Example: confidence

Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de ...

UNIVERSIDADE DE BRAS LIA FACULDADE DE EDUCA O PROGRAMA DE P S-GRADUA O - MESTRADO L DIA DA SILVA RODRIGUES Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem l dica na alfabetiza o Bras lia DF 2013 L dia da Silva Rodrigues Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem l dica na alfabetiza o Disserta o de mestrado apresentado Comiss o Examinadora da Faculdade de Educa o da Universidade de Bras lia, como exig ncia parcial para a obten o do t tulo de Mestre em Educa o, sob Orienta o da Professora Dr . Stella Maris Bortoni-Ricardo. Universidade de Bras lia Bras lia DF 2013 Ficha catalogr fica elaborada pela Biblioteca Central da Universidade de Bras lia. Acervo 1010625. Rodrigues, L dia da Silva. R696 j Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem l dica na alfabetiza o / L dia da Silva Rodrigues.

suas brincadeiras, uma vez que brincar, leva-a a combater seus medos, experimentar novas sensações, assumir vários papéis, fazer descobertas sobre si e o outro. Sendo assim, é fundamental compreendermos a importância da inserção e utilização de jogos e brincadeiras na prática pedagógica.

Tags:

  Processo, Como, Jogos, Brincadeiras, Ferramenta, Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de ...

1 UNIVERSIDADE DE BRAS LIA FACULDADE DE EDUCA O PROGRAMA DE P S-GRADUA O - MESTRADO L DIA DA SILVA RODRIGUES Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem l dica na alfabetiza o Bras lia DF 2013 L dia da Silva Rodrigues Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem l dica na alfabetiza o Disserta o de mestrado apresentado Comiss o Examinadora da Faculdade de Educa o da Universidade de Bras lia, como exig ncia parcial para a obten o do t tulo de Mestre em Educa o, sob Orienta o da Professora Dr . Stella Maris Bortoni-Ricardo. Universidade de Bras lia Bras lia DF 2013 Ficha catalogr fica elaborada pela Biblioteca Central da Universidade de Bras lia. Acervo 1010625. Rodrigues, L dia da Silva. R696 j Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem l dica na alfabetiza o / L dia da Silva Rodrigues.

2 - - 2013. i x, 97 f . : i l. ; 30 cm. Disserta o (mestrado) - Universidade de Bras lia, Faculdade de Educa o, Programa de P s -Gradua o, 2013. Inclui bibliografia. Orienta o: Stella Maris Bortoni - Ricardo. 1. Alfabetiza o. 2. Jogos educativos. 3. brincadeiras . 4. Aprendizagem. I. Bortoni - Ricardo, Stella Maris . I I. T tulo. CDU 372. 41/ . 46 UNIVERSIDADE DE BRAS LIA FACULDADE DE EDUCA O PROGRAMA DE P S-GRADUA O - MESTRADO Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem l dica na alfabetiza o L dia da Silva Rodrigues Matr cula: 11/0054008 COMISS O EXAMINADORA: Prof . Dr . Stella Maris Bortoni-Ricardo Orientadora Universidade de Bras lia (UnB) Faculdade de Educa o Prof . Dr . Vera Aparecida de Lucas Freitas Membro Interno Universidade de Bras lia (UnB) Faculdade de Educa o Prof . Dr . Paula Maria Cobucci Ribeiro Dias (MTC-FE) Membro externo Universidade de Bras lia (UnB) Faculdade de Educa o Prof.

3 Dr . Maria Alice Fernandes Sousa Suplente Secretaria de Estado de Educa o do Distrito Federal (SEE/DF) Bras lia/DF, 26 de julho de 2013. DEDICAT RIA . Dedico o presente trabalho a todos aqueles que acreditam na educa o como processo de transforma o e forma o de indiv duos cr ticos e conscientes. queles que t m uma esperan a de que o mundo pode ser melhor. queles que n o se contentam com a realidade que lhes apresentada, mas buscam inovar, acreditando que o mundo come a a ser transformado em n s mesmos. AGRADECIMENTOS Foram muitos os que me ajudaram a concluir esta disserta o. Meus sinceros Primeiramente a Deus, meu criador, que me concedeu vida, sa de, perseveran a e determina o para desempenhar com dedica o este desafio que apontou em minha vida, pois, sem Deus, nada teria sido poss vel; A minha m e, por me ensinar com seu exemplo de vida a batalhar e enfrentar os obst culos que surgirem na trajet ria; Ao meu amado esposo Ozias por estar sempre ao meu lado demonstrando amor, compreens o, confian a e plena dedica o a mim e nossa fam lia; Aos meus filhos Ricardo Lenon e Rodrigo Leon por compreenderem e respeitarem a necessidade de me ausentar em v rios momentos nesse processo de pesquisa, sempre me incentivando e apoiando.

4 Aos amigos, familiares e especialmente minha querida irm L lian Rocha e ao meu irm o Marcos Aur lio pelos momentos de reflex es, aprendizagens, intensos estudos que muito contribu ram para o desenvolvimento desse trabalho; Aos doutores e colegas que compartilharam comigo uma parte dos seus conhecimentos tornando-me capaz para vencer mais uma etapa da vida; Em especial, agrade o Professora Stella Maris Bortoni-Ricardo, minha orientadora e grande incentivadora no decorrer de toda minha forma o acad mica. Sou-lhe muito grata por tudo o que aprendi, pela incessante transmiss o de conhecimentos, por sua simpatia e presteza em seus aux lios constantes e pela acolhida no momento mais dif cil nessa caminhada. Agrade o-lhe de cora o; Agrade o s professoras da Banca examinadora, Prof . Dr . Vera Aparecida de Lucas Freitas, Prof.

