Example: quiz answers

Exercícios com Gabarito de Biologia Gimnospermas

Exerc cios com Gabarito de Biologia I. Em certo momento, no passado geol gico, houve mais esp cies de Gimnospermas que de angiospermas. Gimnospermas Por m, o surgimento da flor nas angiospermas conferiu um maior sucesso adaptativo a esse grupo. 1) (UNIFESP-2007) Ao comermos um pinh o e uma II. O surgimento das sementes nas Gimnospermas j . castanha-do-par , ingerimos o tecido de reserva do representou um grande passo na conquista do ambiente embri o de uma gimnosperma (arauc ria) e de uma terrestre. Por m, com a presen a dos frutos, as angiosperma (castanheira), respectivamente. angiospermas tiveram maior dispers o assegurada. Pinh o e castanha-do-par s o sementes. III. As angiospermas ocorrem nas regi es mais a) O rg o que deu origem ao pinh o e castanha-do- quentes do globo e as Gimnospermas est o restritas s par , na arauc ria e na castanheira, o mesmo? Justifique. reas n o-tropicais e mais frias. Como existem mais reas b) A origem dos tecidos de reserva do embri o do pinh o e quentes, h mais angiospermas que Gimnospermas no da castanha-do-par a mesma?

1 | Projeto Medicina –www.projetomedicina.com.br Exercícios com Gabarito de Biologia Gimnospermas 1) (UNIFESP-2007) Ao comermos um pinhão e uma castanha-do-pará, ingerimos o tecido de reserva do

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Exercícios com Gabarito de Biologia Gimnospermas

1 Exerc cios com Gabarito de Biologia I. Em certo momento, no passado geol gico, houve mais esp cies de Gimnospermas que de angiospermas. Gimnospermas Por m, o surgimento da flor nas angiospermas conferiu um maior sucesso adaptativo a esse grupo. 1) (UNIFESP-2007) Ao comermos um pinh o e uma II. O surgimento das sementes nas Gimnospermas j . castanha-do-par , ingerimos o tecido de reserva do representou um grande passo na conquista do ambiente embri o de uma gimnosperma (arauc ria) e de uma terrestre. Por m, com a presen a dos frutos, as angiosperma (castanheira), respectivamente. angiospermas tiveram maior dispers o assegurada. Pinh o e castanha-do-par s o sementes. III. As angiospermas ocorrem nas regi es mais a) O rg o que deu origem ao pinh o e castanha-do- quentes do globo e as Gimnospermas est o restritas s par , na arauc ria e na castanheira, o mesmo? Justifique. reas n o-tropicais e mais frias. Como existem mais reas b) A origem dos tecidos de reserva do embri o do pinh o e quentes, h mais angiospermas que Gimnospermas no da castanha-do-par a mesma?

2 Justifique. planeta. IV. A dupla fecunda o, que surgiu nas Gimnospermas , foi aperfei oada nas angiospermas com o 2) (FUVEST-2007) Pesquisadores encontraram surgimento do envolt rio da semente. Isso tamb m caracter sticas surpreendentemente avan adas no f ssil de explica a maior dispers o e o maior n mero de um peixe primitivo conhecido como Gogonassus, que viveu angiospermas. h cerca de 380 milh es de anos no oeste da Austr lia. Considerando a evolu o das plantas no ambiente Esse g nero faz parte de um grupo de peixes com terrestre, est o corretas somente: barbatanas lobuladas que deu origem aos vertebrados a) I e II. terrestres e uma das amostras mais completas j b) I e IV. encontradas de seres aqu ticos do per odo Devoniano c) II e III. (419 a 359 milh es de anos atr s). [..] d) I, II e III. Rev. Pesquisa FAPESP - edi o Online, 20/10/2006 e) II, III e IV. a) correto afirmar que os primeiros vertebrados terrestres, descendentes dos peixes de barbatanas 5) (Mack-2007) A respeito do ciclo reprodutivo das plantas lobuladas, de que fala o texto, foram necessariamente faner gamas ( Gimnospermas e angiospermas), considere consumidores prim rios?

