Example: marketing

LÍNGUA PORTUGUESA

L NGUA PORTUGUESAP lano de AulaUtilizando figuras de linguagem U lizando fi guras de linguagem . 09 p.; il. (S rie Plano de Aula; L ngua PORTUGUESA )ISBN:1. Ensino Fundamental Portugu s 2. Gram ca3. Educa o Presencial I. T tulo II. S rie de AulaUTILIZANDO FIGURAS DE LINGUAGEMN vel de EnsinoEnsino Fundamental/ Anos IniciaisAno / Semestre9 anoComponente CurricularL ngua Por tuguesaTemaGram ticaDura o da Aula2 aulas (50 min cada)Modalidade de EnsinoEnsino Presencial D18 F2 PORT - Reconhecer o efeito de sen do decorrente da escolha de uma determinada palavra ou express o, iden fi cando as fi guras de linguagem ; F2 TEC - Iden fi car, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descri o, u lizando sites de busca.

Nov 10, 2013 · UTILIZANDO FIGURAS DE LINGUAGEM 05 Feito isso, cada grupo redigirá um texto com o maior número de fi guras de linguagem possível. Feito isso, poderão ler a sua produção e ir destacando, juntamente com o professor, as fi guras de linguagem u lizadas, bem como o efeito de sen do ocasionado pela u lização das mesmas. Professor, nesse

Tags:

  Angus, Portuguesa, Linguagem, 205 ngua portuguesa

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of LÍNGUA PORTUGUESA

1 L NGUA PORTUGUESAP lano de AulaUtilizando figuras de linguagem U lizando fi guras de linguagem . 09 p.; il. (S rie Plano de Aula; L ngua PORTUGUESA )ISBN:1. Ensino Fundamental Portugu s 2. Gram ca3. Educa o Presencial I. T tulo II. S rie de AulaUTILIZANDO FIGURAS DE LINGUAGEMN vel de EnsinoEnsino Fundamental/ Anos IniciaisAno / Semestre9 anoComponente CurricularL ngua Por tuguesaTemaGram ticaDura o da Aula2 aulas (50 min cada)Modalidade de EnsinoEnsino Presencial D18 F2 PORT - Reconhecer o efeito de sen do decorrente da escolha de uma determinada palavra ou express o, iden fi cando as fi guras de linguagem ; F2 TEC - Iden fi car, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descri o, u lizando sites de busca.

2 F2 TEC - Classifi car organizar (separando) objetos, fatos, fen menos, acontecimentos e suas representa es, de acordo com um crit rio nico, incluindo subclasses em classes de maior extens o, u lizando planilha eletr nica (KSpread); F2 TEC - Aplicar rela es j estabelecidas anteriormente ou conhecimentos j constru dos a contextos e situa es diferentes; aplicar fatos e princ pios a novas situa es, para tomar decis es, solucionar problemas, fazer progn s cos etc., usando o editor de textos (Kword) e blog. OBJETIVOS Saber interpretar bem textos; saber enviar e-mail; ter no o de u liza o do editor de textos (Kword) e planilhas eletr nica (KSpread); ter no o de publica o em Blog. PR REQUISITOS DOS ALUNOS RECURSOS/MATERIAIS DE APOIOC onec vo: na gram ca da l ngua PORTUGUESA , um voc bulo que liga ora es no per odo.

3 Nfase: entende-se por nfase a propriedade de destaque de certas palavras, express es ou ideias em uma determinada frase, em um determinado : Em lingu s ca um fonema a menor unidade sonora (fon ca) de uma l ngua que estabelece contraste de signifi cado para diferenciar palavras. Dispon vel em: < >. Acessado RIO- Laptop educacional;- acesso Internet;- blog da turma ou escola; - lousa;- pincel;- pen drive; Voc j conseguiu convencer algu m de algo s porque mudou o jeito de falar? Como? De que forma voc costuma dar nfase a uma palavra em textos?Figuras de LinguagemDe acordo com Mesquita & Martos (2009, p. 484), as fi guras de linguagem s o recursos expressivos quem emprestam ao pensamento mais energia e vivacidade, que, por sua vez, conferem frase mais eleg ncia e gra a e permitem ao leitor captar mais efe vamente a mensagem pretendida pelo autor.

4 Podemos destacar como principais fi guras de linguagem : a an tese, prosopop ia, ironia, eufemismo, hip rbole, compara o, met fora, catacrese, meton mia, grada o, pleonasmo, alitera o e onomatop seguir veremos cada um deles:An tese - Emprego de termos com sen dos opostos, ou seja, consiste na oposi o de duas id ias, lado a lado, em uma : Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o guerra n o leva a nada, devemos buscar a ia - Atribui o de qualidades e sen mentos humanos a seres irracionais e : A formiga disse para a cigarra: dan a! Ironia .Consiste na declara o do contr rio do que se pensa, em geral, com o prop sito de fazer : Eu nasci h dez mil anos atr s. E n o tem nada nesse mundo que eu n o saiba Consiste em dizer algo desagrad vel por meio de palavras que abrandem o impacto causado por essa situa : Aquele rapaz n o legal, ele subtraiu que n o fui feliz nos rbole - Consiste no exagero da express : J lhe disse isso um milh o de o fi lme come ou, voei para FIGURAS DE LINGUAGEM02 QUEST ES PROBLEMATIZADORASLEIS, PRINC PIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, o Estabelece um termo de compara o entre dois elementos por meio de uma qualidade comum a ambos.

