Example: confidence

Guia de Adaptações ao Processo de Avaliação Externa 2019 …

guia para Aplica o de Adapta es na Realiza o de Provas e Exames JNE 2019 1 FICHA T CNICA T tulo: guia PARA APLICA O DE ADAPTA ES NA REALIZA O DE PROVAS E EXAMES Autores J ri Nacional de Exames: Alexandra Matias do Vale Paula Marques Coordena o: Lu s Pereira dos Santos Capa: Isabel Espinheira Composi o: Dire o-Geral da Educa o J ri Nacional de Exames Edi o: Janeiro de 2019. guia para Aplica o de Adapta es na Realiza o de Provas e Exames JNE 2019 2 NDICE. INTRODU O 6 CAP TULO I 8 APLICA O DE ADAPTA ES NA REALIZA O DE PROVAS E EXAMES 8 1 Provas adaptadas enunciados em formatos acess veis 10 Braille 10 Formato DAISY 11 Formato digital 12 Amplia o em formato A3 13 Identifica o de provas ou exames a enviar para classifica o 13 2 Provas e exames a n vel de escola 13 Procedimentos para a elabora o de provas e exames a n vel de escola 15 3 Prova de portugu s l ngua segunda (pl2) 17 Presen a de Int rprete de L ngua Gestual Portuguesa 18 4 Consulta de dicion rio de l ngua portuguesa 18 5 Adapta o do espa o/material 18 Realiza o de provas ou exames em sala parte 18 Sentar em local diferente da sequ ncia da pauta de chamada 18 Utilizar equipamento ergon mico 19

Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames – JNE 2019 6 INTRODUÇÃO O Decreto‐Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da educação

Tags:

  Guia

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Guia de Adaptações ao Processo de Avaliação Externa 2019 …

1 guia para Aplica o de Adapta es na Realiza o de Provas e Exames JNE 2019 1 FICHA T CNICA T tulo: guia PARA APLICA O DE ADAPTA ES NA REALIZA O DE PROVAS E EXAMES Autores J ri Nacional de Exames: Alexandra Matias do Vale Paula Marques Coordena o: Lu s Pereira dos Santos Capa: Isabel Espinheira Composi o: Dire o-Geral da Educa o J ri Nacional de Exames Edi o: Janeiro de 2019. guia para Aplica o de Adapta es na Realiza o de Provas e Exames JNE 2019 2 NDICE. INTRODU O 6 CAP TULO I 8 APLICA O DE ADAPTA ES NA REALIZA O DE PROVAS E EXAMES 8 1 Provas adaptadas enunciados em formatos acess veis 10 Braille 10 Formato DAISY 11 Formato digital 12 Amplia o em formato A3 13 Identifica o de provas ou exames a enviar para classifica o 13 2 Provas e exames a n vel de escola 13 Procedimentos para a elabora o de provas e exames a n vel de escola 15 3 Prova de portugu s l ngua segunda (pl2)

2 17 Presen a de Int rprete de L ngua Gestual Portuguesa 18 4 Consulta de dicion rio de l ngua portuguesa 18 5 Adapta o do espa o/material 18 Realiza o de provas ou exames em sala parte 18 Sentar em local diferente da sequ ncia da pauta de chamada 18 Utilizar equipamento ergon mico 19 6 Acompanhamento por um docente 19 Leitura orientada dos enunciados 19 Ditar as respostas 20 Transcri o de respostas 20 Aux lio no manuseamento do material autorizado para cada prova ou exame 21 7 Adapta es ao Processo de avalia o Externa em situa es de dislexia 21 Documento de apoio aplica o de crit rios de classifica o de provas e exames (Ficha A) 21 Outras adapta es associadas dislexia 23 8 Sa da da sala ou pausas durante a realiza o da prova ou exame 24 9 Compensa o de tempo e tempo suplementar 24 10 Produtos de apoio 25 Procedimentos espec ficos para a utiliza o de computador 25 Utiliza o de calculadora 26 11 Situa es espec ficas 26 Situa es de daltonismo 26 Situa es de fotofobia 27 CAP TULO II 29 guia para Aplica o de Adapta es na Realiza o de Provas e Exames JNE 2019 3 PROCEDIMENTOS PARA O PEDIDO DE ADAPTA ES NA REALIZA O DE PROVAS E EXAMES (PLATAFORMA) 29 1 Plataforma 29 2 Requerimento/despacho de autoriza o para aplica o de adapta es na realiza o de provas e exames 32 Alunos do 9.