3 Por qu ? as seguintes afirma es: b) Considerando que no Devoniano surgiram os primeiros I. Formam tubo pol nico para que o gameta filos de plantas Gimnospermas , quais dentre as seguintes masculino possa alcan ar o gameta feminino no interior do estruturas dessas plantas poderiam ter servido de ov rio. alimento a esses primitivos vertebrados terrestres: caule, II. Apresentam altern ncia de gera es, sendo que a folha, semente, flor e fruto? Justifique. gera o esporof tica predominante sobre a gametof tica. III. Ap s a fecunda o, o vulo origina a semente com endosperma 3n. 3) (UNIFESP-2008) Pela primeira vez na hist ria evolutiva, IV. o gr o-de-p len formado a partir do micr sporo o embri o protegido por um envolt rio que o protege e hapl ide. impede que desidrate. Ali, h tamb m subst ncias de Est o corretas, apenas: reserva que o nutrir o at que saia do envolt rio e passe a a) I e II. ter vida livre. b) I e III. a) Se essa frase for relacionada a um grupo animal, a que c) I e IV.

4 Grupo ela se aplica com propriedade? Cite outra d) II e III. caracter stica, reprodutiva ou do desenvolvimento do e) II e IV. embri o, que tamb m aparece nesse grupo pela primeira vez. b) Se essa frase for relacionada a um grupo vegetal, a que 6) (Mack-2005) Microspor cito . Micr sporos I. grupo ela se aplica com propriedade? Cite outra caracter stica, reprodutiva ou do desenvolvimento do . II. Gr os-de-p len 2 N cleos esperm tico III. embri o, que tamb m aparece nesse grupo pela primeira ou vez. 2 c lulas esperm ticas 4) (UNIFESP-2008) No planeta, s o referidas A seq ncia acima, do ciclo reprodutivo das plantas, aproximadamente 800 esp cies de Gimnospermas e acontece esp cies de angiospermas. Sobre essa diferen a a) apenas em Angiospermas, sendo que a meiose ocorre num rica, foram feitas as seguintes afirma es: em I. 1 | Projeto Medicina b) apenas em Angiospermas, sendo que a meiose ocorre II. em conjunto - as duas plantas em um mesmo em II. vaso. c) em Gimnospermas e Angiospermas, sendo que a meiose Em ambas as situa es, todas as demais condi es ocorre em I.

5 Ambientais foram mantidas id nticas. d) em Gimnospermas e Angiospermas, sendo que a meiose Ao final de algum tempo de cultivo, mediu-se o ocorre em II. comprimento da parte a rea desses vegetais. Os e) em Gimnospermas e Angiospermas, sendo que a meiose resultados est o apresentados no gr fico abaixo. ocorre em III. 7) (UFMG-2003) Analise esta tabela: Diversidade atual de plantas com semente na Terra N de N de pocas de fam lia esp cie surgiment s s o na Terra (milh es de anos). Gimnosperm Gingkophyta 1 1 280. as Cycadophyta 3 100 300. Coniferophyt 7 500 330. a Gneteles 3 100 200. Angospermas 500 120. 0. Com base nas informa es dessa tabela e em outros conhecimentos sobre o assunto, CORRETO afirmar que a a) Identifique a prov vel rela o ecol gica presente na diferen a entre a diversidade de Gimnospermas e de situa o experimental II e justifique a diferen a de Angiospermas pode ser explicada comprimento da parte a rea dos vegetais verificada nesta a) pelos tipos de folhas e sementes.

6 Situa o. b) pela a o dos insetos polinizadores. b) Cite duas caracter sticas exclusivas das faner gamas e c) pela a o menos intensa de herb voros. os dois principais grupos em que esses vegetais s o d) pelos modos de dispers o dos frutos. divididos. 8) (UECE-2005) As plantas se reproduzem por altern ncia 10) (FUVEST-2010) Uma pessoa, ao encontrar uma de gera es. Assim sendo, podemos afirmar: semente, pode afirmar, com certeza, que dentro dela h o a) As bri fitas apresentam a gera o esporof tica mais embri o de uma planta, a qual, na fase adulta, desenvolvida que a gametof tica. a) forma flores, frutos e sementes. b) Os soros das samambaias produzem anter dios e b) forma sementes, mas n o produz flores e frutos. oosferas, os quais dependem da gua para ocorrer a c) vive exclusivamente em ambiente terrestre. fecunda o. d) necessita de gua para o deslocamento dos gametas na c) Nas Gimnospermas s o produzidos dois tipos de fecunda o. esporos: os micr poros a partir dos quais se desenvolve o e) tem tecidos especializados para condu o de gua e de gamet fito masculino e os meg sporos a partir dos quais seiva elaborada.

