Example: quiz answers

Exercícios de Estrutura Dissertativa - Parte 1

Reda o Rafael Cunha e Eduardo Valladares (Caroline Tostes). Exerc cios de Estrutura Dissertativa - Parte 1. Reda o Rafael Cunha e Eduardo Valladares (Caroline Tostes). Exerc cios de Estrutura Dissertativa - Parte 1. 1. Leia atentamente o par grafo abaixo, retirado de uma reda o modelo ENEM. Mexa-se: verbo no imperativo, associado pr tica de atividades f sicas, fundamental para aqueles que almejam uma vida longa e saud vel. Estar em movimento um h bito que deve ser cultivado desde cedo na vida das pessoas, desde a inf ncia. O que vemos nos dias de hoje, entretanto, vai, justamente, na contram o dessa ideia. Um dos grandes desafios do s culo XXI.

1. Leia atentamente o parágrafo abaixo, retirado de uma redação modelo ENEM. Mexa-se: verbo no imperativo, associado à prática de atividades físicas, fundamental para aqueles que almejam uma vida longa e saudável. Estar em movimento é um hábito que deve ser cultivado desde cedo na vida das pessoas, desde a infância.

Tags:

  Taper, Aile, Estrutura, Xerces, Leia atentamente, Atentamente, Icos, 237 cios de estrutura dissertativa parte, Dissertativa

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Exercícios de Estrutura Dissertativa - Parte 1

1 Reda o Rafael Cunha e Eduardo Valladares (Caroline Tostes). Exerc cios de Estrutura Dissertativa - Parte 1. Reda o Rafael Cunha e Eduardo Valladares (Caroline Tostes). Exerc cios de Estrutura Dissertativa - Parte 1. 1. Leia atentamente o par grafo abaixo, retirado de uma reda o modelo ENEM. Mexa-se: verbo no imperativo, associado pr tica de atividades f sicas, fundamental para aqueles que almejam uma vida longa e saud vel. Estar em movimento um h bito que deve ser cultivado desde cedo na vida das pessoas, desde a inf ncia. O que vemos nos dias de hoje, entretanto, vai, justamente, na contram o dessa ideia. Um dos grandes desafios do s culo XXI.

2 Encontrar maneiras de combater a apatia e o sedentarismo que tomou conta das crian as do Brasil e do mundo. a) Qual a tese dessa introdu o? b) Elabore dois argumentos que a sustentem. 2. Identifique no par grafo de desenvolvimento abaixo, retirado de uma disserta o modelo ENEM, o t pico frasal. Diante do caos instaurado pela intoler ncia religiosa, foi preciso criar meios para combater e criminalizar essas a es de desrespeito. Fez-se necess ria a cria o de uma lei que busca proteger cultos religiosos de matriz africana, os quais s o mais discriminados no Brasil. Al m disso, estipulou- ler ncia de diversidades, n o cabe julgar, discriminar ou hostilizar a f alheia.

3 3. Ordene os per odos abaixo de forma que eles construam um par grafo argumentativo coeso e coerente: a)Alguns pensam apenas em divers o e esquecem da seguran a. b) Essa individualidade tamb m vista na teoria do Super Homem, de Nietzsche, c) onde tratada a vida do homem apenas em suas pr prias vontades. d) Visto isso, n o se preocupam com a vida de outros que tamb m est sujeita riscos. 4. O par grafo abaixo foi retirado de uma disserta o argumentativa, ele representa o primeiro par grafo de desenvolvimento do texto. Leia-o atentamente e fa a o que se pede: "Ainda assim, indispens vel destacar as vantagens da ado o dessas novas ferramentas.

4 Al m da alta capacidade de armazenamento e do acesso facilitado em qualquer hora e lugar, o Reda o Rafael Cunha e Eduardo Valladares (Caroline Tostes). pre o dos textos digitalizados muito mais baixo, uma vez que que o processo de produ o tamb m mais barato. H livros f sicos que chegam a custar tr s vezes o valor da sua vers o virtual, o que justifica a dificuldade de manter um h bito de leitura na nossa sociedade. No mesmo caminho, a concorr ncia cada vez maior nesse mercado tem permitido a redu o do pre o dos aparelhos de leitura digital, facilitando ainda mais a compra, a venda e, claro, a fideliza o do leitor.

5 ". a) Qual estrat gia o autor utiliza para iniciar o par grafo? b) Retire desse fragmento um exemplo de t pico-frasal. c) Como foi feita a amplia o do t pico-frasal? 5. Leia agora este outro par grafo de desenvolvimento, retirado de uma reda o sobre o a corrup o no Brasil): Agora, o pol tico chega em Bras lia, a vem um empres rio e combina com ele de fazer um esquema. Ele vai, arma tudo e j sabe que ningu m vai descobrir. Desvia dinheiro da merenda das escolas p blicas e compra uma mans o ou uma ilha. Depois se algu m desconfia de alguma coisa ou a imprensa investiga, ele foge para outro pa s com muito dinheiro. Esse par grafo apresenta muitas falhas.

6 Explique, de forma sint tica, quais s o os problemas relativos: a) linguagem empregada pelo autor. b) ao tipo de texto solicitado (disserta o). Reda o Rafael Cunha e Eduardo Valladares (Caroline Tostes). Gabarito 1. a) Um dos grandes desafios do s culo XXI encontrar maneiras de combater a apatia e o sedentarismo que tomou conta das crian as do Brasil e do mundo. b) Resposta pessoal. Sugest o: falta de est mulos de exerc cios f sicos, falta de seguran a para praticar os esportes ao ar livre (vide roubos de bicicleta, ), desinteresse dos jovens que preferem os jogos virtuais e eletr nicos. 2. Diante do caos instaurado pela intoler ncia religiosa, foi preciso criar meios para combater e criminalizar essas a es de desrespeito.

7 3. Alguns pensam apenas em divers o e esquecem da seguran a. Visto isso, n o se preocupam com a vida de outros que tamb m est sujeita a riscos. Essa individualidade tamb m vista na teoria do Super Homem, de Nietzsche, onde tratada a vida do homem apenas em suas pr prias vontades. 4. a) O uso do conectivo "ainda assim", que certamente o conecta a ideia do par grafo anterior, mostrando que aparecer o outras ideias importantes para a defesa da tese. b)" indispens vel destacar as vantagens da ado o dessas novas ferramentas.". c) Por explica o e exemplifica o. 5. a) Linguagem informal, n o est adequada porque apresenta ind cios de coloquialismos e oralidade.

8 B) Apresenta caracter sticas narrativas, porque mais conta um fato que argumenta um ponto de vista.


Related search queries