Example: bankruptcy

Especificações Técnicas para ... - Banco do Brasil

Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil Janeiro/2016 Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 2 1. Introdu o Esta especifica o tem como objetivo prestar as informa es t cnicas necess rias para a emiss o e impress o de boletos de pagamento, observado que: N o recomend vel a utiliza o de impressora matricial, devido ao elevado ndice de rejei o na leitura do c digo de barras, ocasionado pela m qualidade de impress o; obrigat ria a valida o dos dados dos boletos impressos fora do ambiente do Banco . O benefici rio assume total responsabilidade pelas consequ ncias advindas da emiss o de boletos sem a pr via autoriza o/valida o do Banco .

Especificações Técnicas para Confecção de Boleto de Cobrança do Banco do Brasil 3 b) parte superior direita – Deve haver a representação numérica do conteúdo

Tags:

  Bacon, Brasil, Banco do brasil, Do banco do brasil

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Especificações Técnicas para ... - Banco do Brasil

1 Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil Janeiro/2016 Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 2 1. Introdu o Esta especifica o tem como objetivo prestar as informa es t cnicas necess rias para a emiss o e impress o de boletos de pagamento, observado que: N o recomend vel a utiliza o de impressora matricial, devido ao elevado ndice de rejei o na leitura do c digo de barras, ocasionado pela m qualidade de impress o; obrigat ria a valida o dos dados dos boletos impressos fora do ambiente do Banco . O benefici rio assume total responsabilidade pelas consequ ncias advindas da emiss o de boletos sem a pr via autoriza o/valida o do Banco .

2 2. Caracter sticas do Boleto Especifica es gerais para emiss o de boleto em papel: Vias e dimens es: a) Ficha de compensa o: 95 a 108mm de altura por 170 a 216mm de comprimento; b) Recibo do pagador: preferencialmente observar o modelo constante do anexo III, devendo conter no m nimo as informa es indicadas no item Tipos de Formul rios/Disposi o das Vias: a) Formul rio Cont nuo Auto-Copiativo: a primeira via deve ser a Ficha de Compensa o, ficando crit rio a disposi o das demais vias; b) Papel A-4: a Ficha de Compensa o deve ser impressa na parte inferior do papel. Recomenda-se a utiliza o de microsserrilhas entre as vias (recebido do pagador e ficha de compensa o) para evitar danos s informa es quando do destacamento; ou c) Papel termosens vel: a Ficha de Compensa o ser localizada direita do recibo do pagador.

3 Recomenda-se a utiliza o de microsserrilhas entre as vias (recibo do pagador e ficha de compensa o) para evitar danos s informa es quando do destacamento. Gramatura do papel e cor da impress o: a) Gramatura ideal: 75 g/m2, m nima: 50 g/m2; b) Cor do Papel/Impress o: preferencialmente fundo branco com impress o azul ou preta. Especifica es das vias do Boleto de Pagamento: Ficha de Compensa o: a) parte superior esquerda Nome do Banco , podendo conter seu logotipo e, direita do nome do Banco , n mero c digo da IF Destinat ria no sistema multilateral de liquida o (SILOC), em negrito e deve ser impresso com caractere de 5mm e tra os ou fios de 1,2mm; Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 3 b) parte superior direita Deve haver a representa o num rica do conte do do C digo de Barras, conforme especifica o contida no item.

4 C) quadro de impress o Deve apresentar grade/denomina o dos campos, conforme anexo I; d) tamanho de cada campo (n mero de posi es) Pode variar, desde que obedecidas a mesma disposi o do modelo e as dimens es m nimas do formul rio; e) campos n o utilizados podem ficar em branco; f) parte inferior, abaixo do quadro de impress o Na extremidade direita deve ser deixado espa o para autentica o mec nica. Na extremidade esquerda, o campo destinado indica o obrigat ria do c digo de barras, conforme especifica o contida no anexo I; g) parte inferior, do lado direito do papel Deve conter a express o Autentica o Mec nica Ficha de Compensa o , com dimens o m xima de 2mm e tra os com fios de 0,3mm; Recibo do Pagador: devem ser impressas, no m nimo, as seguintes informa es: a) nome do benefici rio; b) endere o do benefici rio; c) CNPJ/CPF do benefici rio; d) nome do pagador; e) nosso n mero f) n mero do documento g) data de vencimento.

5 H) valor do documento Observa es: a) Conforme Lei Federal , de 01/10/2009, nos documentos de cobran a de d vida encaminhados ao consumidor, devem constar o nome, o endere o e o n mero de inscri o no Cadastro de Pessoas F sicas CPF ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jur dica CNPJ do fornecedor do produto ou servi o. b) recomend vel que tamb m no recibo do pagador conste a linha digit vel e o c digo de barras, de forma a facilitar eventual consulta. Leiaute do C digo de Barras Tipo: a) Deve ser utilizado o tipo 2 de 5 intercalado que tem as seguintes caracter sticas: b) Cinco barras definem um caractere, sendo duas delas, barras largas; c) Intercalado significa que os espa os entre as barras tamb m t m significado de maneira an loga s barras; d) Define apenas caracteres num ricos.

