Example: bachelor of science

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO Roteiro de …

CURSO DE ATUALIZA O Gest o das Condi es de Trabalho e Sa de dos Trabalhadores da Sa de ELABORA O DO PROJETO DE INTERVEN O1 Roteiro de Apoio (5 p ginas no m ximo) 1. T TULO Escreva uma frase que permita identificar o tema do seu PROJETO e o problema para o qual voc pretende buscar solu es. Pense nas demandas do seu campo de trabalho. Procure saber se esse tema j foi objeto de interven o em outras ocasi es. Escolha um tema que seja vi vel e que traga melhorias significativas para a gest o do trabalho. 2. PROBLEMA E JUSTIFICATIVA A justificativa de um PROJETO pode ser estruturada com um dos seguintes elementos: apresenta o sucinta (n o uma tese nem uma disserta o de mestrado), descri o do contexto, diagn stico situacional. Ressalte-se que a justificativa um elemento importante quando voc for negociar a aprova o do PROJETO junto aos gestores que agem naquele mbito.

ou tarefa deve acontecer ao longo do desenvolvimento do projeto. A forma mais usual de cronograma de atividades é um quadro com a listagem de atividades acompanhada por sua distribuição no tempo. O Anexo 1 apresenta um exemplo de cronograma. Com base nesse modelo crie o seu cronograma de trabalho. 6. INVESTIMENTO

Tags:

  Projeto, Modelo, Anexo, Anexo 1, 195 o, Reinvent, Projeto de interven

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO Roteiro de …

1 CURSO DE ATUALIZA O Gest o das Condi es de Trabalho e Sa de dos Trabalhadores da Sa de ELABORA O DO PROJETO DE INTERVEN O1 Roteiro de Apoio (5 p ginas no m ximo) 1. T TULO Escreva uma frase que permita identificar o tema do seu PROJETO e o problema para o qual voc pretende buscar solu es. Pense nas demandas do seu campo de trabalho. Procure saber se esse tema j foi objeto de interven o em outras ocasi es. Escolha um tema que seja vi vel e que traga melhorias significativas para a gest o do trabalho. 2. PROBLEMA E JUSTIFICATIVA A justificativa de um PROJETO pode ser estruturada com um dos seguintes elementos: apresenta o sucinta (n o uma tese nem uma disserta o de mestrado), descri o do contexto, diagn stico situacional. Ressalte-se que a justificativa um elemento importante quando voc for negociar a aprova o do PROJETO junto aos gestores que agem naquele mbito.

2 Escreva um texto respondendo as quest es apresentadas a seguir. Pense nas suas expectativas e inten es geradas no contexto do trabalho no SUS. Aqui n o vale descartar o que o Cegest ofereceu em termos de leituras e indica es do marco regulat rio. Qual a relev ncia do tema e do problema? Qual a import ncia deste PROJETO para o seu local de trabalho? Qual a import ncia deste PROJETO para a sua atividade como Trabalhador da Sa de? Que situa es este PROJETO pode abranger e contribuir para solucionar? Que modifica es no campo de trabalho na sa de este PROJETO pode produzir? Que orienta es ou encaminhamentos derivados deste PROJETO seriam teis para a gest o do trabalho no SUS? Nessa parte voc dever explicitar o problema que voc elegeu para o PROJETO de interven o. preciso indicar para o leitor que se trata de um PROJETO a ser implantado no seu local de trabalho.

3 Voc dever explicitar o porqu da escolha deste tema, caracterizar o problema relacionado a este tema que se pretende resolver/minimizar com a implanta o do PROJETO . Procure destacar a relev ncia do 1 Elabora o: Profa. Suzana dos Santos Gomes (FAE/UFMG) e Profa. Ada vila Assun o (FM/UFMG). Inclui contribui es dos Tutores do CEGEST. tema/problema escolhido e as contribui es que ele poder trazer para o campo da sa de. 3. OBJETIVOS Escolha um objetivo claro, vi vel, pr tico e que trar resultados teis e esperados pelos seus colegas e outros atores do SUS. Um objetivo expressa uma a o que se busca atingir, ou seja, uma a o para atingir o problema que voc elegeu. No caso deste PROJETO , redigir os objetivos indicar as metas que se pretende alcan ar com uma determinada interven o no campo da sa de.