3 Ano 32 Alunos do ensino secund rio 33 3 Inser o de documentos 33 CAP TULO III 35 SITUA ES ESPECIAIS 35 1 Dispensa da realiza o de provas finais do 3. ciclo do ensino b sico (9. ano) 35 2 Dispensa da realiza o das componentes orais ou pr ticas 35 3 Realiza o de provas ou exames finais nacionais em contexto hospitalar 36 CAP TULO IV 38 APLICA O DE ADAPTA ES NA REALIZA O DAS PROVAS DE AFERI O 38 1 Adapta es a aplicar na realiza o das provas de aferi o 38 2 Situa es espec ficas 39 CAP TULO V 41 APLICA O DE ADAPTA ES NA REALIZA O DE PROVAS E EXAMES DE ALUNOS COM INCAPACIDADES F SICAS TEMPOR RIAS 41 1 Adapta es a aplicar 41 2 Procedimentos para solicita o de aplica o de adapta es na realiza o de provas e exames (plataforma) 42 3 Requerimento/despacho de autoriza o para aplica o de adapta es ao Processo de avalia o 44 4 Inser o de documentos 45 ANEXOS 47 ANEXO I 48 guia para Aplica o de Adapta es na Realiza o de Provas e Exames JNE 2019 4 ANEXO II 49 ANEXO III 50 guia para Aplica o de Adapta es na Realiza o de Provas e Exames JNE 2019 5 INTRODU O.

4 O Decreto Lei n. 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jur dico da educa o inclusiva, consagra a possibilidade de aplica o de adapta es ao Processo de avalia o Externa no ensino b sico e no ensino secund rio. O J ri Nacional de Exames (JNE) tem como atribui es a organiza o do Processo de avalia o Externa das aprendizagens, bem como a valida o de adapta es ao Processo de avalia o Externa no ensino secund rio. As adapta es ao Processo de avalia o Externa devem ser coerentes com o Processo de ensino, de aprendizagem e de avalia o interna, bem como com o n vel de escolaridade em que s o implementadas, n o se constituindo, isoladamente, como um objetivo, mas antes como uma salvaguarda do direito participa o de todos os alunos na avalia o Externa . A aplica o de qualquer uma das adapta es ao Processo de avalia o Externa depende da solicita o do professor titular de turma/conselho de docentes ou diretor de turma/conselho de turma, ao diretor de escola, com a anu ncia expressa do encarregado de educa o.

5 As adapta es ao Processo de avalia o Externa a aplicar na realiza o das referidas provas e exames devem responder s necessidades dos alunos, dependendo a sua aplica o de autoriza o pr via: a) No ensino b sico, do diretor de escola (cf. n. 4 do artigo 28. ); b) No ensino secund rio: i) Do diretor de escola (cf. n. 5 do artigo 28. ); ii) Do Presidente do JNE (cf. n. 6 do artigo 28. ). A tramita o do Processo relativo s adapta es a aplicar na avalia o Externa , nomeadamente a comunica o da decis o ao JNE, no ensino b sico (cf. al. a)) e no ensino secund rio (cf. al. b), subal nea i)), bem como o requerimento ao JNE, no ensino secund rio (cf. al. b), subal nea ii)) ocorre em plataforma eletr nica do JNE destinada a esse efeito. guia para Aplica o de Adapta es na Realiza o de Provas e Exames JNE 2019 6 No Cap tulo I apresentam se as adapta es para a realiza o de provas e exames no mbito do Decreto Lei n.

6 54/2018, de 6 de julho, e do Regulamento das provas de avalia o Externa e das provas de equival ncia frequ ncia dos ensinos b sico e secund rio. No Cap tulo II descreve se a plataforma eletr nica para registo e pedido de aplica o de adapta es na realiza o de provas finais e exames. No Cap tulo III s o elencadas algumas situa es especiais. No Cap tulo IV s o mencionadas as adapta es a aplicar nas provas de aferi o. No Cap tulo V s o apresentadas as adapta es a aplicar a alunos com incapacidades f sicas tempor rias. Por ltimo, importa assinalar que as refer ncias aos rg os de dire o, administra o e gest o dos estabelecimentos do ensino p blico, bem como s estruturas de coordena o e supervis o pedag gica, consideram se dirigidas aos rg os e estruturas com compet ncia equivalente nos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo.

