Example: air traffic controller

Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de ...

Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 28 andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro RJ Tel.: PABX (021) 3974-2300 Fax: (021) 3974-1762/2220-6436 Endere o eletr nico: ABNT Associa o Brasileira de Normas T cnicas Copyright 2006 ABNT Associa o Brasileira de Normas T cnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados JUL 2007 Projeto 04 Elevadores el tricos de passageiros - Requisitos de seguran a para constru o e instala o de Elevadores com maquinaria dentro da caixa Origem Projeto PNB 04 ABNT/CB-04 - Comit Brasileiro de Maquinas e Equipamentos Mec nicos. CE - Comiss o de Estudo de Elevadores El tricos.

Projeto 04:010.13-002 3 0.3.19 A seguinte subseção é adicionada: Não é intenção desta norma impedir novos desenvolvimentos do elevador. Um projeto novo deve atender a pelo

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de ...

1 Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 28 andar CEP 20003-900 Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro RJ Tel.: PABX (021) 3974-2300 Fax: (021) 3974-1762/2220-6436 Endere o eletr nico: ABNT Associa o Brasileira de Normas T cnicas Copyright 2006 ABNT Associa o Brasileira de Normas T cnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados JUL 2007 Projeto 04 Elevadores el tricos de passageiros - Requisitos de seguran a para constru o e instala o de Elevadores com maquinaria dentro da caixa Origem Projeto PNB 04 ABNT/CB-04 - Comit Brasileiro de Maquinas e Equipamentos Mec nicos. CE - Comiss o de Estudo de Elevadores El tricos.

2 PNB 04 - Electric passenger elevators - Safety rules for the construction and installation of lifts with machineries in shaft. Descriptors: Elevator (lift). Machine room less elevators (lifts). New elevators (lifts). Construction and installation of elevators (lifts) Esta Norma foi baseada na norma EN81-1:1998/A2:2004. Palavras-chave: Elevador, Elevadores sem casa de m quinas, Elevadores el tricos novos. Constru o e instala o de Elevadores . 32 p ginas ndice Pref 0 Introdu 1 Objetivo ..3 3 Defini es ..3 5 Caixa do Paredes, piso e teto da caixa ..3 6 Espa os da maquinaria e polias ..4 Disposi es gerais ..4 Maquinaria em casa de m Maquinaria dentro da caixa.

3 5 Maquinaria fora da caixa ..8 Dispositivos para opera es de emerg ncia e Constru o e equipamento dos espa os da polia ..9 Casa de polias ..9 Polias na caixa ..9 9 Suspens o, compensa o, freio de seguran a e limitador de velocidade ..9 Tipos de suspens o e n mero dos meios de suspens Rela o entre o di metro de polias e o dimens es dos meios de suspens o, coeficiente de seguran a dos meios de suspens o ..10 Freio de seguran 12 M Opera o de emerg 13 Aparelhos e instala es el tricas ..12 Disposi es gerais ..12 Interruptores Ilumina o e tomadas el 14 Prote es contra falhas el tricas; controles; prioridades.

4 13 15 Avisos, marca es e instru es de opera 2 Projeto 04 Espa os da maquinaria e polias .. 15 15 Grupo de Elevadores .. 15 16 Inspe es, ensaios, registro, manuten o .. 16 Informa o do fabricante/instalador .. 16 Anexo A (normativo) Lista dos dispositivos el tricos de seguran a .. 17 Anexo C (informativo) Dossi T cnico .. 18 Generalidades .. 18 Detalhes t cnicos e 18 Anexo D (normativo) Inspe es e ensaios antes da coloca o em servi o .. 20 Ensaios e verifica 20 Anexo E (informativo) Inspe es e ensaios peri dicos, inspe es e ensaios depois de modifica es importantes ou ap s um 21 Inspe es e ensaios depois de modifica es importantes ou ap s um 21 Anexo M (informativo) Avalia o da tra o.

