Example: dental hygienist

Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos …

Jorge Pedro SousaElementos de Teoria ePesquisa da comunica o edos Media2aedi o revista e ampliadaPorto2006 ndice1 comunica o, sociedade, cultura e Ci ncias da Comu-nica conceitos de comunica o e de informa o.. comunica o como processo.. que influenciam a comunica o.. o e percep o.. o como expectativa.. o como envolvimento.. e recompensas de quem se envolve nacomunica o.. de comunica o humana.. o intrapessoal.. o interpessoal.. o grupal.. o organizacional.. o social.. o, comunidades, sociedade e o, sociedade contempor neae pol tica.. o e cultura.. o, sociedade e p modelos do processo de comunica o.

lada e mais esclarecedora, consistente e variada do que a primeira edição. Naturalmente, esta segunda edição do Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media também está longe da perfeição, mas é fruto de um esforço pessoal para corrigir erros e melhorar a estrutura e a forma de apresentação dos conteúdos.

Tags:

  Elemento, Teoria, Pesquisa, Comunica, Elementos de teoria e pesquisa da comunica, 227 o e dos

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos …

1 Jorge Pedro SousaElementos de Teoria ePesquisa da comunica o edos Media2aedi o revista e ampliadaPorto2006 ndice1 comunica o, sociedade, cultura e Ci ncias da Comu-nica conceitos de comunica o e de informa o.. comunica o como processo.. que influenciam a comunica o.. o e percep o.. o como expectativa.. o como envolvimento.. e recompensas de quem se envolve nacomunica o.. de comunica o humana.. o intrapessoal.. o interpessoal.. o grupal.. o organizacional.. o social.. o, comunidades, sociedade e o, sociedade contempor neae pol tica.. o e cultura.. o, sociedade e p modelos do processo de comunica o.

2 Modelo ret rico de Arist teles (s culoIV ).. modelo (ou paradigma) de Lasswell (1948)7834 modelo de Shanon e Weaver (1949).. modelo de Newcomb (1953).. modelo de Schramm (1954).. modelo de Gerbner (1956).. modelo de Roman Jakobson (1960).. modelos.. o entre modelos lineares e mode-los circulares da comunica o.. o e Ci ncias da comunica o..942 O estudo da significa o: semi tica, semiologia e psi-can fora.. mia.. de estilo.. tipos.. es da psican lise para o estudo doss mbolos e do seu significado..1203 Conceito e hist ria breve da comunica o em socie-dade ( comunica o "inven o"da comunica o social e a forma odo espa o p blico.)

3 B sicos sobre a hist ria do ria breve do jornalismo impresso.. ag ncias de not cias.. apontamento sobre a evolu o hist -rica do jornalismo radiof nico e b sicos sobre a hist ria das rela esp blicas.. hist ricos de rela es p b sicos sobre hist ria da NDICE54 Estrat gias e actividades de comunica o em sociedade:o de Jornalismo.. Autorit rio de Jornalismo.. Ocidental de Jornalismo.. Revolucion rio de Jornalismo.. Comunista de Jornalismo.. de Jornalismo b sicos de Teoria do jornalismo.. processo jornal stico.. acontecimentos como referentes do dis-curso jornal stico.. unidade discursiva: a not cia.

4 G nese dos estudos acad micos sobrejornalismo.. paradigma do gatekeeping.. interpretativa aplicada ao campojornal stico.. estudos sobre distor o.. construtivistas.. , identidade e cultura jorna-l sticas.. A edifica o de uma Teoria da Not cia edo Jornalismo..2365 Outras estrat gias e actividades de comunica o es P blicas.. b sicos de Teoria das rela esp blicas.. breve apontamento sobre marketing.. chamada de aten o para o conceitode marca.. o da publicidade..3406 processo publicit rio e a mensagem pu-blicit ria.. e publicidade.. meios publicit rios.. publicit rias.. publicit ria.. breve apontamento sobre propaganda.

5 Strias do entretenimento.. o popular e folkcomunica o..3826 Escolas e autores do pensamento pais fundadores europeus do pensamentocomunicacional.. Marx.. mile Durkheim.. Weber.. Tocqueville.. Tarde.. T nnies.. Escola de Chicago e o Interaccionismo Simb Goffman.. Giddens.. fixa o de grandes paradigmas para o estudo dacomunica o.. Interpretativa (Construcionismoou Construtivismo).. Cr tica e suas deriva es na EscolaLatino-Americana.. modelo do determinismo tecnol cr tico.. Escola de Frankfurt e os novos frank-furtianos.. e a Teoria da Hegemonia..419 economia pol tica da comunica o e acr tica marxista s cio-econ mica.

