Example: tourism industry

Diretrizes Curriculares Projeto de Vida Revisão V1

Diretrizes Curriculares Projeto de Vida 2020 1 Diretrizes Curriculares Projeto DE VIDA 1. Apresenta o Programa Inova, componente Projeto de Vida e sua rela o com o Curr culo Paulista Processo de constru o colaborativa Principais refer ncias (curr culos e documentos consultados) 2. Introdu o Juventudes e Projeto de Vida (considera es e dados de pesquisa) Doc ncia e Projeto de Vida (considera es e dados de pesquisa) 3. Concep es, pressupostos e conceitos orientadores Curr culo e Projeto de Vida Conceitos Orientadores: Integra o do Projeto de Vida com os demais componentes nfase em compet ncias socioemocionais 4. Organiza o Eixos estruturantes do componente Projeto de Vida Compet ncias e habilidades (por s rie/ano) 5. Orienta es did ticas 6. Avalia o 1. APRESENTA O O cen rio da sociedade contempor nea aponta a necessidade premente de repensar o atual modelo de escola e redesenhar o papel que essa institui o deve ter na vida e no desenvolvimento dos do s culo XXI.

todos na escola (estudantes, professores, equipe gestora, demais profissionais da escola), não sendo apenas um trabalho isolado e solitário do professor do componente curricular Projeto de Vida. A seguir são abordados cada um dos quatro princípios norteadores do Projeto de Vida.

Tags:

  Professors

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Diretrizes Curriculares Projeto de Vida Revisão V1

1 Diretrizes Curriculares Projeto de Vida 2020 1 Diretrizes Curriculares Projeto DE VIDA 1. Apresenta o Programa Inova, componente Projeto de Vida e sua rela o com o Curr culo Paulista Processo de constru o colaborativa Principais refer ncias (curr culos e documentos consultados) 2. Introdu o Juventudes e Projeto de Vida (considera es e dados de pesquisa) Doc ncia e Projeto de Vida (considera es e dados de pesquisa) 3. Concep es, pressupostos e conceitos orientadores Curr culo e Projeto de Vida Conceitos Orientadores: Integra o do Projeto de Vida com os demais componentes nfase em compet ncias socioemocionais 4. Organiza o Eixos estruturantes do componente Projeto de Vida Compet ncias e habilidades (por s rie/ano) 5. Orienta es did ticas 6. Avalia o 1. APRESENTA O O cen rio da sociedade contempor nea aponta a necessidade premente de repensar o atual modelo de escola e redesenhar o papel que essa institui o deve ter na vida e no desenvolvimento dos do s culo XXI.

2 Diante desse desafio, a BNCC e o Curr culo Paulista enfatizam a import ncia do est mulo e apoio da escola para o desenvolvimento do Projeto de Vida dos estudantes. Nesse sentido, a Compet ncia 2 Geral 6 da Educa o B sica prev a necessidade de que os estudantes possam: Valorizar a diversidade de saberes e viv ncias culturais e apropriar-se de conhecimentos e experi ncias que lhe possibilitem entender as rela es pr prias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exerc cio da cidadania e ao seu Projeto de vida, com liberdade, autonomia, consci ncia cr tica e responsabilidade. Em sintonia com os documentos orientadores, o Programa Inova Educa o proporciona condi es, tempos e espa os para que os estudantes, apoiados pelos professores e por toda equipe escolar, reflitam sobre seus objetivos, aprendam a planejar, a definir metas, a se organizarem para alcan -las, mobilizando compet ncias cognitivas e socioemocionais com vistas ao seu desenvolvimento integral.

3 Desta forma, o Projeto de Vida funciona como o articulador do Projeto pedag gico da escola, ao mesmo tempo em que um componente curricular que passa a ser trabalhado em todas as escolas da Rede P blica Estadual de S o Paulo nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino M dio, a partir de 2020. O componente curricular Projeto de Vida busca oferecer aos estudantes paulistas condi es de se posicionarem diante dos contextos e dos desafios, limites e possibilidades deste s culo. Nessa dire o, uma condi o imprescind vel para desenvolver essa postura nos estudantes que o professor tenha em mente o compromisso de ajud -los a formular seu Projeto de Vida, o qual passa a ser considerado a express o da vis o que ele constr i de si em rela o ao seu futuro. Desse modo, tal Projeto demanda dos alunos a defini o de seus pr prios caminhos, os quais podem ser percorridos a curto, m dio e longo prazo.

4 Assim, para que a escola responda a essa grande tarefa, imprescind vel que seu curr culo, suas pr ticas e seus processos educativos assegurarem: A constitui o e a consolida o de uma forte base de conhecimentos e valores advindos tanto dos processos formais de ensino e de aprendizagem quanto da conviv ncia e experi ncias adquiridas no contexto social; A capacidade de n o ser indiferente em rela o a si pr prio, ao outro, bem como aos problemas reais que est o no seu entorno, apresentando-se como parte da 3 solu o de maneira criativa, generosa, colaborativa; Um conjunto amplo de compet ncias cognitivas e socioemocionais, amparadas nas Compet ncias Gerais da Educa o B sica, as quais permitam aos estudantes seguirem aprendendo continuamente nas v rias dimens es da sua vida, realizando a vis o que projeta de si pr prio para o futuro. Espera-se, ent o, que a escola contribua para que o educando se posicione diante das distintas dimens es e circunst ncias da vida para que seja capaz de tomar decis es baseando-se nas suas cren as, conhecimentos e valores que o fa a crer no seu potencial como o motivador realiza o do Projeto que d perspectiva ao seu futuro.

