Example: barber

“Façamos a revolução antes que o povo a faça!”

A Era Vargas (1930 1945): Fa amos a revolu o antes que o povo a fa a! Ant nio Carlos de Andrada Presidente de Provis rio (1930 1934). governo Constitucional (1934 1937).Estado Novo (1937 1945).Estado Novo (1937 1945).GET LIOVARGASPai dos Pobres ou M e dos Ricos?Populismo:fen meno t pico da Am rica Latina, onde um l der se mostra como representante dos anseios populares e nacionais, colocando-se acima e como mediador das classes sociais, promovendo a interven o do Estado na economia atrav s de um nacionalismo econ mico. um fen meno de manipula o das massas lio Vargas = zaro Cardenas = M D. Per n = Provis rio (1930 1934): Nomea o de interventores federais para os estados (Flores da Cunha no RS); Cria o do Minist rio do Trabalho, Industria e Com rcio (Lindolfo Collor); Promulga o de Leis Trabalhistas ; Cria o da Justi a do Trabalho.

GOVERNO CONSTITUCIONAL: Intentona Comunista (1935): militares ligados a ANL em Natal, Recife e no Rio de Janeiro, tentam tomar o poder, o movimento é rapidamente derrotado. É criado o Tribunal de Segurança Nacional, que em 1937 condena Luís Carlos

Tags:

  Governo, Janeiro, Rio de janeiro

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of “Façamos a revolução antes que o povo a faça!”

1 A Era Vargas (1930 1945): Fa amos a revolu o antes que o povo a fa a! Ant nio Carlos de Andrada Presidente de Provis rio (1930 1934). governo Constitucional (1934 1937).Estado Novo (1937 1945).Estado Novo (1937 1945).GET LIOVARGASPai dos Pobres ou M e dos Ricos?Populismo:fen meno t pico da Am rica Latina, onde um l der se mostra como representante dos anseios populares e nacionais, colocando-se acima e como mediador das classes sociais, promovendo a interven o do Estado na economia atrav s de um nacionalismo econ mico. um fen meno de manipula o das massas lio Vargas = zaro Cardenas = M D. Per n = Provis rio (1930 1934): Nomea o de interventores federais para os estados (Flores da Cunha no RS); Cria o do Minist rio do Trabalho, Industria e Com rcio (Lindolfo Collor); Promulga o de Leis Trabalhistas ; Cria o da Justi a do Trabalho.

2 Controle do c mbio pelo governo ; Publica o do C digo Eleitoral (instituindo o voto secreto e o voto feminino); Compra e queima de 78 milh es de sacas de caf e proibi o de novas planta es do produto para reduzir a oferta; Cria o do Departamento Nacional do Caf e o Instituto do A car e do lcool; Editado o C digo de Minas e das guas (Nacionaliza o); governo Provis rio: Revolu o Constitucionalista de S o Paulo em 1932:A oligarquia cafeeira de SP, destitu da do poder pol tico com a Revolu o de 1930, aproveitou-se da recess o econ mica do per odo e atacou o centralismo pol tico do governo . Exigiram um interventor paulista e civil em lugar de Jo o Alberto ( tenentista pernambucano) e a imediata convoca o de uma Assembl ia fac es olig rquicas do PRP e PD fundaram a FUP(Frente nica Paulista). Manifesta es constitucionalistas aumentaram na GB(RJ), MG, MT e RS (sob o comando de Manifesta es constitucionalistas aumentaram na GB(RJ), MG, MT e RS (sob o comando de Borges de Medeiros), na cidade de S o Paulo uma manifesta o estudantil terminou com a morte dos estudantes Martins, Miragaia, Dr usio e Camargo, ap s confronto com a pol cia, dando origem ao Movimento de Julho eclodiu a guerra civil, com as tropas constitucionalistas comandadas pelo gal Bertoldo Klinger, comandante do estado de MT.)

