Example: bachelor of science

FERRAMENTA: MÉTODO DA CUMBUCA - Instituto …

1 INDICADO PARA empresas de todos os portes, em especial as menores e aquelas com poucos recursos para investir em treinamento e desenvolvimento de PARA que os pr prios colaboradores adquiram novos conhecimentos. TIL PORQUE uma t cnica simples de aprendizagem organizacional que pode trazer resultados concretos com baixos investimentos. Al m disso, incentiva o autodesenvolvimento dos A FERRAMENTA: Com este nome, foi desenvolvido pelo consultor Vicente Falconi (FALCONI, 2009) em seu livro O Verdadeiro Poder. uma t cnica que pode ser muito eficiente j que incentiva o estudo em grupos pequenos em encontros r pidos e peri dicos e obriga que todos estejam preparados para liderar a sess usar: Apesar de a ferramenta ter sido criada para o livro O Verdadeiro Poder, pode ser usada para v rios outros livros, guias ou manuais.

3.:DICAS DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA • Comece pelo original: Gostou do Método da Cumbuca? Comece pelo livro que apresenta esta técnica! Escrito pelo consultor Vicente Falconi, o livro “O Verdadeiro

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of FERRAMENTA: MÉTODO DA CUMBUCA - Instituto …

1 1 INDICADO PARA empresas de todos os portes, em especial as menores e aquelas com poucos recursos para investir em treinamento e desenvolvimento de PARA que os pr prios colaboradores adquiram novos conhecimentos. TIL PORQUE uma t cnica simples de aprendizagem organizacional que pode trazer resultados concretos com baixos investimentos. Al m disso, incentiva o autodesenvolvimento dos A FERRAMENTA: Com este nome, foi desenvolvido pelo consultor Vicente Falconi (FALCONI, 2009) em seu livro O Verdadeiro Poder. uma t cnica que pode ser muito eficiente j que incentiva o estudo em grupos pequenos em encontros r pidos e peri dicos e obriga que todos estejam preparados para liderar a sess usar: Apesar de a ferramenta ter sido criada para o livro O Verdadeiro Poder, pode ser usada para v rios outros livros, guias ou manuais.

2 A seguir apresentamos uma vers o do M todo da CUMBUCA que pode ser aplicada por empresas de pequeno porte:1) Escolha um livro que voc acredite que tenha impacto positivo no resultado do neg cio. Na ltima p gina desta ferramenta h algumas sugest es de literatura. Os livros indicados para empresas de pequeno porte podem ser enquadrados em quatro categorias principais: a) Profici ncia: Apresentam conhecimentos b sicos que devem ser dominados pelo colaborador para a boa execu o de suas atividades. Ideal para a aquisi o de profici ncia em determinado assunto. Exemplo: idiomas, matem tica financeira, contabilidade, 6-sigma. b) T cnica: Apresentam guias/manuais que podem ser aplicados pelos colaboradores no dia a dia do neg cio. Ideal quando o problema/desafio e a solu o j est o delineados.

3 Exemplos: planejamento estrat gico, desdobramento de diretrizes, gest o da qualidade. c) Atitude: Apresentam informa es que podem induzir ou inspirar o colaborador a adotar uma atitude. Ideal para abrir a cabe a para novas ideias ou ideais. Exemplos: inova o, aspectos comportamentais (trabalho em equipe, proatividade, inibi o, tica etc.) e novas situa es (momentos de fus o/aquisi o, r pido crescimento, redu o de quadro etc.) d) Lazer: Apresentam conhecimentos que, em um primeiro momento, n o t m nenhuma rela o com o neg cio da empresa, mas podem contribuir para um melhor ambiente de trabalho, fortalecimento da amizade e novas redes de relacionamento. Ideal para criar um ambiente de trabalho descontra do. Exemplos: hist ria da arte, filosofia, gastronomia, ) Forme grupos pequenos entre quatro e seis pessoas.

4 Importante manter o mesmo grupo durante toda a discuss o do ) Fixe encontros semanais com dia, hor rio e tempo de dura o fixos. Isso facilita que todos se programem e se comprometam com os encontros. A sugest o de Falconi s o encontros de duas ) Crie, em conjunto com o grupo, um c digo r gido de conduta com rela o s faltas. Idealmente, todos deveriam estar presentes. Na aus ncia de um, o encontro deveria ser retomado na semana seguinte. O grupo tamb m deve dividir as partes do livro de acordo com o n mero de encontros ) importante a sala da reuni o ter os itens necess rios para uma boa discuss o. Computador e projetor podem ser ) O grupo deve ter uma CUMBUCA com pap is onde estar o escritos os nomes dos ) Todos dever o ler a parte que ser discutida na reuni o, fazendo suas anota ) No in cio da reuni o, o nome de uma pessoa retirado da CUMBUCA .

