Example: marketing

Fundamentos da Educação Infantil

Sandra Maria de Oliveira SchrammSheyla Maria Fontenele MacedoExpedito Wellington Chaves CostaFundamentos da Educa o InfantilPedagogiaComputa oQu micaF sicaMatem ticaPedagogiaArtes Pl sticasCi ncias Biol gicasGeografiaEduca o F sicaHist ria91233 edi oFortaleza - Cear 2019 Fundamentos da Educacao 114/05/2019 14:26:11 Presidente da Rep blicaJair Messias BolsonaroMinistro da Educa oAbraham Bragan a de Vasconcellos WeintraubPresidente da CAPESA nderson Ribeiro CorreiaDiretor de Educa o a Dist ncia da CAPES Carlos Cezar Modernel LenuzzaGovernador do Estado do Cear Camilo Sobreira de SantanaReitor da Universidade Estadual do Cear Jos Jackson Coelho SampaioVice-ReitorHidelbrando dos Santos SoaresPr -Reitor de P s-Gradua oNuc cia Meyre Silva Ara joCoordenador da SATE e UAB/UECEF rancisco F bio Castelo BrancoCoordenadora Adjunta UAB/UECEElo sa Maia VidalDire o do CED/UECEJ osete de Oliveira Castelo Branco SalesCoordenadora da Licenciatura em PegagogiaFrancisca de Assis Viana MoreiraEditor da UECEE rasmo Miessa RuizCoordenadora EditorialRocyl nia Isidio de OliveiraProjeto Gr fico e CapaRoberto SantosDiagramadorMarcus Lafaiete da Silva MeloRevis o Ortogr ficaFernanda RibeiroConselho

infância na contemporaneidade. A partir dessas reflexões, o leitor é convidado a pensar sobre a importância do professor conhecer a criança de fato com a qual convive em ambientes de educação infantil para melhor compreendê-la e, assim, efetivar uma prática educativa que respeite as necessidades de de-

Tags:

  Professors, Na contemporaneidade, Contemporaneidade

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Fundamentos da Educação Infantil

1 Sandra Maria de Oliveira SchrammSheyla Maria Fontenele MacedoExpedito Wellington Chaves CostaFundamentos da Educa o InfantilPedagogiaComputa oQu micaF sicaMatem ticaPedagogiaArtes Pl sticasCi ncias Biol gicasGeografiaEduca o F sicaHist ria91233 edi oFortaleza - Cear 2019 Fundamentos da Educacao 114/05/2019 14:26:11 Presidente da Rep blicaJair Messias BolsonaroMinistro da Educa oAbraham Bragan a de Vasconcellos WeintraubPresidente da CAPESA nderson Ribeiro CorreiaDiretor de Educa o a Dist ncia da CAPES Carlos Cezar Modernel LenuzzaGovernador do Estado do Cear Camilo Sobreira de SantanaReitor da Universidade Estadual do Cear Jos Jackson Coelho SampaioVice-ReitorHidelbrando dos Santos SoaresPr -Reitor de P s-Gradua oNuc cia Meyre Silva Ara joCoordenador da SATE e UAB/UECEF rancisco F bio Castelo BrancoCoordenadora Adjunta UAB/UECEElo sa Maia VidalDire o do CED/UECEJ osete de Oliveira Castelo Branco SalesCoordenadora da Licenciatura em PegagogiaFrancisca de Assis Viana MoreiraEditor da UECEE rasmo Miessa RuizCoordenadora EditorialRocyl nia Isidio de OliveiraProjeto Gr fico e CapaRoberto SantosDiagramadorMarcus Lafaiete da Silva MeloRevis o Ortogr ficaFernanda RibeiroConselho

2 EditorialAnt nio Luciano PontesEduardo Diatahy Bezerra de MenezesEmanuel ngelo da Rocha Fragoso Francisco Hor cio da Silva FrotaFrancisco Jos nio Camelo ParenteGisafran Nazareno Mota Juc Jos Ferreira NunesLiduina Farias Almeida da CostaLucili Grangeiro CortezLuiz Cruz LimaManfredo RamosMarcelo Gurgel Carlos da SilvaMarcony Silva CunhaMaria do Socorro Ferreira OsterneMaria Salete Bessa JorgeSilvia Maria N brega-TherrienConselho ConsultivoAnt nio Torres Montenegro (UFPE)Eliane P. Zamith Brito (FGV)Homero Santiago (USP)Ieda Maria Alves (USP)Manuel Domingos Neto (UFF)Maria do Socorro Silva Arag o (UFC)Maria L rida Callou de Ara jo e Mendon a (UNIFOR)Pierre Salama (Universidade de Paris VIII)Romeu Gomes (FIOCRUZ)T lio Batista Franco (UFF)Editora da Universidade Estadual do Cear EdUECEAv. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi Reitoria Fortaleza Cear CEP: 60714-903 Fone: (85) 3101-9893 Internet: E-mail: de Apoio s Tecnologias EducacionaisFone: (85) 3101-9962 Copyright 2019.