3 A marinha promoveu um bloqueio naval Santos e depois de tr s meses de combate as tropas federais venceram as derrota militar dos constitucionalistas foi acompanhada por uma vit ria pol tica: em 1933, Vargas convocou a Assembl ia CONSTITUCIONAL (1934 1937):Constitui o de 1934:Terceira constitui o do Brasil e segunda da Rep blica. Promulgada; Federa o, Presidencialismo e Tr s Poderes (executivo, Legislativo e Judici rio); Cria o da Justi a Eleitoral; Cria o de uma Legisla o Trabalhista(sal rio m nimo regional, jornada de Cria o de uma Legisla o Trabalhista(sal rio m nimo regional, jornada de trabalho de oito horas di rias, descanso semanal aos domingos, f rias anuais remuneradas, indeniza o por demiss o sem justa causa, regulamenta o do trabalho infantil e feminino e direito a aposentadoria); Extin o do cargo de vice-presidente da Rep blica; Anistia de todos os presos pol ticos do pa s; Mandato presidencial de quatro anos; Direito presidencial de decretar estado de s tio por trinta dias.)

4 Elegeu, indiretamente, Get lio Vargas para a Presid ncia da Rep CONSTITUCIONAL:Polariza o Ideol gica:AIBANLA o Integralista a Nacional der: Pl nio Salgado L der: Lu s Carlos Prestes Deus, P tria e Fam lia (O Cavaleiro da Esperan a)Sauda o: anau Organizada pelo PCBS auda o: anau Organizada pelo PCBOs Camisas Verdes. Financiada pela URSS (Internacional Comunista).Sigma: letra do alfabeto grego ( ) correspondente ao s latino, s mbolo matem tico do somat : em l ngua tupi, voc meu parente .Essa sauda o usada pelos escoteiros do Brasil desde membros da ANL eram denominados Aliancistas (sociais-democratas, socialistas, comunistas e anarquistas) e pregavam a nacionaliza o das empresas estrangeiras, o n o pagamento da d vida externa brasileira, a reforma agr ria e a garantia das liberdades CONSTITUCIONAL:Intentona Comunista (1935): militares ligados a ANL em Natal, Recife e no Rio de janeiro , tentam tomar o poder, o movimento rapidamente derrotado.

5 Criado o Tribunal de Seguran a Nacional, que em 1937 condena Lu s Carlos Prestes (que passa quase nove anos em uma solit ria, at ser libertado em 1945, com a anistia pol tica) e d in cio a repress o pol como pretexto o radicalismo pol tico da esquerda, o governo notificou que o servi o secreto do Ex rcito descobrira o Plano Cohen, plano fict cio atribu do aos comunistas que pretendiam tomar o poder no nome do combate ao perigo comunista , Vargas decreta estado de guerra, fecha o Congresso Nacional e instaura a NOVO (1937 1945):Ditadura de Get lio o de 1937:Quarta Constitui o do Brasil e terceira republicana. Baseada na constitui o fascista da Pol nia (polaca); Outorgada; Extin o dos partidos pol ticos; Extin o dos partidos pol ticos; Supress o da federa o e de todos os hinos, bandeiras, escudos e armas estaduais e municipais (Estado Unit rio); O Executivo Federal (Presid ncia da Rep blica) de modificar a constitui o e governar por decretos; Introdu o da pena de morte; Proibi o de greves e controle dos sindicatos pelo Estado (sindicatos pelegos) e imposto sindical obrigat NOVO:A Intentona Integralista (1938): a princ pio os Integralistas apoiaram o golpe varguista, por m afastados do poder e com o partido na ilegalidade, membros da AIB invadem o pal cio presidencial para assassinar Get lio Vargas.

6 S o rapidamente derrotados e presos. Cria o do Dasp(Departamento Administrativo do Servi o P blico), corpo de burocratas para supervisionar os interventores nas Unidades Administrativase reestruturar a administra o p blica, tornando-se cabides de empregos para apadrinhados . Cria o do DIP(Departamento de Imprensa e Propaganda), rg o respons vel pela censura Cria o do DIP(Departamento de Imprensa e Propaganda), rg o respons vel pela censura e propaganda do Estado Novo (cria o da Hora do Brasil, depois A Voz do Brasil). A CLT(Consolida o das Leis Trabalhistas), baseada na Carta del Lavoro do Fascismo Italiano. Cria o do Senai e do Sesi. Cria o do Instituto do Mate e Instituto do Pinho. Cria o do Conselho Nacional do Petr leo. Companhia Sider rgica Nacional (CSN), em Volta Redonda Industria de Base.