4 Escreva o que voc espera alcan ar ao final deste PROJETO de interven o. Podem ser objetivos relacionados a gest o direta do trabalho em sa de, a mudan as de situa es prec rias, a diagnosticas os n veis de adoecimento de um grupo de trabalhadores. Lembre-se: os objetivos propostos indicam quais os resultados esperados do seu PROJETO . Portanto, os voos t m de ser planejados de acordo com o tamanho das nossas asas. A forma mais usual de reda o dos objetivos a utiliza o do verbo no infinitivo. Por exemplo: propor a es de minimiza o dos riscos do ambiente de trabalho no setor esteriliza o, construir estrat gias diferenciadas para resolver/minimizar a situa o de adoecimento dos trabalhadores da sa de no munic pio de Campo Grande; elaborar um plano para implantar o cart o de vacina o dos TS de Manga; elaborar um plano para ampliar a comunica o entre a chefia e os enfermeiros do Centro de Sa de de Macei ; desenvolver um PROJETO que contemple a adequa o do espa o de trabalho no acolhimento do Centro de Sa de de Teixeira de Freitas.

5 Implantar e fortalecer as reuni es da Mesa de Negocia o na Regional de Santo Ant nio, preparar uma mesa de negocia o no hospital para discutir como melhorar a a o da CIPA, preparar um plano para revers o das contrata es tempor rias na secretaria municipal de Ribeirinha, elaborar um documento para discutir com a prefeitura a melhor maneira de recolher os res duos hospitalares na Regional Cec lia Meireles, instituir um programa de prote o sa de da coluna vertebral dos trabalhadores hospitalares de Frei Juliano, elaborar um plano para diminuir a ocorr ncia de agress es dos usu rios contra os TS do Acolhimento na UBS Santa L cia. 4. PLANO DE A O Nesse t pico voc dever apresentar um plano de a o que destaque as atividades necess rias, quando devem ser executadas, por quem, quais recursos ser o necess rios, quanto custar e em que sequ ncia ser o executadas no PROJETO (leia com aten o o documento do Canad que traduzimos para voc ).

6 A rede de tarefas de um PROJETO representa um mapa a ser seguido durante sua execu o. Trata-se de uma representa o l gica das tarefas que define a sequ ncia do trabalho a ser realizado. Como voc pretende alcan ar seus objetivos? Para responder a esta pergunta necess rio indicar o caminho metodol gico, ou seja, como voc vai conduzir o seu PROJETO : em que local o PROJETO ser desenvolvido? Com quem ou para quem ser o voltadas as a es? Quais s o os atores envolvidos nesse PROJETO ? Como voc pretende envolv -los? Que informa es s o necess rias? Como voc vai colet -las? Quais s o os recursos necess rios? Qual a fonte dos recursos? Quais s o os passos para responder quest o problema a fim de atingir o seu objetivo. Responda essas quest es em forma de texto (direto e claro) que descreva o caminho metodol gico utilizado por voc no PROJETO , ou seja, indique o percurso que pretende seguir para realizar seu objetivo.

7 5. CRONOGRAMA O cronograma uma linha de tempo do PROJETO que mostra quando cada atividade ou tarefa deve acontecer ao longo do desenvolvimento do PROJETO . A forma mais usual de cronograma de atividades um quadro com a listagem de atividades acompanhada por sua distribui o no tempo. O anexo 1 apresenta um exemplo de cronograma. Com base nesse modelo crie o seu cronograma de trabalho. 6. INVESTIMENTO O Plano de A o deve especificar as estimativas dos recursos necess rios e os respectivos custos para que o or amento do mesmo seja elaborado. De modo geral, os seguintes recursos s o necess rios em um PROJETO : pessoas, recursos financeiros, equipamentos, instala es, materiais e suprimentos, informa o, tecnologia, etc. O planejamento de custos em um PROJETO envolve a identifica o de todos os recursos necess rios que v o compor o or amento.

