Example: dental hygienist

Da dieta à reeducação alimentar: algumas notas …

459Da dieta reeduca o alimentar: algumas notas sobre o comer contempor neo a partir dos programas de emagrecimento na Internet| 1 Ligia Amparo da Silva Santos |1 Professora adjunta no Departamento Ci ncias da Nutri o, Escola de Nutri o, Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educa o dos Profissionais de Sa de, University of Dundee, Esc cia. Doutora em Ci ncias Sociais, PUC-SP. Endere o eletr nico: Recebido em: 22/10 em: 13/04 : O texto tem como objetivo refletir sobre o comer contempor neo, partindo de um estudo sobre estrat gias educativas utilizadas pelos programas de emagrecimento oferecidos via Internet, o qual detecta uma poss vel transi o da ideia de fazer dieta para a de reeduca o alimentar. Identifica que a principal mensagem preconizada pelos sites emagrecer, de uma forma saud vel, equilibrada e natural, atrav s da ado o de novos h bitos alimentares, em que se pode comer de tudo, sem priva es e sacrif cios, com prazer, sem privar-se da vida social , e que os mesmos utilizam o conjunto das estrat gias combinando tr s elementos fundamentais: o est mulo e motiva o com um forte apoio psicol gico e de marketing; comer de tudo com a promessa de n o abrir m o do prazer e o sem passar fome como controlar o apet

Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 20 [ 2 ]: 459-474, 2010 Da dieta à reeducação alimentar: algumas notas sobre o comer contemporâneo a partir dos programas de emagrecimento na Internet A “dieta” estava presente nas mais variadas temáticas e propósitos que iam 461 desde as tradicionais – dieta da lua, dieta das …

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Da dieta à reeducação alimentar: algumas notas …

1 459Da dieta reeduca o alimentar: algumas notas sobre o comer contempor neo a partir dos programas de emagrecimento na Internet| 1 Ligia Amparo da Silva Santos |1 Professora adjunta no Departamento Ci ncias da Nutri o, Escola de Nutri o, Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educa o dos Profissionais de Sa de, University of Dundee, Esc cia. Doutora em Ci ncias Sociais, PUC-SP. Endere o eletr nico: Recebido em: 22/10 em: 13/04 : O texto tem como objetivo refletir sobre o comer contempor neo, partindo de um estudo sobre estrat gias educativas utilizadas pelos programas de emagrecimento oferecidos via Internet, o qual detecta uma poss vel transi o da ideia de fazer dieta para a de reeduca o alimentar. Identifica que a principal mensagem preconizada pelos sites emagrecer, de uma forma saud vel, equilibrada e natural, atrav s da ado o de novos h bitos alimentares, em que se pode comer de tudo, sem priva es e sacrif cios, com prazer, sem privar-se da vida social , e que os mesmos utilizam o conjunto das estrat gias combinando tr s elementos fundamentais: o est mulo e motiva o com um forte apoio psicol gico e de marketing; comer de tudo com a promessa de n o abrir m o do prazer e o sem passar fome como controlar o apetite.

2 O texto ainda discute aspectos sobre a ressignifica o do comer, da comida e dos alimentos que passam pela constru o de uma nova distin o alimentar. Finaliza destacando que o momento atual parece construir bases que sustentam a disciplina alimentar contempor nea. Esta nova disciplina, se assim pode-se denominar, transp e da nega o plena do comer, presente nas dietas tradicionais, para uma tentativa de afirma o da dieta , a partir do resgate da dimens o do prazer em comer. Palavras-chave: reeduca o alimentar, dieta , nutri o, programa de emagrecimento; Internet.| Ligia Amparo da Silva Santos |460 Physis Revista de Sa de Coletiva, Rio de Janeiro, 20 [ 2 ]: 459-474, 2010 Considera es iniciaisEste texto parte de um estudo sobre estrat gias educativas utilizadas pelos programas de emagrecimento oferecidos via Internet e tem o objetivo de discutir alguns aspectos sobre a disciplina alimentar contempor nea.

3 Parte da premissa da visibilidade que o corpo toma no mundo contempor neo, particularmente na sua concep o como algo em permanente constru o, no qual o par metro do corpo belo-magro-jovem a refer ncia. Para tanto, estrat gias s o desenvolvidas, de forma concomitante e conjugadas, e com suas peculiaridades, com o objetivo de alcan ar um corpo idealizado. Dentre elas, destaca-se a dieta , combinada com a atividade f sica, que conformam os pilares fundamentais para esta constru o do corpo (n o desconsiderando, evidentemente, o crescente papel das cirurgias pl sticas, como tamb m do uso de cosm ticos e medicamentos). Tais estrat gias s o fortemente consubstanciadas por um aparato t cnico-cient fico, o que marca significativamente as formas de lidar com o corpo contempor neo (SANTOS, 2008).

4 O percurso metodol gicoTratou-se de um estudo explorat rio cuja primeira etapa foi explorar um site de busca, utilizando como palavra-chave o termo dieta . O site de busca escolhido foi o , por ser considerado um dos sites mais explorados pelos internautas no per odo estudado. Na primeira busca, realizada no per odo de 8 a 11 de julho de 2003, foram localizados 336 sites cadastrados e sites relacionados, englobando uma grande varia o de abordagem da tem estudo se concentrou nos 336 sites cadastrados, selecionando-se aqueles que estavam relacionados com os programas de emagrecimento comercializados no Brasil. Dentre eles, foram escolhidos seis sites utilizando-se o crit rio de popularidade no contexto nacional, al m da abrang ncia das tem ticas exploradas pelos programas. Os sites tamb m foram acompanhados semanalmente durante dois meses, para verificar as perman ncias e as din micas dos fluxos de informa es e conte dos dos programas.