7 Companhia Vale do Rio Doce em o Estado Novo a repress o coube ao DOPS (Departamento de Ordem P blica e Social) e Pela Pol cia Especial comandada por Filinto M NOVO:O Estado Novo Varguista manteve uma pol tica amb gua em rela o ao Eixo e os Aliados ( o Brasil s entra na guerra se a cobra fumar ), por m os estadunidenses, pretendendo utilizar bases no NE para atingir o norte da frica, concederam cr dito inicial, tecnologia e m o-de-obra especializada para a constru o da Brasil declara guerra ao Eixo(agosto de 1942): envio da FEB ( os pracinhas ) e da FAB em 1944. A OABe l deres liberais de MG em Belo Horizonte(Manifesto dos Mineiros), A OABe l deres liberais de MG em Belo Horizonte(Manifesto dos Mineiros), manifestam-se contra a vit ria dos Aliados demonstrou a contradi o no Brasil: brasileiros lutaram contra ditaduras no exterior quando t nhamos uma no pa lio Vargas anistiou presos pol ticos, reatou rela es com a URSS, marcou elei es para o fim de 1945 e permitiu a volta de partidos pol ticos (UDN, PSD, PTB,PCB e PRP).

8 O Queremismo: surgiu da uni o entre trabalhistas e comunista, com o apoio de Lu s Carlos Prestes. O movimento surgiu do slogan do PTB: queremos Get lio .Temendo a aproxima o de Vargas com a esquerda, o Ex rcito dep e Get lio Vargas em outubro de REP BLICA LIBERAL - POPULISTA (1946 1964):Eurico Dutra PSD (1946 1951): Eleito com o apoio do PTB e de Get lio Vargas: Ele disse: para presidente vote Dutra . Constitui o de 1946:Quinta constitui o do Brasil e quarta da Rep blica; Promulgada; Rep blica Federativa; Presidencialismo (com mandato presidencial de cinco anos); Independ ncia entre os tr s Poderes; Autonomia estadual e municipal; Voto universal e obrigat rio para alfabetizados maiores de 18 anos; Vota o para Presidente e Vice-Presidente; Liberal e Dutra: Alinhamento do Brasil aos EUA no contexto da Guerra Fria (Imperialismo Cultural); Rompimento das Rela es Diplom ticas com a URSS;Fechamento do PCB; Os pol ticos do PCB s o cassados; Aumento das importa es e D ficit Comercial; Aumento do custo de vida; Aumento do custo de vida; Proibi o de greves e interven o em sindicatos; Plano Salte(sa de, alimentos, transporte e energia);Pavimenta o asf ltica Rio-S o Paulo (Via Dutra).

9 Proibi o do jogo do bicho e fechamento dos cassinos;A REP BLICA LIBERAL - POPULISTA:Get lio Vargas PTB (1951 1954):Pol tica econ mica nacionalista e intervencionista. Plano Lafer (Hor cio Lafer): est mulo a industria de base (Plano Q inq enal); Cria o do BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econ mico); Campanha O petr leo nosso , com o apoio de Monteiro Lobato , que culminou em 1953 com a cria o da Petrobr s; Aumento de 100% do sal rio m nimo, concedido pelo Ministro do Trabalho Jo o Goulart; Aumento de 100% do sal rio m nimo, concedido pelo Ministro do Trabalho Jo o Goulart; Empres rios nacionais, associados ao capitais internacionais, financiaram a oposi o ao governo atrav s da UDN e do seu l der e governador da Guanabara Carlos Lacerda (dono da Tribuna da Imprensa); Atentado a Carlos Lacerda(rua Toneleros, Copacabana no Rio de janeiro ); Suic dio de Get lio Vargas (24 de agosto de 1954).

10 Carta Testamento: ..saio da vida para entrar na Hist ria. ; Carlos Lacerda foge para Portugal; Assumem: Caf Filho (vice-presidente), Carlos Luz (presidente da C mara dos Deputados) e Nereu Ramos (presidente do Senado).A REP BLICA LIBERAL - POPULISTA: Tentativa de golpe dos udenistas (com o apoio de Carlos Luz), que tentam impedir a posse de JK e Jango, acusando-os de comunistas e n o terem conseguido a maioria absoluta de votos, com o apoio de oficiais da Aeron utica sediados em Samtar m (PA). A tentativa de golpe foi desarticulada pelo general Henrique Teixeira Lot (Ministro da Guerra).Juscelino Kubitschek PSD (1955 1961): JK o presidente Bossa Nova ; Anistia aos envolvidos ns tentativa de golpe; Anistia aos envolvidos ns tentativa de golpe; Plano de Metas: 50 anos de desenvolvimento em 5 de governo ;Interioriza o do desenvolvimento.


Related search queries