8 Os recursos de um PROJETO podem ser agrupados em tr s categorias: material permanente (bens, equipamentos, instala es, etc.); material de consumo (materiais, suprimentos, etc) e servi os (consultoria, servi os especializados, etc.). Pense nos prazos e fa a uma planilha com previs o de tudo isso para que seu PROJETO possa entrar na previs o or ament ria da sua unidade de trabalho, Secretaria, Hospital, Cerest e/ou outros rg os do seu munic pio. O anexo 2 apresenta um exemplo de previs o or ament ria. Com base nesse modelo fa a a previs o de custo para o seu PROJETO . 7. AVALIA O Avalia o o processo de an lise e interpreta o objetiva da relev ncia e impacto do PROJETO , luz do objetivo tra ado. Para avaliar necess rio estabelecer indicadores qualitativos e/ou quantitativos que ser o teis para aferir as mudan as e objetivos do PROJETO em termos de quantidade, qualidade e tempo.

9 Os indicadores podem ser classificados em indicadores de insumo, processo, produtos, efeitos e impacto. Exemplo de indicadores: n mero (absoluto e relativo) de TS beneficiados, n mero de casos (agress es na porta da UBS) antes e depois de institu do o programa, n mero de TS vacinados antes e depois da campanha de vacina o contra influenza, n mero de TS com licen a m dica por problemas de coluna, etc. Pense a es para avaliar a implanta o do seu PROJETO . Os resultados do processo avaliativo n o somente servir o para aferir se o objetivo foi alcan ado como servir o como instrumento fundamental na elabora o da fase seguinte do PROJETO . Claro, o PROJETO que voc vai fazer pode ser entendido enquanto uma etapa, pois todo PROJETO implica em continuidade. FORMAS E NORMAS Toda vez que voc citar, transcrever ou mencionar as ideias de um autor que voc buscou no Scielo, CEGEST ou Nescon, anote a indica o bibliogr fica da obra.

10 Essa a o facilitar a indica o dos textos utilizados no seu PROJETO . As refer ncias bibliogr ficas utilizadas demonstram o seu conhecimento sobre o assunto. Registre-as sempre respeitando as normas t cnicas. Disponibilizamos na plataforma um formul rio padr o para entrega do PROJETO . Abaixo indicamos algumas normas. Formata o do PROJETO Fonte do corpo: Arial 12. Alinhamento dos par grafos: Justificado. Espa o entre linhas: 1,5. Formata o das p ginas: a) Margens: i) Papel tamanho A4. ii) Superior e inferior: 2,5cm. iii) Esquerda: 2,5 cm. iv) Direita: 2,5 cm. b) N meros de p gina: canto superior direito da p gina (n o numerar a 1 p gina - capa). anexo 1 CRONOGRAMA 2013 J F M A M J J A S O N D A es x x x x x x x x x x x x x x x x 2014 J F M A M J J A S O N D A es x x x x x x x x x x x x x x x x anexo 2 INVESTIMENTO INVESTIMENTO (24 meses) Especifica o Valor unit rio Valor total 3 Passagens Florian polis-BH- Florian polis R$1000,00 R$ ,00 2 Passagens Curitiba-BH- Curitiba R$800,00 R$ ,00 2 Passagens Porto Alegre-BH-Porto Alegre R$700,00 R$ ,00 2 Passagens Vit ria- BH Vit ria R$700,00 R$ ,00 2 Passagens S o Paulo- BH-S o Paulo R$600,00 R$ ,00 2 Passagens Rio de Janeiro-BH-Rio de Janeiro R$600,00 R$ ,00 Total: R$ ,00 Bolsas de Pesquisa 1 Bolsa de IC R$300,00 R$7200,00 1 Bolsa de IC R$300,00 R$7200,00 1 Bolsa de p s-doc R$ ,56 R$ ,72 Total.


Related search queries