Example: biology

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO …

IMPLANTA O DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE FERRAMENTAS de usinagem - UM ESTUDO DE CASO Nivaldo Lemos Coppini (Uninove) Elesandro Antonio Baptista (Uninove) Eduardo de Souza (Uninove) O termo GERENCIAMENTO de ferramentas teve in cio nos anos 80, no s culo 21 muitas empresas precisam se integrar a esta filosofia, este artigo tem por objetivo apresentar a implanta o de um GERENCIAMENTO de ferramentas em uma empresa fabriccante de m quinas no setor metal mec nico, no decorrer do artigo s o apresentadas as fases de implanta o, a necessidade de busca de parceria para implanta o, a realidade de empresa com produtos diversificados e lotes de fabrica o pequenos.

A Engenharia de Produção e o Desenvolvim IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE FERRAMENTAS DE USINAGEM - UM ESTUDO DE CASO Nivaldo Lemos Coppini (Uninove)

Tags:

  Usinagem, De usinagem

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO …

1 IMPLANTA O DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE FERRAMENTAS de usinagem - UM ESTUDO DE CASO Nivaldo Lemos Coppini (Uninove) Elesandro Antonio Baptista (Uninove) Eduardo de Souza (Uninove) O termo GERENCIAMENTO de ferramentas teve in cio nos anos 80, no s culo 21 muitas empresas precisam se integrar a esta filosofia, este artigo tem por objetivo apresentar a implanta o de um GERENCIAMENTO de ferramentas em uma empresa fabriccante de m quinas no setor metal mec nico, no decorrer do artigo s o apresentadas as fases de implanta o, a necessidade de busca de parceria para implanta o, a realidade de empresa com produtos diversificados e lotes de fabrica o pequenos.

2 A implanta o ocorre no setor de manufatura e conta com a parceria de empresas especialistas em GERENCIAMENTO de ferramentas. importante real ar o que um GERENCIAMENTO de ferramenta, qual sua verdadeira import ncia dentro da empresa e quanto o GERENCIAMENTO de ferramentas pode realmente ajudar uma empresa fabricante de m quinas. Palavras-chaves: ferramentas de corte, GERENCIAMENTO , gerenciador de ferramentas XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODU O A Engenharia de Produ o e o Desenvolvimento Sustent vel: Integrando Tecnologia e Gest o. Salvador, BA, Brasil, 06 a 09 de outubro de 2009 XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO A Engenharia de Produ o e o Desenvolvimento Sustent vel: Integrando Tecnologia e Gest o Salvador, BA, Brasil, 06 a 09 de outubro de 2009 2 1.

3 Introdu o O mundo globalizado afeta inteiramente a vida das empresas, dentro ou fora delas. importante abrir novos mercados, novos neg cios, explorar lugares n o antes explorados, isso obriga a atualiza o das pessoas, das m quinas e utiliza o de novas tecnologias. Em contra partida as mudan as acontecem de forma muito r pida, afetando drasticamente os menos preparados, alguns demoram mais para entender e se adequar as mudan as. As empresas precisam estar mais informadas, s assim, estar o mais preparadas para as novas exig ncias do mercado, busca constante de maior competitividade em rela o a seus concorrentes, fazem a diferen a. Nos dias de hoje a redu o dos custos fator important ssimo para toda cadeia produtiva, nessa vis o muitas t cnicas e novas filosofias de trabalho foram e continuam sendo empregadas para que se produza mais, com maior qualidade, em menor tempo e com o menor custo poss vel (SANTOS, 2004).

4 Com a globaliza o dos mercados, a competi o se tornou mais acirrada, muitas empresas multinacionais e nacionais j atuavam com suas estruturas fabris bastante enxutas, outras empresas repentinamente se viram obrigadas a alterar sua forma de trabalho para sobreviver. O setor metal/mec nico, no Brasil, tamb m sofreu influ ncia das altera es do mercado global. Muitas empresas tiveram que implantar novas tecnologias em um per odo de tempo relativamente pequeno, o que gerou, em alguns casos, problemas de desperd cio por falta de GERENCIAMENTO adequado. O segmento automotivo saiu na frente quanto necessidade de controlar seus estoques de ferramentas, a analisar o fluxo de informa es entre os diversos departamentos usu rios das ferramentas de corte e buscar sistemas de gerenciamentos de ferramentas.