5 Dr . Paula Cobucci e a Prof . Dr . Maria Alice Fernandes Sousa, pela disposi o em ler minha pesquisa e dedicar tempo para auxiliar-me em seu aprimoramento. A todos, expresso a gratid o que transborda do meu cora o. Meu muito obrigada! EP GRAFE Rodeadas por um mundo de gigantes, as crian as criam para si, brincando, o pequeno mundo pr prio. Benjamin (2002, p. 85) Jogos E brincadeiras como ferramentas NO processo DE APRENDIZAGEM L DICA NA ALFABETIZA O Resumo Este estudo tem por objetivo analisar o emprego e a import ncia de Jogos e brincadeiras como estrat gias alternativas na organiza o do trabalho pedag gico significativo em turma de alfabetiza o. De natureza qualitativa, constitui-se em uma pesquisa desenvolvida no ano letivo de 2012, realizada em uma escola p blica de Ensino Fundamental s ries iniciais, na cidade sat lite Recanto das Emas DF, com os seguintes participantes: vinte e oito alunos do 1 Ano turma C do Bloco Inicial de Alfabetiza o e a professora regente dessa turma.

6 O m todo de pesquisa utilizado se constituiu em tr s etapas a partir dos seguintes procedimentos: 1 - entrevista com a professora regente, 2 -observa es nas coordena es coletivas e individuais da professora, observa es em sala de aula e registros no di rio de campo, e 3 - entrevista com os alunos da turma. Em suma, acreditamos que essa pesquisa abre caminho para um importante debate entre aprendizagem e ludicidade no espa o de sala de aula de alfabetiza o, como forma de repensar a es educativas mais significativas que levem em considera o todos os agentes de constru o do processo de ensino aprendizagem numa perspectiva l dica. Palavras-chave: Jogos . brincadeiras . Aprendizagem significativa. Media o. Alfabetiza o. Ludicidade. Abstract The purpose of this study is to analyze the use and the relevance of games and amusements as alternative strategies for the pedagogical work.

7 It is a qualitative research carried out in a literacy class during the year of 2012, in a public school of Recanto das Emas, Federal District, Brazil. The subjects of the research were 28 literacy students and their teacher. The methodology comprised participant observation of classes and teachers meetings and interviews with the teacher and her pupils. The analysis of the data shows that a meaningful learning can profit from the use of ludic activities in the classroom. Key words: Games and amusements in the classroom; meaningful learning; teachers mediation. SUM RIO 1 INTRODU O .. 10 Memorial .. 11 Justificativa .. 13 Problematiza o e quest es norteadoras .. 14 Objetivo 15 Asser o Geral .. 15 Objetivos Espec ficos .. 15 Espec fico 1.

8 15 Asser o Espec fica 1 .. 15 Objetivo Espec fico 2 .. 16 Asser o Espec fica 2 .. 16 Objetivo Espec fico 3 .. 16 Asser o Espec fica 3 .. 16 Objetivo Espec fico 4 .. 16 Asser o Espec fica 4 .. 16 QUADRO DE COER NCIA DA PESQUISA .. 17 2 EIXO TE RICO .. 18 Alfabetiza o e letramento .. 19 Rela o professor-aluno e seus impactos na aprendizagem .. 25 Aprendizagem significativa .. 31 Organiza o do Trabalho Pedag gico .. 34 Media o .. 37 Jogos .. 40 brincadeiras .. 43 Aprendizagem L dica .. 46 Ludicidade: uma pr tica poss vel para a aprendizagem .. 49 Valor social, cultural, afetivo e educativo da ludicidade.

9 50 3 METODOLOGIA .. 53 Epistemologia da pesquisa .. 54 Instrumento, coleta e an lise para o desenvolvimento da pesquisa .. 55 Procedimentos da pesquisa .. 59 Primeira etapa: Entrevista com a professora regente .. 61 Segunda etapa: Observa o .. 61 Terceira etapa: Entrevista com os 63 Investiga o acerca do campo da pesquisa .. 63 Participantes .. 64 4 An lise e discuss o dos dados obtidos na 65 CONSIDERA ES FINAIS .. 85 REFER NCIAS .. 87 AP NDICES .. 92 Ap ndice 1 Termo de consentimento livre e esclarecido ..93 Ap ndice 2 Termo de consentimento livre e esclarecido alunos/respons Ap ndice 3 Roteiro da entrevista para a professora regente .. 95 Ap ndice 4 Roteiro da entrevista para os alunos .. 96 10 1 INTRODU O fundamental que se assegure crian a o tempo e os espa os para que o car ter l dico do lazer seja vivenciado com intensidade capaz de formar a base s lida para a criatividade e a participa o cultural e, sobretudo para o exerc cio do prazer de viver, e viver, como diz a can como se fora brincadeira de Marcelino (1996, p.)

10 38) A presente pesquisa tem como eixo central os Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem l dica na alfabetiza o. Nessa perspectiva, ressaltamos que brincar inerente ao ser humano e estabelecer uma rela o entre brincar e aprender pode tornar o processo de aprendizagem prazeroso e ao mesmo tempo enriquecedor para a crian a. Por meio da participa o em Jogos e brincadeiras , o aluno interage e socializa, integrando-se com os outros. necess rio que a crian a encontre na escola um espa o favor vel s suas brincadeiras , uma vez que brincar, leva-a a combater seus medos, experimentar novas sensa es, assumir v rios pap is, fazer descobertas sobre si e o outro. Sendo assim, fundamental compreendermos a import ncia da inser o e utiliza o de Jogos e brincadeiras na pr tica pedag gica. A aprendizagem l dica assunto que tem conquistado espa o no panorama educacional.


Related search queries