Example: tourism industry

Custos de Produ ção

CustosCustosde de ProduProdu o oIntrodu o EconomiaMankiw, tulo13 Copyright 2001 by Harcourt, rights reserved. Requests for permission to make copies of any part of thework should be mailed to:Permissions Department, Harcourt College Publishers,6277 Sea Harbor Drive, Orlando, Florida da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaCustosCustosde de ProduProdu o oA lei da oferta: As empresas se disp em a produzir uma maior quantidade do produto quando o pre o sobe. Este resultado faz a curva ser positivamente da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaO Objetivo O Objetivo dadaFirmaFirmaPressuposi o b sica: o objetivo econ micoda firma maximizar os nem sempre verdade.

O custode produçãodafirma inclui custosimplícitose explícitos. Custosexplícitos envolvem desembolsodiretode dinheiropara pagarfatores de produção. Custosimplícitos nãoenvolvem desembolsodiretode dinheiro.

Tags:

  Custode

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Custos de Produ ção

1 CustosCustosde de ProduProdu o oIntrodu o EconomiaMankiw, tulo13 Copyright 2001 by Harcourt, rights reserved. Requests for permission to make copies of any part of thework should be mailed to:Permissions Department, Harcourt College Publishers,6277 Sea Harbor Drive, Orlando, Florida da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaCustosCustosde de ProduProdu o oA lei da oferta: As empresas se disp em a produzir uma maior quantidade do produto quando o pre o sobe. Este resultado faz a curva ser positivamente da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaO Objetivo O Objetivo dadaFirmaFirmaPressuposi o b sica: o objetivo econ micoda firma maximizar os nem sempre verdade.

2 Comportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaA A ReceitaReceitaTotal Total dadaFirma e o Firma e o CustoCustoTotalTotal Receita total O valor que a firma recebe pela vendade sua Produ o. Custo total O valor que a firma paga pelos da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaO O LucroLucrodadaFirmaFirmaLucro a receita total menos o custo = Receita total - Custo totalComportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaCustosCustosde de OportunidadeOportunidadeO custo de Produ oda firma inclui todos os Custos de oportunidade de Produ o dos bens e servi da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C.

3 NicolellaCustosCustosImplImpl citoscitose e ExplExpl citoscitosO custo de Produ o da firma incluicustos impl citos e expl citos. Custos expl citosenvolvemdesembolso direto de dinheiro parapagar fatores de Produ o. Custos impl citosn o envolvemdesembolso direto de da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaLucroLucroEcon micoEcon micoversus versus LucroLucroContCont bilbil Os economistas mensuram o lucroecon micoda firma como a receita total menos todos os Custos de oportunidade(expl citos e impl citos). Os contadores mensuram o lucro cont bilcomo a receita total menos os custosexpl citos. Em outras palavras, eles ignoramos Custos impl da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C.

4 NicolellaLucroLucroEcon micoEcon micoversus versus LucroLucroContCont bilbil Quando a receita total excede os custosexpl citos e impl citos, a firma obt m lucroecon mico. O lucro econ mico menor que o lucrocont da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaLucroLucroEcon micoEcon micoversus versus LucroLucroContCont bilbilReceitaCustosdeoportunidadetotaisC omo o economistav a empresaCustosexpl citosLucroecon micoCustosimpl citosCustosexpl citosLucrocont bilComo o contadorv a empresaReceitaComportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaA A FunFun o ode de ProduProdu o oe o e o CustoCustoTotalTotalN mero detrabalhadoresProdutoProdutomarginaldo trabalhoCustoda f bricaCusto dostrabalhadoresCustototal00$30$0$301505 0301040290403020503120303030604140203040 70515010305080 Fabrica de biscoito: Tamanho fixo muda somente a qde de biscoitoComportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C.

