Example: bankruptcy

FUNDAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO - Site do Corpo …

ESTADO DE GOI S Corpo DE bombeiros MILITAR FUNDAMENTOS DE COMBATE A INC NDIO MANUAL DE bombeiros 1 Edi o 2016 Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s 2016 2 FUNDAMENTOS de COMBATE a Inc ndio Elabora o: BR ULIO CAN ADO FLORES, Major do Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s LITON ATA DE ORNELAS 1 Tenente do Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s LE NIDAS EDUARDO DIAS Coronel do Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s Dedicat ria: Aos bravos homens e mulheres que empenham suas vidas para salvaguardar as vidas dos outros. Este manual uma jun o de assuntos, imagens, temas de interesse e de responsabilidade do Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s Revis o da 1 Edi o: Jonas Henrique Moreira Bueno Tenente-coronel (Parecer n.)

Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás 2016 7 Fundamentos de Combate a Incêndio Prefácio da 1ª Edição O estudo do fogo, do incêndio e do arsenal de técnicas, equipamentos, pessoas e aparatos que podem ser utilizados para o seu controle e extinção é matéria de muito zelo por parte do Corpo de Bombeiros Militar.

Tags:

  Corpo, Bombeiros, Corpo de bombeiros

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of FUNDAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO - Site do Corpo …

1 ESTADO DE GOI S Corpo DE bombeiros MILITAR FUNDAMENTOS DE COMBATE A INC NDIO MANUAL DE bombeiros 1 Edi o 2016 Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s 2016 2 FUNDAMENTOS de COMBATE a Inc ndio Elabora o: BR ULIO CAN ADO FLORES, Major do Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s LITON ATA DE ORNELAS 1 Tenente do Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s LE NIDAS EDUARDO DIAS Coronel do Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s Dedicat ria: Aos bravos homens e mulheres que empenham suas vidas para salvaguardar as vidas dos outros. Este manual uma jun o de assuntos, imagens, temas de interesse e de responsabilidade do Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s Revis o da 1 Edi o: Jonas Henrique Moreira Bueno Tenente-coronel (Parecer n.)

2 001/2016 CAEBM de 09/05/2016) FLORES, Br ulio Can ado; ORNELAS, liton Ata de; DIAS, Le nidas Eduardo. FUNDAMENTOS de COMBATE a Inc ndio Manual de bombeiros . Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s. Goi nia-GO, 1 ed: 2016, 150p. Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s 2016 3 FUNDAMENTOS de COMBATE a Inc ndio Apresenta o: O Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s tem buscado, ao longo de sua hist ria, contribuir com o desenvolvimento e com a difus o do conhecimento sobre suas reas de atua o. Nosso vanguardismo no Planejamento Estrat gico institucional exige que permane amos capazes de elaborar e discutir temas de interesse dos bombeiros e acad micos das reas em que somos envolvidos.

3 Este manual traz uma nova perspectiva para o ensino e para a discuss o sobre COMBATE a inc ndios, uma vez que trata da indica o de temas importantes e de assuntos que permeiam qualquer explana o sobre os elementos, as t cnicas, as t ticas e os equipamentos destinados atividade. com grande orgulho que nossa Organiza o disponibiliza esta obra, que re ne aquilo que entendemos que deve ser o caminho b sico a trilhar para quem quer que deseje discutir, discernir e aprender sobre COMBATE a inc ndios. Goi nia, setembro de 2016. Carlos Helbingen J nior Coronel Comandante Geral Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s 2016 4 FUNDAMENTOS de COMBATE a Inc ndio Coment rio: "Quando vista nas telas da fic o, a imagem de um homem comum que tem como profiss o salvar vidas, passa a impress o de que se v um her i.

4 Mas n s n o somos her is. Nosso labor forjado em suor e conhecimento. O presente trabalho configura-se como uma ferramenta destinada a preparar os novos bombeiros militares goianos e, tamb m, de todos os quadrantes do Brasil. Parab ns aos autores pela iniciativa e qualidade do trabalho e ao CBMGO por investir na qualifica o. Vida longa aos Corpos de bombeiros Militares do Brasil." Claucir Concei o Costa Coronel do Corpo de bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro "A busca do conhecimento importante para realizarmos com profici ncia qualquer que seja o nosso trabalho.

5 E quando pensamos no COMBATE a inc ndio, com toda a sua complexidade e riscos envolvidos, o conhecimento e estudos s o essenciais. Com este Manual de FUNDAMENTOS de COMBATE a Inc ndio, todos os bombeiros ter o uma importante refer ncia para se aperfei oar e desenvolver no que a raz o de existir das nossas Corpora es. Parab ns aos autores e ao CBMGO pelo excelente e relevante trabalho." Dr. George Cajaty Barbosa Braga, Tenente-coronel do Corpo de bombeiros Militar do Distrito Federal Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s 2016 5 FUNDAMENTOS de COMBATE a Inc ndio FUNDAMENTOS de COMBATE a inc ndio um manual com abordagem sistem tica, objetiva e simplificada, de modo que torna a leitura do mesmo, agrad vel e de f cil compreens o, n o s para aqueles que j det m uma certa experi ncia no assunto, mas, principalmente, para aqueles que estar o em fase de forma o.

