Example: dental hygienist

Guia alimentar para a população brasileira

Biblioteca Virtual em Sa de do Minist rio da Sa 978-85-334-2176-9 MiniSt rio da Sa de2 edi o1 reimpress oBras lia dF2014 guia alimentar para a popula o brasileira Minist rio da Sa de guia ali Mentar para a popula o brasileira 2 Edi o1AT guia alimentar para A POPULA O BRASILEIRAGUIA alimentar para A POPULA O brasileira minist rio da sa desecretaria de aten o sa dedepartamento de aten o B sicaBras lia dF20142 edi o1 reimpress oElabora o, distribui o e Informa es:minist rio da sa desecretaria de aten o sa dedepartamento de aten o B sicaedif cio Premium, saF sul, Quadra 2,lotes 5/6, bloco ii, subsoloCeP: 70070-600 Bras lia/dFFone: (61) 3315-9031e-mail: Geral:eduardo alves meloCoordena o T cnica Geral:Patr cia Constante JaimeCoordena o-Geral de alimenta o e nutri o do minist rio da sa deElabora o T cnica:Carlos augusto monteiron cleo de Pesquisas epidemiol gicas em nutri o e sa de da

Brasil. ministério da saúde. secretaria de atenção à saúde. departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : …

Tags:

  Para, Secretaria, Guia, Almirante, Guia alimentar para

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Guia alimentar para a população brasileira

1 Biblioteca Virtual em Sa de do Minist rio da Sa 978-85-334-2176-9 MiniSt rio da Sa de2 edi o1 reimpress oBras lia dF2014 guia alimentar para a popula o brasileira Minist rio da Sa de guia ali Mentar para a popula o brasileira 2 Edi o1AT guia alimentar para A POPULA O BRASILEIRAGUIA alimentar para A POPULA O brasileira minist rio da sa desecretaria de aten o sa dedepartamento de aten o B sicaBras lia dF20142 edi o1 reimpress oElabora o, distribui o e Informa es:minist rio da sa desecretaria de aten o sa dedepartamento de aten o B sicaedif cio Premium, saF sul, Quadra 2,lotes 5/6, bloco ii, subsoloCeP: 70070-600 Bras lia/dFFone: (61) 3315-9031e-mail: Geral:eduardo alves meloCoordena o T cnica Geral:Patr cia Constante JaimeCoordena o-Geral de alimenta o e nutri o do minist rio da sa deElabora o T cnica:Carlos augusto monteiron cleo de Pesquisas epidemiol gicas em nutri o e sa de da Universidade de s o PauloColabora o T cnica.

2 Coordena o-Geral de Alimenta o e Nutri o do Minist rio da Sa deana Carolina Feldenheimer da silvaana Luisa souza de PaivaBruna Pitasi arguelhesFernanda rauberGisele ane BortoliniKelly Poliany de souza alvesKimielle Cristina silvaLorena toledo de ara jo melomara Lucia dos santos Costarenata Guimar es mendon a de santanaN cleo de Pesquisas Epidemiol gicas em Nutri o e Sa de da Universidade de S o Pauloana Paula Bortoletto martinsCarla adriano martinsCarlos augusto monteiro (Coordenador)daniela silva Canelladenise Costa Coitinhoenrique JacobyFrancine LimaGeoffrey CannonJean-Claude moubaracJosefa maria Fellegger GarzilloLarissa Galastri Baraldimaluh Barciottemaria Laura da Costa Louzadarafael moreira Claroregina rodriguesrenata Bertazzi Levysem ramis martins lvares domeneOrganiza o Pan-Americana da Sa deana Carolina Feldenheimer da silvaJanine Giuberti CoutinhoCoordena o Editorial:Laeticia Jensen eble marco aur lio santana da silvaFotografias:acervo daBacervo UsPLuciana melo - daBProjeto gr fico, diagrama o, capa: s vio marquesAjustes de diagrama o:roosevelt ribeiroteixeiraNormaliza o.

3 Daniela Ferreira Barros da silva editora ms/CGdiRevis o: ana Paula reis Laeticia Jensen eble2006 minist rio da sa de. esta obra disponibilizada nos termos da Licen a Creative Commons atribui o n o Comercial Compartilhamento pela mesma licen a internacional. permitida a reprodu o parcial ou total desta obra, desde que citada a cole o institucional do minist rio da sa de pode ser acessada, na ntegra, na Biblioteca Virtual em sa de do minist rio da sa de: < >.tiragem: 2 edi o 1 reimpress o 2014 exemplaresFicha Catalogr fica_____Brasil. minist rio da sa de. secretaria de aten o sa de.