5 Esta pessoa dever ser a facilitadora da discuss o, se preocupando com a introdu o do assunto, organiza o do debate, incentivo participa o de todos, modera o das contribui es, rela o com o que pode ser aplicado na empresa e fechamento da reuni o. O fechamento pode ser: Um resumo daquilo que foi discutido; Uma organiza o das li es aprendidas; Uma lista de a es a ) Se a pessoa escolhida n o tiver lido o que tinha sido combinado, Falconi enfatiza que a reuni o deve ser desfeita. N o se deve sortear ou indicar outro, nem mesmo aceitar volunt rios para apresentar. O m todo baseado no compromisso de todos (FALCONI, 2009. P. VII).10) O papel com o nome da pessoa sorteada deve voltar para a CUMBUCA . A mesma pessoa pode ser sorteada na pr xima reuni o. Isso refor a seu compromisso com todas as reuni : M TODO DA CUMBUCAPESSOAS2 FERRAMENTA: M TODO DA CUMBUCAPESSOAS3.

6 :DICAS DE UTILIZA O DA FERRAMENTA Comece pelo original: Gostou do M todo da CUMBUCA ? Comece pelo livro que apresenta esta t cnica! Escrito pelo consultor Vicente Falconi, o livro O Verdadeiro Poder (INDG, 2009) re ne anos de experi ncia daquele que considerado o principal consultor do Brasil. O livro til para empresas de qualquer porte ou setor. dividido em tr s partes: 1) Fatores fundamentais na gest o, 2) O m todo gerencial e 3) O conhecimento na gest o. Livros para profici ncia: N o se restrinja a ser proficiente em algum idioma. poss vel aplicar a mesma l gica para o dom nio de outras reas de conhecimento. Voc deve ser proficiente naquele conhecimento que exigido na sua fun o. N o sabe qual livro usar? Entre nos sites das principais faculdades da sua rea, busque o conte do program tico da disciplina em que este conhecimento ministrado e consulte os livros da bibliografia b sica.

7 Quer ir al m do b sico? Fa a a mesma consulta, mas agora em cursos de especializa o. Se voc busca profici ncia avan ada , consulte os cursos de mestrado, doutorado ou MBAs. Sempre fa a esta consulta considerando as melhores escolas do Brasil e do mundo! Livros para t cnica: Em geral, os livros escritos por Vicente Falconi est o nesta categoria. O livro Gerenciamento pelas Diretrizes (INDG, 1996) explica como aplicar esta t cnica na empresa de uma forma simples, direta e did tica. Na mesma linha, O livro Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia (INDG, 2004) explica a t cnica sobre como atingir a efici ncia nas atividades rotineiras. Mas a lista de livros que permitem o dom nio de uma t cnica enorme. O Princ pio da Pir mide , de Barbara Minto (Pritchett, 2011), um livro obrigat rio para qualquer empresa de consultoria estrat gia.

8 Explica como aplicar a l gica na escrita, no pensamento e em apresenta es. As leis da simplicidade , de John Maeda (Novo Conceito, 2010), trata do dom nio da t cnica de como ser simples. Em um mundo t o complexo como o que vivemos hoje, tornar o complexo simples uma habilidade cada vez mais valorizada. O livro Slide-ology , de Nancy Duarte (Universo dos Livros, 2010), parada obrigat ria para quem quer dominar as t cnicas de apresenta es em PowerPoint (ou outra ferramenta de apresenta o). E para quem deseja dominar a t cnica do Design Thinking, preciso ler (e discutir) o livro Design Thinking , escrito por Tim Brown (Campus, 2010). Nem todos os livros apresentam uma t cnica . Assim, preciso conhecer bem a obra antes de adot -la no M todo da CUMBUCA com o objetivo de levar o grupo ao dom nio da t cnica.

9 Especialistas, professores e consultores da rea podem indicar a bibliografia mais indicada para este fim. Livros para atitude: Tome muito cuidado para n o adotar um livro de autoajuda que s traz mensagens soltas, vazias e sem aplicabilidade pr tica. O grupo vai descobrir rapidamente que caiu em uma furada. Muitos livros colocam frases de impacto, inclusive de grandes l deres, mas que n o permitem uma discuss o durante duas horas de reuni o. Tomando esse cuidado, a ado o de livros de atitude pode trazer bons resultados. O livro Transformando suor em ouro (Sextante, 2006) do t cnico de v lei Bernardinho um exemplo de obra que traz inspira o, exemplos e t cnicas para formar times vencedores. Isso pode ser facilmente adaptado para a vida corporativa. As biografias de Steve Jobs (Companhia das Letras, 2011) e de Walt Disney (Novo S culo, 2009) s o duas obras-primas de dois empreendedores obcecados pela inova o, pelos detalhes, pela ambi o que querer fazer melhor.

10 Livros para lazer: E ainda poss vel adotar livros para o lazer e a descontra o da turma. Aqui, as regras do M todo da CUMBUCA podem ser menos r gidas, mas seria importante que todos tamb m levassem a s rio e realmente lessem e contribu ssem com a discuss o. As op es de livros nesta categoria s o ainda maiores porque n o implicam em ter, necessariamente, um v nculo com o neg cio. Livros sobre vinhos (com degusta o)? Nada mal! Desde de que n o haja abusos (e que ningu m dirija depois). Filosofia, hist ria da arte, gastronomia, hist ria geral, antropologia, psicologia, esportes. A lista muito ampla! Sua empresa pode ter uma pequena vers o in-company da Casa do Saber ( ). Domine o M todo da CUMBUCA ! Mais do que sair fazendo, preste aten o naquilo que funciona (ou n o) na sua empresa e crie a sua pr pria vers o deste m todo.