3 Todos os direitos reservados desta edi o UAB/UECE. Nenhuma parte deste material poder ser reproduzida, transmitida e gravada, por qualquer meio eletr nico, por fotoc pia e outros, sem a pr via autoriza o, por escrito, dos Filiada Fundamentos da Educacao 214/05/2019 14:26:11 Sum rioApresenta o ..5 Parte 1 Concep es de inf ncia e de crian a ..7 Introdu o ..91. Conceituando inf ncia e crian a ..9 Cap tulo 1 O surgimento do sentimento de inf ncia: as ideias de Philipe Ari s ..111. O percurso hist rico do sentimento de inf ncia ..112. Os dois sentimentos de inf ncia ..16 Cap tulo 2 Crian a e Inf ncia no contexto brasileiro ..201. Hist ria da Inf ncia no Concep es de crian as e de inf ncia na literatura e na m sica brasileiras ..21 Cap tulo 3 Inf ncia e crian as na contemporaneidade ..27 Cap tulo 4 Inf ncia e institui o de educa o Infantil ..34 Parte 2 A educa o Infantil : hist rico, legisla o educacional e pol ticas p blicas do ontem ao hoje.

4 41 Cap tulo 1 Percursos hist ricos da educa o Infantil ..431. Contexto europeu ..442. Contexto brasileiro ..46 Cap tulo 2 Educa o Infantil : o cen rio da legisla o e as pol ticas educacionais ..491. O aparato legal da educa o Infantil no tulo 3 Educa o Infantil : primeira etapa da educa o b 3 Contribui es te ricas e implica es curriculares, metodol gicas e avaliativas na educa o Infantil ..63 Cap tulo 1 Hist rico e concep es te ricas sobre curr culo, metodologias e avalia o ..641. O curr culo: constru o hist rico-cultural ..652. Metodologia hist rico-cr tica: caminho na forma o da pr tica social ..723. Trajet ria dos avan os da avalia o educacional ..75 Cap tulo 2 Pressupostos curriculares e metodol gicospara a educa o Infantil ..791. A educa o Infantil hoje: necessidades e desafios ..802. Proposta pedag gica curricular para a educa o Infantil .

5 853. Princ pios e bases metodol gicas para a educa o Infantil ..90 Fundamentos da Educacao 314/05/2019 14:26:11 Cap tulo 3 Avalia o da aprendizagem na educa o Infantil ..951. Discuss es sobre o ato de avaliar na educa o Infantil ..952. O cotidiano da avalia o na educa o Infantil ..98 Parte 4 Concep es e orienta es para educa o Infantil . Os referenciais curriculares ..107 Cap tulo 1 Concep es e orienta es para o cotidiano da educa o Infantil ..1091. As concep es de cuidar e educar na educa o Infantil ..1102. A identidade do educador e a reflex o sobre a a o pedag gica como estrat gia de imers o na realidade escolar da educa o Infantil ..1143. A rela o escola-fam lia-comunidade no cotidiano da educa o Infantil ..118 Cap tulo 2 Caminhada pelas diretrizes e referenciais curriculares para a educa o Infantil ..1221. Desvelando as diretrizes e referenciais curriculares para a educa o Infantil .

6 1222. A inclus o de alunos com necessidades educativas especiais na educa o Infantil e os referenciais curriculares ..128 Cap tulo 3 Referenciais curriculares: a pr tica pedag gica para a educa o Infantil por reas de conhecimento ..1331. A pr tica pedag gica nas reas de conhecimento: Movimento, M sica e Artes Visuais ..1332. A pr tica pedag gica nas reas de conhecimento: linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matem as Autoras ..152 Fundamentos da Educacao 414/05/2019 14:26:11 Apresenta o O m dulo Fundamentos da Educa o Infantil tem, como objetivo geral, realizar um percurso hist rico, legal e pedag gico sobre o acontecer da edu-ca o Infantil at os dias de hoje, com a finalidade de gerar subs dios pr -tica docente nesse n vel de ensino. Desta forma, foi organizado em quatro unidades distintas:1. A educa o Infantil : breve hist rico, legisla o educacional e pol ticas p blicas do ontem ao hoje.

