Example: air traffic controller

gerencia de projetos PERT CPM PROJECT

gerencia de projetos com PERT/CPM e MS PROJECT - 2 - SUM RIO INTRODU O 1. PERT/COM O que PERT/COM? Conceitos B sicos C lculo das datas Atividade cr tica Evento cr tico Caminho cr tico e prioridades Folgas das Atividades Escopo de projeto, PMBOK e WBS Planejamento do escopo do Projeto Carta do Projeto Guia PMBOK Estrutura Anal tica do Projeto - WBS 2. FUNDAMENTOS DA GER NCIA DE projetos O Que Projeto? O Que Gerenciamento de projetos ? Os Fatores Gerenci veis no MS PROJECT 2000 As reas de Conhecimento em Gest o de projetos na Vis o PMI O Planejamento em projetos Etapas Essenciais no Planejamento de projetos 4.

- 4 - INTRODUÇÃO O PERT foi desenvolvido nos anos 50 para, primeiramente, simplificar o planejamento e criação de cronogramas de projetos grandes e complexos.

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of gerencia de projetos PERT CPM PROJECT

1 gerencia de projetos com PERT/CPM e MS PROJECT - 2 - SUM RIO INTRODU O 1. PERT/COM O que PERT/COM? Conceitos B sicos C lculo das datas Atividade cr tica Evento cr tico Caminho cr tico e prioridades Folgas das Atividades Escopo de projeto, PMBOK e WBS Planejamento do escopo do Projeto Carta do Projeto Guia PMBOK Estrutura Anal tica do Projeto - WBS 2. FUNDAMENTOS DA GER NCIA DE projetos O Que Projeto? O Que Gerenciamento de projetos ? Os Fatores Gerenci veis no MS PROJECT 2000 As reas de Conhecimento em Gest o de projetos na Vis o PMI O Planejamento em projetos Etapas Essenciais no Planejamento de projetos 4.

2 O MS PROJECT 2000 Vis o Geral Barra de Menus Barra de Ferramentas Padr o Barra de Formata o Barra de Modos Principais Vis es - 3 O Gr fico de Gantt A Planilha de Recursos O Gr fico de Recursos A Planilha de Uso do Recurso A Planilha de Uso da Tarefa O Diagrama de Rede 4. CRIA O E EDI O DE projetos Vis o Geral Tutorial Abrindo um Novo Arquivo no MS PROJECT 2000 Criando um Modelo de Arquivo no MS PROJECT 2000 Formatando o Modelo de Trabalho Trabalhando com um Novo Arquivo Definindo o Escopo B sico do Projeto Definindo a Data de In cio do Projeto Definindo a Estrutura e V nculos do Projeto Definindo a Dura o da Tarefa Definindo o Tipo de Tarefa Definindo os Recursos do Projeto Alocando os Recursos Superaloca o de Recursos 5.

3 A Linha de Base O que Linha de Base? Por que devo Criar uma Linha de Base? Quando devo Criar uma Linha de Base? O que o Microsoft PROJECT faz com os Dados da Linha de Base? Como Criar uma Linha de Base? 6. Acompanhando projetos 7. Exerc cios e exemplos 8. Bibliografia - 4 -INTRODU O O PERT foi desenvolvido nos anos 50 para, primeiramente, simplificar o planejamento e cria o de cronogramas de projetos grandes e complexos. Possibilita incorporar a incerteza tornado vi vel planejar um projeto sem saber precisamente os detalhes e as dura es de todas as atividades.

4 Este modelo do projeto foi o primeiro de seu tipo. Embora cada companhia tem agora seu pr prio "modelo projeto", todos se assemelham ao PERT em algum aspecto. Somente o m todo do Caminho Cr tico (CPM) foi criado aproximadamente na mesma poca que o PERT. O Microsoft PROJECT um poderoso instrumental como um programa de gerenciamento de projetos que voc pode usar para planejar, gerenciar e trabalhar como uma valiosa fonte de informa es para seu projeto. Esta apostila foi planejada para ser usada como apoio ao Curso de PERT/CPM e MS PROJECT da Faculdade Sant ssimo Sacramento e dirigida aqueles que est o utilizando o MS PROJECT 2000 pela primeira vez.