6 Conte do: Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 4 a) O c digo de barras composto por dois campos: b) campo obrigat rio: determinado pela FEBRABAN e comum a todos dos bancos; c) campo livre: determinado por cada Banco de acordo com a modalidade de Cobran a utilizada pelo cliente; d) Deve conter 44 posi es, disposto da seguinte forma: Posi o Tamanho Picture Conte do 01 a 03 03 9(03) C digo do Banco na C mara de Compensa o = '001' 04 a 04 01 9(01) C digo da Moeda = 9 (Real) 05 a 05 01 9(01) Digito Verificador (DV) do c digo de Barras* 06 a 09 04 9(04) Fator de Vencimento ** 10 a 19 10 9(08)V(2) Valor 20 a 44 03 9(03) Campo Livre ** * Para c lculo do DV do C digo Barras, consulte Anexo V ** Para c lculo do Fator de Vencimento, consulte o Anexo III ** Os padr es do BB est o identificados nos Anexos VI, VII, X e IX Dimens es: a) Comprimento total igual a 103mm e altura total igual a 13mm.

7 B) Local de Impress o na Ficha de Compensa o: Na parte inferior do documento, abaixo do quadro de impress o na extremidade esquerda, respeitando o espa o m nimo de 5 mm (zona de sil ncio) entre a margem esquerda do formul rio e o in cio da impress o do c digo e a dist ncia m nima de 12mm desde a margem inferior da Ficha de Compensa o at o centro do c digo de barras; c) Todas as especifica es devem ser atendidas a fim de preservar a leitura do c digo de barras. N mero c digo da IF Destinat ria no sistema multilateral de liquida o Linha Digit vel Representa o Num rica do C digo de Barras: a) Os dados da linha digit vel n o se apresentam na mesma sequ ncia dos dados do c digo de barras.

8 B) Conte do: A representa o num rica do c digo de barras distribu da em 5 partes, sendo os 3 primeiros consistidos por D gito Verificador DV (Calculado atrav s do M dulo 10 anexo IV) e, entre cada campo, espa o equivalente a uma posi o. No quarto campo indicado, isoladamente, o DV (calculado atrav s do M dulo 11 anexo V) do c digo de barras: a) Campo 1: A = N mero C digo da IF Destinat ria no SILOC B = C digo da moeda (9) -Real C = Posi es 20 a 24 do c digo de barras X = DV do Campo 1 (calculado de acordo com o M dulo 10 anexo IV) b) Campo 2: K UUUUVVVVVVVVVV Campo 1 Campo 2 Campo 3 4 Campo 5 Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 5 D = Posi es 25 a 34 do c digo de barras Y = DV do Campo 2 (calculado de acordo com o M dulo 10 anexo IV) c) Campo 3.

9 F = Posi es 35 a 44 do c digo de barras Z =DV do Campo 3 (calculado de acordo com o M dulo 10 anexo IV) d) Campo 4: K K = DV do c digo de barras (calculado de acordo com o M dulo 11 anexo VI) e) Campo 5: UUUUVVVVVVVVVV U = Fator de Vencimento (c lculo conforme anexo V) V = Valor do boleto de pagamento (com duas casas decimais, sem ponto e v rgula. Em caso de moeda vari vel, informar zeros) Dimens es e localiza o: A representa o num rica do c digo de barras deve ser impressa em caracteres de 3,5 a 4,5mm e tra os ou fios de 0,3mm na parte superior direita, iniciando-se logo ap s o n mero c digo da IF Destinat ria no sistema multilateral de liquida o (SILOC).

10 3. Especifica es para emiss o de boleto em meio eletr nico A apresenta o de boleto de pagamento por meio eletr nico somente pode ser efetuada pelas Institui es Financeiras signat rias da Conven o da Cobran a e da Conven o do DDA. O leiaute contendo os dados do boleto de pagamento definido no mbito da FEBRABAN, do sistema DDA e dos bancos que integram a Conven o da Cobran a. Especifica es T cnicas para Confec o de Boleto de Cobran a do Banco do Brasil 6 ANEXO I MODELO PARA BOLETO DE COBRAN A DESCRI O DOS CAMPOS DO BOLETO DE COBRAN A (A) NOME DA IF DESTINAT RIA: Deve ser obrigatoriamente indicado na margem superior esquerda da Ficha de Compensa o ( Banco do Brasil SA), podendo conter tamb m o logotipo do Banco .


Related search queries