Example: confidence

História da Computação: o caminho do pensamento …

HIST RIA DA COMPUTA O: O caminho DO pensamento E DA TECNOLOGIA. Pontif cia Universidade Cat lica do Rio Grande do Sul Chanceler: Dom Dadeus Grings Reitor: Joaquim Clotet Vice-Reitor: Evil zio Teixeira Conselho Editorial: Ana Maria Tramunt Iba os Ant nio Hohlfeldt Dalc dio M. Cl udio Delcia Enricone Draiton Gonzaga de Souza Elvo Clemente Jaderson Costa da Costa Jer nimo Carlos Santos Braga Jorge Campos da Costa Jorge Luis Nicolas Audy (Presidente). Juremir Machado da Silva Lauro Kopper Filho L cia Maria Martins Giraffa Luiz Antonio de Assis Brasil Maria Helena Menna Barreto Abrah o Mar lia Gerhardt de Oliveira Ney Laert Vilar Calazans Ricardo Timm de Souza Urbano Zilles EDIPUCRS: Jer nimo Carlos Santos Braga Diretor Jorge Campos da Costa Editor-chefe Cl uzio Fonseca Filho HIST RIA DA COMPUTA O: O caminho DO pensamento E DA TECNOLOGIA.

Prefácio Esta obra se propõe a um objetivo bastante ousado: recontar a história da computação a partir de um panorama de idéias e modelos.

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of História da Computação: o caminho do pensamento …

1 HIST RIA DA COMPUTA O: O caminho DO pensamento E DA TECNOLOGIA. Pontif cia Universidade Cat lica do Rio Grande do Sul Chanceler: Dom Dadeus Grings Reitor: Joaquim Clotet Vice-Reitor: Evil zio Teixeira Conselho Editorial: Ana Maria Tramunt Iba os Ant nio Hohlfeldt Dalc dio M. Cl udio Delcia Enricone Draiton Gonzaga de Souza Elvo Clemente Jaderson Costa da Costa Jer nimo Carlos Santos Braga Jorge Campos da Costa Jorge Luis Nicolas Audy (Presidente). Juremir Machado da Silva Lauro Kopper Filho L cia Maria Martins Giraffa Luiz Antonio de Assis Brasil Maria Helena Menna Barreto Abrah o Mar lia Gerhardt de Oliveira Ney Laert Vilar Calazans Ricardo Timm de Souza Urbano Zilles EDIPUCRS: Jer nimo Carlos Santos Braga Diretor Jorge Campos da Costa Editor-chefe Cl uzio Fonseca Filho HIST RIA DA COMPUTA O: O caminho DO pensamento E DA TECNOLOGIA.

2 PORTO ALEGRE. 2007. EDIPUCRS, 2007. Capa: Vin cius de Almeida Xavier Diagrama o: Carolina Bueno Giacobo e Gabriela Viale Pereira Revis o: do autor F676h Fonseca Filho, Cl uzio Hist ria da computa o [recurso eletr nico] : O caminho do pensamento e da Tecnologia / Cl uzio Fonseca Filho. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2007. 205 p. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de acesso: World Wide Web: < >. ISBN 978-85-7430-691-9 (on-line). 1. Inform tica. 2. Inform tica Hist ria. 3. Computa o Teoria. CDD 004. Ficha catalogr fica elaborada pelo Setor de Processamento T cnico da BC- PUCRS. EDIPUCRS. Av. Ipiranga, 6681 - Pr dio 33. Caixa Postal 1429. 90619-900 Porto Alegre, RS - BRASIL. Fone/Fax: (51) 3320-3523.

3 E-mail: Pref cio Esta obra se prop e a um objetivo bastante ousado: recontar a hist ria da computa o a partir de um panorama de id ias e modelos. Vence este desafio com galhardia. Neste sentido, a escolha do nome foi feliz e adequada, dado que realmente busca um ponto de vista original, fugindo de um simples relato de fatos em ordem cronol gica. Bebeu na fonte de autoridades reconhecidas como o medievalista Jacques Le Goff, um dos criadores da nova historiografia, ou de historiadores da ci ncia do peso de Karl Popper, Thomas Khun e Imre Lakatos. T o boa companhia certamente inspirou o autor na concep o de um todo abrangente, atualizado e inter-relacionado. Deixa claro, por exemplo, que aquelas geringon as desengon adas e enormes do p s-guerra e o mais moderno e colorido equipamento atual, apresentam ainda muita coisa em comum: rigorosamente seguem o mesmo princ pio de funcionamento.

4 Verdade que os computadores continuam a ganhar poder e velocidade de forma espantosa, numa evolu o sem precedentes na tecnologia. Seguem possuindo os componentes estabelecidos por Von Neumann h meio s culo, como tamb m a sua id ia de programa armazenado, que executado separadamente do hardware, converteu-o em uma m quina de prop sito geral. No entanto, o processamento paralelo, a engenharia de software e a evolu o das comunica es que culminaram na Internet, elevaram a tecnologia a patamares jamais sonhados pelos fundadores. Por outro lado, para desenvolver as postula es que fundamentaram tamanho avan o, os criadores primevos apoiaram-se em resultados abstratos e outros nem tanto de pensadores do porte de G del, Hilbert e Turing, para citar alguns, devidamente creditados no decurso da obra.

