Example: dental hygienist

GUIA DE SUGESTÕES DE ATIVIDADES TEMA: PARTICIPAÇÃO …

MINIST RIO DA SA DE. MINIST RIO DA EDUCA O. GUIA DE SUGEST ES DE ATIVIDADES . SEMANA SA DE NA ESCOLA. TEMA: PARTICIPA O JUVENIL/INFANTIL. Bras lia - DF. 2013. GUIA DE SUGEST ES DE ATIVIDADES . SEMANA SA DE NA ESCOLA. TEMA: PARTICIPA O JUVENIL/INFANTIL. BRAS LIA/DF, FEVEREIRO DE 2013. APRESENTA O. Caros profissionais da educa o e da sa de, Este Guia um material orientador para todos e todas envolvidos com o Programa Sa de na Escola: profissionais de sa de e educa o, comunidade, educandos e fam lias. A ideia investir na forma o de bons h bitos desde a inf ncia. Se uma crian a cresce em meio a uma vida saud vel, a tend ncia que se torne um adulto saud vel.

c. Fortalecer o Sistema de Monitoramento e Avaliação do PSE (E-SUS/SIMEC) como sistema de informação, gestão, monitoramento e avaliação do PSE e

Tags:

  Sicme

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of GUIA DE SUGESTÕES DE ATIVIDADES TEMA: PARTICIPAÇÃO …

1 MINIST RIO DA SA DE. MINIST RIO DA EDUCA O. GUIA DE SUGEST ES DE ATIVIDADES . SEMANA SA DE NA ESCOLA. TEMA: PARTICIPA O JUVENIL/INFANTIL. Bras lia - DF. 2013. GUIA DE SUGEST ES DE ATIVIDADES . SEMANA SA DE NA ESCOLA. TEMA: PARTICIPA O JUVENIL/INFANTIL. BRAS LIA/DF, FEVEREIRO DE 2013. APRESENTA O. Caros profissionais da educa o e da sa de, Este Guia um material orientador para todos e todas envolvidos com o Programa Sa de na Escola: profissionais de sa de e educa o, comunidade, educandos e fam lias. A ideia investir na forma o de bons h bitos desde a inf ncia. Se uma crian a cresce em meio a uma vida saud vel, a tend ncia que se torne um adulto saud vel.

2 Cerca de 12 milh es de estudantes em 56 mil escolas de munic pios j participaram do programa. Portanto, este Guia cont m sugest es de ATIVIDADES para serem desenvolvidas n o apenas durante a Semana Sa de na Escola, mas ao longo do ano letivo. A proposta do Guia fornecer um conjunto de ATIVIDADES capazes de estimular e enriquecer o trabalho educativo dos profissionais de sa de e educa o, sendo seus princ pios a promo o e preven o de agravos sa de. O OBJETIVO PRINCIPAL DA SEMANA SA DE NA ESCOLA DAR. IN CIO A UMA MOBILIZA O TEM TICA PRIORIT RIA DE SA DE, QUE. DEVER SER TRABALHADA AO LONGO DO ANO LETIVO NAS ESCOLAS.

3 SEUS OBJETIVOS ESPEC FICOS VISAM: a. Fortalecer a es priorit rias de pol tica de governo, no mbito da sa de e da educa o;. b. Socializar as a es e compromissos do PSE nos territ rios;. c. Fortalecer o Sistema de Monitoramento e Avalia o do PSE (E-SUS/SIMEC). como sistema de informa o, gest o, monitoramento e avalia o do PSE e da sa de dos educandos;. d. Incentivar a integra o e a articula o das redes de educa o e aten o b sica;. e. Fortalecer a comunica o entre escolas, equipes de Sa de da Fam lia e unidades de sa de;. f. Socializar as a es desenvolvidas pelas escolas.

4 G. Fomentar o envolvimento da comunidade escolar e de parcerias locais;. h. Mobilizar as redes de aten o sa de para as a es do PSE. A Semana Sa de na Escola compreender a es de aten o sa de dos escolares e de promo o da sa de, cuja mobiliza o acontecer no per odo de 11 a 15 de mar o de 2013, envolvendo intersetorialmente o planejamento das redes de educa o b sica e aten o b sica em sa de. A Semana Sa de na Escola inaugura a execu o das metas pactuadas no Programa, pois as a es ser o consideradas para o alcance das metas acordadas pelos munic pios e o Distrito Federal no Termo de Compromisso, possibilitando maior visibilidade e o reconhecimento das a es planejadas e executadas no mbito do Programa, al m do fortalecimento da integra o e articula o entre os setores da sa de e da educa o em n vel local.