6 Fico muito feliz quando algu m se prop e escrever sobre COMBATE a inc ndio. Com isso, reduz a lacuna de refer ncia bibliogr fica no Brasil, contextualizando a nossa realidade em v rios aspectos. Parabenizo os autores pela qualidade do conte do, que contribuir sobremaneira no conhecimento t cnico, com a certeza que muitos conceitos e FUNDAMENTOS aqui abordados ultrapassar o as fronteiras do Estado de Goi s. Marcos Alves da Silva Tenente-coronel do Corpo de bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina "Sempre acreditei que o comprometimento de profissionais ntegros tem o poder e transformar realidades.

7 Ao me debru ar no estudo desta obra pude materializar essa minha cren a. Obra inspiradora, que democratiza o acesso ci ncia do fogo, empolgando ao tornar simples os conceitos mais relevantes para o combatente de inc ndio. Louvo, parabenizo e agrade o aos autores por constru rem um manual que muito contribuir para a forma o dos bombeiros Militares de todo Brasil." Valdomiro Cavalcante Pinto Filho Major do Corpo de bombeiros Militar de Alagoas Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s 2016 6 FUNDAMENTOS de COMBATE a Inc ndio ndice P gina Pref cio 1 Edi o 7 Cap tulo I Teoria do fogo 8 Cap tulo II M todos de extin o de inc ndio 19 Cap tulo III Classes de inc ndio 22 Cap tulo IV Agentes extintores 28 Cap tulo V Materiais e equipamentos 39 Cap tulo VI Equipamentos de prote o individual 56 Cap tulo VII Utiliza o de mangueiras e esguichos 67 Cap tulo VIII Abastecimento e suprimento de gua 72 Cap tulo IX Maneabilidade de inc ndio 74 Cap tulo X Acessos for

8 Ados 99 Cap tulo XI T cnicas de extin o de inc ndios 105 Cap tulo XII Ventila es T ticas 112 Cap tulo XIII Inc ndios em ambientes fechados 114 Cap tulo XIV Inc ndios em edifica es altas 127 Cap tulo XV Inc ndio em vegeta o 133 Refer ncias e indica es 148 Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s 2016 7 FUNDAMENTOS de COMBATE a Inc ndio Pref cio da 1 Edi o O estudo do fogo, do inc ndio e do arsenal de t cnicas, equipamentos, pessoas e aparatos que podem ser utilizados para o seu controle e extin o mat ria de muito zelo por parte do Corpo de bombeiros Militar. A profiss o de bombeiro militar surgiu pela necessidade de que houvesse um servi o p blico de extin o de inc ndios e, desde seu in cio, vem se aperfei oando em t cnicas e atividades, sempre vislumbrando salvaguardar vidas e bens.

9 Nosso estudo, neste manual , visa iniciar o pensamento sobre COMBATE a inc ndio na realidade do leitor, fazendo que essa leitura seja interessante e instigante e, com isso, o entusiasmo leve ao desenvolvimento de novas t cnicas e teorias para prevenir, combater e periciar inc ndios, al m de fomentar a curiosidade que o far aprofundar-se nos assuntos tratados. O desenvolvimento proposto, por sua vez, visa evitar o crescimento de tabelas como a disposta a seguir. Boa leitura! INC NDIOS E TRAG DIAS NO BRASIL Gran Circo Norte Americano (1961) RJ 500 mortos e 800 feridos Edif cio Andraus (1972) SP 16 mortos e 332 feridos Edif cio Joelma (1974) SP 179 mortos e 320 feridos Edif cio Grande Avenida (1981) SP 17 mortos e 53 feridos Pojuca (1983) BA 100 mortos e 200 feridos Vila Soc (1984) SP 500 mortos Osasco Plaza (1996) SP 45 mortos e 482 feridos Boate Kiss (2013) RS 242 mortos e 680 feridos 1.

10 Algumas imagens deste manual foram obtidas da internet 2. valores aproximados ou estimados Corpo de bombeiros Militar do Estado de Goi s 2016 8 FUNDAMENTOS de COMBATE a Inc ndio Cap tulo I Teoria do fogo 1. Introdu o Como a exist ncia de um inc ndio est relacionada presen a de fogo, nosso estudo se inicia com a compreens o do fogo, seus componentes, fen menos e inteira es. O controle e a extin o de um inc ndio requerem que os assuntos tratados neste manual, como a natureza f sica e qu mica do fogo, os dados sobre as fontes de calor, a composi o e caracter stica dos combust veis e as condi es necess rias para a combust o sejam entendidos e relacionados entre si.


Related search queries