Example: barber

FISPQ NONIL FENOL ETOXILADO 95 - …

1. Identifica o Produto: NONIL FENOL ETOXILADO 95 Empresa: Garden Qu mica Ind stria e Com rcio LTDA. Endere o: Rua Bagd , 55 Jardim Araponga Guarulhos SP Telefone: (11) 3186-1000 Fax: (11) 3186-1001 Telefone para emerg ncias: (11) 3186-1000 E-mail: 2. Identifica o de perigos Classifica o do produto: Toxicidade aguda Oral Categoria 4. Toxicidade aguda D rmica Categoria 5. Toxicidade aguda Inala o Categoria 4. Les es oculares graves/irrita o ocular Categoria 1. Perigosos ao meio ambiente aqu tico Agudo Categoria 2 Perigoso ao ambiente aqu tico Cr nico Categoria 2 Elementos apropriados para rotulagem: Risco a Sa de = 2 Inflamabilidade = 1 Reatividade = 0 - Pictogramas: - Frases de advert ncia: ATEN O/ PERIGO - Frases de perigos: Nocivo se ingerido.

8. Controle de exposição e proteção individual Parâmetros de controle: - Limites de exposição ocupacional: Polióxido de etileno:

Tags:

  Etileno

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of FISPQ NONIL FENOL ETOXILADO 95 - …

1 1. Identifica o Produto: NONIL FENOL ETOXILADO 95 Empresa: Garden Qu mica Ind stria e Com rcio LTDA. Endere o: Rua Bagd , 55 Jardim Araponga Guarulhos SP Telefone: (11) 3186-1000 Fax: (11) 3186-1001 Telefone para emerg ncias: (11) 3186-1000 E-mail: 2. Identifica o de perigos Classifica o do produto: Toxicidade aguda Oral Categoria 4. Toxicidade aguda D rmica Categoria 5. Toxicidade aguda Inala o Categoria 4. Les es oculares graves/irrita o ocular Categoria 1. Perigosos ao meio ambiente aqu tico Agudo Categoria 2 Perigoso ao ambiente aqu tico Cr nico Categoria 2 Elementos apropriados para rotulagem: Risco a Sa de = 2 Inflamabilidade = 1 Reatividade = 0 - Pictogramas: - Frases de advert ncia: ATEN O/ PERIGO - Frases de perigos: Nocivo se ingerido.

2 Pode ser nocivo em contato com a pele. Nocivo se inalado. Provoca les es oculares graves. T xico para os organismos aqu ticos. T xico para organismos aqu ticos, com efeitos prolongados. - Frases de precau o: Lave cuidadosamente ap s o manuseio. N o coma, n o beba ou fume durante a utiliza o deste produto. Evite inalar as poeiras/ fumos/ gases/ n voas/ vapores/ aeross is. Utilize apenas ao ar livre ou em locais bem ventilados. Use luvas de prote o/ roupa de prote o/ prote o ocular/ prote o facial. Evite a libera o para o meio ambiente. Recolha o material derramado. EM CASO DE INGEST O: Caso sinta indisposi o, contate um CENTRO DE INFORMA O TOXICOL GICA/ m dico. Enx gue a boca.

3 Caso sinta indisposi o, contate um CENTRO DE INFORMA O TOXICOL GICA/m dico. EM CASO DE INALA O: Remova a pessoa para o local ventilado e mantenha em repouso numa posi o eu n o dificulte a respira o. EM CASO DE CONTATO COM OS OLHOS: Enx gue cuidadosamente com gua durante v rios minutos. No caso de uso de lentes de contato, remova-as, se for f cil. Continue enxaguando. Contate imediatamente um CENTRO DE INFORMA O TOXICOL GICA ou um m dico. - Frases de armazenamento: N o exigidas. - Frases de disposi o: Descarte o conte do e o recipiente em conformidade com as regulamenta es locais. Outros perigos que n o resultam em uma classifica o: N o apresenta outros perigos que resultam em uma classifica o.

4 3. Composi o e informa es sobre os ingredientes Subst ncia: Nome qu mico ou t cnico: Nonilfenol ETOXILADO - CAS Number: 9016-45-9 - EINECS Number: 500-024-6 - Impurezas e/ou aditivos classificados como perigosos e que contribuem para classifica o do produto: ter nonilfen lico de polietilenoglicol (CAS: 127087-87-0): 97,0 % Poli xido de etileno (CAS: 25322-68-3): 3,0 % Dinonilfenil polioxietileno (CAS: 9014-93-1): 2,0 % 4. Medidas de primeiros-socorros Inala o: Remover para o ar livre. Se n o respirar, aplicar respira o artificial; no processo boca-a-boca adotar o dispositivo de prote o ao socorrista (semi-m scara especial). Se a respira o for dif cil, deve ser administrado oxig nio por pessoal qualificado.