4 Departamento de aten o B sica. guia alimentar para a popula o brasileira / minist rio da sa de, secretaria de aten o sa de, departamento de aten o B sica. 2. ed., 1. reimpr. Bras lia : minist rio da sa de, 2014. 156 p. : il. isBn 978-85-334-2176-9 1. Programas e Pol ticas de nutri o e alimenta o. 2. alimenta o. 3. Prepara o de alimentos. i. t o na fonte Coordena o-Geral de documenta o e informa o editora ms os 2014/0681T tulos para indexa o:em ingl s: dietary Guidelines for the Brazilian populationem espanhol: Gu a alimentar para la poblaci n brasile aimpresso no Brasil / Printed in BrazilSUM RIOapresenta o Pre mbulo introdu o Cap tulo 1.

5 Princ pios Cap tulo 2 . a escolha dos alimentos Cap tulo 3 . dos alimentos refei o Cap tulo 4 . o ato de comer e a comensalidade Cap tulo 5 . a compreens o e a supera o de obst culos dez passos para uma alimenta o adequada e saud velPara saber maisanexo a Processo de elabora o da nova edi o do guia alimentar para a Popula o brasileira 57111525539110312513114554 MINIST RIO dA SA dE54 APRESENTA O nas ltimas d cadas, o Brasil passou por diversas mudan as pol ticas, econ micas, sociais e culturais que evidenciaram transforma es no modo de vida da popula o. a amplia o de pol ticas sociais na rea de sa de, educa o, trabalho e emprego e assist ncia social contribuiu para a redu o das desigualdades sociais e permitiu que o Pa s crescesse de forma inclusiva.

6 Tamb m se observou r pida transi o demogr fica, epidemiol gica e nutricional, apresentando como consequ ncia maior expectativa de vida e redu o do n mero de filhos por mulher, al m de mudan as importantes no padr o de sa de e consumo alimentar da popula o principais doen as que atualmente acometem os brasileiros deixaram de ser agudas e passaram a ser cr nicas. apesar da intensa redu o da desnutri o em crian as, as defici ncias de micronutrientes e a desnutri o cr nica ainda s o prevalentes em grupos vulner veis da popula o, como em ind genas, quilombolas e crian as e mulheres que vivem em reas vulner veis.

7 Simultaneamente, o Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas et rias, e as doen as cr nicas s o a principal causa de morte entre adultos. o excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada tr s crian as o enfrentamento desse cen rio, emergente a necessidade da amplia o de a es intersetoriais que repercutam positivamente sobre os diversos determinantes da sa de e nutri o. nesse contexto, o setor sa de tem importante papel na promo o da alimenta o adequada e saud vel, compromisso expresso na Pol tica nacional de alimenta o e nutri o e na Pol tica nacional de Promo o da sa de.

8 A promo o da alimenta o adequada e saud vel no sistema nico de sa de (sUs) deve fundamentar-se nas dimens es de incentivo, apoio 76 MINIST RIO dA SA dEe prote o da sa de e deve combinar iniciativas focadas em pol ticas p blicas saud veis, na cria o de ambientes saud veis, no desenvolvimento de habilidades pessoais e na reorienta o dos servi os de sa de na perspectiva da promo o da sa guia alimentar para a Popula o brasileira , publicado em 2006, apresentou as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a nossa popula o. diante das transforma es sociais vivenciadas pela sociedade brasileira , que impactaram sobre suas condi es de sa de e nutri o, fez-se necess ria a apresenta o de novas recomenda es.

9 A segunda edi o do guia passou por um processo de consulta p blica, que permitiu o seu amplo debate por diversos setores da sociedade e orientou a constru o da vers o final, aqui apresentada. tendo por pressupostos os direitos sa de e alimenta o adequada e saud vel, o guia um documento oficial que aborda os princ pios e as recomenda es de uma alimenta o adequada e saud vel para a popula o brasileira , configurando-se como instrumento de apoio s a es de educa o alimentar e nutricional no sUs e tamb m em outros setores. Considerando os m ltiplos determinantes das pr ticas alimentares e, a complexidade e os desafios que envolvem a conforma o dos sistemas alimentares atuais, o guia alimentar refor a o compromisso do minist rio da sa de de contribuir para o desenvolvimento de estrat gias para a promo o e a realiza o do direito humano alimenta o rio da sa de76 PRE MBULOa organiza o mundial da sa de (oms)

10 Recomenda, por meio da estrat gia Global para a Promo o da alimenta o saud vel, atividade F sica e sa de, que os governos formulem e atualizem periodicamente diretrizes nacionais sobre alimenta o e nutri o, levando em conta mudan as nos h bitos alimentares e nas condi es de sa de da popula o e o progresso no conhecimento cient fico. Essas diretrizes t m como prop sito apoiar a educa o alimentar e nutricional e subsidiar pol ticas e programas nacionais de alimenta o e nutri elabora o de guias alimentares insere-se no conjunto de diversas a es intersetoriais que t m como objetivo melhorar os padr es de alimenta o e nutri o da popula o e contribuir para a promo o da sa de.


Related search queries