7 Se desenvolve o gamet fito feminino. d) Nas angiospermas a fecunda o ocorre no espor fito, 11) (Vunesp-2008) Analisando os processos sexuados e independendo assim de gamet fitos, para que se complete ciclos de vida das plantas, considere as informa es o processo de reprodu o sexuada. seguintes. I. Fase gametof tica muito desenvolvida. II. Fase esporof tica independente da planta 9) (UERJ-2006) Duas esp cies de plantas faner gamas, X e hapl ide. Y, de porte semelhante, foram cultivadas em duas III. Fase gametof tica muito reduzida. situa es experimentais: IV. Fase esporof tica cresce sobre a planta hapl ide. I. independentemente - cada planta em um vaso; V. Sementes n o abrigadas. 2 | Projeto Medicina Pode-se afirmar corretamente que a) AeB CeD E. a) I e II ocorrem nas bri fitas e pterid fitas. b) III e V ocorrem nas angiospermas, mas n o nas b) A, B e C D E. pterid fitas. c) A BeC DeE. c) IV ocorre apenas nas bri fitas. d) A B C, D e E. d) I e V ocorrem nas Gimnospermas . e) II ocorre nas bri fitas, mas n o nas angiospermas.

8 E) AeB C DeE. 12) (UEMG-2008) Na hist ria biol gica das plantas, muitos eventos ocorreram durante a sele o para a vida no 15) (FGV - SP-2007) As plantas portadoras de frutos ambiente terrestre. surgiram na Terra depois das con feras, provavelmente h . Sobre esta hist ria, s CORRETO afirmar que cerca de 135 milh es de anos. A an lise dos f sseis indica a) o desenvolvimento de vasos condutores de seivas que a quantidade de angiospermas foi rapidamente caracter stica que surgiu nos ancestrais das pterid fitas. aumentando na Terra, enquanto as Gimnospermas foram b) as primeiras faner gamas eram dotadas de frutos sem se tornando menos abundantes. Assim, as con feras sementes. dominaram a paisagem dos ecossistemas terrestres em c) as Gimnospermas foram selecionadas para diversidade tempos passados, mas as angiospermas dominam a de agentes polinizadores. paisagem atual, com cerca de 250 mil esp cies conhecidas. d) as angiospermas constitu ram as primeiras (Paulino, , Biologia Atual).

9 Esperm fitas. Usando as afirma es do texto e os conhecimentos sobre bot nica, pode-se afirmar que: 13) (FATEC-2008) Considere o seguinte esquema, que a) no per odo anterior a 135 milh es de anos do presente representa subdivis es de grupos vegetais nos quais os s havia con feras e, portanto, n o havia algarismos representam os crit rios adotados para fazer a plantas com frutos, com flores ou com produ o de classi ca o. sementes. b) ao longo dos ltimos 135 milh es de anos, as estruturas flor, fruto e semente surgiram nessa seq ncia evolutiva, dando origem s angiospermas, com cerca de 250 mil esp cies conhecidas. c) as con feras, embora n o produzam flores, frutos ou sementes, puderam propagar-se e chegar aos dias atuais gra as aos mecanismos de reprodu o vegetativa. Os crit rios presen a de cloro la, presen a de sementes e d) as con feras, presentes apenas no registro f ssil, s o as presen a de frutos est o representados, respectivamente, ancestrais das atuais Gimnospermas e angiospermas.

10 Pelos algarismos: e) as con feras, ou Gimnospermas , n o se extinguiram e a) I, II e III. constituem-se na vegeta o dominante de algumas b) III, V e IV. forma es florestais atuais. c) II, IV e V. d) III, I e V. e) II, V e IV. 16) (PUC - SP-2006) Um restaurante apresenta o seguinte card pio: 14) (Mack-2007) Em uma sa da a campo, os alunos do I. casquinha de siri. curso de Biologia fizeram uma coleta de v rios II. salada de r cula e agri o com lascas de queijos representantes, dos seguintes vegetais: camembert e roquefort. A - musgos III. risoto de frutos do mar, contendo lula, marisco e B - licop dios camar o. C - samambaias Considerando-se apenas os componentes descritos em I, II. D - pinheiros e III, correto afirmar que fazem parte daquele card pio: E - ciprestes a) artr podes, moluscos, algas e fungos. No laborat rio, os alunos tiveram de classificar esses b) artr podes, moluscos, fungos e angiospermas. vegetais pelas caracter sticas avasculares, vasculares sem c) artr podes, protocordados, algas e angiospermas.


Related search queries