5 Chamar um m dico ou transportar para um posto m dico. Contato com a pele: Lavar a pele com gua abundante. Contato com os olhos: Lavar os olhos com gua corrente; retirar as lentes de contato, se utiliz -las, ap s os primeiros 5 minutos, e continuar lavando os olhos por pelo menos 15 minutos. Procurar acompanhamento m dico sem demora, de prefer ncia de um oftalmologista. Um lava olhos de emerg ncia deve estar dispon vel imediatamente. Ingest o: Se ingerido, procurar atendimento m dico. N o induzir ao v mito a n o ser sob orienta o m dica. Sintomas e efeitos mais importantes, agudos e tardios: Al m das informa es postas sob Descri o das medidas de primeiros socorros (acima) e Indica o de aten o m dica imediata e de tratamento especial necess rio (abaixo), descreve-se todos os sintomas e efeitos importantes adicionais em se o 11: Informa es toxicol gicas.

6 Notas para o m dico: Manter ventila o adequada e oxigena o do paciente. N o h ant doto espec fico. O tratamento exposi o deve ser dirigido para o controle dos sintomas e do estado cl nico do paciente. 5. Medidas de combate a inc ndio Meios de extin o: Adequados: gua nebulizada ou "spray" fino. Extintores de inc ndio de p qu mico seco. Extintores de g s carb nico. Espuma. S o preferidas as espumas resistentes a lcool (tipo ATC). As espumas sint ticas de uso geral (incluindo AFFF) ou espumas de prote na podem funcionar, mas ser o menos eficazes. Inadequados: N o usar gua em jato s lido. Pode espalhar o fogo. Perigos espec ficos: Durante um inc ndio, o fumo pode conter o material original al m dos produtos de combust o de composi o diversa que podem ser t xicos e/ou irritantes.

7 Os produtos de combust o poder o incluir, n o estando limitados a: Mon xido de Carbono. Di xido de carbono. Perigos incomuns de inc ndio e explos o: A aplica o direta de um jato d' gua em l quidos quentes pode gerar vapor de forma violenta ou sua erup o. Medidas de prote o da equipe de combate de inc ndio: Procedimentos de combate ao inc ndio: Mantenha as pessoas afastadas. Isole a rea de riscos e impe a a entrada desnecess ria. L quidos em chama podem ser extintos por dilui o com gua. N o use um jato pleno de gua. Pode alastrar o fogo. Para proteger pessoal e minimizar danos, os l quidos inflamados podem ser removidos atrav s de lavagem com gua.

8 Equipamento de prote o especial para bombeiros: Usar aparelho aut nomo de respira o de press o positiva e vestu rio de prote o de combate a inc ndios (incluindo capacete de combate a inc ndio, casaco, cal as, botas e luvas). Se o equipamento de prote o pessoal n o estiver dispon vel ou n o puder ser usado, combater o inc ndio de um local protegido ou de uma dist ncia segura. 6. Medidas de controle para derramamento ou vazamento Precau es pessoais, equipamento de prote o e procedimento de emerg ncias: Isolar a rea. N o permitir que pessoas desnecess rias e n o protegidas entrem na zona. Posicionar-se tendo o vento pelas costas quando houver vazamento.

9 Ventilar a rea com vazamento ou derrame. Utilizar equipamento de seguran a apropriado. Para mais informa o deve-se consultar a Se o 8, Controle de Exposi o e Prote o Individual. Consultar a Se o 7, Manuseio, para precau es adicionais. Precau es ao meio ambiente: Evitar a entrada no solo, valas, esgotos, cursos de gua e/ou gua subterr nea. Consultar Se o 12, Informa es Ecol gicas. M todos e materiais para a conten o e limpeza: Conter o material derramado se poss vel. Absorva com materiais tais como: Areia. Terra. Recolher em recipientes adequados e devidamente rotulados. N o use gua na limpeza. Consultar Se o 13, Considera es de Elimina o, para informa o adicional.

10 Afastar de fontes de igni o. - Diferen as na a o de grandes e pequenos vazamentos: N o h diferen as entre grandes e pequenos vazamentos. 7. Manuseio e Armazenamento Precau es para manuseio seguro: Evite o contato com os olhos, pele e roupas. Evite inalar o vapor. N o ingira. Lave bem ap s o manuseio. Mantenha o recipiente fechado. Use com ventila o adequada. Ver Se o 8, Controle de Exposi o e Prote o Individual. - Recomenda es gerais de higiene: Lave bem as m os antes de comer, beber, fumar ou ir ao banheiro. Roupas contaminadas devem ser trocadas e lavadas antes de sua reutiliza o. Condi es de armazenamento seguro, incluindo qualquer incompatibilidade: N o existem requisitos espec ficos.


Related search queries