Example: tourism industry

Estruturas Metálicas Uniderp Estruturas de Aço 2016-1

Estruturas Met licas UniderpEstruturas de A o2016-1 Prof. Willian de Araujo Rosa, de Araujo Engenheiro Civil UFMS Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Mestre em Engenharia Civil - Estruturas UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Coordena o do Programa de P s-Gradua o em Engenharia Professor Anhanguera- Uniderp / KROTON UCDB Universidade Cat lica Dom Bosco UFMS Universidade Federal do Mato Grosso do B sicaPINHEIRO, AntonioCarlos da Fonseca Bragan a. Estruturas met licas: calculos, detalhes, exerciciose projetos. 2. ed., rev. e ampl. S o Paulo: Edgard Bl cher, 2005. 300 p. ISBN , Walter. Estruturas de a o: dimensionamento pr tico. Rio de Janeiro: LTC, , IldonyH. Edif cios industriais em a o: projeto e c lculo. 3. ed. S o Paulo: Pini, 2000. 487 p. ISBN 85-7266-120-4 LivrosConte do Program f sicas e mec nicas do a de cobertura de a o. dimensionamento tra o.

Conteúdo Programático 1. Propriedades físicas e mecânicas do aço. 2. Estruturas de cobertura de aço. Dimensionamento à tração. Aplicação em barras de treliças.

Tags:

  Dimensionamento

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Estruturas Metálicas Uniderp Estruturas de Aço 2016-1

1 Estruturas Met licas UniderpEstruturas de A o2016-1 Prof. Willian de Araujo Rosa, de Araujo Engenheiro Civil UFMS Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Mestre em Engenharia Civil - Estruturas UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE Coordena o do Programa de P s-Gradua o em Engenharia Professor Anhanguera- Uniderp / KROTON UCDB Universidade Cat lica Dom Bosco UFMS Universidade Federal do Mato Grosso do B sicaPINHEIRO, AntonioCarlos da Fonseca Bragan a. Estruturas met licas: calculos, detalhes, exerciciose projetos. 2. ed., rev. e ampl. S o Paulo: Edgard Bl cher, 2005. 300 p. ISBN , Walter. Estruturas de a o: dimensionamento pr tico. Rio de Janeiro: LTC, , IldonyH. Edif cios industriais em a o: projeto e c lculo. 3. ed. S o Paulo: Pini, 2000. 487 p. ISBN 85-7266-120-4 LivrosConte do Program f sicas e mec nicas do a de cobertura de a o. dimensionamento tra o.

2 Aplica o em barras de treli compress o. Aplica o em barras de treli as e colunas. dimensionamento de colunas pertencentes a p flex o com conten o lateral cont nua; vigas sujeitas flambagem lateral com tor o. Aplica o em vigas de piso e de cobertura. Cisalhamento na flex o. o composta. Flexo-compress o em vigas colunas. Flexo-tra es: liga es com conectores, liga es com solda, liga es exc Willian de Araujo Rosa, Met licasHist ria da Constru o em A oIronbridge, em Coalbrookdale, de Abraham Darby, considerada a primeira obra em estrutura met lica, ponte de ferro fundido, com 30 m de v o (Inglaterra).Hist ria da Constru o em A oBritaniaBridge, ponte de estrutura tubular de se o quadrada com v os de 69, 138, 138 e 69 m (Inglaterra).Hist ria da Constru o em A oPalm House, de DecimusBurton (Londres).Hist ria da Constru o em A o1930 -Inaugurado o Chrysler Building, de William Van Alen, com 77 pavimentos (EUA).