5 NicolellaA A FunFun o ode de ProduProdu o oA fun o de Produ omostra a rela oentre a quantidade de insumosnecess ria para produzir determinadaquantidade de um da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaProdutoProdutoMarginalMarginalO produto marginalde qualquerinsumo no processo de Produ o o aumento da Produ o obtido do uso de uma unidade adicional desteinsumo. Comportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaProdutoProdutoMarginalMarginalU nidade adicionaldo insumoAumentoda Produ o=ProdutomarginalComportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaProdutoProdutoMarginal Marginal DecrescenteDecrescente O produto marginal decrescente a propriedade pela qual o produto marginal de um insumo declina medida que a quantidade utilizada do insumo aumenta.

6 Exemplo:Quando mais trabalhadores s ocontratados pela firma, cada empregadoadicional contribui menos para a Produ oporque a firma tem uma quantidade limitadade equipamentos dispon da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaUmaUmaFunFun o ode de ProduProdu o (biscoitospor hora)15014013012011010090807060504030201 0N mero de trabalhadorescontratados012345 Fun o de Produ oComportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaProdutoProdutoMarginal Marginal DecrescenteDecrescente A curva da fun o de Produ o medeo produto marginal de um insumo, como por exemplo m o-de-obra. Quando o produto marginal declina, a fun o de Produ o se torna da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C.

7 NicolellaDaDaFunFun o ode de ProduProdu o oparaparaa a CurvaCurvade de CustoCustoTotalTotal A rela o entre a quantidade que a firma pode produzir e seus custosdetermina sua decis o de pre os. A curva de custo totalmostra estarela o graficamente. Comportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaUmaUmaFunFun o ode de ProduProdu o oe e seuseuCustoCustoTotalTotalF brica de Biscoitos de HelenaN mero detrabalhadoresProdu oProdutomarginaldo trabalhoCusto daf bricaCusto dam o-de-obraCusto totaldosinsumos00$30$0$30150503010402904 0302050312030303060414020304070515010305 080 Comportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C.

8 NicolellaCurvaCurvade de $8070605040302010 Quantidade produzida(biscoitos por hora)020 401401201008060 Curva decusto totalComportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaAs As VV riasriasMedidasMedidasdo do CustoCustoOs Custos de Produ o s odivididos em Custos fixos e vari da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaCustosCustosFixosFixose e VariVari veisveis Custos fixoss o aqueles quen ovariamcom a quantidade produzida. Custos vari veiss o aqueles quevariamde acordo com a quantidadedo bem produzida pela da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaFamFam lialiados dos CustosCustosTotaisTotais Custo fixo total (CFT) Custo vari vel total (CVT) Custo total (CT)CT = CF + CVComportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C.

9 NicolellaFamFam lialiados dos CustosCustosTotaisTotaisQuantidade Custo total Custo fixo Custo vari vel0$ $ $ da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaCustoCustoMM diodio Ocusto m diopode ser determinadodividindo-se os Custos da firma pelaquantidade produzida. O custo m dio o custo de cadaunidade da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaFamFam lialiados dos CustosCustosMM diosdios Custo fixo m dio (CFM) Custo vari vel m dio (CVM) Custo total m dio (CTM)CTM = CFM + CVMC omportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaFamFam lialiados dos CustosCustosMM diosdiosQCT=QuantidadetotalCusto=CTMQCV= Quantidadevari velCusto=CVMQCF=QuantidadefixoCusto=CFMC omportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C.

10 NicolellaFamFam lialiados dos CustosCustosMM diosdios$ 1$ $ da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaCustoCustoMarginalMarginal O custo marginal (CMg)mede a varia o do custo total quando a Produ o varia de uma unidade. O custo marginal nos ajuda a responder a seguinte quest o: Quanto custa produzir uma unidadeadicional do produto?Comportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaCustoCustoMarginalMarginalQCT=) quantidade da (Varia o total)custo do (Varia o=CMg Comportamento da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C. NicolellaCustoCustoMarginalMarginalQuant idade CustototalCustomarginalQuantidade CustototalCustomarginal0$ $ $ $ da empresaINTRODU O ECONOMIAA lexandre C.


Related search queries