Example: dental hygienist

Guia Arduino Iniciante - University of São Paulo

ArduinoGuia InicianteVers o GICASHOPOpen Source ndice ndice ..2 Pref cio ..5A Multil gica-Shop ..6O Que Vou Aprender? ..7 Objetivo ..7 Fonte de Informa o ..8 Seguran a e Cuidados ..91 Conceitos B sicos .. Computa o F sica .. Open Source Hardware .. Software Livre .. Arduino .. Processing .. Fritzing .. Creative Commons .. Licen a da Obra ..182 Eletr nica .. Conceito de Eletr nica .. Voltagem .. Corrente El trica .. Corrente Cont nua .. Corrente Alternada .. Resist Lei de Ohm .. Sistemas Eletr nicos .. Entradas .. Sa das.

5 multilogica-shop.com Prefácio A Multilógica-Shop, a partir do “Guia del Arduino” criado pela Tienda de Robótica da Colombia, traz este guia

Tags:

  Arduino

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Guia Arduino Iniciante - University of São Paulo

1 ArduinoGuia InicianteVers o GICASHOPOpen Source ndice ndice ..2 Pref cio ..5A Multil gica-Shop ..6O Que Vou Aprender? ..7 Objetivo ..7 Fonte de Informa o ..8 Seguran a e Cuidados ..91 Conceitos B sicos .. Computa o F sica .. Open Source Hardware .. Software Livre .. Arduino .. Processing .. Fritzing .. Creative Commons .. Licen a da Obra ..182 Eletr nica .. Conceito de Eletr nica .. Voltagem .. Corrente El trica .. Corrente Cont nua .. Corrente Alternada .. Resist Lei de Ohm .. Sistemas Eletr nicos .. Entradas .. Sa das.

2 Processamento de Sinal .. Resumo dos Sistemas Eletr nicos .. Sinais Eletr nicos .. Vari vel Digital .. Vari vel Anal Entrada/Sa da Digital .. Entrada/Sa da Anal gica .. Divisor de Voltagem .. Conversor Anal gico-Digital .. Modula o por Largura de Pulso PWM .. Comunica o Componentes Eletr nicos .. Microcontrolador .. Protoboard .. Resistor .. Termistor .. Diodo .. Capacitor .. LED .. LED RGB .. Display de LCD .. Bot o .. Reed Switch .. Potenci metro .. Fotoc lula .. Transdutor Piezoel trico .. Motor CC .. Rel.

3 444 Arduino .. O Projeto Arduino .. Arduino Uno R3 .. Fam lia Arduino .. Shields para Arduino .. Livros ..505 Instala o de Software .. Arduino em Windows .. Arduino em Mac OS X .. Arduino em Linux ..636 Programa o .. Conceito de Programa o .. Linguagem de Programa o .. Linguagem de M quina .. Linguagem Assembly .. Linguagem de Alto N vel .. Algoritmo ..687 Programa o Arduino .. Software Arduino .. Programando o Arduino ..758 Kit Arduino Uno R3 - Iniciante ..859 Tutoriais .. Hello World - Piscar .. Bot o .. Leitura Serial de uma Entrada Digital.

4 Leitura Serial de uma Entrada Anal gica .. Comando com Comunica o Serial .. Fade .. Loop .. Sensor LDR .. Termistor .. Motor CC .. Display LCD .. cioA Multil gica-Shop, a partir do Guia del Arduino criado pela Tienda de Rob tica da Colombia, traz este guia que aborda a aprendizagem sobre o conceito DIY (Do it yourself) ou em portug s Fa a voc mesmo . A partir de um detalhado estudo elaboramos o Kit Arduino Iniciante , baseado na placa Arduino Uno R3, base para todo este material did guia abordaremos temas fundamentais como o hardware e software livre, revisando de maneira cuidadosa o projeto Arduino e usando como base o software Fritzing para realizar montagens claras e semelhantes realidade.

