Educa o de Qualidade Social Let cia de Melo Hon rio; Maria do Socorro Lages Figueiredo; Mar lia de Dirceu Salles Dias e Ros ngela Elmira 31 3 O(A) Estudante o Centro do Processo de Ensino- Aprendizagem tamb m no Ensino H brido Daniella Dias Chaves; Diego de Oliveira; Lucilene Alencar das Dores e Rodrigo Gavioli de Assis 35 4 Acessibilidade Pedag gica: uma constru o coletiva Registros e avalia es Bernadete Quirino Duarte Blaess; Elaine Salles da Costa; Elizabet Dias de S.

6 Fl vio Couto e Silva de Oliveira; Luciana Aparecida Guimar es de Freitas 43 5 Conhecimentos Essenciais para o Processo de SUM RIO. Alfabetiza o, Letramento, Alfabetiza o Matem tica e Numeramento: proposta para o trabalho com crian as do recorte et rio de 4 a 8 anos no ensino h brido Projeto APPIA Um Olhar para a Inf ncia Inf ncias, Alfabetiza o, Letramento e Numeramento Conhecimentos Essenciais para o Processo de Letramento e Alfabetiza o Alguns pressupostos conceituais Ana Paula Pedersoli Pereira; Francisca Izabel Pereira Maciel; Gilcinei Teodoro Carvalho; Isabel Criatina Alves da Silva Frade; Sara Monteiro Mour o; Val ria Barbosa de Resende e Professores(as) da Rede Municipal de Educa o1. Conhecimentos Essenciais para o Processo de Letramento e Alfabetiza o Denise Fran a Stehling; Luciana Tenuta; V nia Gomes Michel Machado e Professores(as) da Rede Municipal de Educa o2. 87 6 Conhecimentos Essenciais para a Trajet ria Formativa da Inf ncia Adolesc ncia APPIA Horizontes da Adolesc ncia Cl udia Sapag Ricci; N cia Beatriz Espaladori de Lima Campos; Selma Moura Braga; T nia Margarida Lima Costa e Professores(as) da Rede Municipal de Educa o3.

7 1. Ver rela o de professores(as) da Rede da Rede Municipal de Educa o parti- cipantes da escrita do texto na p gina 435. 2. Ver rela o de professores(as) da Rede da Rede Municipal de Educa o parti- cipantes da escrita do texto na p gina 435. 3. Ver rela o de professores(as) da Rede da Rede Municipal de Educa o parti- cipantes da escrita do texto na p gina 436. 423 7 Conhecimentos Essenciais para a Trajet ria SUM RIO. Formativa de Jovens, Adultos(s) e Idosos(as) APPIA . Consolidando projetos de vida Diego de Oliveira; Elias Jos Lopes de Freitas; Heli Sabino de Oliveira e Marcos Evangelista Alves e Professores(as) da Rede Municipal de Educa o4. 431 Refer ncias 4. Ver rela o de professores(as) da Rede da Rede Municipal de Educa o partici- pantes da escrita do texto na p gina 436. APRESENTA O. UMA PALAVRA DA SECRET RIA. PERCURSOS CURRICULARES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCA O DE BELO Horizonte . Fa amos da interrup o um caminho novo. Da queda, um passo de dan a, do medo, uma escada, do sonho, uma ponte, da procura, um encontro!

8 1. Queridas professoras, queridos professores das Escolas Municipais de Educa o Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais da Rede Municipal de Educa o, diretores(as) e vice-direto- res(as), coordenadores(as) pedag gicos(as) gerais, coordenadores(as) de ciclo e de turno, coordenadores(as) da escola integrada, secret rios(as) escolares, gestores(as) administra- tivos(as), bibliotec rios(as) escolares, assistentes administrativos(as) educacionais, articu- ladores(as) de leitura, monitores(as) do programa escola integrada, diretores(as) regionais de educa o e suas equipes, diretores(as) e gerentes da Smed, assessores(as) e estagi - rios(as), com carinho que me dirijo a voc s. Estamos em isolamento social desde o dia 14 de mar o e, a cada 24 horas, refletimos so- bre o que estamos vivendo. Assistindo permanentemente s informa es da TV, olhando continuamente as mensagens do celular e articulando a es devidas em raz o das nossas profiss es. O mundo teve que se reorganizar e funcionar a partir de novas configura es, em todos os campos.

9 Milhares de pessoas morrem por dia, acometidas pelo novo corona- v rus, pela Covid-19. Esse inimigo nos faz viver como em per odos de guerra, mas uma guerra estranha, sem inimigo vis vel. E muitas d vidas surgem, muitos dilemas, confrontos sobre o que pode ou n o pode ser feito e, diante das dificuldades, constrangimentos e dores afloram e afligem as pessoas. O que est acontecendo merece de n s reflex es em v rias dimens es: ticas, t cnicas, profissionais, cient ficas, pol ticas, religiosas, afetivas, familiares, criativas, pedag gicas, ou qualquer outra que nos venha mente, porque estamos vivendo um tempo sem prece- dentes na hist ria mundial. Trata-se de um contexto paradoxal, em que est em jogo a luta pela vida humana e, diante do qual, h uma busca pela constru o de novos sentidos para a vida. bitos pelo mundo e pelo Brasil ultrapassam as centenas de milhares. Grupos de pesquisadores(as), em todos os cantos do planeta, ocupam-se em descobrir uma vacina. Mais do que nunca, a import ncia da ci ncia se faz presente.

10 Desemprego, mortes, vio- l ncia dom stica, abusos e tens o s o vividos dia a dia e os n meros, gr ficos e curvas que aparecem nos telejornais assustam e impactam. Persiste a recomenda o de que cada pessoa se cuide, permanecendo em casa, em isolamento social. As nossas escolas 1. Trecho adaptado do livro O encontro marcado , de Fernando Sabino (SABINO, 2011). 10. seguem fechadas, com total incerteza quanto ao futuro e uma espera inquieta pelo retorno PERCURSOS CURRICULARES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCA O DE BELO Horizonte . vida normal. Diante de tudo isso, refletimos sobre a importante verdade que o conv vio com o v rus nos ensina: o exerc cio da humildade. Ensina que ningu m sabe ou tem certezas das coisas, porque ningu m viveu ou experimentou algo semelhante. A urg ncia da experi ncia de de- senvolvimento da solidariedade e da colabora o traz possibilidades de melhores momen- tos no enfrentamento das situa es rotineiras da vida. E a alegria de termos de volta essas atitudes e valores traz alento para os maus dias, de tantas perdas, dramas e tristezas.


Related search queries