5 Foi realizada an lise dos conte dos veiculados do material selecionado: o primeiro momento envolveu uma leitura explorat ria do material; em seguida, desenvolveu-se um processo de categoriza o dos temas relevantes para an lise, realizando-se ainda uma triangula o de Revista de Sa de Coletiva, Rio de Janeiro, 20 [ 2 ]: 459-474, 2010Da dieta reeduca o alimentar: algumas notas sobre o comer contempor neo a partir dos programas de emagrecimento na Internet461A dieta estava presente nas mais variadas tem ticas e prop sitos que iam desde as tradicionais dieta da lua, dieta das prote nas , oferta de produtos para o emagrecimento refei es prontas, medicamentos, aparelhos esportivos, receitas light, informa es sobre patologias e sua rela o com dieta ; como tamb m cr ticas s dietas rigorosas, como as realizadas pela Associa o de Estudos para a Obesidade (ABESO), e sites que resistem est tica da magreza, como a Associa o Brasileira dos Gordinhos, e outros que se conformam como um movimento de prote o do direito ao sabor, como o Slow Food.

6 Deste vasto universo, foram selecionados sites que fornecem programas de emagrecimento, considerados os mais populares, a saber: CyberDiet, Emagrecendo, Perca Gordura, Sempre em Forma, Good Light e dieta parte do estudo destinou-se a descrever e analisar alguns elementos estruturantes desses sites (SANTOS, 2007). Partindo da an lise dos discursos apresentados nesses programas, o texto reflete primeiramente sobre a transi o do conceito de fazer dieta para o conceito de reeduca o alimentar, destacando algumas estrat gias utilizadas pelos programas. Em seguida, nesta constru o de uma nova disciplina alimentar, discute-se sobre a ressignifica o do comer e da nova disciplina alimentar?Nos sites estudados, transparece uma possibilidade de corte que contrap e o conceito do fazer dieta e o conceito de reeduca o alimentar.

7 Este ltimo entra no cen rio das pr ticas educativas em alimenta o e nutri o nos anos 1990, juntamente com outros termos menos populares, como reabilita o alimentar e aconselhamento alimentar. Tamb m foi encontrado um site com estrat gias de reprograma o mental para emagrecer. A mensagem da Associa o Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO) clara neste sentido: Diga n o s dietas e sim reeduca o alimentar .Quando voc entra em regime alimentar, h sempre a implica o de que, cedo ou tarde, ir termin -lo. Se voc fizer isso, pode ter certeza que sua gordura vai voltar, e geralmen-te uns quilinhos a mais de b nus. claro que regimes s o extremamente chatos e n o se adequam ao dia-a-dia. Ao inv s de tentar um regime severo e chato por toda a vida, que tal mudar seus h bitos alimentares e dar in cio a Reeduca o Alimentar?

8 [..] as imprudentes dietas ditadas pela moda falham quase sempre. Por isso, emagre-cer de uma maneira natural a melhor e mais segura alternativa hoje. Desde as dietas de elevado teor de prote nas, as de baixo teor de gorduras, das dietas das fibras ou de um s alimento at combina es estranhas e refei es de leite batido. As pessoas que | Ligia Amparo da Silva Santos |462 Physis Revista de Sa de Coletiva, Rio de Janeiro, 20 [ 2 ]: 459-474, 2010querem perder peso seguem uma multiplicidade de conselhos confusos. Na maior parte dos casos esses conselhos s o inofensivos - muitos s o t o impratic veis ou anti-sociais que ningu m consegue segui-los por muito tempo -, mas, em alguns casos, podem ser perigosos para a sa de ou at levar a pessoa a aumentar o peso. Felizmente, emagrecer n o implica seguir as dietas da moda ou padr es absurdos de alimenta- o.

9 Com uma alimenta o equilibrada de alimentos naturais, pobres em gorduras e a car, a maior parte das pessoas consegue perder peso com seguran a e de maneira simples, estabelecendo padr es saud veis de alimenta o para a vida inteira. Nos ca-sos de algumas pessoas, a mudan a para uma alimenta o de baixo teor de gorduras e a car obriga apenas a pequenos ajustes em seus h bitos alimentares. Para outras, significa uma mudan a radical permanente. Pode ser necess rio algum tempo para que a pessoa se habitue s mudan as, mas os efeitos em termos de sa de, o aumento de vitalidade e a perda de peso constituem um poderoso incentivo para insistir, mesmo que ocorram deslizes inten o lhe convencer de que para emagrecer voc deve mudar seus h bitos alimentares atrav s da reeduca o e esquecer a palavra dieta [..].Os trechos acima indicam uma mudan a no conceito de emagrecimento, tecendo cr ticas s dietas r gidas, destacando sua monotonia e as dificuldades em serem seguidas.

10 A no o de finitude no ato de fazer dieta expressa uma suspens o do tempo que difere profundamente das mudan as permanentes a serem incorporadas para toda a vida propostas pela reeduca o alimentar. A principal mensagem da reeduca o alimentar veiculada pelos sites emagrecer, de uma forma saud vel, equilibrada e natural, atrav s da ado o de novos h bitos alimentares. Estes novos h bitos alimentares preconizam uma dieta balanceada e equilibrada, em que se pode comer de tudo, sem priva es e sacrif cios, com prazer, sem se privar da vida social. Para tanto, necess rio educar os desejos, a ansiedade e a compuls o para comer. Portanto, trata-se de um aprendizado permanente. Assim, o indiv duo poder emagrecer e manter-se magro, melhorando a sua autoestima, com a promessa de alcan ar a felicidade e o prazer em viver entrando em harmonia com o seu corpo.


Related search queries