5 Para isso, a presente proposta pedag gica se vale de tr s eixos formativos, quais sejam: forma o para a vida, excel ncia acad mica e desenvolvimento de compet ncias socioemocionais. Desse modo, poss vel que os estudantes ampliem suas possibilidades de atua o na escola e na vida, desenvolvendo n o s a excel ncia acad mica, bem como sua capacidade de elaborar e executar seu Projeto de vida. Essas concep es pedag gicas t m como ponto de partida o Programa Ensino Integral, o qual trabalha o Projeto de Vida como componente curricular desde 2012, tornando poss vel o aprender por meio de experi ncias e pr ticas exitosas, vivenciadas por cerca de 190 mil estudantes da rede p blica estadual de S o Paulo. Com base nessa experi ncia, a SEDUC-SP concebeu as Diretrizes Curriculares do componente Projeto de Vida, contando com a participa o e escuta da rede de ensino paulista e da parceria do Instituto Ayrton Senna, do Instituto PROA e do Instituto de Corresponsabilidade pela Educa o.

6 Embasando-se nos pilares constitu dos pelo Programa de Ensino Integral, pelas parcerias com os institutos citados acima e pela participa o e escuta da rede p blica de ensino, foi poss vel contextualizar e complementar as orienta es conceituais que d o sustenta o ao componente Projeto de Vida que, fundamentalmente, visa o engajamento dos estudantes em processos cont nuos de reflex o e constru o do seu Projeto de vida, baseando-se nas suas caracter sticas pessoais para o fortalecimento de sua capacidade de aspirar, planejar e alcan ar objetivos presentes e futuros, envolvendo a continuidade dos seus estudos e inser o no mundo do trabalho. 4 2. INTRODU O A reflex o sobre como preparar a escola para apoiar os estudantes na constru o de seu Projeto de Vida na busca dos seus sonhos um dos aspectos mais desafiantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino M dio no Brasil, juntamente com reflex es sobre a qualidade do conv vio, a perman ncia e a aprendizagem dos jovens na escola.

7 Durante todo o primeiro semestre de 2019,a SEDUC-SP ouviu estudantes e professores a fim de compreender suas opini es acerca de se desenvolver o componente Projeto de Vida na escola e, como resultado da pesquisa realizada, que contou com cerca de 160 mil estudantes e 90 mil professores da Rede Estadual de Ensino de S o Paulo, constatou-se que: 87% dos estudantes desejam receber orienta es e ajuda para descobrir suas voca es e sonhos e para fazer escolhas de vida e 94% dos professores acham importante ter o componente curricular Projeto de Vida na escola. Desse modo, um dos pressupostos para se trabalhar Projeto de Vida que a escola conhe a e acolha seus estudantes em sua multidimensionalidade, considerando seus interesses e desafios. Nesse sentido, cabe um duplo olhar que se atente s tend ncias geracionais dos estudantes contempor neos, bem como para as especificidades dos estudantes com quem se convive no cotidiano da escola.

8 No que diz respeito a uma vis o de tend ncias, a partir de um apanhado de pesquisas recentes, percebe-se que os estudantes demandam inova o nas maneiras de se aprender, uma vez que t m expectativas de que os professores ressignifiquem o jeito de ensinar e busquem linguagens e metodologias mais modernas, atualizadas e alinhadas contemporaneidade. Com base na pesquisa, foi poss vel observar tamb m que os estudantes aspiram ao estudo dos conte dos de forma din mica, que envolva sua participa o e protagonismo, uma vez que consideram a escola como parte de suas vidas e, por isso, uma base para o planejamento de seus objetivos. Sendo assim, fundamental que os professores sejam acolhedores, sol citos e atualizados e tenham condi es de conversar sobre assuntos diversos, que consigam converter temas distantes de suas realidades em algo interessante e curioso aos estudantes.

9 Para atender ao prop sito da escola e dialogar com as expectativas dos 5 estudantes, necess ria uma postura docente que compreenda os estudantes como pessoas capazes de agir e participar do processo pedag gico que vivenciam, usufruindo da liberdade de fazer escolhas diante das situa es da vida para que assumam seus compromissos e responda pelos seus atos. Essa postura desejada aos alunos deve ser baseada em abertura, reciprocidade, compromisso e desenvolvida por meio de atitudes participativas e afirmativas do professor, por meio do exerc cio da pedagogia da presen a. Esse exerc cio se materializa por meio do estabelecimento de v nculos de considera o, afeto, respeito e reciprocidade entre os estudantes e os educadores os quais, por sua vez, pautam a forma com a qual o estudante se relaciona consigo mesmo e com os outros no processo de Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer, conforme norteiam os Quatro Pilares da Educa o propostos pela UNESCO e pelos Princ pios Educativos presentes neste Programa.

10 3. CONCEP ES, PRESSUPOSTOS E CONCEITOS ORIENTADORES A proposta pedag gica do componente curricular Projeto de Vida pautada em refer ncias importantes para a concep o de Educa o Integral, como: os Quatro Pilares da Educa o (Unesco, 1996), Desenvolvimento Socioemocional, a Pedagogia da Presen a e o Protagonismo. O Programa INOVA Educa o est fundamentado em quatro Princ pios que orientam o Projeto Escolar e, por consequ ncia, a pr tica pedag gica na perspectiva de uma forma o que permitir , ao longo da Educa o B sica, que os estudantes desenvolvam uma vis o de futuro, sendo capaz de transform -la em realidade para atuar nas tr s dimens es da vida humana: pessoal, social e produtiva. Tais princ pios devem nortear e orientar as posturas e a es de todos na escola (estudantes, professores, equipe gestora, demais profissionais da escola), n o sendo apenas um trabalho isolado e solit rio do professor do componente curricular Projeto de Vida.


Related search queries