Example: marketing

GESTÃO DE ARMAZENAGEM EM UM …

ISSN 1679-5830 Dispon vel eletronicamente em revista P&D em Engenharia de Produ o N . 08 (2008) p. 57-77 Recebido em 30/10/2007. Aceito em 08/01/2009 GEST O DE ARMAZENAGEM EM UM SUPERMERCADO DE PEQUENO PORTE Lilian Moreira Braga Pesquisadora do Grupo Ger ncia de Produ o e Log stica Universidade Federal de Vi osa Departamento de Engenharia El trica e de Produ o Carolina Martins Pimenta Pesquisadora do Grupo Ger ncia de Produ o e Log stica Universidade Federal de Vi osa Departamento de Engenharia El trica e de Produ o Jos Geraldo Vidal Vieira Prof. do Curso de Engenharia de Produ o, Dr.

VIEIRA et al. / Revista P&D em Engenharia de Produção No. 8 (200 8) p. 57-77 59 parte dos custos de armazenagem continuará ocorrendo, pois estão associados ao espaço

Tags:

  Revista

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of GESTÃO DE ARMAZENAGEM EM UM …

1 ISSN 1679-5830 Dispon vel eletronicamente em revista P&D em Engenharia de Produ o N . 08 (2008) p. 57-77 Recebido em 30/10/2007. Aceito em 08/01/2009 GEST O DE ARMAZENAGEM EM UM SUPERMERCADO DE PEQUENO PORTE Lilian Moreira Braga Pesquisadora do Grupo Ger ncia de Produ o e Log stica Universidade Federal de Vi osa Departamento de Engenharia El trica e de Produ o Carolina Martins Pimenta Pesquisadora do Grupo Ger ncia de Produ o e Log stica Universidade Federal de Vi osa Departamento de Engenharia El trica e de Produ o Jos Geraldo Vidal Vieira Prof. do Curso de Engenharia de Produ o, Dr.

2 Universidade Federal de Vi osa Departamento de Engenharia El trica e de Produ o RESUMO A redu o dos custos de movimenta o e ARMAZENAGEM , associada melhoria das condi es de trabalho dos colaboradores s o fatores relevantes que devem ser avaliados na implanta o de sistemas verticalizados e no gerenciamento de armaz ns. Este artigo traz como tema principal a gest o de ARMAZENAGEM com enfoque no sistema de controle e localiza o de estoque. Para tanto, realizou-se: avalia es nas formas de controle de estoque; medi es dos espa os de ARMAZENAGEM para esbo ar formas de armazenamento de produto e proposi o de formas de endere amento e localiza o de produtos.

3 Al m da literatura levantada sobre o assunto, foi desenvolvido um estudo de caso em um supermercado situado na regi o da Zona da Mata Mineira, cuja realiza o utilizou-se coleta de dados por meio de entrevista e observa o n o-participante. Caracterizado o sistema de ARMAZENAGEM atual utilizado pela empresa, realizou-se uma an lise para verificar qual dos sistemas de localiza o e controle mais adequado empresa, visando 58 VIEIRA et al. / revista P&D em Engenharia de Produ o No. 8 (2008) p. 57-77 otimizar os resultados atuais do processo de ARMAZENAGEM .

4 Para finalizar foram propostos um esbo o de novo leiaute, sistemas de controle e localiza o de estoques bem como novas formas de armazenamento dos produtos. Palavras-chave: Log stica; ARMAZENAGEM ; Varejo. STORAGE MANAGEMENT IN A SMALL SUPERMARKET ABSTRACT The reduction of storage cost, associated with better work conditions are important factors that should be evaluated when introducing the system in a vertical style and also in a store management. The main theme of this work is the storage management, focusing in the system of controlling and localization of stock. In order to make it happen, some steps were considered: evaluations in the conditions of controlling the stock; measurement of storage spaces to sketch the lines of storing products and proposal of a localization patterns of the products.