5 Antes mesmo de se construir a primeira m quina baseada em rel s, a estrada para sua concep o estava aplainada pela contribui o destes vision rios, que propuseram solu es te ricas bem frente de seu tempo e cuja realiza o parecia, ent o, impratic vel. Esta a melhor contribui o do livro: demonstrar que a computa o nasceu do desejo de se compreender a capacidade que tem o homem em resolver problemas de forma sistem tica. Assim, a tentativa de reproduzir mecanicamente estes procedimentos, muitos deles exaustivamente repetitivos, lan ou as bases para estabelecer a computa o como a conhecemos hoje. A evolu o dos conceitos em inform tica sempre esteve intrinsecamente ligada da matem tica. Nas universidades, a computa o nasceu dentro dos Departamentos de Matem tica.

6 Isto justifica o resumo da hist ria da matem tica, brilhantemente apresentado segundo uma evolu o de conceitos. Evitando quebrar o ritmo e sem truncar a narrativa, d - se ao luxo de fornecer fatos curiosos e pouco conhecidos como, s para exemplificar, a dificuldade para a aceita o dos algarismos indo-ar bicos por parte dos mercadores europeus, pois alguns s mbolos sendo parecidos, facilitaria a falsifica o. Todo o texto est tratado de forma leve e agrad vel, sem se afastar do necess rio rigor. A leitura flui como em um romance. N o cansa com detalhes desnecess rios. Muito ao contr rio, chegamos ao final desejando mais. Os anexos s o oportunos, permitindo um aprofundamento de t picos ligados fundamenta o, inadequados se inclu dos no corpo principal.

7 Vale lembrar que o primeiro deles uma cronologia comparada, um grande esfor o de compila o, que permite contextualizar os avan os da matem tica e da computa o a par de outras reas tecnol gicas. Na hist ria mais recente da computa o, n o se prende somente evolu o do hardware, que foi fundamental para o desenvolvimento da disciplina, mas incapaz de justificar tamanha difus o. Mostra o crescimento das linguagens de computa o do Assembler Java a distin o entre os paradigmas de programa o imperativas e declarativas, os aprimoramentos na arquitetura, os avan os do sistema operacional; enfim, a cristaliza o da Computa o como Ci ncia. N o esquece de abordar t picos destacados como Intelig ncia Artificial, Cibern tica e o delicado equil brio entre o homem e a tecnologia.

8 Enfim, trata-se de uma obra surpreendentemente abrangente, dado seu tamanho compacto. Leitura f cil e gil, despertar interesse n o s de especialistas da rea como tamb m de pessoas afastadas do mundo dos computadores. No entanto, vislumbramos ganho maior para este texto no ensino de Computa o, pois como afirma com propriedade na conclus o, Cada conceito tem o seu lugar, a sua import ncia e a sua hist ria que . necess rio ser ensinado. Esta perspectiva sem d vida enriquecer a vis o dos estudantes, embasando mais fortemente a ess ncia do assunto, dando subs dos para se tornarem profissionais melhores. Roberto Lins de Carvalho Do autor Fascinante! Ainda recordo esta palavra, dita por quem depois orientaria a minha disserta o de mestrado, origem deste livro: somente iria para a frente na futura tese se estivesse fascinado pelo assunto.

9 E devo dizer que foi exatamente isso que aconteceu. Excetuando-se alguns c rculos mais te ricos, normalmente considerado pela maioria das pessoas, inclusive dentro da pr pria Computa o, que os dispositivos computacionais, que hoje fazem parte do nosso cotidiano, surgiram, por volta da d cada de 1940. O s culo XX teve a gl ria de materializar tantos artefatos, em tantas reas, que esquecemos que na verdade s o resultado, fruto, do labor de muitos que nos precederam. A. Computa o n o escapa a essa lei. Nomes como Turing, Hilbert, Church, Frege e tantos outros at chegar a Arist teles e aos babil nios de misturam-se com l gica matem tica, sistemas axiom ticos, formalismo e lgebra. Ao se estudar um pouco, percebe-se que toda essa tecnologia fruto de um devir de s culos, uma auto-estrada de quase 2000.

10 Anos, paciente e laboriosamente pavimentada por figuras que s o desconhecidas por muitos de n s, profissionais de inform tica, ou s superficialmente conhecidas. Procurar resgatar este lado humano' e te rico da computa o, contribuir de alguma forma para que outras pessoas da rea ou de fora dela possam apreciar desde outro ngulo os alicerces deste imponente edif cio formado pela tecnologia dos computadores, entusiasmar aqueles que est o entrando na rea de inform tica, s o os objetivos principais deste livro. N o pensei nada de novo, nem tive pretens es de originalidade. Afinal a hist ria j foi feita! Tudo que escrevi j estava registrado. Apenas percebi que faltavam, e ainda faltam, trabalhos em portugu s que tratem dos conceitos e id ias que fundamentaram a Computa o.


Related search queries