7 guia para Aplica o de Adapta es na Realiza o de Provas e Exames JNE 2019 7 CAP TULO I. APLICA O DE ADAPTA ES NA REALIZA O DE PROVAS E EXAMES. No mbito do Decreto Lei n. 54/2018, de 6 de julho, aos alunos que realizam provas de avalia o Externa e provas de equival ncia frequ ncia pode ser autorizada, sob proposta do professor titular de turma/conselho de docentes ou do diretor de turma/conselho de turma, a aplica o de adapta es ao Processo de avalia o Externa . A aplica o de adapta es ao Processo de avalia o Externa , previstas no Regulamento das provas de avalia o Externa e das provas de equival ncia frequ ncia dos ensinos b sico e secund rio, tem por refer ncia as adapta es aplicadas ao n vel da avalia o interna ao longo do ano letivo. Neste quadro, cabe ao professor titular de turma/conselho de docentes ou diretor de turma/conselho de turma, com a anu ncia expressa do encarregado de educa o, solicitar ao diretor de escola a aplica o de adapta es ao Processo de avalia o Externa .

8 A comunica o de adapta es relativas s provas finais de 9. ano e a comunica o ou requerimento de autoriza o ao JNE, para o 11. e 12. anos, dever o ser formalizados pelo diretor de escola. Provas finais e exames (9. , 11. e 12. anos). Plataforma eletr nica no endere o: De 18 de fevereiro e 18 de mar o de 2019. A comunica o de adapta es relativas s provas de aferi o de 2. , 5. e 8. anos de escolaridade dever ser formalizada pelo diretor de escola. Provas de aferi o (2. , 5. e 8. anos). Plataforma eletr nica no endere o: De 8 a 26 de abril de 2019. guia para Aplica o de Adapta es na Realiza o de Provas e Exames JNE 2019 8 A partir da data de encerramento n o s o permitidos novos registos, altera o de dados j inseridos ou submiss o de documentos. Constituem documentos que fundamentam a aplica o de adapta es ao Processo de avalia o Externa : a) A ata do conselho de docentes/turma, com a formaliza o da proposta de aplica o de adapta es ao Processo de avalia o Externa , e respetivo despacho de autoriza o; b) Relat rio T cnico Pedag gico, quando aplic vel.

9 As adapta es autorizadas para a realiza o de provas finais de ciclo ou exames finais nacionais s o tamb m aplic veis na realiza o de provas de equival ncia frequ ncia. As adapta es ao Processo de avalia o Externa a aplicar na 2. fase s o as requeridas e autorizadas para a 1. fase de provas e exames. No mbito das medidas de suporte aprendizagem e inclus o, os alunos do ensino b sico para quem tenha sido mobilizada a medida adicional Frequ ncia do ano de escolaridade por disciplinas (al nea a) do n. 4 do artigo 10. do Decreto Lei n. 54/2018, de 6 de julho) s devem realizar as provas relativas s disciplinas que se encontram a frequentar no presente ano letivo. Quando aplicada a medida adapta es curriculares significativas (al nea b) do n. 4 do artigo 10. do referido Decreto Lei), os alunos n o realizam provas finais do ensino b sico, de acordo com o n.

10 2 do artigo 18. do Despacho Normativo n. 1 F/2016, de 5 de abril, e com o n. 2 do artigo 28. da Portaria n. 223 A/2018, de 3 de agosto, nem exames finais nacionais de acordo com o Regulamento das provas de avalia o Externa e das provas de equival ncia frequ ncia dos ensinos b sico e secund rio. guia para Aplica o de Adapta es na Realiza o de Provas e Exames JNE 2019 9 1 - PROVAS ADAPTADAS ENUNCIADOS EM FORMATOS. ACESS VEIS. As necessidades educativas dos alunos podem exigir a aplica o de adapta es ao Processo de avalia o Externa para a realiza o de provas ou exames dos ensinos b sico e secund rio, atrav s da utiliza o de formatos acess veis de provas a n vel nacional elaboradas pelo Instituto de Avalia o Educativa, I. P. (IAVE, I. P.). A aplica o destas adapta es depende da autoriza o do diretor de escola.


Related search queries