6 Estudos culturais e a Escola deBirmingham.. e o pensamento cr tico nos Esta-dos Unidos.. Escola Canadiana (Escola de Toronto).. Pesquisa latino-americana em comunica o (aEscola Latino - Americana).. comunicacional brasileiro.. Pesquisa europeia em comunica o.. a e espa o franc fono.. lia.. Evolucionista-Progressista eTecno-Optimismo..4867 Teorias dos efeitos da comunica o Teoria das Balas M gicas ou da Agulha Hipo-d rmica.. teorias do Two-Step e do Multi-Step Flow ofCommunication.. sobre a persuas o.. Teoria do Agenda-Setting.. Teoria da Tematiza o.. Teoria da Espiral do Sil ncio.. Teoria dos Usos e Gratifica es.

7 Teoria das Diferen as de Conhecimento (Kno-wledge Gap).. Teoria da Depend ncia.. Teoria do Cultivo ou da Incuba o.. Teorias da socializa o pelosmedia.. As teorias da constru o social da realidade..5258 Outros efeitos da comunica o social.. Efeitos fisiol gicos.. Efeito rec proco.. Efeito de boomerang.. Efeito de transvaze.. Efeito em terceiras pessoas (third personeffect).. Efeito de atrelado ou vag o.. Sistematizando os efeitos da comunica o social5318 Os meios de comunica o .. (magazines).. desenhada.. linguagem da fotografia (e das imagensem geral).. dio.. linguagem da r dio.

8 O.. linguagem audiovisual.. , cassetes e outros suportes de grava o..5989 Pesquisa de conhecimento.. processo cient fico.. relat rio de Pesquisa .. m todo experimental.. ritos e inqu ritos por sondagem.. lise do discurso.. lise quantitativa do discurso ou an -lise de conte do.. lise documental simples.. lise qualitativa do discurso.. an lises do discurso: o caso dasnarrativas audiovisuais.. o directa, participante ou etnogr em profundidade ou entrevista de discuss o, grupos de foco (focus group)ou entrevistas de grupo.. Pap is sociais.. Hist rias de vida.. Sociografia.. An lise conversacional.

9 M todos estat sticos elementares de maior inte-resse para as Ci ncias da comunica o.. Tabelas.. Gr ficos.. Frequ ncias.. M dia aritm tica.. Desvio-padr o.. Coeficiente de varia o.. Provas estat sticas.. Um apontamento sobre ndices de audi ncia..75810 Bibliografia763Ao Francisco e FranciscaElementos de Teoria e Pesquisa11Pr logo segunda edi oFoi com alguma surpresa que recebi a informa o de que a pri-meira edi o deste livro tinha esgotado. N o estou habituado aque um livro da minha autoria venda mil exemplares num ano emeio no restrito mercado portugu s. Mas foi um bom um lado, percebi que talvez este livro, dado o seu car ctersint tico, seja, efectivamente, um livro til para estudantes de Co-munica o (em particular para os meus alunos).

10 Esse seria, ali s,o maior elogio que me poderiam dar. Por outro lado, talvez tenhaconseguido, neste livro, alcan ar mais qualidade do que noutrostrabalhos da minha autoria, o que justificaria o n mero de exem-plares minha editora prop s-me a reimpress o da primeira edi odo livro. Mas devem ser raros os autores que ficam inteiramentesatisfeitos com as suas obras. Por isso, em vez de uma simplesreimpress o, pedi para se fazer uma segunda edi o, revista e am-pliada em alguns pontos. Al m de ter revisto a estrutura dos ca-p tulos, integrei no livro outras mat rias que a primeira edi on o contemplou. O livro que agora chega s m os do leitor ,assim, uma vers o reformulada da primeira edi o, esperando euque esta nova vers o tenha mais interesse e seja melhor articu-lada e mais esclarecedora, consistente e variada do que a primeiraedi , esta segunda edi o doElementos de Teoriae Pesquisa da comunica o e dos Mediatamb m est longe daperfei o, mas fruto de um esfor o pessoal para corrigir erros emelhorar a estrutura e a forma de apresenta o dos conte eu "do jornalismo".


Related search queries