5 No Brasil v rias empresas viveram momentos de poucos investimentos no p tio fabril, algumas achavam mais f cil investir o lucro em transa es financeiras (como em aplica es do tipo open night, over night) do que na pr pria f brica. Por uma quest o de se manter no mercado de neg cios, muitas empresas se viram na conting ncia de reverter o cen rio atual, adquirindo novas m quinas juntamente com a ado o de conceitos modernos de manufatura e de ferramentas. Neste novo cen rio, novos desafios surgiram, dentre outros o GERENCIAMENTO de ferramentas em ind strias que se modernizaram. O Setor de Produ o de uma empresa aqui denominada de XPTO (nome fict cio para preservar a confidenciabilidade da empresa) apresentava dificuldades em seu GERENCIAMENTO de ferramentas de usinagem , justamente por ainda utilizar um procedimento v lido para uma realidade que n o mais existia.

6 Tempos altos de usinagem , de preparo e de manuseio de ferramentas, al m de desperd cios e problemas na produ o, foram alguns dos problemas identificados ap s compara o com dados da Matriz alem . A falta de controle das ferramentas de usinagem utilizadas nos processos de fabrica o, resultou na constata o de que haviam muitas ferramentas obsoletas, desgastadas por mal aloca o, dispersas por almoxarifados paralelos, m quinas ficavam paradas por falta de ferramentas que n o eram solicitadas devido inexist ncia de um controle espec fico para aquisi o, enfim, esses foram alguns dos problemas detectados. Mediante as situa es relatadas, foi preciso buscar um SISTEMA de GERENCIAMENTO para controlar todo o movimento dos itens envolvidos na usinagem .

7 A implanta o de tal SISTEMA , descrita neste trabalho. O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso relativo implanta o de um SISTEMA para GERENCIAMENTO de ferramentas na empresa XPTO acima mencionada, atrav s de XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO A Engenharia de Produ o e o Desenvolvimento Sustent vel: Integrando Tecnologia e Gest o Salvador, BA, Brasil, 06 a 09 de outubro de 2009 3 uma parceria com outra empresa fornecedora de ferramentas e detentora de um SISTEMA de GERENCIAMENTO de ferramentas pr prio. 2. GERENCIAMENTO de Ferramentas de usinagem No setor metal-mec nico o processo de usinagem tem grande import ncia estrat gica, os investimentos s o constantes em novas tecnologias de m quinas e ferramentas para realizar a usinagem de pe as (ZONTA JUNIOR, 2008).

8 Com a utiliza o apenas de m quinas convencionais, o GERENCIAMENTO se adequava a medida em que era executada uma tarefa. Com a chegada de m quinas CNC, dentre outras tecnologias adquiridas, os tempos de usinagem , em geral, diminuiram e a produtividade foi aumentando. Com isso, ocorreu um aumento expressivo na variedade de novas ferramentas; de ferramental de apoio e de ferramentas consumidas, o que resultou em consider vel aumento de informa es para serem gerenciadas. A chegada de novas m quinas e ferramentas no setor de manufatura de uma empresa, normalmente, requer a atualiza o de recursos e de m o-de-obra. O n mero de itens a ser controlado pode aumentar numa velocidade e variedade praticamente incontrol vel, o que justifica a referida atualiza o.

9 O r pido crescimento do n mero de itens a serem controlados, sem uma aten o adequada, especificamente no que se refere s ferramentas de corte, pode gerar diversos problemas, como, por exemplo, o de gest o de estoque (BOEHS, 2007). A ado o de um SISTEMA computacional (software) eficiente para o GERENCIAMENTO das ferramentas de usinagem , alternativa para auxiliar na solu o dos problemas citados. Numa empresa como a XPTO a varia o de pe as para montagem do produto final grande, entretanto, os lotes de fabrica o s o cada vez menores. Ter in meras pe as para usinar pode requerer in meros tipos de ferramentas, v rios dispositivos, acess rios, tempos de prepara o cada vez menores.

10 Controlar todos estes itens com rapidez se pode tornar mais gil com a ajuda de um SISTEMA espec fico de GERENCIAMENTO , pois, encontrar milhares de ferramentas dentro de uma f brica pode requerer muito tempo. Diminuir este tempo de prepara o um dos objetivos dos softwares de GERENCIAMENTO de ferramentas, que garantem o fornecimento certo para a m quina, e na hora certa (CRAPART, 1994). O GERENCIAMENTO de ferramentas como uma forma de alavancar parceria Buscar num menor espa o de tempo o controle de todo ferramental de um empresa pode n o ser t o simples. A forma o de parcerias com empresas que atuam neste segmento, pode tornar mais f cil a dif cil tarefa de GERENCIAMENTO de ferramentas, de acordo com Castro (2004), a forma o de alian as cooperativas, tem sido uma excelente estrat gia para a implanta o do GERENCIAMENTO de ferramentas.


Related search queries