7 Onde esbo ado o cen rio paradigm tico que delineou todo o hist rico deste n vel de ensino, as concep es assistencia-lista, compensat ria, priva o cultural e pedag gica nos contextos brasileiro e europeu. Descortina-se ainda o modesto aparato legal e constata o da praticamente inexist ncia de pol ticas p blicas para esse n vel de ensino at a d cada de 80 do s culo XX. revelado que, somente ap s a Constitui o Federal de 1988 que a educa o Infantil ganha espa o no cen rio social. 2. Esta Parte traz uma reflex o acerca das concep es de crian a e de inf ncia, numa perspectiva hist rica, enfoca as maneiras como o mundo ocidental foi mudando suas id ias acerca do que seja crian a, do que sig-nifica viver uma inf ncia e de como se deve educar uma crian a. Tamb m feita uma an lise sobre a diversidade de vidas das crian as e do conceito inf ncia na contemporaneidade .

8 A partir dessas reflex es, o leitor convidado a pensar sobre a import ncia do professor conhecer a crian a de fato com a qual convive em ambientes de educa o Infantil para melhor compreend -la e, assim, efetivar uma pr tica educativa que respeite as necessidades de de-senvolvimento e aprendizagem do universo Contribui es te ricas e implica es curriculares, metodol gicas e avaliativas na educa o Infantil A Parte apresenta um breve estudo sobre as contribui es te ricas e suas implica es nos campos do curr culo, metodologia e avalia o. Os es-tudos curriculares foram inaugurados na primeira metade do s culo m como precursor John Franklin Bobbit, representante das teorias tradicio-nais. A trajet ria hist rica do curr culo se mistura s teorias reprodutivistas e com o movimento social do multiculturalismo. dos pressupostos de Demerval Saviani, no livro Escola e Democra-cia, que origina-se a metodologia hist rico-cr tica, que tem como passos: pr tica social inicial; problematiza o; instrumentaliza o; catarse e retorno pr tica social.

9 Este enfoque metodol gico visa a forma o de uma cida-dania da Educacao 514/05/2019 14:26:11A avalia o educacional tem como marco os estudos de Tyler a partir da d cada de 30, do s culo passado, de origem positivista. Os anos 60 confluem em outros caminhos, que incluem premissas de car ter fenomenol gico. Des-taque para os t oricos Cronbach (1963), Scriven (1967) e Stake (1967). Finalmente, no Brasil, chegamos avalia o de larga escala e, hoje, no campo da avalia o educacional urge a necessidade premente de Parte apresenta reflex es sobre a proposta pedag gica curricular ba-seada nos referenciais e nas diretrizes curriculares para a educa o Infantil , visando integrar o CUIDAR E EDUCAR, donde se prop e pr ticas pedag -gicas de cunho vivencial, concreto e experimental, com base no referencial te rico hist rico-cr ideais de assistencialista, compensat rio, de priva o cultural, de prontid o para a alfabetiza o e de preparo para o mundo adulto tamb m permearam estas pr ticas.

10 A avalia o neste n vel de ensino n o pode ser quantitativa e deve ser subsidiada por diferentes formas de acompanhamento e Concep es e orienta es para educa o Infantil . Os referenciais curriculares . Nesta Parte realizado um aprofundamento sobre as fun es de CUIDAR e EDUCAR, proposts pelos referenciais e frente a estes, sobre o papel do educador e da fam lia. tamb m analisado o conceito de que educar na educa o Infantil n o um ato solit rio , ou seja, envolve a concep o de totalidade, o que denota a integra o de todos os atores sociais (escola, fam lia e sociedade) em prol dos objetivos e metas educacionais estabelecidos. proposta uma excurs o pelo referencial curricular para a educa o Infantil , documento este composto inicialmente por tr s volumes organizados no ano de 1998 e complementados no ano de 2000 com estrat gias pedag -gicas para educandos portadores de necessidades educativas especiais.


Related search queries