3 Hist ria da Constru o em A o1935 Golden Gate, ponte suspensa com 1260 m de v o (EUA).Hist ria da Constru o em A o1961 Edif cio Avenida Central (Rio de Janeiro).Hist ria da Constru o em A o1964 VerrazanoNarrows, ponte suspensa com v o 1278 m (EUA).Hist ria da Constru o em A o1966 Escrit rio Central da CSN Volta Redonda -Rio de ria da Constru o em A oEsta o Largo 13 de Maio. Centro Empresarial do A o (S o Paulo). Instituto Cultural Ita (S o Paulo).Hist ria da Constru o em A o1997 Museu Guggenheim, em Bilbao, de Frank Gehry (Espanha).Hist ria da Constru o em A oHist ria da Constru o em A o2002 Ponte Juscelino Kubitschek, Bras lia-DF, 1200 metros, largura de 24 m, tr s v os de 240 metros sustentados por tr s arcos assim tricos e localizados em planos diferentes, com cabos tensionados de a o colocados em forma ria da Constru o em A o2004 Taipei 101, de , em estrutura de a o, com 101 pavimentos e 509 m de altura (Taiwan).

4 Propriedades dos A os e sua Classifica oAplica o das Estruturas Met licasa)Telhadosb)Edif cios industriais e comerciaisc)Resid nciasd)Hangarese)Pontes e viadutosf)Pontes rolantes e equipamentos de transportesg)Reservat riosh)Torresi)Guindastesj)Postesk)Passar elasl)Ind stria Navalm)Escadasn)MezaninosSistema Construtivo em A o -Caracter no projeto de arquitetura rea til com outros prazo de execu o de materiais e m vio de carga nas funda de o do o do canteiro de o o do meio ambientePropriedades dos A os e sua Classifica oPropriedades dos A os e sua Classifica Tens o x Deforma o Espec fica -M dulo de elasticidade E = 205 ncia fy(A o A36 -fy=36 ksi = 250 MPa;) de Poisson ( =0,3) dulo de Elasticidade ao Cisalhamento (G=0,385 E) o de Ruptura ao Espec fico ( a= 77 kN/m3)Propriedades dos A os e sua Classifica o9. Efeito da Velocidade nos EnsaiosPropriedades dos A os e sua Classifica o10.

5 Deforma o a Frio dos A osPropriedades dos A os e sua Classifica o11. Varia o da Tens o de Escoamento com a TemperaturaPropriedades dos A os e sua Classifica o12. Varia o do M dulo de elasticidade com a TemperaturaPropriedades dos A os e sua Classifica oElementos de Liga e seus Efeitos sobre os A osPropriedades dos A os e sua Classifica oOs tratamentos t rmicos s o feitos com os seguintes objetivos:a)remo o de tens es internasb)mudan a da durezac)aumento da resist ncia mec nicad)melhora da ductilidadee)melhora da usinabilidadef)melhora da resist ncia ao desgasteg)modifica o da propriedade el tricaPropriedades dos A os e sua Classifica oNormaNo Brasil utilizada a norma t cnica NBR 8800, de 2008, Projeto e execu o de Estruturas de a o e de Estruturas mistas de a o de edif cios (m todo dos estados limites) ABNT Associa o Brasileira de Normas T NBR 8800 tamb m est integrada NBR 14323:1999 - dimensionamento de Estruturas de A o de Edif cios em Situa o de Inc de A os EstruturaisAs designa es dos a os estruturais est o listadas no Anexo A da.

6 ASTM (American SocietyFor TestingandMaterials) A o A36 ABNT (Associa o Brasileira de Normas T cnicas) EB-583 A os para perfis laminados para uso estrutural. A o MR-250A o Patin vel Um tipo particular de a o estrutural que pode dispensar a prote o a corros o atmosf rica (pintura por exemplo) o chamado A o Patin vel ou A o Aclim vel. Isso porque esse a o estrutural de alta resist ncia a corros o atmosf rica. Trata-se de um a o de baixa liga que recebeem sua composi o qu mica pequenas quantidades de cobre, cromo, n quel e f sforo. Tipos de A os EstruturaisProdutos sider rgicos Perfis Barras ChapasProdutos Metal rgicosAs empresas metal rgicas produzem perfis compostos por chapas dobradas ou compostos por chapas chapas grossas t m espessura igual ou superior a 4,76 mm e as chapas finas em geral fornecidas em bitolas MSG (Manufacturer sStandarGauge).


Related search queries