5 N o necess rio que voc saiba de eletr nica ou programa o porque com os pr ximos cap tulos repassaremos os conceitos fundamentais. Ap s conhecer estes temas b sicos teremos um cap tulo dedicado a explicar componentes eletr nicos como um LED, um motor, um rel e muito mais. Tamb m foi desenvolvido um cap tulo especial sobre Arduino e Fritzing que voc n o pode perder. O Kit Arduino Iniciante e este guia s o ideais para todo mbito de aprendizagem desde o col gio at a universidade, e se voc se dedica por hobby n o pode deixar de ter este guia, j que um cap tulo completo est dedicado a mostrar todo o chegamos a uma parte mais que especial, ao cap tulo dos tutoriais, onde passo a passo ser o explicados alguns exemplos, durante os quais voc encontrar perguntas, dicas e exerc Multil gica-ShopA Multil gica foi fundada em 1990 com foco em tecnologia e desenvolvimento.

6 Em 2009 iniciou uma nova etapa com a importa o de produtos Open Source e marcas relacionadas de grande expressividade internacional. O Arduino sempre foi um dos principais objetivos e com ele centenas de produtos hoje fazem parte do cat logo virtual da qualidade no servi o e a aten o ao cliente sempre estiveram entre nossos MULTIL GICASHOPOpen Source Hardwareprincipais objetivos, por conta disso possu mos o cat logo mais completo do Brasil no setor e mantemos a meta de atender aos mais exigentes consumidores e , depois de milhares de cliente atendidos, apresentamos o Guia Iniciante do a leitura!

7 O funcionamento das coisas algo que estimula nossa curiosidade desde o in cio dos tempos. Hoje em dia vemos uma realidade onde encontramos com facilidade a automa o, a dom tica (automa o de casas e edif cios), a intera o entre pessoas e m quinas, a eletr nica, a mec nica e a programa qualquer processo que podemos imaginar tem uma porcentagem de depend ncia destas m quinas. Por exemplo, seu despertador. Ele tocou s 6 horas da manh para que voc fosse para a escola ou o trabalho. Essa m quina trabalhou durante toda a noite para, ao final, avisar que era hora de prop sito deste guia abordar o conceito de computa o f sica, que a capacidade de intera o e comunica o de uma m quina com os humanos, usando sensores e atuadores.

8 As decis es ser o executadas pelo microcontrolador que o n cleo da placa Arduino , o cora o deste Que Vou Aprender?Muitas vezes pensamos que os temas tecnol gicos pedem uma grande habilidade t cnica e um grande conhecimento, mas isso n o verdade. Nosso objetivo com este guia fazer com que esses processos tecnol gicos sejam simples de entender, e demonstrar que aqueles mais complexos na verdade s o a uni o de v rios processos este guia voc vai aprender conceitos que poder aplicar em seus pr prios de Informa oA Wikipedia uma enciclop dia na nuvem onde voc pode encontrar grande variedade de informa o em diferentes idiomas e de uso guia incorporamos conte do da Wikipedia (textos e imagens) com o objetivo de explicar os diversos conceitos que abordamos.

9 O conte do da Wikipedia utilizado neste guia foi traduzido diretamente em alguns casos, e em outros os conceitos foram reeditados para explicar mais facilmente uma uma plataforma de conte do livre, de modo que todo o texto est dispon vel sob a licen a Creative Commons (Atribui o Compartilhamento pela mesma Licen a - by-sa). A maior parte do conte do tamb m est dispon vel sob a Licen a de Documenta o Livre GNU (GFDL). Isso significa que o conte do Wikipedia pode ser distribu do de acordo com o estabelecido nestas licen a e CuidadosSua rea de trabalho um espa o muito importante para desenvolver seus projetos sempre em um ambiente tranquilo e bem iluminado e mantenha sua bancada sempre limpa e ao trabalhar com qualquer tipo de circuito impresso como o pr prio Arduino .

10 As conex es destas placas s o expostas, portanto, n o apoie sua placa em suportes condutores e tenha cuidado com cabos desencapados nas proximidades. Embora estas situa es possam causar curtos circuitos elas n o oferecem riscos f sicos devido s baixas voltagens e pot ncias envolvidas. Lembre-se, voc n o vai se machucar, mas destruir uma placa sempre produtos do site, bem como os kits destinados a iniciantes, s o apenas bases para a compreens o dos princ pios de funcionamento dos diversos elementos envolvidos. Sendo assim, a Multil gica-Shop n o se responsabiliza por mal uso dos produtos, imper cia ou falha pr tica na execu o dos experimentos.


Related search queries