5 Os dois aparecem no enunciado ligados por conec vo subordina : Ideias s o como pulgas: saltam de uns para os outros, mas n o mordem a todos. Met fora Relaciona dois seres por meio de uma qualidade comum atribu da a ambos. Nessa compara o n o se usa a conjun o : O tempo uma cadeira ao sol, e nada mais Catacrese D um novo sen do a uma palavra, fazendo com que ela passe a dar nome a outro ser : Sentou-se no bra o da poltrona para mia Consiste em subs tuir um termo por outro com o qual tenha rela o de con g idade ou causalidade. A meton mia ocorre comumente quando se subs tui:- O nome do autor pela obra Ex.: Ler Miguel de Cervantes como sonhar O substan vo concreto pelo abstratoEx.: A f move O lugar pelos seus habitantes ou produtosEx.

6 : Na hora mais di cil de Santa Catarina, o Brasil inteiro se o Consiste em uma sequencia de id ias em ordem crescente ou decrescente de : Nem o sol, nem o mar, nem o brilho das estrelas. Pleonasmo Consiste na repe o de termos de mesmo signifi cado, com intuito de dar nfase a uma express : Eu vi com esses olhos que um dia a terra h de o e asson ncia Consiste, respec vamente, na repe o de um fonema consonantal e na repe o de um fonema voc : Na messe, que enlourece, estremece a O sol, celes al girassol, as can lenas de serenos sons amenosFogem fl u das, fl uindo a fi na fl or dos Onomatop ia Ocorre quando uma palavra ou um conjunto de palavras imitam um ru do ou um : E era tudo sil ncio na saleta de costura; n o se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano.

7 Fonte: Mesquita, Roberto Melo. Gram tica Pedag gica, 30 ed. Vol. nico, S o Paulo: Saraiva, FIGURAS DE LINGUAGEM03 LEIS, PRINC PIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, FIGURAS DE LINGUAGEMPARA REFLETIR COM OS ALUNOSVoc sabia que as fi guras de linguagem s o chamadas, em Portugal, de fi guras de es lo? Pois ! De qualquer forma, n o importa o nome como s o chamadas, o importante reconhec -las. A import ncia em reconhecer as fi guras de linguagem est no fato de que tal conhecimento, al m de auxiliar a compreender melhor os textos liter rios, deixa-nos mais sens veis beleza da linguagem e ao signifi cado simb lico das palavras e dos textos. Voc j u lizou as fi guras de linguagem em seus textos para sensibilizar algu m?1 aulaProfessor, a aula poder ser iniciada resgatando os conhecimentos pr vios dos alunos.

8 Indaga es poder o ser feitas, como por exemplo: De que forma voc costuma dar nfase a uma palavra em textos? Voc j conseguiu convencer algu m de algo s porque mudou o jeito de falar? Como? Diante das respostas dos alunos, poder ser introduzido o conte do fi guras de linguagem . Ser interessante falar que existem v rias fi guras de linguagem , mas ir o aprender as seguintes: onomatop ia, alitera o e asson ncia, pleonasmo, grada o, meton mia, catacrese, met fora, compara o, hip rbole, eufemismo, ironia, prosopop ia e an tese. Em seguida, com as fi guras de linguagem escritas na lousa, poder ser solicitado aos alunos que, em grupo, abram o navegador de Internet do Laptop Educacional (Mozilla Firefox), [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

9 Logo ap s, pesquisem em sites de busca, o conceito de cada fi gura de linguagem apresentada. Professor, ap s a pesquisa feita pelos grupos, poder ser explicado u liza o das fi guras de linguagem em frases; sempre que poss vel, trazendo exemplos do dia-a-dia, do uso coloquial. Ex.: Eu vi com esses olhos que um dia a terra h de comer (Pleonasmo).Logo ap s, poder ser solicitado que os alunos fa am uma planilha, com os conceitos e exemplos das fi guras de linguagem pesquisadas, para que seja consultada caso tenham necessidade. Para isso, u lizar o a planilha eletr nica do Laptop Educacional (KSpread) [Metasys> aplica vos>Ferramentas de Produ vidade>Su te de Escrit rio> Planilha Eletr nica]. Essa planilha dever ser salva por cada membro do grupo em seu Laptop Educacional (enviada por e-mail ou u lizando Pen Drive para salv -la).

10 2 aulaA aula poder ser iniciada relembrando a aula anterior. A planilha eletr nica poder ser consultada para facilitar a retomada do conte do. Logo ap s, poder ser sugerido aos alunos que, em grupo, abram o editor de textos do Laptop Educacional (Kword) [Metasys>aplica vos>Ferramentas de Produ vidade>su te de escrit rio>Processador de textos].ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSORUTILIZANDO FIGURAS DE LINGUAGEM05 Feito isso, cada grupo redigir um texto com o maior n mero de fi guras de linguagem poss vel. Feito isso, poder o ler a sua produ o e ir destacando, juntamente com o professor, as fi guras de linguagem u lizadas, bem como o efeito de sen do ocasionado pela u liza o das mesmas. Professor, nesse momento seria interessante, mudar a fi gura de linguagem u lizada pelos grupos para ocasionar outro sen do frase.


Related search queries