5 O formato desta apostila contemplada como um tutorial onde voc poder seguir passo a passo como criar, editar e controlar um projeto. - 5 -1. PERT/CPM O que PERT/CPM ? PERT um modelo de ger ncia de projeto criado por Booz Allen Hamilton, Inc. para um contrato com o Departamento de Defesa dos EUA em 1958, como parte do projeto de constru o do submarino Polaris. Este projeto era uma resposta direta crise Sputnik. basicamente um m todo para analisar as tarefas envolvidas em um projeto, especificamente o tempo necess rio para terminar cada uma dessas tarefas e identificar o tempo m nimo total necess rio para terminar o projeto.

6 O PERT foi desenvolvido nos anos 50 para, primeiramente, simplificar o planejamento e cria o de cronogramas de projetos grandes e complexos. Possibilita incorporar a incerteza tornado vi vel planejar um projeto sem saber precisamente os detalhes e as dura es de todas as atividades. Este modelo do projeto foi o primeiro de seu tipo. Embora cada companhia tem agora seu pr prio "modelo projeto", todos se assemelham ao PERT em algum aspecto. Somente o m todo do Caminho Cr tico (CPM) foi criado aproximadamente na mesma poca que o PERT.

7 O M todo de Caminho Cr tico - CPM (Critical Path Method), um algoritmo matematicamente baseado para programar uma rede de atividades de um projeto. uma ferramenta muito importante e eficaz para o gerenciamento de projetos . Foi desenvolvido nos na d cada de 1950 pelas empresas DuPont Corporation e Ramington Rand Corporation para gerenciamento de manuten o de plantas de produ o. Segundo ABNT a rede PERT/CPM consiste em figurar o projeto numa rede ou grafo, onde se apresentem as a es de acordo com as respectivas rela es de correspond ncia, de modo que o conjunto mostre a sequ ncia em que todas as atividades de empreendimento devam ser executadas.

8 Hoje a t cnica usada em projetos de constru o, desenvolvimento de software, projetos de pesquisa, desenvolvimento de produto, engenharia, manuten o, administra o, gest o de projetos , entre outros. Todo o projeto com atividades interdependentes pode utilizar este m todo. Conceitos B sicos. Os coneitos b sicos de um projeto baseado na estrutura PERT/CPM s o: projeto, atividade, evento e atributo. Nome: Projeto Conceito: Conjunto de a es e processos envolvendo recursos humanos, materiais, financeiros etc.

9 , organizados para realiza o de um objetivo, concretamente definido, a partir de uma situa o inicial conhecida ou convencionada. - 6 -Representa o Gr fica: Rede, diagrama ou grafo (flechas ou setas, blocos ou preced ncia). Exemplo: lan amento de uma rede de abastecimento de guas. Nome: Atividade Conceito: a identifica o de uma etapa de um projeto que consome tempo e recursos, estabelecida em n vel compat vel com as necessidades e possibilidades de sua mensura o. Representa o Gr fica: Em flechas ou setas Exemplo: Servi o de escava o.

10 Nome: Evento Conceito: In cio ou t rmino de uma ou mais atividades. (observa o n o consome recurso) Representa o Gr fica: Em flechas ou setas (oval ou circular) Em bloco ou preced ncias inexiste o conceito. Exemplo: In cio ou t rmino do servi o de escava o. Nome: Atributo Conceito: toda caracter stica quantitativa espec ficada de uma atividade, indicando qualquer recurso necess rio sua efetiva o. (tipo: tempo, m o-de-obra, material, equipamento etc.) Representa o Gr fica: N Exemplo: 3 semanas para executar a escava o.


Related search queries