5 22 Introdu o .. 22 C lculo da tra 22 Exemplo pr 25 Anexo N (normativo) Avalia o do coeficiente de seguran a para cabos de suspens 28 Generalidades .. 28 N mero equivalente de polias 28 Coeficiente de seguran 29 Exemplos .. 31 Anexo O (informativo) Espa os para maquinarias Acessos ( ) .. 32 Pref cio A NBR NM 207:1999 requer uma casa de m quinas e de polias especiais. A tecnologia moderna demonstra que as m quinas e pe as associadas a elas podem ser colocadas na caixa. Para garantir a seguran a da opera o normal, manuten o e inspe o s o necess rias disposi es, que ainda n o est o descritas na norma NBR NM 207:1999.

6 Esta Norma contempla as precau es adicionais necess rias, substituindo o texto relevante existente da NBR NM 207:1999 ou adicionando novas subse es, conforme a seguir indicado. 0 Introdu o c) O texto desta subse o substitu do pelo seguinte: pessoas que se encontram fora da caixa, do espa o da maquinaria e polias (se existir). O texto desta subse o substitu do pelo seguinte: Esta Norma n o somente trata dos Requisitos de seguran a essenciais, mas adicionalmente estabelece as regras m nimas para a instala o de Elevadores nos edif cios/constru es. Regulamentos t cnicos para a constru o de edif cios n o podem ser ignorados.

7 B) O texto desta subse o substitu do pelo seguinte: Escorregamento sem controle dos meios de suspens o na polia motriz; c) O texto desta subse o substitu do pelo seguinte: Quebra e afrouxamento de toda liga o dos seguintes elementos auxiliares: meios de suspens o, cabos, correntes e correias; O texto desta subse o substitu do pelo seguinte: Para assegurar o funcionamento correto do equipamento no(s) espa o(s) da maquinaria, ou seja, levando em considera o o calor dissipado pelo equipamento, a temperatura ambiente no(s) espa o(s) da maquinaria deve ser mantida entre +5 C e +40 C. A seguinte subse o adicionada: As reas de acesso devem ser adequadamente iluminadas (ver ).

8 A seguinte subse o adicionada: As dimens es m nimas de passagens requeridas pelas normas de edifica es n o devem ser obstru das pelas portas ou al ap es abertos do elevador e/ou quaisquer meios de prote o para reas de trabalho fora da caixa, onde colocados em conformidade com a instru o de manuten o (ver ). A seguinte subse o adicionada: Onde mais de uma pessoa estiver trabalhando ao mesmo tempo num elevador, devem ser assegurados meios adequados de comunica o entre elas. Projeto 04 A seguinte subse o adicionada: N o inten o desta norma impedir novos desenvolvimentos do elevador. Um projeto novo deve atender a pelo menos os Requisitos de seguran a desta norma.

9 1 Objetivo O texto deste cap tulo substitu do pelo seguinte: Os Elevadores el tricos com maquinaria dentro da caixa devem atender NBR NM 207:1999, exceto os Requisitos que constam desta Norma. Esta Norma especifica as regras de seguran a para a constru o e instala o de Elevadores el tricos novos sem casa de maquinas instalados permanentemente servindo pavimentos definidos, tendo carro projetado para o transporte de pessoas e objetos, suspenso por cabos ou cintas e movendo-se entre guias inclinadas no m ximo 15 com a vertical. Em casos especiais, em complementa o s exig ncias desta Norma, dever o ser consideradas exig ncias suplementares (atmosfera explosiva, condi es clim ticas extremas, terremotos, transporte de mercadorias perigosas etc.)

10 Esta Norma n o especifica as exig ncias adicionais necess rias para o uso de Elevadores em caso de inc ndio. 3 Defini es As seguintes defini es s o adicionadas: maquinaria: Equipamento at ent o localizado na casa de m quinas, arm rio(s) de comando para o sistema de controle e acionamento, m quina do elevador, interruptores(s) principais e meios para opera es de emerg ncia. pessoa autorizada: Pessoa com autoriza o para acessar e trabalhar em reas restritas do elevador ( espa o da maquinaria, caixa e po o) com o prop sito de inspe o, ensaio e manuten o do elevador ou para resgatar passageiros . casa de m quinas: Esta defini o substitu da pela seguinte: espa o da maquinaria: Espa o(s) dentro ou fora da caixa onde est localizada a maquinaria como um todo ou em partes.


Related search queries