5 Besides the literature read about the subject, a study was developed in a supermarket located in Zona da Mata Mineira, in which data was collected through interview, document survey, and a non-participant observation. After making up the present storage system used in the company, an analysis was done to verify which system of locating and controlling is more effective to the company in order to optimize the present results of the storage process. To conclude a new layout proposal was made, as well as a controlling system of storage and a new pattern of storing the products.

6 Keywords: Logistics; Storage; Retail. 1. INTRODU O As empresas v m presenciando nestes ltimos anos um aumento no grau de exig ncias do mercado consumidor e tamb m no n vel de competitividade do com rcio (ALVES, 2000). A busca para a melhoria do n vel de servi o junto a log stica continua sendo um dos grandes desafios gerenciais, ao qual a gest o da ARMAZENAGEM um fator preponderante na gera o de custos e n veis de efici ncia e efic cia dos objetivos que se deseja alcan ar junto aos clientes (GAPSKI, 2003). Segundo Sousa (2002), as empresas que n o alcan am um bom sistema de log stica interna est o suscet veis a perderem sua coloca o no mercado pela avalia o que os clientes ir o fazer sobre os servi os prestados por seus funcion rios quando da falta de algum material no seu atendimento.

7 Para Moura (1998), a log stica interna trata de todo o gerenciamento do processo interno de abastecimento, armazenamento, transporte e distribui o das mercadorias dentro da organiza o, ou seja, para atender suas demandas. Dentro da log stica de distribui o e de suprimento est contido o processo de ARMAZENAGEM , que durante anos foi relegado a locais inadequados, pois n o se pensava em ARMAZENAGEM como estrat gia log stica. Com o passar do tempo, verificou-se que locais inadequados ocasionavam um alto custo para as organiza es (MOURA, 1997).

8 A ARMAZENAGEM tornou-se uma estrat gia das empresas para reduzir o custo dos produtos. A elevada parcela de custos fixos na atividade de ARMAZENAGEM faz com que os custos sejam proporcionais capacidade instalada (LIMA, 2000). Desta maneira, pouco importa se o armaz m est vazio ou se est movimentando menos produtos do que o planejado. A maior VIEIRA et al. / revista P&D em Engenharia de Produ o No. 8 (2008) p. 57-77 59 parte dos custos de ARMAZENAGEM continuar ocorrendo, pois est o associados ao espa o f sico, aos equipamentos de movimenta o, ao pessoal e aos investimentos em tecnologia (MOURA, 1997).

9 Aliado a essa quest o, otimiza o dos espa os no armaz m outro tema preocupante, que tende a utilizar ao m ximo a sua capacidade de ARMAZENAGEM devendo, ent o, ter ferramentas e estrat gias que facilitem a localiza o do produto. Outras pesquisas, como a de Zandavalli (2004), selecionam um sistema de localiza o de estoque por meio da avalia o de benef cios no sistema de ARMAZENAGEM em uma agroind stria. Melo e Oliveira (2006) analisaram a automa o do armaz m verificando poss veis benef cios a serem alcan ados mediante implementa o da automa o em sua central de distribui o; os resultados permitiram identificar vantagens da implanta o da verticaliza o e da utiliza o de um sistema WMS (Warehouse Management System).

10 Tamb m Machado et al. (2007) prop em uma forma de endere amento em um supermercado. Com a evolu o das t cnicas de gest o de estoques, e principalmente com a evolu o da filosofia do just in time - manuten o de quantidades de estoques suficientes para proporcionar a diminui o dos custos de ARMAZENAGEM , espa o, pessoal e obsolesc ncia do capital, a gest o de ARMAZENAGEM de mercadorias exige uma sincroniza o entre a oferta e a demanda, de maneira a tornar a manuten o desnecess ria. Este artigo aborda a gest o de estoque de um pequeno supermercado, tendo como prioridade as quest es relativas ARMAZENAGEM , ao fluxo de pessoas e de produtos no dep sito e ao planejamento de leiaute.


Related search queries