5 A Semana Sa de na Escola, al m de mobilizar e envolver a comunidade no territ rio pactuado, com a es priorit rias de educa o em sa de, fortalece a intersetorialidade; entretanto, devemos ressaltar que quanto maior o envolvimento dos atores do territ rio, maior xito ter a Semana. Tendo em vista o resultado da Semana Sa de na Escola 2012, o contexto de enfrentamento do crescimento epid mico da obesidade na inf ncia e na adolesc ncia e a repercuss o da tem tica da obesidade na m dia nacional, o tema ser retomado em 2013, acompanhado da tem tica da sa de ocular e do Projeto Olhar Brasil, ambos como temas centrais da Semana, com a es priorit rias nas s ries iniciais do Ensino Fundamental.

6 Outros temas importantes com a es previstas para a Semana para o p blico das s ries finais do Ensino Fundamental e Ensino M dio s o: preven o ao uso do lcool, tabaco, crack e outras drogas, educa o para a sa de sexual, sa de reprodutiva e preven o das DST/aids, promo o de direitos humanos, das pr ticas corporais, atividade f sica e lazer nas escolas. Lembre-se: ter sa de reunir condi es de estudar adequadamente, conviver e socializar. Com isso, para ter sa de precisamos de um ambiente saud vel, alimenta o adequada e equil brio emocional e f sico. Esperamos que essas orienta es contribuam e apoiem a organiza o das ATIVIDADES durante a Semana Sa de na Escola, e que os h bitos de vida saud vel se tornem permanentes no ambiente do educando.

7 Tenham uma tima Semana Sa de na Escola! PARTICIPA O JUVENIL/INFANTIL. Em nosso pa s, crian as e adolescentes s o compreendidos como sujeitos de direito, que devem ser protegidas pelo Estado, sociedade e fam lia, com prioridade absoluta. Um dos documentos mais importantes para a garantia desses direitos o Estatuto da Crian a e do Adolescente ECA1, que representa grande avan o da legisla o brasileira, iniciado com a promulga o da Constitui o de 1988. Fruto da luta da sociedade, o ECA garante a todas as crian as e adolescentes o tratamento com aten o, prote o e cuidados especiais para se desenvolverem e se tornarem adultos conscientes e participativos no processo inclusivo.

8 Entretanto, nem sempre esses direitos s o cumpridos e respeitados como deveriam. Por essa raz o, muito importante que crian as, adolescentes e jovens saibam esses direitos e, principalmente, que se posicionem quando estes forem violados. Uma de nossas propostas para a Semana Sa de na Escola , portanto, mostrar a import ncia da participa o das crian as, adolescentes e jovens na constru o de uma sociedade cidad . De qual participa o estamos falando? De acordo com o dicion rio, o verbo participar tem v rios significados: fazer saber, comunicar, anunciar, tomar parte de, associar-se pelo sentimento, pelo pensamento; solidarizar-se com.

9 A participa o um dos principais instrumentos na forma o de uma atitude democr tica. Quem participa ativamente da vida de uma comunidade, de 1. BRASIL. Minist rio da Sa de. Estatuto da Crian a e do Adolescente. Bras lia: Editora do Minist rio da Sa de, 2008. uma cidade, estado ou pa s, torna-se sujeito de suas a es, capaz de fazer cr ticas, escolher, defender seus direitos e cumprir melhor suas responsabilidades. Na hist ria do Brasil, s o v rios os exemplos de participa o de adolescentes e jovens: o movimento estudantil; a luta pelas Diretas J , quando reconquistamos o direito ao voto; os espa os de cultura e lazer - grafiteiros, teatro, hip hop, skatistas, bandas musicais; a mobiliza o em torno de uma causa ou campanha - grupos ecol gicos, acampamentos internacionais da juventude, campanhas via internet, entre muitos outros.

10 O gr mio estudantil espa o importante de participa o das alunas e dos alunos dentro da escola. Al m de organizar ATIVIDADES culturais e educacionais, o gr mio estimula a participa o de crian as e adolescentes em ATIVIDADES voltadas . promo o integral do sujeito. Como o professor pode trabalhar esses temas na Semana Sa de na Escola Desenvolver a es com a participa o de crian as, adolescentes e jovens pressup e uma rela o din mica entre forma o, conhecimento, participa o, responsabiliza o e criatividade como mecanismos de fortalecimento da perspectiva de educar para uma cidadania tica e respons vel 2.